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Lucas Canabarro

Perda de pacotes em horários crítico / LOSS IN GAME

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Boa noite pessoal, meu nome é Lucas, procuro ajuda dos magos da informática para a seguinte situação:

 

Tenho um plano de internet de um provedor local, no qual me atende muito bem, pois moro no interior e não tenho muitas opções.

O plano seria 10mb na fibra.

 

O que vem me deixando maluco é que, eu curto jogar online, e em horários críticos (onde acredito ter muitas pessoas usando a internet do provedor) eu tenho tido muita perda de pacote, em navegação na internet não percebe-se muita diferença, porém, como eu jogo CS GO meu loss in game varia do nada de 0 a  20% e volta a 0% novamente, isso é muito chato!

 

Já acionei o provedor, expliquei a situação só que não concordo com a resposta! Eles simplesmente disseram que é normal haver uma perda, o que, eu não admito.

 

Então solicito ajuda de como eu posso provar que o problema é o provedor e não um problema interno. Que procedimentos tenho que realizar para ter provas que o problema é com eles e não comigo, pois assim, poderei abrir um chamado com embasamento mais técnico e se não resolver, vou acionar a ANATEL.

 

Fico à disposição

 

Editado por Lucas Canabarro

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Tudo começa com isso aqui: https://simet.nic.br/

 

Depois, você tem que registrar e salvar estes testes em horário alternados do dia (se possível), por exemplo: manhã, tarde e noite.

 

Faça os testes por, no mínimo 4 dias (ideal que sejam os 7 dias da semana), salve as evidências de forma extremamente assertiva, organizada e devidamente identificada, e de posse dos protocolos que você tem da sua operadora, abra o chamado na Anatel (pelo site ou aplicativo) e "upe" as evidências mostrando e provando as perdas de pacotes.

 

Depois disso, a conversa muda de tom e você tem mais sucesso na resolução do problema.

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Bom dia Linio Alan,

 

Já tenho conhecimento deste site, inclusive, posto em anexo alguns resultados, já havia enviado para meu provedor, para justificar minha perda de pacotes, onde obtive a seguinte resposta do provedor:

"

Bom dia Sr. Lucas. Bom vamos começar pelo processo de transporte de sua internet até São Paulo (onde o senhor está realizando o teste). Quanto ao MS, é tecnicamente e fisicamente impossível conseguir um MS menor que este, tendo em vista a distância geográfica entre os dois pontos do teste, cerca de 1.5 mil quilômetros. Quanto a perca de pacotes, 2% é um número muito baixo e não deve alterar em nada a performance dos teus downloads e games.

A Rede Conesul consegue garantir a estabilidade da conexão apenas dentro de sua rede de fibra óptica, quando a mesma é transferida para a internet, por meio de redes nacionais e internacionais, não é possível garantir 100% dos pacotes pelo fato de não termos controle sobre tal.

Vamos imaginar o cenário de seu teste para São Paulo: Quando sua rota ultrapassa o IP 186.251.199.233, o mesmo irá passar por vários roteadores de outras empresas até chegar a seu destino em São Paulo, com isso é realmente bastante difícil que não existam perdas de pacotes no caminho. Porém se o percentual de perdas de pacote não for muito alto, sua navegação não terá grande impacto.

Por esse motivo, é sempre necessário analisar o MS e os pacotes tendo em vista a distância geográfica entre os dois pontos testados, pois por mais que a fibra "viaje em uma velocidade" próxima a velocidade da luz, sempre irão ocorrer perdas nos roteadores de borda e transporte no "meio" do caminho."

 

Notem que nos relatórios a perda varia de 2% a 4,6%, mas fiz testes ontem atingiu 11% de perda.

 

Eu não concordei com a resposta do provedor, como eu faço para provar que o problema é com eles ?

RelatorioSimet_2017-08-30_21-54-52.pdf.pdf

RelatorioSimet_2017-08-30_21-53-21.pdf.pdf

RelatorioSimet_2017-08-30_19-17-07.pdf.pdf

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Boa tarde.

 

Não é para haver perda de tráfego, principalmente em testes distintos. Conforme o colega Linio cita acima, tente fazer o teste em horários diferentes.

 

Poste uma imagem de um 'tracert' para o servidor que costuma jogar, isso também ajuda na análise.

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@ciro-mota, como eu vou descobrir o servidor que jogo ?

 

Eu só busco a partida e o game faz o resto.. Não tenho como visualizar o IP do server nem nada...

 

Posso dar um tracert para algum endereço da steam será ?

 

@EDIT:

 

Resultado de hoje, 7,33% de loss! Teste em anexo.

RelatorioSimet_2017-09-13_23-07-32.pdf.pdf

Editado por Lucas Canabarro
anexar arquivos

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olá, já verificou a configuração ingame de rate, cl_interp e cl_interp_ratio?

e em relação ao servidor, tem como ver sim, quando você entra em um servidor se abrir o console do jogo ( ' ) , vai aparecer o IP do servidor que está sendo conectado. é bem comum o jogo realizar um teste com diversos servidores assim que você loga, e seleciona o servidor com menor ping disponível pra fazer a procura de jogos. 

 

Edit : tive o mesmo problema a um tempo atrás com a minha operadora, e tive vários problemas na tentativa de resolução do problema, até que tive que chegar ao nível 3 de atendimento lá dentro pra que o técnico de rede me falasse que o problema era no backbone da minha região, que estava causando o packet loss e que ele solicitaria uma manutenção. 

Editado por Ariel Penido
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@Ariel Penido eu também to achando que é o backbone deles, porque isso acontece só em horário que tem muito fluxo de dados, normalmente após as 20h30. Já experimentei jogar em horários no turno da manha, e nunca tive perda.

 

Eu quero algo que prove que o problema é com eles, porque se eu anexar esses testes, eles vão me falar a mesma coisa (que perda é normal e depois que sai do IP deles, eles n tem como controlar), por isso preciso de algo que evidencie que a zebra é com eles.

 

Vou começar a cuidar o console do game, valeu!

 

Observem o relatório de agora: 17:58 = 0% de loss!

 

Certeza que é os backbone se dando de soco em horário de pico de banda...

RelatorioSimet_2017-09-14_17-58-26.pdf.pdf

Editado por Lucas Canabarro

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