Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe pode detectar o tipo de Cooler??


Posts recomendados

Comprei uma mobo e CPU pra fazer OC mesmo

E um core 2 quad Q8300

E pra economizar pensei que um cooler duplo daqueles vermelhos seria o suficiente, mas parece que não porque  só consigo a 3.45 Ghz 

Se o clock que escolher for alto tipo 3.80 Ghz, nem liga direito, depois do logo da BIOS reinicia, não importa a voutagem, CPU Reference, e outras coisas,

Já mexi em quase tudo, tem mais de um ano que to tentando, e só segura direto a 3.40 GHz. Em 3.45 como eu falei antes, mas da pra jogar duas horas 

 

Pensei na fonte, mas é um Corsair CX430

placa-mãe Gigabyte EP45

Placa de Video GTX 750Ti 4GB

E de memória 8GB DDR2 

adicionado 2 minutos depois

voce pode falar que o valor do over já é forte

Mas já vi falarem em algum lugar por ai que ele pode ir a 3.60 Ghz

 

Será que pode ser a temperatura IDLE maxima que a mobo ver pra liberar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Lean. Dois processadores iguais podem atingir diferentes OC...  tem uma questão de sorte grande envolvida... por isso o fato de algum conseguir um valor não é garantia alguma que você também vai conseguir...

 

Normalmente pra chegar em um clock mais agressivo tem mudar a tensão do processador também... mas independente disso pode ser 3.40 seja realmente o limite do seu processador... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, bngomes disse:

@.Lean. Dois processadores iguais podem atingir diferentes OC...  tem uma questão de sorte grande envolvida... por isso o fato de algum conseguir um valor não é garantia alguma que você também vai conseguir...

 

Normalmente pra chegar em um clock mais agressivo tem mudar a tensão do processador também... mas independente disso pode ser 3.40 seja realmente o limite do seu processador... 

Ele vai no 3.5, mas ai só fica por no maximo 1 hora mesmo sem fazer nada

Ja mudei muito a tensão e outras coisas

adicionado 10 minutos depois

Será que pode ser a temperatura IDLE maxima que a mobo ver pra liberar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

@.Lean. Esse máximo aí é em full load? Teste de stress?

 

Poderia mandar o link desse cooler? Não me parece algo muito convincente...

Sim até jogando GTA 5 tanto em baixa resolução, quanto em full HD no ultra(nao vale a pena rsrs) e Alto

Tem esse no mercado livre  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-865241365-cooler-universal-cpu-duplo-azul-intel-amd-1150-am3-fm-775-_JM

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, .Lean. disse:

Sim até jogando GTA 5 tanto em baixa com em full HD no ultra(nao vale a pena rsrs) e Alto

Tem esse no mercado livre  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-865241365-cooler-universal-cpu-duplo-azul-intel-amd-1150-am3-fm-775-_JM

Cheguei a usar o Fumark, mas nunca entendi pra que isso me ajudaria e tal 

Deu uns 65º

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Lean.

 

Em 12/09/2017 às 15:07, RS Faria disse:

OC depende da refrigeração, da fonte, da placa-mãe, da CPU.. Pode ser um desses fatores, ou mais de um, que estejam te impedindo..

 

Ao que parece, não é o seu cooler que tá de impedindo de ir mais longe.. É outra coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, .Lean. disse:

E o que seria né

Boa pergunta.. VRM da placa-mãe super-aquecendo, sua CPU chegando no limite dela..

 

Você pode direcionar uma ventoinha pro VRM da MOBO, pra ver se ajuda a dissipar o calor que é gerado ali.. TALVEZ, te dê um pouco mais de margem.. Se não resolver, 3.40 GHz deve mesmo ser o limite da sua CPU..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, RS Faria disse:

Boa pergunta.. VRM da placa-mãe super-aquecendo, sua CPU chegando no limite dela..

 

Você pode direcionar uma ventoinha pro VRM da MOBO, pra ver se ajuda a dissipar o calor que é gerado ali.. TALVEZ, te dê um pouco mais de margem.. Se não resolver, 3.40 GHz deve mesmo ser o limite da sua CPU..

Esse video pode não ser sério, mas olha model inferior um pouco ao meu a 3.5 GHZ

E um q6600 a 3.55 Ghz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.Lean.

 

Nada disso importa muito, pois cada CPU é única e vai se comportar de forma única.. Não dá pra fazer duas CPU exatamente "iguais".. Mas dá pra fazer duas CPUs similares, que se comportam de forma similar, dentro de certos parâmetros..

 

Em Eletrônica, funciona assim.. Em Processadores, entra a "Loteria do silício".. Não é porque o cara do vídeo, pois o dele em 3.5GHz, que sua CPU vai fazer a mesma coisa.. Talvez, ele tenha "ganhado na loteria" e você não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2017 às 14:54, .Lean. disse:

Comprei uma mobo e CPU pra fazer OC mesmo

E um core 2 quad Q8300

E pra economizar pensei que um cooler duplo daqueles vermelhos seria o suficiente, mas parece que não porque  só consigo a 3.45 Ghz 

Se o clock que escolher for alto tipo 3.80 Ghz, nem liga direito, depois do logo da BIOS reinicia, não importa a voutagem, CPU Reference, e outras coisas,

Já mexi em quase tudo, tem mais de um ano que to tentando, e só segura direto a 3.40 GHz. Em 3.45 como eu falei antes, mas da pra jogar duas horas 

 

Pensei na fonte, mas é um Corsair CX430

placa-mãe Gigabyte EP45

Placa de Video GTX 750Ti 4GB

E de memória 8GB DDR2 

adicionado 2 minutos depois

voce pode falar que o valor do over já é forte

Mas já vi falarem em algum lugar por ai que ele pode ir a 3.60 Ghz

 

Será que pode ser a temperatura IDLE maxima que a mobo ver pra liberar?

Primeiro:

Há de se levar em conta que você está fazendo overclock em um processador que consome bem sem over, com over então...

A meu ver sua fonte não está aguentando o conjunto inteiro somando-se o over do processador.

Segundo: Sua placa-mãe possui Dynamic Energy Saver Advanced. Se os circuitos detectarem aumento substancial de corrente e tensão fora do padrão que em alguma hipótese poderia danificar a placa-mãe, ela pode sim desligar todo o sistema.

E este sistema de controle e proteção é referente justamente à CPU.

Terceiro e não menos provável:

E realmente ainda tem a própria limitação da CPU, pois diferenciam-se entre os lotes de fabricação. E as CPUs Intel não possuem multiplicadores desbloqueados.

E como citou@RS Faria , sem uma ótima refrigeração da CPU, o processador irá travar ao chegar por volta de 105º ou 110º por questões de segurança. Lembrando que o seu o TDP é 95W e para um processador de 2,5GHz, 3,4GHz está de bom tamanho...

 

adicionado 5 minutos depois
4 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

E as CPUs Intel não possuem multiplicadores desbloqueados.

Retificando, as antigas. Para que ninguém confunda com as atuais...:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Primeiro:

Há de se levar em conta que você está fazendo overclock em um processador que consome bem sem over, com over então...

A meu ver sua fonte não está aguentando o conjunto inteiro somando-se o over do processador.

Segundo: Sua placa-mãe possui Dynamic Energy Saver Advanced. Se os circuitos detectarem aumento substancial de corrente e tensão fora do padrão que em alguma hipótese poderia danificar a placa-mãe, ela pode sim desligar todo o sistema.

E este sistema de controle e proteção é referente justamente à CPU.

Terceiro e não menos provável:

E realmente ainda tem a própria limitação da CPU, pois diferenciam-se entre os lotes de fabricação. E as CPUs Intel não possuem multiplicadores desbloqueados.

E como citou@RS Faria , sem uma ótima refrigeração da CPU, o processador irá travar ao chegar por volta de 105º ou 110º por questões de segurança. Lembrando que o seu o TDP é 95W e para um processador de 2,5GHz, 3,4GHz está de bom tamanho...

 

adicionado 5 minutos depois

Retificando, as antigas. Para que ninguém confunda com as atuais...:thumbsup:

Só uma coisa.

Mas meu processador esta muito refrigerado chegando no máximo 59 jogando no clock 3.45 GHz

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Não creio que sejam as memórias. Mas há a possibilidade. Vi que sua placa aceita as 1066, poderia colocar 2 pentes para testar.

adicionado 1 minuto depois

Vou dar uma lida no manual...

Manual?

Quero ver, eu já tentei baixar isso, não consegui até hoje kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-EP45-UD3R-rev-11#support-manual

adicionado 4 minutos depois

@.Lean. Lista de memórias.

Lembre-se que tem que possuírem dissipadores.

Recomendo as OCZ Reaper de 1066 MHZ.

motherboard_memory_ga-ep45-ud3r.pdf

adicionado 13 minutos depois

@.Lean. Dei uma olhada no manual e aparentemente você pode instalar 4 pentes de memórias 1066 MHz.

Fui verificar, pois minha placa aceita também 1066 MHz mas somente dois pentes, se eu instalar 4 pentes as frequências são abaixadas para 800 MHZ.

Mas a sua vai tranquilo.:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, .Lean. disse:

Sobre está no limite o valor 3.4 ghz, acho que não é.

O limite é maior, mas deve faltar fonte ou o outro detalhe, 

Além de tudo que falei antes, tem se se considerar o desgaste natural próprio da CPU.. Esse Core 2 Quad já tem uns 8 anos ou mais.. 8 anos de uso vai influenciar nisso também, fazendo com que a CPU requeira mais Vcore ou alcance uma frequência menor em OC...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...