Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curiosidades Sobre O Mundo Do Hardware


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!

O atual estágio que a tecnologia se encontra é realmente espantoso. E quando se fala em tecnologia logo nos lembramos dos computadores, mas não é só de tecnologia avançada que a história dos PCs é formada. Curiosidades e notícias interessantes tem sua vez. Seria bom reunir neste tópico curiosidades sobre os PCs. Se você conhece alguma curiosidade ou notícia interessante que marcou a história dos PCs, poste aqui. Vou dar a largada.

- A ABIT é uma marca de renome em placas-mãe. Agora se não me engano ela foi uma das únicas (se não a única) que não possui placas-mãe para a família SOCKET7 de processadores, como os Pentium MMX e os memoráveis K6-2. Será que ela saiu ganhando com esta decisão?

- Celeron numa KX133: Na edição 18 da revista PCs, na seção Radar há uma nota sobre um descuido de um técnico ao conectar um Celeron com adaptador de PPGA para Slot1 (barramento AGTL+ do Pentium III) numa KX133 para Athlon (barramento EV6 do Athlon). Todos sabem que o SLOT 1 dos Pentium e Celeron e o SLOT A dos primeiros Athlon são fisicamente iguais, diferindo apenas na orientação do Slot. Após 10 segundos uma fumaça começou a sair nas proximidades do processador e em mais 5 segundos houve um pequeno estalo. A placa-mãe KX133 foi para o vale dos silícios queimados, entretanto tanto o Celeron quanto o adaptador PPGA ficaram intactos. Na época em que li a nota tive a seguinte pergunta respondida: "Será que se eu tentar, vai funcionar?"

- Quer compatibilidade? Mutile - lembrei desta aqui, publicada na revista PCs. A PCCHIPS M756LMRT foi concebida para os Intel Pentium II/III e Celeron, cartuchos ou soqueteáveis já que possui os dois tipos de conector de processador (SLOT1 e soquete 370), além de compatibilidade com os VIA C3. O interessante é o modo de instalar um VIA C3 na placa. A PCCHIPS nesta tinha se superado. Para instalar o C3 era necessário tirar dois capacitores indicados no manual da placa-mãe. Com isso o C3 funcionava na placa, porém ficava impossibilitado o uso de um Pentium ou Celeron sob esta condição. Para usar estes modelos tinha que novamente soldar os dois capacitores na placa. Que complicação! Com dois jumpers se resolvia a questão. Esta é PCCHIPS. Vou localizar o nº da edição para colocar aqui.

- Esta o pessoal da antiga deve saber, mas para os que ingressaram a pouco na informática, uma curiosidade. A Intel lançou o 8088, 80286, 80386, 80486... o fato é que seus concorrentes diretos na época, a AMD e a Cyrix, também usavam esta nomenclatura em seus processadores. A Intel foi tentar licenciar a patente 80586, que seria seu próximo lançamento porém não teve êxito, pois patentes numéricas não são permitidas. Então ela bolou o nome Pentium (algo relacionado a Penta, já que era o 5º processador lançado pela empresa). Este sim, foi licenciado. O resto da história todos nós conhecemos. Estamos no capítulo da era Prescott 90 nanos.

- Potencial desperdiçado: já ouviram falar de Chen Ing-Hau? Acho que não, né? "Ele é o famoso quem?", podem perguntar. Ele não é ninguém importante, 'apenas' criou o CHERNOBYL ou CIH, o primeiro vírus de computador a danificar uma peça de hardware. Este vírus teve sua primeira aparição em 26/04/99 e trouxe ao chão milhões de computadores. Este vírus tem como característica destruir o conteúdo do BIOS do micro, condenando uma placa-mãe ao desuso. Sabem porque ele criou o vírus? Simplesmente porque ficou irado quando um vírus atacou seu PC. Agora imaginem quem não teve seu PC condenado por causa desse vírus, como ficou?

Fonte: Revista Info Exame - Novembro/2001

- Uma curiosidade: vocês sabiam que os sistemas operacionais tem uma espécie de "contador interno" de dias que ele fica ligado? Após um determinado tempo este timer reinicia o Windows automaticamente, pelo menos os Windows 9x. Nos 9s este timer é programado para até 50 dias ininterruptos. Veja o texto abaixo:

Revista PCs nº6, seção Mercado, página 49. É um artigo falando sobre a ASUS P3B-F para Pentium II/III e Celeron. Sobre o gerenciamento de energia da placa era mencionando a função Suspend to RAM (novidade na época). Eis um trecho da matéria:

"...Com este tipo de recurso os programadores precisam ficar atentos com contadores de tempo e funções que baseiam-se em medidas de tempo fornecidas pelo sistema operacional. Em geral, o sistema operacional utiliza um contador que marca há quanto tempo o sistema foi ativado. Como as variáveis possuem um limite de armazenamento, periodicamente a variável é reinicializada em zero (warp around). No Windows 9x o período para que isso ocorra é de cerca de 50 dias (2³² ms)."

Como não dá para colocar todo o texto vou situar o que foi exposto acima: a função Suspend to RAM permite que o sistema entre em um estado de economia que mantém apenas as memórias energizadas, retendo os dados. Quando o sistema é despertado todos os documentos e programas abertos permanecerão inalterados. Tanto é que se a energia for cortada durante o Suspend To RAM, os dados serão perdidos, e o sistema irá inicializar normalmente, com scandisk e tudo. Agora dá para ter uma noção do que diz o texto, certo?

- Esta é interessante: o "K" dos AMD K5 aludia à Kriptonita. Todos sabem que a kriptonita é a única maneira de derrotar o Super Homem, certo? E o projeto do K5 é próprio da AMD, que acredito que tinha como objetivo barrar o crescimento dos Intel Pentium de mesma tecnologia.

Viu algo curioso em alguma revista especializada? Achou algo curioso em algum site? Poste! Só não vale inventar, hein?

PCCARIOCADC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...