Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler não funcionando direito


Posts recomendados

Boa noite,

Eu comprei um Corsair H45 e acabei deixando em uma assistência para instalar, já que o meu gabinete era muito justinho para ele caber e não tinha conseguido colocar eu mesmo. Quando liguei o computador, o processador que antes rodava jogos lá pelos 65 graus, agora com o water cooler está alcançando os 75 graus. O cooler está funcionando, com a ventoinha rodando e com cabos conectados corretamente. 

Alguma hipótese do que pode estar causando um water cooler desses não estar funcionando direito?

OBS: pelo que eu pesquisei, esse water cooler é conhecido por não ser NADA silencioso, mas no meu caso ele não faz quase nenhum barulho. Não alterei nada na RPM dele, deixando do jeito que veio, então não sei o que significa esse pouco barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar provavelmente porque o ambiente em que op micro está tem barulho de fundo. Ou o seu micro tem fans que fazem barulho. E barulho é muito subjetivo. Eu já tive dois H45, e se eu levasse o micro para sala não dava para ouvir nada. No meu quarto fica insuportável. Se eu aumentasse a rotação dos fans do gabinete, também não dá para ouvir. 

 

Dá para tirar uma foto do gabinete aberto mostrando como o water cooler está montado? Mas uma foto que pegue o gabinete inteiro, não apenas o bloco do water cooler.

 

Se puder também, tire um print do HWmonitor mostrando a rotação dos fans e da bomba (que aparece como um fan).

 

Você diz que os cabos estão conectados corretamente. Onde eles estão conectados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Obrigado pela resposta. Aqui umas fotos de como o water cooler está no gabinete:

https://gyazo.com/0965f7b0981d7c833e350e2c33ffe424

https://gyazo.com/043027d361dc41be94e5d18b32f84f3f

 

Aqui a foto do HWmonitor:

https://gyazo.com/f475acf0b576aafd93c410053e611f61

As temperaturas da  CPU aparentam estar normais porque não estou com nada rodando além do Chrome. Quando rodo um jogo, as temperaturas disparam.

 

Os cabos estão  ligados corretamente, o da CPU_FAN no seu respectivo lugar e o do gabinete igualmente.

Se alguma  informação não tiver ficado muito clara, por favor me avise.

 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar a foto está muito fechada, então não dá para ver muita coisa, só o bloco e uma parte do fan. Se puder tirar uma foto que pegue o gabinete inteiro fica melhor de entender como ele foi instalado e como é o gabinete.
 

Citação

Os cabos estão  ligados corretamente, o da CPU_FAN no seu respectivo lugar e o do gabinete igualmente.

 

 

Onde está conectado o cabo que sai do radiador do water cooler e onde está conectado o cabo do fan do water cooler? Mas tem que ver corretamente, pois os cabos saem mais ou menos da mesma direção. O cabo da bomba fica no radiador, não no bloco.

 

Se ficar na dúvida, encontre primeiro o cabo do fan. Depois o outro vai ser do radiador.

 

Porque sem saber isso não dá para ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Vê se ta melhor aqui:

https://gyazo.com/9aadbca7405084e04ecc47b53165db84

https://gyazo.com/9019d60f407f4453fcfafb0be705d303

Então, um cabo tinha 3 pins e um tinha  4, então eu coloquei nos respectivos buracos com o mesmo  número de pins. Pelo que eu consegui ver aqui, o de 4 pins que sai do fan foi no CPU_FAN, e o outro, na o outro espaço.

Aqui um foco do cabo que sai do fan ligado no CPU_FAN:

https://gyazo.com/920487ddcca4d956ef2e71fa71ec7b19

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar então está certo, mas a bomba está rodando muito baixa. Era para estar por volta de 4000rpm, não 900rpm (geralmente o primeiro valor do HWmonitor é o do CPU_FAN, onde está o fan do H45).

 

Você vai ter que ir no BIOS e colocar esse conector da bomba (o de 3 pinos) rodando no máximo. Se a bomba continuar nesses 900rpm ela vai quebrar (elas vibram em baixa velocidade). Geralmente é a opção full spedd, turbo, ou então disable, quando desabilita o controle e o conector fica a 12V direto. Ou também pode colocar direto na fonte com um adaptador, mas antes é melhor saber como está a rotação da bomba a 12V.

 

Vê aí no BIOS se tem como colocar em full speed ou disable. Qual é a sua placa-mãe?

 

O seu gabinete tem saída de fans no teto? Se tiver, pode inverter a orientação do fan e colocar puxando o ar de fora. Mas só se tiver abertura no teto para o ar quente sair.

 

Observação: por isso que você não está ouvido nada. Mesmo a 3000rpm a bomba é silenciosa. Ela só faz barulho no máximo, acima de 4000rpm. A questão é que o aconselhável é rodar sempre no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Minha placa de vídeo é uma que veio quando montei o meu PC pela primeira  vez na Dell, o modelo é 0NW 73C, fabricada pela própria Dell.

Não, meu gabinete não  tem saída de fans no teto, como ele é bem pequeno, tive bastante trabalho para  ele ficar justinho como ficou. 

Então tento colocar na velocidade máxima mesmo? A 4000 rpm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, guimattar disse:

Então tento colocar na velocidade máxima mesmo? A 4000 rpm?

 

Precisa, senão a bomba vai quebrar rápido. Não pode variar e não pode ficar abaixo de 12V. Precisa rodar constante a 12V. Por isso que você precisa desabilitar o controle no BIOS.

 

Mas eu perguntei da placa-mãe, não da placa de vídeo. Eu vou dar uma olhada no manual para ver se tem ajuste de tensão. Mas se puder dizer o modelo completo, porque às vezes a pessoa fala GA-H81-M e tem vários modelos de H81-M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Então, essa que eu te passei é a placa-mãe mesmo, é estranha assim. A placa de vídeo é uma GTX 650ti BOOST. Aqui as infos da placa-mãe:

https://gyazo.com/c52c2f70a9dc10b675d08776ccecdac1

Ok, entendi. Nunca mexi na velocidade dos fans na BIOS, então vou tentar aqui. Mas só na BIOS deve ter opção de aumentar a velocidade do fan da CPU e o traseiro (acho, ainda não fui ver como aparece). Em qual eu deixo 4000rpm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar ah, porque você começou com "minha placa de vídeo" e eu achei que você estava falando da placa de vídeo. Pelo visto você não vai ter como mudar o setup do conector. Essas placas-mãe são muito básicas, mas veja lá no BIOS se tem opção.

 

Para não confundir:

 

1 - o fan do H45 (cabo com 4 pinos) você deixa no CPU_FAN mesmo. Não precisa mexer em nada.

 

2 - o cabo da bomba (3 pinos) você precisa deixar a 12V. Se a bomba estiver direito, vai ficar acima de 4000rpm.

 

Você poderia primeiro confirmar as leituras do HWmonitor para saber qual valor corresponde ao quê.

 

Para tal, faça o seguinte, com o micro em repouso, abra o HWmonitor e pare o fan do H45 com o dedo. Coloque o dedo no bojo central que ele para. Não pare pelas pás pois vai ser mais difícil. Espere um ou dois segundos até um dos valores do HWmonitor ficar no zero. Aí você vai saber que esse valor é o do fan do H45 e o outro valor é o da bomba. Importante: tire o dedo do fan e dê um empurrão nas pás para ele pegar de novo no tranco, senão ele não volta a rodar sozinho.

 

Porque sem saber qual valor corresponde à bomba, não dá para saber se resolveu depois ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Esse "você precisa deixar a 12V" é  algo que eu preciso alterar na BIOS? Ou apenas vou atrás de deixar em "full spedd, turbo, ou então disable" que você disse antes? 

 

Aqui está a print de como  ficou no momento que eu parei a rotação

https://gyazo.com/eb6efcdc02c7a56eb1301745c3136080

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, guimattar disse:

Aqui está a print de como  ficou no momento que eu parei a rotação

 

É, então a sua bomba está muuuito abaixo da especificação. O fluido praticamente não deve estar circulando.

 

Sobre alterar no BIOS, depende do que o BIOS oferece. Por isso que eu ia pesquisar no manual, mas a Dell não oferece manual. Dá o boot aí e entra no BIOS e dá uma pesquisada para ver se tem como mudar a opção do SYS_FAN. Se ficar na dúvida, anote no papel as opções. 

 

Por exemplo, no meu BIOS tem esse controle para SYS_FAN (foto abaixo). Dá para ver escrito "Controle de velocidade do System Fan 1º, 2º e 3º". Está na opção "Normal". No meu BIOS eu tenho a opção Normal / Silent / Manual e Disable. Para eu deixar a 12V (velocidade máxima) eu tenho que colocar em Disable. No seu BIOS pode ser diferente. Por isso que você tem que ir no BIOS para saber se dá para mudar ou não.

 

Depois diz se tem como mudar e quais as opções que você tem.

 

 

BIOS_01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar putz, então faz o seguinte. Inverte a posição do fan e da bomba. 

 

Coloca a bomba no CPU_FAN e o fan no SYS_FAN. Em teoria, pela bomba ser de 3 pinos, vai rodar a 12V no CPU_FAN. Aí tira um print do HWmonitor com o micro em repouso. Vamos ver qual é a rotação da bomba.

 

Se estiver por volta dos 4000rpm, ela está funcionando normalmente. Aí você vai ter que colocar ela direto na fonte e esquecer o conector SYS_FAN. E o fan você volta para o CPU_FAN.

 

Vê aí e posta o print para a gente ver se for possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Mas é possível encaixar o conector de 3 pin no slot de 4 e vice e versa? 

E caso  dê para fazer isso, vou ter que fazer amanhã, porque vou ter que desmontar o water cooler para conseguir trocar os fios, já  que, como eu tinha dito, o meu gabinete é meio pequeno e tive  que deixar tudo bem compacto para caber. O SYS_FAN está praticamente debaixo do fan, só da para tirar caso eu retire o water cooler antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar sim, é universal. Só preste atenção no encaixe do conector (que também é uiniversal). Um pino vai ficar de fora.

 

Mas não precisa desmontar o water cooler. Apenas puxe o conector. Supersimples. Mas precisa puxar o cabo pelo conector. Não puxe pelo fio porque o encaixe vai quebrar e vir junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa E tanto faz qual dos pinos vai ficar de fora? Não importa qual dos lados?

 

E retirar não é problema, o problema é conseguir colocar o cabo no espaço. Nem um dedo cabe no espacinho, talvez com alguma ferramenta,  tenho que ver aqui se tem algum jeito.

Aqui como fica complicado de colocar o outro cabo sem retirar o cooler https://gyazo.com/477dea5d1cf5d5700cd0eea8f65eaa9a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, guimattar disse:

@Contiusa E tanto faz qual dos pinos vai ficar de fora? Não importa qual dos lados?

 

O conector só encaixa de uma forma. Não tem como colocar errado. 

 

Mini-Kaze-Cable.jpg

 

Essas duas chanfras só podem encaixar de uma forma no conector. Se fizer com calma, não tem erro. Se não estiver vendo direito, pare, olhe o conector, olhe o encaixe, veja a orientação e tente de novo. Até encaixar direito. Só não force de qualquer maneira que você acaba quebrando o encaixe.

 

Quando ao espaço pequeno, pelas fotos é fácil separar os cabos. Para tirar e recolocar os cabos, você pode usar um alicate daqueles de bico meia cana. Ele vai alcançar os conectores com facilidade.

 

Alicate-Bico-Meia-Cana-Reto-Isolado-260x

 

É só fazer com cuidado. Se não tiver, veja com os porteiros ou com os vizinhos. É uma ferramenta relativamente comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sim, justamente por isso que eu perguntei, tem um conector com as chanfras maiores  para encaixar os  4 pinos, não sei se o conector maior iria  caber no da chanfra de 3 pinos.  Ainda não testei, mas vou tentar ver com um fan velho que   eu  tenho aqui sobrando para  checar se ele (de 3 pinos) encaixa no conector de 4.

 

Alicate assim  eu não sei se tenho,  vou dar uma  procurada em casa  amanhã, mas  qualquer coisa  eu tento com uma pinça  que tenho aqui. Aí te envio a foto  do HWMonitor  após essa modificação.

Ah, é melhor fazer isso  e depois ligar o PC ou fazer isso com o PC ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar melhor com o micro desligado. Pode até tirar da tomada e tocar no gabinete de vez em quando para descarregar a estática. Mas hoje em dia estática não é problema. É só por precaução, até porque você pode estar usando ferramentas. Só vá com calma para não deixar cair nenum alicate na placa-mãe, pois pode danificar os trilhos da placa.

 

Sobre o conector, essa chanfra é universal. O de 4 pinos encaixa no meio, o de 3 pinos encaixa de um dos lados, com um pino de fora. É só seguir a orientação da chanfra.

 

Depois posta amanhã o print do HWmonitor. Se estiver tudo legal, você pode ligar a bomba na fonte e não se preocupar mais com isso. Se estiver ainda baixo, você vai ter que abrir um RMA com a Corsair, pois ele veio com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa eu troquei os cabos do jeito que você falou para  fazer e o resultado foi esse no HWMonitor 

https://gyazo.com/d43141c9f476140ee4b9377297e79f37

Esse FANIN2 subiu dos 900 RPM que estava  antes  para 4200 RPM. Ainda não cheguei a  rodar um jogo para testar as temperaturas, mas no momento, sem rodar  nenhum jogo as temperaturas estão lá pelos 40 graus (diminuiu em relação a anteriormente, mas não sei se isto ainda está alto para um computador que não está rodando coisa alguma.

 

Por outro lado, esse FANIN1 travou em 800RPM, ficando diferente de antes (que estava  bem estranho)

Aqui está o comparativo antes e depois  para você poder checar, se tudo estiver ok, eu vou e testo em um jogo. 

antes ----> https://gyazo.com/f475acf0b576aafd93c410053e611f61

depois ----> https://gyazo.com/d43141c9f476140ee4b9377297e79f37

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar estranho. Tem certeza que o cabo que está a 800-900rpm é a bomba? Porque 4200rpm costuma ser a rotação da bomba.Você deve estar confundindo os cabos, porque eles saem mais ou menos do mesmo lugar (o radiador).

 

Para saber ao certo, desaparafuse o fan do H45 e veja onde o cabo está plugado -- se é no CPU_FAN ou no SYS_FAN. Pode fazer até com o micro ligado. Só não puxe o cabo. Pode deixar ele rodando.

 

Mas tem que ler o que está escrito no conector. Costuma vir escrito CPU_FAN ou SYS_FAN. Se não souber ver ou não tiver nada, tire uma foto dos dois conectores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guimattar bom, então é isso aí mesmo. Entre em contato com o RMA, explique essas leituras baixas que você está tendo, que são iguais tanto no SYS_FAN como no CPU_FAN, diga o modelo da placa-mãe e peça para fazer a troca. Pode ser que a placa-mãe da Dell não esteja lendo a rotação da bomba direito, mas está estranho de qualquer forma.

 

Você vai gastar 20 reais de PAC para enviar o water cooler, mas a chance é de você receber um novo. Eles podem dizer lá que a rotação está normal e devolver o mesmo water cooler, mas aí você tem que conferir na placa-mãe de outra pessoa para realmente confirmar que está direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...