Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Step-up não funciona com bateria 18650


FabioMasc

Posts recomendados

1505947841471-532906360.thumb.jpg.e5330f06e7f180a4205862164a4197fa.jpg15059479735421832307164.thumb.jpg.6f0f34c1f9d72057c4e8efc7d30174a9.jpgBom dia pessoal 

 

@Bommu Perneta

 

Estou tentando usar 3 baterias 18650 4.2v 9800mAh em paralelo, usando os Chips tp4056 para recarrega-los e o step-up para subir a tensão entre 12v~15v

O problema é que nenhum dos dois tipos que tenho não mudou a tensão de saída, com certeza estou fazendo algo de errado... Mas o que será?

 

Na última foto, 5.25v é uma fonte de 5v 0,3a que também não alterou a tensão de saída.

 

Esses são os meus steps

 

https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32582625142.html?spm=a2g0n.orderList.0.0.70a08360Bbeb21&

 

https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32444470706.html?spm=a2g0n.orderList.0.0.70a08360KYdWuP

 

IMG_20170921_105141.jpg

IMG_20170921_105212.jpg

IMG_20170921_105828.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segundo mais robusto não vai funcionar com essa tensão ele funciona partir de 10V na entrada dele, você está fornecendo menos... você poderia colocar elas em série para fornecer a tensão. Mas ai você vai perder corrente dependendo da aplicação.

 

Já o menor que estamos discutindo desde do outro tópico é de 2V a 24V segundo um anuncio do mercado livre Ele é de 2A. Não to vendo razão para ele não funcionar na bateria... Se não tiver enganado é defeito... Mas espere por outro ou eu dar uma pesquisada maior ^^

adicionado 6 minutos depois

Olha aqui ele é bem demorado ... tem que ficar aparafusando por um bom tempo

 

adicionado 9 minutos depois

Nesse vídeo ai em cima... logo no início nas legendas "quando a saída do módulo não pode ser ajustado a saída da tensão é sempre igual a entrada de tensão" -tradução livre.

 

Então esse é teu caso ai... vai girando o parafuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bommu Perneta disse:

O segundo mais robusto não vai funcionar com essa tensão ele funciona partir de 10V na entrada dele, você está fornecendo menos... você poderia colocar elas em série para fornecer a tensão. Mas ai você vai perder corrente dependendo da aplicação.

 

Já o menor que estamos discutindo desde do outro tópico é de 2V a 24V segundo um anuncio do mercado livre Ele é de 2A. Não to vendo razão para ele não funcionar na bateria... Se não tiver enganado é defeito... Mas espere por outro ou eu dar uma pesquisada maior ^^

adicionado 6 minutos depois

Olha aqui ele é bem demorado ... tem que ficar aparafusando por um bom tempo

 

adicionado 9 minutos depois

Nesse vídeo ai em cima... logo no início nas legendas "quando a saída do módulo não pode ser ajustado a saída da tensão é sempre igual a entrada de tensão" -tradução livre.

 

Então esse é teu caso ai... vai girando o parafuso.

você é o cara @Bommu Perneta

 

Realmente, eu devia estar girando pro lado errado porque tive que girar bastante pra ele começar a mudar a tensão.

 

E mudou sim, agora deu certo.

Outra dúvida, agora sobre o capacitor, onde coloco o capacitor entre a bateria é o Step-up? E coloco ele ligado com a perna mais longa no positivo e a mais curta no negativo?

O capacitor que comprei é um 3300uf 35v.

 

 

 

IMG_20170921_132415.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado ao ligar baterias em paralelo, no caso de diferentes tensões em cada uma delas, uma bateria eventualmente pode carregar a outra. A situação piora no caso de existir um carregador na jogada (se vi corretamnete as baterias estão ligadas a um carregador também)... Sugere-se o uso de diodo antes de liga-las em paralelo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, FabioMasc disse:

E mudou sim, agora deu certo.

Outra dúvida, agora sobre o capacitor, onde coloco o capacitor entre a bateria é o Step-up? E coloco ele ligado com a perna mais longa no positivo e a mais curta no negativo?

O capacitor que comprei é um 3300uf 35v.

 

Que bom.

 

O step up já tem capacitor, não necessita para ele... mas para o circuito que você vai alimentar já é outra história ... Os capacitores já são marcados se eles tiverem eletrolítico a parte marcada é o negativo e do outro lado é o positivo. O positivo você lega no positivo e o negativo liga no negativo da saída do teu step up.

 

Mas tenho que saber como é teu circuito... dependendo nem precise de capacitor também na saída...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, diegosoares90 disse:

Cuidado ao ligar baterias em paralelo, no caso de diferentes tensões em cada uma delas, uma bateria eventualmente pode carregar a outra. A situação piora no caso de existir um carregador na jogada (se vi corretamnete as baterias estão ligadas a um carregador também)... Sugere-se o uso de diodo antes de liga-las em paralelo!

@diegosoares90 boa tarde

 

Sim, estou usando os Chips tp4056 carregadores para cada bateria e pelo chip fazendo a ligação em paralelo. Ele funcionou corretamente inclusive na hora de carregar. Realmente é necessário o diodo? Onde eu colocaria ele?

 

 

adicionado 4 minutos depois
2 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

 

Que bom.

 

O step up já tem capacitor, não necessita para ele... mas para o circuito que você vai alimentar já é outra história ... Os capacitores já são marcados se eles tiverem eletrolítico a parte marcada é o negativo e do outro lado é o positivo. O positivo você lega no positivo e o negativo liga no negativo da saída do teu step up.

 

Mas tenho que saber como é teu circuito... dependendo nem precise de capacitor também na saída...

Na saída do step-up vou alimentar uma placa USB, Bluetooth e o amplificador PAM8610. Não pretendo colocar sub, mesmo porque não tenho sub pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ta valendo a dica do amigo @diegosoares90 mas sem muita paranoia. Se você as coloca em paralelo e elas não explodem, você pode deixar assim pra sempre pois as V´s já se equalizaram naturalmente. Ou seja, procure não + separá-los. De fato tenho um power bank que usa 6 bats destas bats (porcarias) em paralelo.

 

Estou a ver caixas de som. Por acaso teu projeto é pra elas? 12V? Sério que uma bateria de nobreak não ficaria mais em conta? Bem .. pelo menos duraria mais.... bem mais.

 

Sobre o capacitor (zerado) o terminal maior é o +. De fato no corpitcho dele há indicação da polaridade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse amplificador pode consumir bastante até 12 V, 3A ... o Teu step up menor dá no máximo 2A... Então você não vai conseguir tirar o máximo dele, mas vai funcionar acredito eu... Dependendo do teu uso talvez seja necessário usar os outros step up para os outros... mas faça testes ai.

 

É... coloca o capacitor na saída para evitar quedas bruscas e ter um "sinal" mais limpo já que esse circuito ai está bem simples ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Ta valendo a dica do amigo @diegosoares90 mas sem muita paranoia. Se você as coloca em paralelo e elas não explodem, você pode deixar assim pra sempre pois as V´s já se equalizaram naturalmente. Ou seja, procure não + separá-los. De fato tenho um power bank que usa 6 bats destas bats (porcarias) em paralelo.

 

Estou a ver caixas de som. Por acaso teu projeto é pra elas? 12V? Sério que uma bateria de nobreak não ficaria mais em conta? Bem .. pelo menos duraria mais.... bem mais.

 

Sobre o capacitor (zerado) o terminal maior é o +. De fato no corpitcho dele há indicação da polaridade.

Oi @Isadora Ferraz, valeu pela dica...

Essas minhas baterias saíram bem em conta, e a finalidade é para caixa Bluetooth pequena... Pra 15v acho que está otimo, estou testando nessas caixinhas que estão na foto e ficou bacana... Acredito que nessa vai ficar bem mais ajustado.

 

Vai ser nessa caixinha mas com os falantes de cima.

 

 

1506016133743-603171081.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Suspeitei desde o princípio..

De quantos mAh elas são? Não , nem precisa responder. Se tiveram origem ml ou aliexpress existe uma boa chance da sua capacidade ser de 5 a 10x menor do que a que estiver impresso nela.

Mas mesmo assim...Bacana mano!. Com estas baterias você deve poder escutar muitos minutos - talvez mais de 10 - de som mas se não for muito alto ok? Detesto som alto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...