Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tive aulas de elétrica em um curso que fiz porém foram bem poucas e ai deu vontade de fazer um negocio bem louco aqui e ai estou com algumas duvidas é +/- assim o sistema que eu quero fazer Proj11.png.7bd3b174e3eabbb787c0ea4e585adcc8.png é possivel ligar  todos esses leds dessa forma em série? com apenas um Resistor? se sim ou não me ajudem com dicas de como posso fazer pra ligar todos com uma bateria 5v ou que eu faça com outras baterias uma de 9V que seja possível, que eu possa alimentar esses leds com essa bateria e manter uma claridade boa não estão clara mas que seja bem visível.

Proj11.png

• Membro VIP
Postado

Hi.. Welcome

Cada led precisa de ~3V pra acender. Com 5v teoricamente você devia colocar em paralelo (+R) . Mas tenta com 2 em série + resistor chute 10R. Ficando satisfeito, coloque os pares de 2(!)  em paralelo.

Em série é melhor (mesma corrente, lembra que seu professor disse?) mesmo brilho, mas precisa de ser 3V em cada led. 13 leds= 13*3=xV (to sem calculadora). Na prática, um pouco +.

Postado

Como bem mencionou a colega @Isadora Ferraz , a maioria dos leds tem 3V, mas isso pode variar bastante. Para que possamos te ajudar, vai ter que selecionar o led entre tantos modelos existentes e nos informar a tensão e corrente de trabalho dos leds e a tensão da bateria ou fonte que pretende utilizar. Com essas 3 informações todos aqui poderão te passar uma orientação de qualidade.

Postado
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Como bem mencionou a colega @Isadora Ferraz , a maioria dos leds tem 3V, mas isso pode variar bastante. Para que possamos te ajudar, vai ter que selecionar o led entre tantos modelos existentes e nos informar a tensão e corrente de trabalho dos leds e a tensão da bateria ou fonte que pretende utilizar. Com essas 3 informações todos aqui poderão te passar uma orientação de qualidade.

Hmm entendi... +/- kkk correria hoje e ai to meio confuso agr ^^

fiz isso aqui :) 

Simulei +/- assim nesse desenho só que fiz os calculos e to com a cabeça cheia de coisa me embolei um pouco e ai tentei assim 

Bateria:

9v
2*9v = 18V

3*9v = 27V

4*9v = 36V

Como eu quero Leds Brancos, não sei se na eletronica que tem proximo aqui tem Leds brancos de 1.5V e ai fiz o calculo pra leds de 3V que vão ser no total 13 Leds Brancos.

R = (36 - 3-3-3-3-3-3-3-3-3-3-3-3-3) / 0,02
R = (13) / 0,02
R = 650 Ohms

Gostaria de saber se está certo assim.

vou utilizar dois tipos de led no caso seria o Led Branco de 2,5V - 3.0V com 20mA
e o Led Vermelho de 1,8V - 2,0V com 20mA. 

R = (36 - 2-2-2-2-2-2-2-2) / 0,02
R = (8) / 0,02
R = 400 Ohms

SIstema2.png

tabela_leds.jpg

sistema 3.png

Postado
40 minutos atrás, Jack Sena disse:

Como eu quero Leds Brancos, não sei se na eletronica que tem proximo aqui tem Leds brancos de 1.5V e ai fiz o calculo pra leds de 3V que vão ser no total 13 Leds Brancos.

R = (36 - 3-3-3-3-3-3-3-3-3-3-3-3-3) / 0,02

Se cada LED é ligado com 3v e você tem 13 leds... então...

3*13 = 39v... Sua conta não bate x)

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Se cada LED é ligado com 3v e você tem 13 leds... então...

3*13 = 39v... Sua conta não bate x)

Tipo eu encontrei um tipo de baterias 9V ai coloquei o exemplo dessa forma 9v / 2x9 = 18 / 3*9 = 27 / 4*9 = 36. ^^ os leds darias 39V kkk ai eu queria tenta com led de 1.8v, se não desse com de 3v :) 

bateria-9v-duracell-alcalina-30x.jpg

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A forma de fazer conta está correta, mas como bem observou o colega acima, a tensão dos leds não pode ser maior que a da bateria.

houve uma vez q numa aula com o professor ele falou que se a tensão for menor o brilho é menos certo? sera que dessa forma funcionaria mas o brilho seja menor? ou realmente não vai chegar nem a ligar? ^^

Postado

Pegue  a tensão de alimentação da bateria e divida pela tensão nominal de um dos LEDs, supondo todos estes iguais. Isso resultará na quantidade viável de LEDs em série, dependendo do caso com um resistor de limitação de corrente. Uma associação em série de baterias pode ajudar, pois duas baterias de 9V em série, por exemplo, forneceriam 18V F5Rua4D.gif.

A operação em paralelo é similar, no entanto mais complexa: ela demandaria conhecimento minucioso sobre a bateria, devido ao peso na drenagem de corrente, não de tensão. Se a bateria tiver uma resistência interna alta, ela esquentará e queimará se ultrapassado certo limite de corrente (não poderia sair da bateria acima de um máximo específico). Por outro lado, se a bateria for de alta corrente, a durabilidade dela pode ser insuficiente para a aplicação (secaria em poucas horas ou até minutos).

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
Postado

Associe 4 pilhas de 1,5 volt e assim você terá 6 volts e depois coloque todos os leds em paralelo. Suponhamos que a tensão do led seja de 3 volts e você quer passe por cada um deles uma corrente de 0,02 A. Como são doze leds a corrente total que passará pelo circuito será 0,02*12=0,24A.

O resistor do led seria 3/0,24=12,5 que arredondamos para 15 ohms.

A capacidade, por exemplo, das pilhas AA alcalinas é de 2500 mAh. Então, teoricamente, elas aguentariam 2,5/0,25=10 horas!!!

Um outro cálculo importante a se fazer é a potência de dissipação mínima que o resistor deve ter. P=V*I. Como a tensão sobre o resistor será de 3 volts (os outros 3 vão pros leds). então: 3*0,24=0,72W. Ou seja, o resistor deverá ser de 15 ohms e 1 watt ou mais.

O circuito ficaria assim:

59b99cc178fd8_cir1.thumb.PNG.136e9bf30ef0d47207d6e68f153817cc.PNG

Se você quiser evitar o resistor de grande potência o resistor deve ser aumentado, pois 3/0,02=150 ohms. E ficaria dessa forma:

cir2.PNG.3151730568c019ac785e765f15d5b61d.PNG

Desta forma os resistores poderão ser de qualquer potência. Se você utilizar pilhas tipo D (1,5V) alcalinas, o circuito vai durar, em tese, 54 horas ligado pois a capacidade dessas pilhas é de 14000mAh, a desvantagem delas é o tamanho...

É só uma sugestão. Espero ter contribuído.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Niell sua sugestão é válida mas 6V convenhamos que vai desperdiçar energia no resistor. Então há a opção de 4 pilhas 2 em série de 2 em paralelo pra formar 3V.

comoacenderumled2a.png?w=495

Mas mais melhor de bão ainda é algo chaveado como

5064.png

...

Zxsc100-Single-Cell-Dc-dc-Converter-Led-

etc...

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...