Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M748lmrt Rev3.1 - Não Detecta Hd De 80g


GustavoR

Posts recomendados

Tenho uma PcChips M748LMRT Rev3.1 que não detecta um HD de 80GB.

Uma atualização de BIOS resolve o problema ?

No site do fabricante só existe uma atualização (2k1220s.rom) para a Rev3.3.

Serve para a minha placa? Existe atualização mais recente ?

Com relação ao utilitário para atualização, o manual diz para utilizar o AMIFL816.EXE, só que eu não tenho. Como posso conseguir ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GustavoR@23 ago 2004, 22:05

Tenho uma PcChips M748LMRT Rev3.1 que não detecta um HD de 80GB.

Uma atualização de BIOS resolve o problema ?

No site do fabricante só existe uma atualização (2k1220s.rom) para a Rev3.3.

Serve para a minha placa? Existe atualização mais recente ?

Com relação ao utilitário para atualização, o manual diz para utilizar o AMIFL816.EXE, só que eu não tenho. Como posso conseguir ?

não detecta ou detecta com capacidade menor?

upgrade de bios provavelmente resolve... mas eu já fiz uns upgrades de bios nessa placa que foram ruins....

c ele acha mas com capacidade inferior você pode usar um programa da samsung para deixar ele com todo o espaço disponivel...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS não detecta mesmo. Ela trava quando está detectando e é necessário resetar a máquina.

Tentei inserir o número de cilindros, etc manualmente. O que ocorre é que ela não aceita um número de 6 dígitos (158,816 cil). Ela só aceita até 5 dígitos.

Eu fechei o "Cylinder Limitation Jumper (CLJ)" do HD que limita sua capacidade para 32G e com isso a BIOS detectou o HD.

Ou seja, parece que é mesmo uma limitação ou bug da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD é um Maxtor DiamondMax Plus9 (6Y080L0) com 80 GB.

Quer dizer que eu posso limitar a capacidade em 32GB para a BIOS detectar o HD e o Windows XP consegue acessar o resto (mesmo que em outra partição) ?

O problema da atualização da BIOS é que eu não encontrei uma atualização para a versão da minha placa ( M748LMRT Rev3.1).

Estou disposto também em trocar a motherboard para uma que detecte o HD, mas precisa suportar o meu processador (Slot 1 - PIII 550 Mhz).

Estive vendo algumas placa também antigas como a M756 que possui Slot1, só que preciso ter a certeza de que irá detectar o HD. Se alguém pudesse dar sugestão de placa boa e de preferência barata eu agradeceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GustavoR@24 ago 2004, 11:13

O HD é um Maxtor DiamondMax Plus9 (6Y080L0) com 80 GB.

Quer dizer que eu posso limitar a capacidade em 32GB para a BIOS detectar o HD e o Windows XP consegue acessar o resto (mesmo que em outra partição) ?

O problema da atualização da BIOS é que eu não encontrei uma atualização para a versão da minha placa ( M748LMRT Rev3.1).

Estou disposto também em trocar a motherboard para uma que detecte o HD, mas precisa suportar o meu processador (Slot 1 - PIII 550 Mhz).

Estive vendo algumas placa também antigas como a M756 que possui Slot1, só que preciso ter a certeza de que irá detectar o HD. Se alguém pudesse dar sugestão de placa boa e de preferência barata eu agradeceria.

Sim isso, pelo menos com os hds da seagate eu faço isso!!!

Limito a capacidade e depois uso o programa do fabricante do HD para que o windows "veja" todo o hd...

Procura na maxtor (site) e ve como se jumpea para limitar a capacidade!!!

Bem que se você formatar em NTFS o hd é "visto" completo!!! AI já não sei!!!

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A atualização de BIOS para o seu modelo está em PCChips Soporte. Na tabela, procure pelo modelo da sua placa e depois cheque a versão. Se preferir, clique AQUI para baixar o BIOS diretamente para a versão 3.3 da M748LMRT. Obs: numa placa que atualizei recentemente, só consegui fazer a atualização usando o programa Aminf331.exe. Não sei porque outros programas (como o amiflash, etc) não conseguiam fazer o serviço, dizendo que o BIOS não suportava update...).

Usei o seguinte comando:

aminf331 2k1220s.rom

O programa reconheceu o BIOS antigo, o ROM novo, informou ue eram compatíveis e pediu confirmação para o update. Tudo belezinha... :palmas:

Boa sorte !

:-BEER

Claudio Ivanov

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Também tive esse problema a poucos dias e ao digitar 6 dígitos, voltava para zero! Fui tentando e com 5 dígitos, o HD de 40 foi reconhecido com 3.X Gigas.....no fim de tudo, consegui instalar!

Cuidado com o jumpeamento! Enquanto tava tentando, o HD como master não foi detectado. Somente após deixar em CS é que o peste passou, mas com 3.X Gigas. Deixei uma partição com esse espaço e dividi o restante em 2 de 17.X Gigas.

Era num K6II com PCChips.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...