Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador aquecendo e com cheiro de queimado


Posts recomendados

Boa tarde...talvez alguém possa me ajudar...tenho um ventilador Mondial turbo action 5000 que já deu defeito por duas vezes e estava muito tempo parado...liguei o mesmo é ele funcionou...mas está aquecendo muito e com cheiro de queimado...

O que pode ser?

O que posso fazer pra consertar ele?

Desde já... obrigado.

Willian Arthur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo equipamento elétrico/eletrônico aquece devido a passagem da corrente elétrica, isso agrava com a estação do tempo e com o ambiente em que ele se encontra, no caso em questão, o ventilador, realmente esses motores são simples mas aquecem realmente, a questão é não aquecer acima do normal...para saber isso teria que observar quando comprou e começou a utilizar.

Porém alguns fatores podem aumentar o aquecimento do motor como por exemplo induzido (parte que gira) preso, não travado...isso acontece por falta de lubrificação no eixo ou mancais bem como desgaste destes, sujeira nesses locais principalmente cabelos, enfim, falta de manutenção em geral.

Com o desgaste no eixo/mancal por falta de lubrificação, o induzido é deslocado do seu ponto de rotação e também pode não girar livremente.

Outra coisa que diminue o fluxo de ar e excesso de poeira nas hélices, consequentemente aquece mais porque o fluxo de ar é aspirado por tras das hélices e jogado no ambiente, assim é menos fluxo de ar no motor aquecendo mais.

Por estar muito tempo parado pode estar com umidade no enrolamento do motor, mas considere também que esses ventiladores da China possuem construção frágil, praticamente descartável, quando não são feitos lá, importa-se o motor e faz o resto aqui...ventiladores mesmo eram os Arnos da vida, tenho 3 deles operando até hoje, esses valem a pena gastar um pouco para recuperar.

Ventilador-de-Piso-Mondial-Turbo-Action-

 

Isso que é ventilador:

 

antigo%2Bventilador%2Bcirculador%2Bda%2B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...