Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aircooler nao e bom para placa-mãe


Posts recomendados

Ola boa tarde ,Recentemente adquiri um air cooler  Xigmatek Prime pois fiz algumas comparações com o water cooler 240t Maelstrom e a eficiência foi a mesma porém o air cooler é mais barato,porém vi um vídeo e fiquei muito na duvida sobre a capacidade do air cooler e ate mesmo estou querendo investir no water cooler  pois vi no vídeo que toda a pressão fica apenas de um lado do processador,gostaria de saber se realmente o que diz nesse vídeo e verdade ou devo me preocupar.

 

 Vídeo : 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Yuri Ferreira 2017 disse:

pois vi no vídeo que toda a pressão fica apenas de um lado do processador

Não entra nessa onda da Teclab não.

É claro que da forma com que é feito o teste, parecerá que aquilo ocorre mesmo. O cara coloca um pedacinho de EVA entre a base do cooler e o processador...

EVA é macio!

E é claro que não estamos no espaço sideral. Aqui na Terra existe a gravidade.

Agora, base metálica de um lado e de outro a coisa fica diferente. E quanto ao entortar a placa-mãe, até os coolers Intel de 4 pinos entortam as placas. Quanto a isto fique despreocupado.

E mais, Corsair só fabrica Watercoolers.

Eles falariam bem dos Air coolers especiais para PCs Gamers?

 

adicionado 1 minuto depois

Só uso air coolers e nunca tive problemas. Inclusive em overclock.

Os melhores são sempre os mais caros.

Zalman, Akasa, Thermaltake, dentre outros que nem vendem no Brasil.

 

adicionado 5 minutos depois

Não estou falando que Corsair não é confiável, muito pelo contrário.

Sou fã desde sempre da Corsair.

Divisão de memórias e das fonte de alimentação topo de linha, que não são eles que fabricam e sim Seasonic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, bngomes disse:

Eu parei de ver quando o cara aplicou a pasta térmica... agora pensei ai comigo... se fosse prejudicial, não deveria vir um aviso nas placas-mãe ou na caixa do processador? e será que ainda estaria no mercado???

Sim, já assisti alguns destes vídeos da Teclab e é muito tendencioso, não gosto disto não.

Querer denegrir outros para vender seu peixe, contando com a ignorância de informações da maioria das pessoas.

Como diria o Boris Casoy: Isto é uma vergonha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro Eu acho que em alguns caso é pior ainda.. já vi alguns videos , não desse canal, em que os caras não sabiam direito do que estavam falando... mas como agora todo mundo que ter canal de youtube, a coisa fica um pouco complicada... 

 

Por isso bem ou mal eu prefiro a opinião de sites que estão ai muitos anos, como o próprio CDH...nem sempre concordo com algumas coisas, mas sei que quem faz os testes são pessoas serias e confiáveis... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, mas mesmo assim tem alguns que se dizem profissionais que tomam um banho das crianças e jovens aí do Nordeste.

Os moleques são espertos e inteligentes, aprendem na marra fazendo testes, postam os vídeos no Youtube falando errado mesmo e dão show!!!

Fazem coisas de cientista mesmo.KKKK Gosto muito disto e tem jovens na cidade grande que não querem saber de nada.

Nota dez para estes jovens que não são profissionais em diploma, mas são na mentalidade...:D:thumbsup:

Mas com relação ao post@bngomes devemos ficar atentos e usar nossas mentes pera separar o que é bom e verdade e o que é pura especulação.

Quanto a você @Yuri Ferreira 2017 fique tranquilo com seu air cooler, se quiser trocar por watercooler , fique tranquilo também.

Mas independente de qual vai escolher, utilize pasta térmica de qualidade tipo Thermaltake, Artic, Zalman, etc.

E se for usar das baratas, prefira Implastec mesmo, a branquinha, uso ela nos processadores, VGAs e em algo mais crítico ainda que são saídas de potência de amplificadores, pois eles literalmente fritam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Ferreira 2017 cara, a minha recomendação é para você parar de ver os vídeos da TecLab. O sujeito fala pelos cotovelos, tem aquele tom de que está falando uma coisa inédita, e no final das contas não fala nada. Desconfie de todo vídeo sensacionalista.

 

Já testei vários air coolers, inclusive dois pesados (NH-U14S e Lucifer V2) e a fixação foi uniforme, tanto pela marca da pasta térmica como pelas temperaturas dos núcleos individuais.

 

As placas-mãe não entortam com esses air coolers. O backplate é projetado justamente para dar firmeza e distribuir o peso. Por isso que você só encontra air cooler leve com presilha de cooler box, porque eles não precisam distribuir o peso.

 

Só não recomendo air coolers de duas torres em placas-mãe mais simples, pois eles são muito pesados. Air coolers como o Assassin II ou NH-D15 são mais indicados para placas-mãe do soquete 2011, que são grossas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Ferreira 2017 eu poderia dissertar sobre isso, porém o que o ronaldo fez foi jogar um monte de conceito de resistência dos materiais, porém ele aplicou algum? Ele analisou a estrutura? 

O meu noctua u12s, usa a mesma presilha do d14(estilo igual, a noctua chama de SecureFirm2), ela utiliza na minha mobo AM4 o backplate de aço já padrão. Para fixar o cooler, primeiro coloca-se duas braçadeiras para dar suporte ao cooler, que é uma de aço também, tanto é que vem duas opções para colocar o cooler tanto na horizontal e vertical. 

Esse braço é de aço, e serve para parafusar o suporte que segura o heatsink. Esse parafuso tem molas para quando estiver apertando o cooler no local, não colocar pressão demais em um lado, e assim ir apertando uniformemente.

Quando você faz a instalação correta, existe um backplate de aço, braçadeiras de aço e o suporte de aço segurando o cooler, isso torna toda a estrutura rígida, uma estrutura rígida se comporta como um todo, não como um pendulo, como se o cooler estivesse solto, pois ele não está. Falamos em resistência dos materiais que rigidez "puxa" carga, e isso é verdade, ele no vídeo fala de momento, porém ignora que como a estrutura está rigida, o peso é distribuido tanto no socket, quanto no pcb em 4 cantos diferentes no minimo, e ainda tem o backplate para manter no lugar. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Igor Henrique dos Santos disse:

Tentei achar no site da Intel o lugar que fala que eles não recomendam o Air cooler mas não achei,alguém sabe onde está isso no vídeo ele mostrou .

Eu já vi este vídeo uma vez. E infelizmente alguns mais. Se eu não me engano ele fala sim a respeito disto, só não sei se é neste vídeo. Mas fala sim...

O cara fala pelos cotovelos e acho que nem percebe o que está falando.

Aquele negócio né, o cara quer convencer a todo custo que é melhor comprar water coolers e de preferência da Corsair. kkkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Henrique dos Santos Ele usa um dado da intel que fala que o peso máximo em cima do socket deve ser de 500 gramas. Porém o cooler não fica só apoiado no socket, fica também no pcb.

Já pensei em usar algum software de dimensionamento, e calcular o momento que o cooler influencia na placa-mãe e socket especifico, porém fico com preguiça.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Igor Henrique dos Santos disse:

Tentei achar no site da Intel o lugar que fala que eles não recomendam o Air cooler mas não achei,alguém sabe onde está isso no vídeo ele mostrou .

 

Essa informação da Intel precisa vir com contexto, como o @Flávio Santana Lima explicou. 500g (acho que é isso) é o limite para os coolers de pino de cooler box, pois eles fazem força diretamente no PCB e se o cooler for muito pesado pode espanar, rachar, etc.

 

Air coolers de qualidade, especialmente os mais pesados, vêm com o backplate para distribuir o peso e montar o dissipador de forma uniforme na CPU, como o Flávio também explicou sobre o backplate da Noctua.

 

O problema é que esses canais do YouTube aproveitam para distorcer a verdade por interesses pessoais, ou para chamar a atenção ou por ignorância / desinformação mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...