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Rede Doméstica - Instabilidade intermitente


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Olá, pessoal bom dia!

Andei pesquisando sobre o assunto, mas a cada post o nó de dúvidas não se resolvia.

 

Possuo um rede doméstica para diversos dispositivos: notebook, celulares, tablets, hub de câmeras de segurança, etc...

Parte está via wireless e parte cabeada.

Com a necessidade de dar cobertura a toda a casa, foi implantado um repetidor Multilaser 300Mbps em AP.

Está configurado da seguinte forma:

Internet NET 60Mb > modem Cisco DPC3928S em bridge > roteador TP-Link TL-WR2543ND 450Mbps, com DHCP pra 30 IPs, ligados a um estabilizador de tensão em rede elétrica. Como o repetidor wireless estava encontrando problemas via Wi-Fi, foi optado por configurar em AP por cabeamento. De uma das portas LAN do roteador, seguia um cabo normal RJ45 para o Hub de câmera. A extremidade passou a alimentar um switch Tp-link Tl-sf1005d de 5 portas de onde saem dois cabos normais RJ45: para o Hub e para o repetidor Multilaser. Estes três não estão ligados a estabilizador em rede elétrica. 

Sim! A energia costuma oscilar bem aqui em Atibaia-SP.

 

Tudo tem funcionado bem, embora, com certa frequência, tanto a rede do Multilaser quanto o Hub percam conexão. O que chama a atenção é que basta desconectar o cabo da porta LAN por alguns segundos - conectando ou não na mesma porta - o problema se resolve.

Isso seria alguma falha de configuração?

Insuficiência de hardware?

Haveria a necessidade de cabo cross-over em algum ponto?

Ou só instabilidade elétrica  causando transtornos?

 

Desde já agradeço a atenção e o suporte!

 

 

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- Grande probabilidade do Equipamento Roteador TP-LINK não estar aguentando toda a Carga que está sendo exigida do mesmo...

- E ou seja Processamento... E ae ele começa a engasgar...

- Roteadores Domésticos geralmente aguentam de 10 a 20 Conexões no máximo, isso quando aguentam...

- No seu caso seria mais para utilização de um Roteador Profissional...

  • Obrigado 1
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Realmente... não tinha pensado no tráfico de dados...

As câmeras transmitem em FullHD e, na maior parte das vezes, estão dois celulares conectados na rede secundária usando streaming.

No tocante ao roteador profissional, quais as opções mais palatáveis aos usuários não PRO? Este Lynksus WRT1900ACS seria uma boa? Só é um pouco salgado :(

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O switch utilizado é um modelo gerenciável? Como foi feita a configuração do repetidor Multilaser? Se você remover ele da rede, o problema persiste?

 

Dependendo da configuração dos dois aparelhos que cito acima, talvez o problema seja lease de IP, neste caso respondendo minhas perguntas acima é possível tentar contornar o problema.

  • Obrigado 1
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36 minutos atrás, ciro-mota disse:

O switch utilizado é um modelo gerenciável? Como foi feita a configuração do repetidor Multilaser? Se você remover ele da rede, o problema persiste?

 

Dependendo da configuração dos dois aparelhos que cito acima, talvez o problema seja lease de IP, neste caso respondendo minhas perguntas acima é possível tentar contornar o problema.

Olá, Ciro! Boa tarde! 

O switch da TP-Link é esse 

http://www.tp-link.com.br/products/details/cat-4763_TL-SF1005D.html

Plus and Play e fácil... não requisita config... mas não sei se permite algum gerenciamento adicional...

Quanto ao Multilaser, foi configurado como Access Point sem DHCP.... recebe sinal cabeado originado de uma saída LAN e replica apenas com uma SSID diferente da principal.

Antes de fazer o cabeamento para o Multilaser, o HUB DVR das câmeras falhava raramente sua conexão...Mas não testei ainda sem o cabeamento para o Multilaser... às vezes pode ser o switch....

Vou fazer algumas atualizações de firmware e configurações no DVR, bem como testar suas sugestões antes de mais nada...

Posto os resultados em breve..

Mais uma vez, obrigado!

 

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Boa tarde.

 

Mesmo estando com DHCP Server desabilitado, confira se o Multilaser está com um IP em faixa diferente da atribuída pelo roteador principal, caso não, altere para uma faixa diferente.

 

Conforme o colega Naldo disse acima, este não é um roteador adequado para trabalhar com carga de uso.

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  • mês depois...

Olá, pessoal! Bom dia!

Realmente não teve jeito...

Fiz upgrade de tudo que pôde, estabilizei a energia, etc... parecia que ia resolver, mas logo a instabilidade voltava.

Dentro das opções que avaliei em termos de custo x benefício, foi adquirido o TP Link Talon AD7200.

Tudo ficou diferente!

Até o vídeo das câmeras ficou mais fluído... 

Instabilidade agora só mesmo do NET VIRTUA, mas isso é outra novela...

Mais uma vez, meus agradecimentos pelos suporte e atenção!

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- Eu tinha certeza absoluta que um Equipamento comum, dito como Doméstico dos mais simples não iria suportar de forma alguma o Tráfego... E que era preciso um Equipamento mais parrudo, capaz de aguentar um Tráfego mais intenso e com melhor nível de Processamento...

 

- Bom saber que o problema foi: Resolvido :thumbsup:

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