Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isolamento de transientes. Sugestões, incluindo isolamento galvânico (trafo)


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, bom dia.

 

Estou tendo uns probleminhas com meu PC, de transientes em alta frequência em determinados momentos, no sistema de som. Ele afeta, primeiramente o 3x1, mas depois todas as saídas de áudio estão "irradiando" o dito ruído. A exeção é o sub, mas creio que pelo fato de ele estar configurado para passa baixo.

 

O Ambiente: 

Para facilitar - Tomada A

- Filtro de linha

  No filtro de linha estão alguns equipamentos dentre os quais o receptor da NET, uma TV Tubo, e um receiver phillips AH621

 

No phillips AH 621 existe

- uma fonte Troni AT (não ATX) de 250W reais (bah, que informação relevante....)  que é claro, não segura muito, mas toca o corzus até certo
  volume. Essa fonte eu ganhei numa aposta, e tá servindo bem ao propósito dela, e AT pra mim é boa porque eu posso desligar ela quando estudo
  à noite

- Dois trafos, em paralelo, de 12V/3A, com 21k micro farad de capacitor, que alimenta o Tojo EQ900

 

 

Tomada B - noutro lado do quarto.

- Existe um QGD que eu fiz, com algumas tomadas e interruptores, e que em fase e neutro, tem bobinas de ferrite. Não existe, ainda, capacitor AC ali,
  visto que eu não sei qual a capacitância recomendada, e os que eu tinha sumiram na mudança.

 

- No QGD

  - dentre outros, está ligado o pc, que tem uma fonte Corsair VX750W

  - estabilizadores para as impressoras, que permanecem desligados

  - fonte da TV, que é uma LED de 32 polegadas

  - um trafo de 12V/2A com 15k microfarad de filtro, que alimenta as duas caixinhas boston

  - Um dockstation para HDs

 

Apesar de relativamente novo, esse apartamento não tem aterramento. 

 

Problema:

O que ocorre é que quando estou ouvindo música, com o sistema ligado em todo, cerca de uma hora depois eu tenho um ruído, em alta frequencia (linha das cornetas... que eu não tenho, mas a guisa de comparação), tipo um bzzzzz.

 

Eu entendo que seja saturação de algum componente, porque o ruído some depois de algum tempo. Eu liguei o sistema no notebook, ele fica menos "alto", mas ainda assim, depois de algum tempo ele se faz presente.

 

Em que já pensei:

  • Criar algum aterramento entre os cabos p2, que "integram" a gambiarra o sistema, mas não sei onde aterrar, visto que não tem;
  • Inverter a flecha na tomada, quando isso ocorre. Não adiantou;
  • Passar em volta dos cabos um fio fino, e aterrar ele entre "os envolvidos", qual seja, entre o 3x1 e o pc. Meu receio é alguma DDP entre eles, visto que são 3 metros de fio, e as tomadas estão separadas por 2,5mts (parede a parede)
  • Por capacitores na fase e no neutro dos "envolvidos". Mas como disse acima, eu desconheço a capacitância envolvida, e não tenho como simular. Vou continuar procurando as fontes de impressora que tenho, para ter uma ideia.
  • Montar um trafo 1:1 (sem elevação ou rebaixamento de tensão), com 2 bobinas, para isolação galvânica. Pensei num de 400VA para o PC (só para o PC), e outro de 300VA para o 3x1. Já cotei, mas é salgado o preço. 

 

Segue o esquema, desconsiderar o notebook e considerar o PC.

 

ACER - 3x1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você precisa saber de onde vem o ruído. Pode ser interno: seu próprio som entrando em parafuso criando oscilação devido à velheira (tipo nóis mesmo). Pode ser externo - algo do seu lar mesmo; muito externo - algo do seu vizinho;  muitíssimo externo - torre de celular, radio amador e afins; ou até mesmo muitíssimo muito externo - do infinito e além. E também pode onde entra - pelo ar rf ou pelos fios da rede mesmo. Tenta gravar o áudio com o tal ruído e publique. Talvez alguém entre nós tenha bom ouvido e te orienta melhor.

 

59 minutos atrás, ilkyest disse:

Passar em volta dos cabos um fio fino, e aterrar ele entre "os envolvidos"

papel alumínio é uma opção. Considere tambem filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser externo - algo do seu lar mesmo;

- Desconfio, embora remotamente. Talvez algum transiente que navegue pelos equipamentos da NET.

 

muito externo - algo do seu vizinho;  muitíssimo externo - torre de celular, radio amador e afins; ou até mesmo muitíssimo muito externo - do infinito e além.

- Não... não tem torres de celular por perto. 

 

E também pode onde entra - pelo ar rf ou pelos fios da rede mesmo.

- Aqui eu desconfio.... muito fortemente.

 

Citação

papel alumínio é uma opção. Considere tambem filtro de linha

mas eu não teria de aterrar ele @Isadora Ferraz? Filtro de linha... nos equipamentos, isso? num eu tenho, noutro as tais bobinas de ferrite, no qgd, visto aqui

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei nada dessa parte, por isso to dando fontes da wikipedia lol, da gringa, não achei Br. Tem umas soluções no segundo link inclusive trafo 1:1.

https://en.wikipedia.org/wiki/Mains_hum

https://en.wikipedia.org/wiki/Ground_loop_(electricity)

 

Pode ser como também falou a Isadora... na meu* telefone* por um tempo tocava música... Era uma estação popular dando esse problema, mas meus equipamentos não foram afetados, acho que devido ao aterramento ou coisa do tipo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
51 minutos atrás, ilkyest disse:

não tem torres de celular por perto

mas deve ter roteadores, microondas, ou qualquer coisa do gênero

 

54 minutos atrás, ilkyest disse:

mas eu não teria de aterrar ele

sim é bom mas pode fazer o teste sem aterrar mesmo.

 

56 minutos atrás, ilkyest disse:

Desconfio, embora remotamente. Talvez algum transiente

Vá desligando os equipamentos 1 a 1 caso consiga ficar desconectado pelo tempo de teste.

 

56 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

falou a Isadora... na meu* telefone* por um tempo tocava música... Era uma estação popular

você pode não acreditar mas há algum tempo atrás eu ouvia algum locutor e música eventual. Agora é que não vai acreditar mesmo: de manhazinha, entre fim da madrugada e nascer do sol, meio que antes de despertar totalmente, num estado meio zen,  direto na mente. Musica e fala indecifráveis mas pareciam fazer sentido. Mensagens do além às quais não dei bola e perderam o interesse em me transmitir...talvez...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei agora que dependendo da configuração (remota) dada pela Oi esse ruido sumia... mas minha internet ficava limitada, se eles "aumentassem" o sinal minha internet vinha normal, porém com o ruido de rádio... de uns tempos para cá minha net está normal e sem ruido de rádio, mas isso depois de muitos concertos (e também consertos hehehehe)* na linha (a internet caia ou ficava limitada). Ou talvez seja que a rádio mudou frequência ou parou de funcionar... quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de se saber demais é que procuramos soluções sofisticadas e esquecemos as mais simples. Isso tá com cara de mau contato. Inicie a verificação no quadro de luz da sua residência, fazendo reaperto geral dos terminais dos disjuntores. Feito isso, no aposento onde está o som, verifique se a femea da tomada está apertando bem o macho ou se já está laceada. Em alguns modelos dá para desmontar e restaurar a pressão. Repita o procedimento nos benjamins, réguas dos filtros de linha e o que mais aparecer no caminho da alimentação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest Bom dia

 

Cara estou com esse mesmo problema no meu sistema de som do meu quarto, as vezes faz um ruido chato e as vezes não (faz um pouco mais não incomoda muito).

E eu acho que o problema das fontes AT que eu uso para alimentar meu amplificador umas corzus 3100 que alimenta duas caixas de som com triaxial de 6" bravox e um sub de 12" da Nar Audio.

 

Att EJF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardo S Ferreira  olha... agora que tu falou... eu não lembro muito bem se ontem a esposa não estava tomando banho. Fato é que é só no 3x1. E aumenta conforme aumenta o volume. Apenas no 3x1 mesmo. 

 

Eu consegui gravar o ruído e posto-lhes à noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...