Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
danilo_sanguebao

Flip-flop Tipo D

Recommended Posts

Então cara, um flip flop destes pode servir como um latch, ou seja, ele mantem o nível lógico na saída!

Por exemplo, um display de 7 segmentos, dependendo da situação, deve ser usado antes com um latch! Vamos supor que ele está sendo acionado por um micro-controlador, e por uma das postas deste, estou mandando o número que deve ficar no display, mas em seguida quero usar esta porta para outra função, então usamos o flip-flop D, assim a porta manda o número, o flip flop armazena o estado, e a porta pode ser usada para outra função, já que o flip flop só perderá o número "gravado" se vier um sinal de clr!

Espero que tenha sido claro!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E qual seria a utilidade desse flip-flop como Registrador de Deslocamento?

Estou aprendendo o básico de Digital, para depois repassar alguns conhecimentos para pessoas que não manjam nada de Eletrônica. Se vocês pudessem dar algumas idéias de circuitos, simples, práticos e para iniciantes, agradeço, pois quero montá-los junto com esses alunos.

Oculto e Cassiano, valeu pelas respostas !!!

Danilo

Compartilhar este post

Link para o post

Registrador de deslocamento é usado para converter informação serial em paralela por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Danilo,

Se você quer fazer alguma demonstracao apenas com Flip-flop tipo D, um

CI barato e simples e o 4017. Ele e um contador Jonshom formado por alguns

Flip-flop tipo D. A cada pulso de clock ele shift o nivel logico 1 nos pinos de saida.

Com o 4017 e alguns LEDs você pode montar um seguencial e fazer uma brincadeira como a sequencia de acende e apaga de alguns letreiros ou luzes na epoca de Natal.

Ass: Eduarp

Compartilhar este post

Link para o post

Eduarp,

Primeiramente, valeu pela resposta.

O que você disse é usar quatro flip-flop´s, como um Registrador de Deslocamento, certo? Eu quero saber qual a utilidade de apenas um flip-flop tipo D?

Abraço,

Danilo

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas um flip-flop tipo D não é muito útil.

Só em situações muito especiais, talvez tenha algum uso, mas a princípio, não serve para NADA.

Realmente ele é útil só em grandes quantidades (daí em forma da latch, memória, etc)

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, Tabgal.

Sendo usado como Registrador de Deslocamento, eu entendi; mas como poderia usá-lo como uma memória? É simples?

Abraço,

Danilo

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por danilo_sanguebao@30 ago 2004, 11:18

Sendo usado como Registrador de Deslocamento, eu entendi; mas como poderia usá-lo como uma memória? É simples?

Putz, aí é duro, heim...

Coloque o dado na entrada, dê o pulso de clock e ele armazena o bit.

Junte 8 e tem um troço que guarda 1 byte...

Compartilhar este post

Link para o post

oi, eu estava interessado em montar um flip-flop do tipo D

alguem poderia portar o circuito ai???

Compartilhar este post

Link para o post
Eu quero saber qual a utilidade de apenas um flip-flop tipo D?

Um flip-flop somente, é uma memória de 1 bit, como já citaram acima.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais