Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Rede Doméstica.


Posts recomendados

Olá amigos, 

      Estou tendo problemas em montar minha rede doméstica, e já que sou leigo no assunto, resolvi pedir ajuda. 

      Quero colocar a rede com a seguinte ordem.. e não sei por qual motivo, não consigo conectar ao Roteador (nem via Wireless, nem via cabo). Me parece ter a necessidade de alguma configuração no Roteador.

   

Modem >>> Switch >>> Roteador >>> Switch >>> Aparelhos.

Sei que pareço estar cometendo alguns erros de configuração nessa organização, porém foi a que melhor se adaptou a minha necessidade, uma vez que preciso cobrir duas casas com Wifi e cabos. Estou enviando em anexo uma imagem mais detalhada da ordem.

 

Minha Internet é Sumicity em fibra ótica de 60 mb, meus switchs são Multilaser de 5 portas e meu roteador é um D-Link Dual Band de 900 mb\s.

 

Agradeço pela atenção.

 

REDE.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos modens tem dupla função: são modem e roteador. Vou supor que seu modem seja puro.

Para se distribuir um sinal de internet é necessário gerenciar a rota que os dados percorrerão, daí a necessidade de um roteador. Mais do que um simples switch, ele organiza as coisas.

Coloque o roteador como primeiro elemento após o modem, tomando o cuidado para que o cabo que vem do modem seja conectado na porta WAN (cor azul). Ao lado da porta WAN tem as portas de REDE (cor amarela). Use uma delas para o cabo curto que vai no primeiro switch e outra para o cabo de 20m que vai para o segundo switch. O resto da ligação está correta.

Pode tambem haver conflito entre o IP do seu modem e o roteador. Nesse caso, terá que escolher outro IP para seu roteador. Também pode, preventivamente, mudar o IP do roteador. Como não pode ser qualquer número, existem algumas regras chatas, vai algumas sugestões:

10.0.30.1

10.30.0.1

10.0.252.1

adicionado 16 minutos depois