Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rx 550 não funciona em windows 8?


Posts recomendados

Eu tenho windows 8.1 e coloquei a placa rx 500, porém quando vou olhar nas configs do pc pra ver o nome da placa só aparece ''adaptador de video basico da microsoft'' e o jogo Rust e Minecraft crasham sempre que tento abrir, o LOL abre porém fica em 10 fps. o que tenho que fazer? atualizar os drivers? se sim no site diz q é pra windows 7 e 10, não tem nada falando do windows 8 e também não coloquei o cd da placa do meu pc porque ele n tem como colocar cds. o que eu faço?? quero jogar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 21/09/2017 às 14:28, Kleber Peters disse:

Tem que fazer a instalação do driver da placa para poder operar plenamente.

 

Pode utilizar o driver do Windows 7.

@Kleber Peters

 

Em 21/09/2017 às 16:46, Diego Secco disse:

Vale lembrar que a AMD deixou de suportar o Windows 8.1, conforme noticiado aqui, ficando o suporte apenas para Windows 10 e 7.

@Diego Secco

 

Pessoal, esse tópico é antigo, mas não estou encontrando nenhuma informação a mais sobre isso...

Estou com o mesmo problema, windows 8.1 instalado, o driver Adrenalin da AMD tanto na versão windows 10 como windows 7 simplesmente não instala:

 

Spoiler

https://i.postimg.cc/3wDFHymC/Captura-de-Tela-1.png

 

No meu caso eu estou tendo vários problemas em um pc recém montado, por isso formatei para o windows 8.1. Minha placa é uma XFX RX 570 4GB.

 

Eu havia formatado com windows 10, mas suspeito que minha placa STI 010433 (que na verdade é uma ECS-H61H2-M2 V1.0, inclusive precisei atualizar a BIOS para funcionarem as peças seguindo esse tópico https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiMiojs2OHpAhWYGrkGHSYYDVgQFjAAegQIAxAB&url=https%3A%2F%2Fwww.clubedohardware.com.br%2Fforums%2Ftopic%2F1075486-tutorial-para-atualiza%25C3%25A7%25C3%25A3o-da-bios-das-placas-ecs-h61h2-m2-v10-e-v20%2F&usg=AOvVaw1V1isIDb0OBsGWbmsGm7ty) tem problemas de compatibilidade nos drivers usando windows 10. Decidi voltar para o 8.1 para tentar resolver o problema, já que no site da ECS não há drivers para windows 10, e windows 10 com drivers do 8 parecia não estar funcionando bem...

 

Tem algum driver um pouco mais antigo da AMD que eu consiga instalar no 8.1? Ou é possível eu "forçar" o programa a ser instalado de alguma forma?

Eu já tentei executar em modo de compatibilidade com windows 7, não instala. Tentei ir no "Solucionar problemas de compatibilidade", a mesma coisa.

Tentei o driver versão windows 10, não instala...

Utilizando o software de auto-detecção da AMD também não instala.

 

Essa é a segunda vez que formato, copio meus arquivos e instalo os drivers, vou precisar fazer tudo de novo? ¬¬'

E ainda ficar com um windows mais antigo ainda que é o 7...

Sacanagem da AMD isso, tem suporte até pra Linux nos drivers.

 

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

 

adicionado 39 minutos depois

Acho que consegui resolver meu problema.

Um gringo com o mesmo problema fez um vídeo no YouTube instalando o driver de forma "forçada". Ele disse estar usando a 5 meses sem erros o driver da AMD versão Adrenalin 2020 Edition 20.2.2 Recommended (WHQL) - versão windows 7.

 

No meu caso eu achei melhor arriscar o mesmo procedimento mas com o driver mais recente para windows 7 do site da AMD, que no dia de hoje é o Adrenalin 2020 Edition 20.4.2 Recommended (WHQL).

Pra facilitar pra quem estiver lendo vou escrever os passos aqui:

 

- Baixar o driver versão windows 7 (se quiser pegar o mesmo driver do vídeo só encontrei no site do Guru 3D: https://www.guru3d.com/files-details/amd-radeon-adrenalin-edition-20-2-2-driver-download.html);

- Executar o programa baixado (o primeiro programa somente baixa o driver, então ele vai executar normalmente no 8 - 8.1);

- Após executar, o programa da AMD terá extraído os arquivos em uma pasta (por padrão é C:\AMD\Win7-Radeon-Software-Adrenalin-ANO-Edition-VERSÃO-DATA. Dentro dessa pasta clique com o botão direito no executável "Setup" > Propriedades > Compatibilidade > Executar em modo de compatibilidade (marque a opção) > Windows 7 ) Aplicar > OK;

- Ainda na mesma pasta vá em Packages\Drivers\Display\W76A_INF;

- Você verá um arquivo .inf (possivelmente o nome iniciando com "C7"), clique com o botão direito e vá em "Instalar";

- Espere, pode demorar uns minutos (a tela deve apagar e ligar de novo)... em seguida vai estar na tela uma mensagem dizendo que foi instalado com sucesso (se der certo vai rsrs, mas aqui foi de boa). Aperto OK, feche tudo e reinicie o pc;

- Você está com o driver instalado, se quiser verificar baixe o GPU-Z e verifique se a versão é a mesma em "Driver Version".

 

Como ficou no meu GPU-Z:

 

Driver.png

 

Por segurança baixei o mesmo driver do vídeo como um "backup", assim caso eu tenha algum problema de compatibilidade com o driver mais atual mudo para esse mais antigo, já que segundo o nosso youtuber gringo funcionou com ele já por 5 meses sem erros xD

 

Não me responsabilizo pela instalação nem por nada, só estou compartilhando minha experiência.

Ainda preciso ir utilizando para verificar se terei algum problema com o driver atual, posso atualizar aqui depois de um tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 01/06/2020 às 19:56, FagundesRafael disse:

@Kleber Peters

 

@Diego Secco

 

Pessoal, esse tópico é antigo, mas não estou encontrando nenhuma informação a mais sobre isso...

Estou com o mesmo problema, windows 8.1 instalado, o driver Adrenalin da AMD tanto na versão windows 10 como windows 7 simplesmente não instala:

 

 

No meu caso eu estou tendo vários problemas em um pc recém montado, por isso formatei para o windows 8.1. Minha placa é uma XFX RX 570 4GB.

 

Eu havia formatado com windows 10, mas suspeito que minha placa STI 010433 (que na verdade é uma ECS-H61H2-M2 V1.0, inclusive precisei atualizar a BIOS para funcionarem as peças seguindo esse tópico https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiMiojs2OHpAhWYGrkGHSYYDVgQFjAAegQIAxAB&url=https%3A%2F%2Fwww.clubedohardware.com.br%2Fforums%2Ftopic%2F1075486-tutorial-para-atualiza%25C3%25A7%25C3%25A3o-da-bios-das-placas-ecs-h61h2-m2-v10-e-v20%2F&usg=AOvVaw1V1isIDb0OBsGWbmsGm7ty) tem problemas de compatibilidade nos drivers usando windows 10. Decidi voltar para o 8.1 para tentar resolver o problema, já que no site da ECS não há drivers para windows 10, e windows 10 com drivers do 8 parecia não estar funcionando bem...

 

Tem algum driver um pouco mais antigo da AMD que eu consiga instalar no 8.1? Ou é possível eu "forçar" o programa a ser instalado de alguma forma?

Eu já tentei executar em modo de compatibilidade com windows 7, não instala. Tentei ir no "Solucionar problemas de compatibilidade", a mesma coisa.

Tentei o driver versão windows 10, não instala...

Utilizando o software de auto-detecção da AMD também não instala.

 

Essa é a segunda vez que formato, copio meus arquivos e instalo os drivers, vou precisar fazer tudo de novo? ¬¬'

E ainda ficar com um windows mais antigo ainda que é o 7...

Sacanagem da AMD isso, tem suporte até pra Linux nos drivers.

 

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

 

adicionado 39 minutos depois

Acho que consegui resolver meu problema.

Um gringo com o mesmo problema fez um vídeo no YouTube instalando o driver de forma "forçada". Ele disse estar usando a 5 meses sem erros o driver da AMD versão Adrenalin 2020 Edition 20.2.2 Recommended (WHQL) - versão windows 7.

 

No meu caso eu achei melhor arriscar o mesmo procedimento mas com o driver mais recente para windows 7 do site da AMD, que no dia de hoje é o Adrenalin 2020 Edition 20.4.2 Recommended (WHQL).

Pra facilitar pra quem estiver lendo vou escrever os passos aqui:

 

- Baixar o driver versão windows 7 (se quiser pegar o mesmo driver do vídeo só encontrei no site do Guru 3D: https://www.guru3d.com/files-details/amd-radeon-adrenalin-edition-20-2-2-driver-download.html);

- Executar o programa baixado (o primeiro programa somente baixa o driver, então ele vai executar normalmente no 8 - 8.1);

- Após executar, o programa da AMD terá extraído os arquivos em uma pasta (por padrão é C:\AMD\Win7-Radeon-Software-Adrenalin-ANO-Edition-VERSÃO-DATA. Dentro dessa pasta clique com o botão direito no executável "Setup" > Propriedades > Compatibilidade > Executar em modo de compatibilidade (marque a opção) > Windows 7 ) Aplicar > OK;

- Ainda na mesma pasta vá em Packages\Drivers\Display\W76A_INF;

- Você verá um arquivo .inf (possivelmente o nome iniciando com "C7"), clique com o botão direito e vá em "Instalar";

- Espere, pode demorar uns minutos (a tela deve apagar e ligar de novo)... em seguida vai estar na tela uma mensagem dizendo que foi instalado com sucesso (se der certo vai rsrs, mas aqui foi de boa). Aperto OK, feche tudo e reinicie o pc;

- Você está com o driver instalado, se quiser verificar baixe o GPU-Z e verifique se a versão é a mesma em "Driver Version".

 

Como ficou no meu GPU-Z:

 

Driver.png

 

Por segurança baixei o mesmo driver do vídeo como um "backup", assim caso eu tenha algum problema de compatibilidade com o driver mais atual mudo para esse mais antigo, já que segundo o nosso youtuber gringo funcionou com ele já por 5 meses sem erros xD

 

Não me responsabilizo pela instalação nem por nada, só estou compartilhando minha experiência.

Ainda preciso ir utilizando para verificar se terei algum problema com o driver atual, posso atualizar aqui depois de um tempo.

 

Bom dia esse metodo funciona com qualquer placa de video no caso a minha é uma rx550 da afox

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alcimen acredito que funcione sim, mas pra confirmar só testando.

 

Seu CPU tem vídeo integrado? Só em caso de não funcionar e ficar com tela preta ou algo do tipo, porque aí poderia remover a placa e usar o vídeo do CPU só pra desinstalar o driver da GPU. O Driver Display Unistaller (DDU) remove o driver se precisar, depois é só colocar a placa novamente. Mas acredito que mesmo se o driver não funcionasse não chegaria a esse ponto de ficar sem vídeo e ter que fazer esse processo. DDU> https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Só deixa salvo também o instalador do driver de som da sua placa-mãe em caso de passar o DDU, aqui no meu pc eu usei o programa e ele removeu o driver de som mesmo tendo marcado para desinstalar apenas o vídeo.

Tendo essas coisas como backup acho que é bem tranquilo. Como disse, acho que não deve chegar a ter problema nesse sentido, aqui mesmo foi só instalar manualmente conforme o tutorial e ficou funcionando normal. Eu passei DDU só para atualizar o driver quando saiu um mais recente no site da AMD. Porque como fica sem o software da AMD eu achei melhor atualizar da maneira mais limpa possível, pra evitar problemas. Então no meu caso, assim que fui atualizar para o driver mais recente, primeiro passei DDU (removendo driver de vídeo e som), depois instalei o driver mais recente de acordo com o tutorial, por fim, reinstalei o driver de som que havia sido removido pelo DDU.

 

EDITADO: só para informação, estou atualmente com o driver Adrenalin 20.7.1 na minha XFX RX 570 de 4GB. Continuo usando o mesmo SO Windows 8.1 - 64 bits.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando cliquei para instalar deu erro n sei porque tu pode me ajudar? 

WIN8.1

placa-mãe Intel H61-MA5

4gb de ram

e a placa rx550 ela deu video e tudo até o gpu z reconheceu so que ele mostrou "adaptador basico da microsoft" e n sei o que fazer agr n sei se atualizo pro windows 10 ou se tento outra coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Alcimen disse:

quando cliquei para instalar deu erro n sei porque tu pode me ajudar? 

WIN8.1

placa-mãe Intel H61-MA5

4gb de ram

e a placa rx550 ela deu video e tudo até o gpu z reconheceu so que ele mostrou "adaptador basico da microsoft" e n sei o que fazer agr n sei se atualizo pro windows 10 ou se tento outra coisa.

 

Tenta seguir o vídeo pra ver se está fazendo certinho:

 

 

Os drivers da sua vão estar no site da AMD, nesse link:

 

https://www.amd.com/pt/support/graphics/radeon-500-series/radeon-rx-500-series/radeon-rx-550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, FagundesRafael disse:

 

Tenta seguir o vídeo pra ver se está fazendo certinho:

 

Os drivers da sua vão estar no site da AMD, nesse link:

 

https://www.amd.com/pt/support/graphics/radeon-500-series/radeon-rx-500-series/radeon-rx-550

É acho q vi o que eu fiz de errado tinha 2 aquivos que podiam ser instalados eu so vi um vou tentar agr 

adicionado 4 minutos depois
3 minutos atrás, Alcimen disse:

É acho q vi o que eu fiz de errado tinha 2 aquivos que podiam ser instalados eu so vi um vou tentar agr 

Ok vou tentar se der certo você é ***** manin 

adicionado 8 minutos depois

E tu consegue jogar com o mesmo desempenho que ela fica com os drivers no windows 10 ?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alcimen disse:

É acho q vi o que eu fiz de errado tinha 2 aquivos que podiam ser instalados eu so vi um vou tentar agr 

adicionado 4 minutos depois

Ok vou tentar se der certo você é ***** manin 

adicionado 8 minutos depois

E tu consegue jogar com o mesmo desempenho que ela fica com os drivers no windows 10 ?

 

 

Hahaha, quem salvou foi o gringo que fez o vídeo.

Me avisa se deu certo pra você.

O desempenho acredito que seja o mesmo sim, apesar de eu não ter usado a placa no windows 10 pra testar. Comparei meu desempenho no GTA V com alguns vídeos no YouTube, me parece estar normal. Eu tenho o desempenho que se espera de uma RX 570, pelo menos é o que sinto.

A única coisa que me incomoda na minha placa é a temperatura. Como comprei usada ela veio sem o backplate (que ajuda a dissipar calor por ser de metal e ficar junto ao pcb da placa), com uma pasta térmica ruim e pouca pasta aplicada. Estou esperando chegar uma outra pasta térmica e uns thermal pads, aí acredito que resolva o problema. Por enquanto estou resolvendo com ajustes no MSI Afterburner. Mas não tem nada a ver com os drivers no meu caso, o desempenho está normal também.

 

Esse é o desempenho da minha placa no GTA V offline e online:

 

 

Não gravei teste em sessão lotada de gente porque o desempenho cai um pouco devido ao meu i5-3470, que é um 4/4 a 3.2 GHz. Como a ideia era comparar o desempenho da placa, tentei simular uma situação onde o CPU não caparia o desempenho. Eu jogo com vsync ligado e travado em 60 quadros, por isso não passa de 60 em nenhum momento, mas os vídeos que peguei pra comparar também estavam assim. Nestes 2 vídeos nem a config do jogo está exatamente a mesma, dificilmente vai estar a mesma em algum vídeo, porque o GTA V não tem preset. Mas pra dar uma analisada por cima acho que já serve.

Eis os 2 vídeos de outras pessoas que encontrei no YT:

 

 

Apesar de não ser a mesma config, dá pra ver que no offline nos 3 casos o jogo roda próximo aos 60 quadros, mas com quedas pra 50 e tantos ou 40 e tantos.

Vale lembrar que testei gravando com OBS e deixei o MSI Afterburner + Rivaturner aberto pra mostrar as informações na tela, coisas que podem impactar o desempenho, mesmo que não muito. Minha config inclui 12GB de ram em 1333mhz, o que difere dos vídeos que possuem 8GB e 16GB. O modelo e marca da GPU também pode variar, a minha é da XFX.

Esse teste não é pra ser um comparativo fiel, de jeito nenhum. Mas acredito que sendo mais ou menos a mesma config, resultando em 3 desempenhos parecidos, já dá pra ter uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FagundesRafael disse:

 

Hahaha, quem salvou foi o gringo que fez o vídeo

Me avisa se deu certo pra você.

O desempenho acredito que seja o mesmo sim, apesar de eu não ter usado a placa no windows 10 pra testar. Comparei meu desempenho no GTA V com alguns vídeos no YouTube, me parece estar normal. Eu tenho o desempenho que se espera de uma RX 570, pelo menos é o que sinto.

A única coisa que me incomoda na minha placa é a temperatura. Como comprei usada ela veio sem o backplate (que ajuda a dissipar calor por ser de metal e ficar junto ao pcb da placa), com uma pasta térmica ruim e pouca pasta aplicada. Estou esperando chegar uma outra pasta térmica e uns thermal pads, aí acredito que resolva o problema. Por enquanto estou resolvendo com ajustes no MSI Afterburner. Mas não tem nada a ver com os drivers no meu caso, o desempenho está normal também.

 

Esse é o desempenho da minha placa no GTA V offline e online:

 

 

Não gravei teste em sessão lotada de gente porque o desempenho cai um pouco devido ao meu i5-3470, que é um 4/4 a 3.2 GHz. Como a ideia era comparar o desempenho da placa tentei simular uma situação onde o CPU não caparia o desempenho. Eu jogo com vsync ligado e travado em 60 quadros, por isso não passa de 60 em nenhum momento, mas os vídeos que peguei pra comparar também estavam assim. Nestes 2 vídeos nem a config do jogo está exatamente a mesma, dificilmente vai estar a mesma em algum vídeo porque o GTA V não tem preset. Mas pra dar uma analisada por cima acho que já serve.

Eis os 2 vídeos de outras pessoas que encontrei no YT:

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

Apesar de não ser a mesma config, dá pra ver que no offline nos 3 casos o jogo roda próximo aos 60 quadros, mas com quedas pra 50 e tantos ou 40 e tantos.

Vale lembrar que testei gravando com OBS e deixei o MSI Afterburner + Rivaturner aberto pra mostrar as informações na tela, coisas que podem impactar o desempenho, mesmo que não muito. Minha config inclui 12GB de ram em 1333mhz, o que difere dos vídeos que possuem 8GB e 16GB. O modelo e marca da GPU também pode variar, a minha é da XFX.

Esse teste não é pra ser um comparativo fiel, de jeito nenhum. Mas acredito que sendo mais ou menos a mesma config resultando em 3 desempenhos parecidos, já dá pra ter uma ideia.

Oi voltei mano ele quando eu botei para instalar ele pediu para mim aceitar um negócio da microsoft e dps pediu pra reiniciar o pc e AEEEEEEEE PORRAAAAA PEGUOUUUU TU E ***** MANIN <33333

 

adicionado 4 minutos depois

eu so quero saber como eu vou configurar ela mano vai ter que instalar outra coisa ?

adicionado 17 minutos depois

joguei agr o lol rodou nos 100 fps com gargalos muitos pequenos por causa do meu i3 2100

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alcimen Confirma no GPU-Z se está o driver Adrenalin que você quis instalar, se estiver escrito a versão correta do driver está tudo certo. Só se divertir.

Você pode usar o MSI Afterburner + Rivaturner pra monitorar o desempenho, se quiser confirmar como ficou. Tem jogos com teste de benchmark próprios, dá pra rodar e procurar algum teste que tenha sido feito na mesma config que a sua ou parecida.

Mas se o driver funcionou corretamente não tem nada pra mexer não, tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Atualizando esse tópico antigo apenas porque o amigo @Theodoro19encontrou uma solução mais completa ainda:

 

https://community.amd.com/thread/246796#comment-2948233

 

Seguindo esse tópico encontrado pelo Theodoro, é possível instalar de maneira forçada tanto o driver como o painel da AMD.

Testei na minha RX 570 e funcionou, acredito que deva funcionar com todas as RX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...