Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tinta Acrilica protege de oxidação?


Carlos Zanon
Ir à solução Resolvido por Wagner Ruaro,

Posts recomendados

Eu montei umas PCBs em casa e notei que as plaquinhas vão oxidando e comecei a fazer umas buscas sobre a proteção delas mas nada muito conclusivo...

Aqui na cidade, eu procurei pelo breu e não encontro em lugar algum... Diversas lojas de MDF, eletrônicas e etc... e nada. Até que cheguei em uma das postagens aqui do fórum onde diziam que estavam a usar tinta acrílica...

 

Em casa, eu tenho alguns frascos de uma tinta acrílica brilhante da acrilex com uma marquinha "resistente ao tempo", uma de minhas irmãs usou isso em um de seus trabalhos de escola e acabou por sobrar e estão lá paradas sem uso...

 

Eu consigo usar essas tintas para proteger as trilhas contra oxidação? Alguém já usou, sabe se elas são condutivas? Tudo indica que não... mas né... vai saber...

* Eu sou hobista, não comercializo nem nada... não preciso de um acabamento profissional nem nada do gênero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

Eu montei umas PCBs em casa e notei que as plaquinhas vão oxidando e comecei a fazer umas buscas sobre a proteção delas mas nada muito conclusivo...

Aqui na cidade, eu procurei pelo breu e não encontro em lugar algum... Diversas lojas de MDF, eletrônicas e etc... e nada. Até que cheguei em uma das postagens aqui do fórum onde diziam que estavam a usar tinta acrílica...

 

Em casa, eu tenho alguns frascos de uma tinta acrílica brilhante da acrilex com uma marquinha "resistente ao tempo", uma de minhas irmãs usou isso em um de seus trabalhos de escola e acabou por sobrar e estão lá paradas sem uso...

 

Eu consigo usar essas tintas para proteger as trilhas contra oxidação? Alguém já usou, sabe se elas são condutivas? Tudo indica que não... mas né... vai saber...

* Eu sou hobista, não comercializo nem nada... não preciso de um acabamento profissional nem nada do gênero...

Sou técnico em eletrônica e hardware. Quando confecciono alguma placa de circuito eu uso este aqui.

http://www.kmabrasil.com.br/produto/quimicos-para-eletronica-e-soldagem/verniz-spray/689-verniz-incolor-isolante-isotec-spray-300ml-implastec?gclid=Cj0KCQjwi97NBRD1ARIsAPXVWWBC6m0xOVRMnMW3hvEQ3LeyKwaSbfpRIRPYHgkrJfqRjswUi5__CJoaAvTREALw_wcB

Antigamente usava breu dissolvido em álcool. Também é bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro Eu não encontro isso aqui na cidade, nem o isotec nem o breu. Também já procurei T~~~~~T

 

A Maioria dos componentes que possuo foram comprados via internet... Vou dar mais uma olhada em algum canto que ainda não devo ter ido e... né, se achar eu compro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

@Wagner Ruaro Eu não encontro isso aqui na cidade, nem o isotec nem o breu. Também já procurei T~~~~~T

 

A Maioria dos componentes que possuo foram comprados via internet... Vou dar mais uma olhada em algum canto que ainda não devo ter ido e... né, se achar eu compro...

Mesmo eu morando em São Paulo, não tenho tempo de ir comprar nada pessoalmente.

Compro tudo que preciso via internet. Principalmente ML.

Sai mais barato que ir até a Santa Efigênia. E na internet acho tudo que preciso ou quero...

adicionado 1 minuto depois

No ML tem também.

https://lista.mercadolivre.com.br/verniz-incolor-isolante-isotec#D[A:verniz-incolor-isolante-isotec]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro Eu também uso muito o mercado livre, mas ainda tenho alguns problemas quanto a comprar pela internet alguns tipos de produtos. A Maioria das vezes eu prefiro pagar 5 reais a mais e ter o produto em mãos que ter alguma eventual dor de cabeça com os correios e etc... (tenho tido algumas)

 

Mas se não me restar opções, devo adquirir este verniz mesmo :/ mas ainda fico na dúvida se posso usar a acrílica... quero apenas proteger de oxidação e claro que ela não conduza e acabe por dar curto em algumas coisas x)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
17 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

Mas se não me restar opções, devo adquirir este verniz mesmo :/ mas ainda fico na dúvida se posso usar a acrílica... quero apenas proteger de oxidação e claro que ela não conduza e acabe por dar curto em algumas coisas x)

Circuitos eletrônicos são muito sensíveis. E aparentemente esta tinta acrílica não foi projetada para este fim.

Breu com álcool seria mais confiável, tenha certeza disto...

adicionado 2 minutos depois

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799507994-breu-colofnia-ww-1kg-cera-atacado-_JM

No caso do álcool, como não temos mais o 96º, pode usar o isopropílico ou o alcool em gel 80º. Ele dará uma derretida...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho alguma experiência com esse fato.

1 - Se pincelar uma solução saturada de breu com álcool (usava o álcool dos antigos, mais que 70GL) na placa, fica fácil fácil de soldar e rápido. A solda "molha" o cobre esparramando de modo excelente. Atualmente uso o álcool para carro mesmo. Mas há um porém. Após alguns meses, o lado que recebeu o breu começa a ficar grudento. Não é uma boa opção. 

2 - Passei a fazer o seguinte, com resultados satisfatórios. Roubei o vidro de esmalte da patroa. Escolhi o mais vazio deles, hehe. Esvaziei e limpei o interior e o pincel com Thinner (muito melhor é com acetona). Deixei secar bem. Depois coloquei no vidrinho, uma parte de verniz acrílico transparente (sobra de outra atividade) até 1/3 do volume interno do frasco. Depois coloquei 1,5 partes de acetona PURA, comprada em loja que trabalha com acrílico. Agora a acetona para esmalte vem diluída. Não usei ela, mas não acho legal.

Essa mistura foi obtida por tentativa e erro. Explico.

Se colocar muito esmalte acrílico, o cobre não vai oxidar. O aspecto do cobre fica brilhante, mas o tempo de soldagem mais que dobra e não "molha" direito. Os componentes semi-condutorizados, os capacitores e os eletrolíticos podem até deixar de funcionar. 

Se colocar pouco esmalte acrílico, a soldagem fica normal, mas o cobre vai apresentar indícios de oxidação depois de algum tempo.

 

Se colocar a quantidade que eu informei, o cobre não oxida e a soldagem passa de fácil, fácil, para fácil. 

 

Ao fazer a placa, antes de furar eu despejo um pouco da mistura, acetona com verniz acrílico, na placa. Deixo-a inclinada para escorrer o excesso e, ao mesmo tempo, vou espalhando com o pincel do frasquinho de esmalte em toda a placa. Essa operação tem que ser meio que rápida, pois a acetona evapora rápido e o verniz pode ficar mal espalhado. 

 

Só uso solução de breu em dois casos.

1 - Para dessoldar algum componente da placa. Pincelo um pouquinho da solução de breu e álcool na solda. Dou uma leve "soprada" para secar (álcool com água demora mais por causa da água). Melhora muito. 

2 - Para ressoldar um componente na ilha já com solda. Facilita muito a ressoldagem. 

 

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem desmerecer vossa valiosa experiência, permita-me... qualquer 'solução' com qualquer solução que não seja apropriada/homologada pelo fabricante de pci/solda e afins, pode incorrer em problemas futuros tais como:

-ataque à solda/contatos: efeito contrário do esperado

-migração iônica: ddp entre trilhas faz ions caminharem sobre a superfície levando o cobre consigo

-etc... (só me vem estes 3 à mente no momento)

Então... só o tempo vai dizer

 

Portanto para um projeto hobbista até que o breu quebra o galho mas pra algo mais profissional, permita-me o registro supramencionado

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sem desmerecer vossa valiosa experiência, permita-me... qualquer 'solução' com qualquer solução que não seja apropriada/homologada pelo fabricante de pci/solda e afins, pode incorrer em problemas futuros tais como:

-ataque à solda/contatos: efeito contrário do esperado

-migração iônica: ddp entre trilhas faz ions caminharem sobre a superfície levando o cobre consigo

-etc... (só me vem estes 3 à mente no momento)

Então... só o tempo vai dizer

 

Portanto para um projeto hobbista até que o breu quebra o galho mas pra algo mais profissional, permita-me o registro supramencionado

 

Exato, isto é somente para montagens particulares e não usar para "reforçar" placas originais. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...