Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual A Diferenca Entre Memoria Dimm E Ddr?


Dhun

Posts recomendados

Dimm os dois são, pois dimm é o tipo de slot que a memória usa (estou certo, né?)... o que você quer saber é o que é SDR SDRAM e DDR SDRAM...

:joia:

A memória DDR trabalha com dois pulsos de clock (DDR - Double Data Rate), sendo duas vezs mais rápida que a memória SDR (Single Data Rate - que trabalha com um pulso de clock apenas).... :D

As duas memórias tb são incompatíveis, já que a SDR não entra no slot DDR DIMM, e vice versa... também tem o detalhe que você nunca pode usar os dois tipos de memoria ao mesmo tempo...

espero ter ajudado...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dimm os dois são, pois dimm é o tipo de slot que a memória usa (estou certo, ?)... o que você quer saber é o que é SDR SDRAM e DDR SDRAM...

A memória DDR trabalha com dois pulsos de clock (DDR - Double Data Rate), sendo duas vezs mais rápida que a memória SDR (Single Data Rate - que trabalha com um pulso de clock apenas)....

As duas memórias tb são incompatíveis, já que a SDR não entra no slot DDR DIMM, e vice versa... também tem o detalhe que você nunca pode usar os dois tipos de memoria ao mesmo tempo...

espero ter ajudado...

falou!

isso ker dizer q sdr é diferente de sdram ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beçeza.agora entendi.mas minha duvida neste momento é cruel.

tenho uma placa-mãe fastfame off que so pega memoria pc-133.tenho 256,mas quero aumentar a velocidade do pc.processador athlon xp 1700+.eu apenas compro mais memoria pc133 e fico com 512 ou pego memoria ddr.so que terei que comprar uma nova placa-mãe (pode ser a asus a7n8x)que pegue ddr.mas o custo aumenta e so poderei pegar ddr 256 mb.entonssi:ddr 256 ou pc133 512?gastar mais para ter dddr256?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vladimirteles@26 ago 2004, 20:11

Dim é o tipo da memoria, sdram ou ddr, é a tecnologia.

Memoria dim sdram

Memoria dim ddr

A memoria tipo dim de tecnologia sdram le 64 bits num pulso de clok

A memoria tipo dim de tecnologia ddr esta le 128 bits num pulso de clok

(DDR - Double Data Rate)

T+

Não é bem assim.

A memória DDR passa a ser acessada a 128 bits, somente quando está em Dual Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Estou com a mesma dúvida, será que eu compro mais memória SDR para minha placa mãe Gigabyte GA-8Idml ou será que eu compro uma nova placa mãe e coloco menos memória DDR? Porque eu não posso gastar muito...e minha placa mãe até que aguenta fazer o que se propõe a fazer, isto é, memória SDR e tal. Será que seria vantagem trocar de placa e comprar pouca memória DDR?

Afinal, 512 SDR SDRAM é ou não mais potente que 256 DDR? Tipo, foi falado que a velocidade é uma coisa e tamanho é outro, mas qual é melhor ter? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Estou com a mesma dúvida, será que eu compro mais memória SDR para minha placa mãe Gigabyte GA-8Idml ou será que eu compro uma nova placa mãe e coloco menos memória DDR? Porque eu não posso gastar muito...e minha placa mãe até que aguenta fazer o que se propõe a fazer, isto é, memória SDR e tal. Será que seria vantagem trocar de placa e comprar pouca memória DDR?

Afinal, 512 SDR SDRAM é ou não mais potente que 256 DDR? Tipo, foi falado que a velocidade é uma coisa e tamanho é outro, mas qual é melhor ter? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por garibac@26 ago 2004, 22:00

beçeza.agora entendi.mas minha duvida neste momento é cruel.

tenho uma placa-mãe fastfame off que so pega memoria pc-133.tenho 256,mas quero aumentar a velocidade do pc.processador athlon xp 1700+.eu apenas compro mais memoria pc133 e fico com 512 ou pego memoria ddr.so que terei que comprar uma nova placa-mãe (pode ser a asus a7n8x)que pegue ddr.mas o custo aumenta e so poderei pegar ddr 256 mb.entonssi:ddr 256 ou pc133 512?gastar mais para ter dddr256?

Sua placa é muito antiga.

Usando a memória DDR você teria um aumento de desempenho.

Se você tem condições de trocar de placa mãe, é uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori+27 ago 2004, 08:24QUOTE (Gregori @ 27 ago 2004, 08:24) Vladimirteles@26 ago 2004, 20:11

Dim é o tipo da memoria, sdram ou ddr, é a tecnologia.

Memoria dim sdram

Memoria dim ddr

A memoria tipo dim de tecnologia sdram le 64 bits num pulso de clok

A memoria tipo dim de tecnologia ddr esta le 128 bits num pulso de clok

(DDR - Double Data Rate)

T+

Não é bem assim.

A memória DDR passa a ser acessada a 128 bits, somente quando está em Dual Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vladimirteles+30 ago 2004, 12:31QUOTE (Vladimirteles @ 30 ago 2004, 12:31)
Postado Originalmente por Gregori@27 ago 2004, 08:24

Vladimirteles@26 ago 2004, 20:11

Dim é o tipo da memoria, sdram ou ddr, é a tecnologia.

Memoria dim sdram

Memoria dim ddr

A memoria tipo dim de tecnologia sdram le 64 bits num pulso de clok

A memoria tipo dim de tecnologia ddr esta le 128 bits num pulso de clok

(DDR - Double Data Rate)

T+

Não é bem assim.

A memória DDR passa a ser acessada a 128 bits, somente quando está em Dual Channel.

Olá colega beleza?

Eu não estou discordando do amigo,gosto muito de aprender sobre tecnologia de memoria:

as memorias SDRAM leem 64 bits na subida do clok...

um clok so se inicia quando termina o outro certo?

as DDR leem 64 bits na subida e 64 bits na decida do clok seria isto?

por isso eu pensei que elas leem 128 bits.

desculpe minha falta de conhecimento.

Gostaria q o colega pudece explicar melhor...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por berio+30 ago 2004, 13:07QUOTE (berio @ 30 ago 2004, 13:07)
Postado Originalmente por Vladimirteles@30 ago 2004, 12:31

Postado Originalmente por Gregori@27 ago 2004, 08:24

Vladimirteles@26 ago 2004, 20:11

Dim é o tipo da memoria, sdram ou ddr, é a tecnologia.

Memoria dim sdram

Memoria dim ddr

A memoria tipo dim de tecnologia sdram le 64 bits num pulso de clok

A memoria tipo dim de tecnologia ddr esta le 128 bits num pulso de clok

(DDR - Double Data Rate)

T+

Não é bem assim.

A memória DDR passa a ser acessada a 128 bits, somente quando está em Dual Channel.

Olá colega beleza?

Eu não estou discordando do amigo,gosto muito de aprender sobre tecnologia de memoria:

as memorias SDRAM leem 64 bits na subida do clok...

um clok so se inicia quando termina o outro certo?

as DDR leem 64 bits na subida e 64 bits na decida do clok seria isto?

por isso eu pensei que elas leem 128 bits.

desculpe minha falta de conhecimento.

Gostaria q o colega pudece explicar melhor...

Abraços...

Amigão, não dizemos que é 128 bits nesse caso porque apenas 64 linhas de endereço são acessadas ao mesmo tempo. Quando se usa o esquema dual channel, o que se faz é acessar as 64 linhas de endereçamento de dois módulos simultaneamente, e por isso se diz que é 128 bits. Pense como se você colocasse os pentes enfileirados e não em paralelo, e pense naqueles contatos todos como se fossem um monte de dutos em que flui dados. Abstraiu? Eles poderiam fluir duas vezes mais rápido agora! Infelizmente na prática a velocidade não dobra, mas aumenta em média 20%, e isso é bastante.

Você está certo quanto ao esquema DDR. Um acesso na transição positiva e outra na transição negativa, a grosso modo. Claro, estamos falando de eletrônica digital, de onda quadrada (e há ainda o esquema QDR em que 4 acessos são feitos por pulso), do teorema de Nyquist, enfim de muitos conceitos aí embutidos. Por isso, apesar de parecer bem simples, não é, mas podemos simplificar assim, ou passaremos alguns meses aqui estudando microeletrônica!

Qualquer coisa pode perguntar!

Se houver alguma coisa a me corrigir ou complementar fiquem a vontade!

Roberio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto SDRam quanto DDRam trabalham em 64 Bits, a diferença esta no trafego onde a SDR apenas trabalha com 1 dado na subida do clock, a DDR trabalha com 1 dado na subida e 1 dado na descida... Quando colocamos memorias DDR em canal duplo, esses 64 bits estarão sendo acessados simultaneamente, por isso dizemos 128 Bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória DDR tem o dobro do desempenho da memória SDRAM quando operam sob um mesmo clock. Mas isso não significa que o seu micro passará a ter o dobro do desempenho! Esse ganho no desempenho só será sentido em programas que acessem muito a memória RAM, basicamente jogos 3D. Em aplicações do dia-a-dia realmente a diferença de desempenho é pouca.

As memórias DDR-SDRAM (Double Data Rate Synchronous Dynamic Random Access Memory) são memórias SDRAM que em vez de transferirem um dado por pulso de clock, como é o usual, transferem dois dados por pulso de clock. Com isso, elas conseguem obter um desempenho que é o dobro do desempenho das memórias SDRAM tradicionais operando a um mesmo clock. Existem disponíveis em larga escala dois tipos básicos de memória DDR-SDRAM: DDR200, que opera a 100 MHz mas possui desempenho como se estivesse operando a 200 MHz, daí o seu nome, e DDR266, que opera a 133 MHz mas possui desempenho como se estivesse operando a 266 MHz. Existem outros tipos que são as memórias DDR333, que opera a 166 MHz mas possui desempenho como se estivesse operando a 333 MHz. E também as memória DDR 400 que opera a 200mhz, os módulos que usam memórias DDR-SDRAM são chamados DDR-DIMM e são classificados de acordo com o tipo de memória DDR-SDRAM que utilizam: PC1600 (memórias DDR200), PC2100 (memórias DDR266), PC2700 (memórias DDR333) e PC3200 (Memórias DDR400). Essa classificação diz respeito à taxa de transferência máxima que a memória é capaz de atingir, respectivamente 1.600 MB/s, 2.100 MB/s, 2.700 MB/s e 3200 MB/s. Note que o fato de a memória DDR-SDRAM possuir o dobro do desempenho da memória SDRAM não significa que um micro equipado com memória DDR-SDRAM terá o dobro do desempenho de um micro com mesma configuração usando memórias SDRAM tradicionais, já que a tecnologia de memória RAM utilizada é somente um dos fatores que influenciam no desempenho geral da máquina.

Tipo de Memória Velocidade Largura de banda

SDRAM PC-100 100 MHz 800 MBps

SDRAM PC-133 133 MHz 1.1 MBps

DDR SDRAM PC-1600 200 MHz 1.6 MBps

DDR SDRAM PC-2100 266 MHz 2.1 MBps

DDR SDRAM PC-2400 300 MHz 2.4 MBps

DDR SDRAM PC-2700 333 MHz 2.7 MBps

DDR SDRAM PC-3000 370 MHz 3.0 MBps

DDR SDRAM PC-3200 400 MHz 3.2 MBps

Aí pessoal se o texto estiver algum erro por favor me corrija...Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Geovannymazzini@07 set 2004, 08:46

Tipo de Memória Velocidade Largura de banda

SDRAM PC-100 100 MHz 800 MBps

SDRAM PC-133 133 MHz 1.1 MBps

DDR SDRAM PC-1600 200 MHz 1.6 MBps

DDR SDRAM PC-2100 266 MHz 2.1 MBps

DDR SDRAM PC-2400 300 MHz 2.4 MBps

DDR SDRAM PC-2700 333 MHz 2.7 MBps

DDR SDRAM PC-3000 370 MHz 3.0 MBps

DDR SDRAM PC-3200 400 MHz 3.2 MBps

Aí pessoal se o texto estiver algum erro por favor me corrija...Obrigado!!!

PC3000 eu nunca vi, existe mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Geovannymazzini@07 set 2004, 08:46

A memória DDR tem o dobro do desempenho da memória SDRAM quando operam sob um mesmo clock. Mas isso não significa que o seu micro passará a ter o dobro do desempenho! Esse ganho no desempenho só será sentido em programas que acessem muito a memória RAM, basicamente jogos 3D. Em aplicações do dia-a-dia realmente a diferença de desempenho é pouca.

As memórias DDR-SDRAM (Double Data Rate Synchronous Dynamic Random Access Memory) são memórias SDRAM que em vez de transferirem um dado por pulso de clock, como é o usual, transferem dois dados por pulso de clock. Com isso, elas conseguem obter um desempenho que é o dobro do desempenho das memórias SDRAM tradicionais operando a um mesmo clock. Existem disponíveis em larga escala dois tipos básicos de memória DDR-SDRAM: DDR200, que opera a 100 MHz mas possui desempenho como se estivesse operando a 200 MHz, daí o seu nome, e DDR266, que opera a 133 MHz mas possui desempenho como se estivesse operando a 266 MHz. Existem outros tipos que são as memórias DDR333, que opera a 166 MHz mas possui desempenho como se estivesse operando a 333 MHz. E também as memória DDR 400 que opera a 200mhz, os módulos que usam memórias DDR-SDRAM são chamados DDR-DIMM e são classificados de acordo com o tipo de memória DDR-SDRAM que utilizam: PC1600 (memórias DDR200), PC2100 (memórias DDR266), PC2700 (memórias DDR333) e PC3200 (Memórias DDR400). Essa classificação diz respeito à taxa de transferência máxima que a memória é capaz de atingir, respectivamente 1.600 MB/s, 2.100 MB/s, 2.700 MB/s e 3200 MB/s. Note que o fato de a memória DDR-SDRAM possuir o dobro do desempenho da memória SDRAM não significa que um micro equipado com memória DDR-SDRAM terá o dobro do desempenho de um micro com mesma configuração usando memórias SDRAM tradicionais, já que a tecnologia de memória RAM utilizada é somente um dos fatores que influenciam no desempenho geral da máquina.

Tipo de Memória Velocidade Largura de banda

SDRAM PC-100 100 MHz 800 MBps

SDRAM PC-133 133 MHz 1.1 MBps

DDR SDRAM PC-1600 200 MHz 1.6 MBps

DDR SDRAM PC-2100 266 MHz 2.1 MBps

DDR SDRAM PC-2400 300 MHz 2.4 MBps

DDR SDRAM PC-2700 333 MHz 2.7 MBps

DDR SDRAM PC-3000 370 MHz 3.0 MBps

DDR SDRAM PC-3200 400 MHz 3.2 MBps

Aí pessoal se o texto estiver algum erro por favor me corrija...Obrigado!!!

PC 3000 eu também nunca ví sera q existe??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Abrhaão@10 set 2004, 15:55

Posso tranquilamente pôr um pente d 128MB DDR e outro 256 tb DDR na placa. Alguma possibilidade de incompatibilidade ?? Desse modo não há Dual Channel, certo? Mas há algum problema nisso?? :help::help::help:

Minha placa é ASRock ... tem dois slots DDR e dois SDRAM.

Pode sim.

Hoje em dia é difícil dar incompatibilidade entre as memórias.

Só há Dual Channel quando a placa-mãe suporta isso. Mesmo que você coloque dois pentes DDR idênticos numa placa que não suporte o Dual Channel, elas serão acessadas a 64bits, ou seja, Single Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...