Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retirar proteção de carregador/fonte universal


Posts recomendados

Olá galera do Clube  :cool:. sou novo por aqui, sou técnico em informática e tenho apenas um conhecimento básico na área de elétrica/eletrônica. E eu queria saber se é possível retirar aquela proteção anti-curto das fontes universais, pois eu estou em um projeto de construção de uma mini bomba d' água, que usa um motor de parafuzadeira para bombear água. Porém ao conectar o motor na fonte ele gira em baixa rotação e fraco, porque a fonte ativa o sistema anti-curto. Conto com a ajuda de vocês Obg! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parafusadeira por trabalhar com baixa tensão precisa de alta corrente pra dar algum torque no motor. Por isso fontes "comuns" não dão muito certo. Fale + sobre o motor: tensão, quantas baterias ele tem, qual seu tamanho, etc. Publique fotos... Fale + sobre o projeto.

Além da falta de dinheiro, o que mesmo te impede de comprar uma bomba 12V ? Ou quer fazer só pela adrenalina? tmj.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Parafusadeira por trabalhar com baixa tensão precisa de alta corrente pra dar algum torque no motor. Por isso fontes "comuns" não dão muito certo. Fale + sobre o motor: tensão, quantas baterias ele tem, qual seu tamanho, etc. Publique fotos... Fale + sobre o projeto.

Além da falta de dinheiro, o que mesmo te impede de comprar uma bomba 12V ? Ou quer fazer só pela adrenalina? tmj.

A Parafusadeira que eu retirei o motor trabalhava com uma tensão de 12V e se eu não me engano uma corrente de 5A, ele é chamado de motor 775, eu vi no youtube projetos parecidos que usavam bateria de no-break ou de moto, só que as baterias de no-break que eu tenho estão horríveis mesmo depois de recondicioná-las. em relação a última pergunta estou fazendo esse projeto tanto pela falta de dinheiro rsrs,  quanto pela adrenalina. segue abaixo a imagem de uma fonte idêntica à do projeto e também do motor. Obg pela resposta ! 

fonte-universal-120w-notebook-laptop-carregador-veicular-nf-14585-MLB170761518_429-O.jpg.2b8c3ade8310db81dbce177492da546d.jpg.

 

 

motor.jpg.996b0e38d809b4b8a9972d94c4ce6ad0.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez o uso de um termistor (NTC), de bem baixo valor, possa resolver seu problema. Quando frio ou em temperatura ambiente o termistor deveria apresentar uma resistência de aproximadamente alguns ohms (4 a 10 Ohms) e quando aquecer baixar esse valor para menos de um ohm.. Coloque-o em série com o motor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, faller disse:

Talvez o uso de um termistor (NTC), de bem baixo valor, possa resolver seu problema. Quando frio ou em temperatura ambiente o termistor deveria apresentar uma resistência de aproximadamente alguns ohms (4 a 10 Ohms) e quando aquecer baixar esse valor para menos de um ohm.. Coloque-o em série com o motor..

Ok vou dar uma pesquisada, e ver se eu tenho um aqui nas minhas coisas, Obg por responder.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A  ideia tem tudo teórico pra dar certo bem como a fonte tem tudo prático pra não dar os 120w

Outra teórica: um baita capacitor na saída da fonte pode aliviá-la do tranco da partida

obg à todos , coloquei o termistor como o @faller mencionou e deu certo vou continuar testando.

adicionado 2 minutos depois
23 horas atrás, faller disse:

Talvez o uso de um termistor (NTC), de bem baixo valor, possa resolver seu problema. Quando frio ou em temperatura ambiente o termistor deveria apresentar uma resistência de aproximadamente alguns ohms (4 a 10 Ohms) e quando aquecer baixar esse valor para menos de um ohm.. Coloque-o em série com o motor..

valeu cara obg pcr e também à @Isadora Ferraz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...