Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD6870 morreu com artefatos e onboard também?


Eolaz

Posts recomendados

Bom, minha HD 6870 de 6 anos vez ou outra mostrava certos artefatos no windows como linhas pretas aqui e ali, ou crasheava o driver ali a cada trimestre, bem raro mesmo, e logo em seguida já voltava a responder e saia funcionando normalmente.

 

Mas ontem eu estava assistindo stream no twitch quando o driver parou de responder e assim que voltou minha tela pareceu um mosaico com vários artefatos, 2 segundos depois ele reiniciou e não passava mais da tela do loading do windows, sempre parando numa tela preta com o PC travado. E já na BIOS apareciam certos artefatos amarelos.

 

Logo deduzi que que a VGA morreu e decidi botar a onboard (HD 4290) pra pelo menos ter um PC enquanto resolvia esse problema, seja consertando a VGA, botando ela no forno, comprando outra, enfim.

 

Mas assim que tirei a HD 6870 do PC e liguei usando a onboard também já na BIOS eu vi esses artefatos azuis (gravei os artefatos enquanto fazia um memtest). Mas consegui ligar o PC (aqui uma foto de como fica a tela). Desinstalei o driver da HD 6870, reiniciei, instalei o driver da onboard, reiniciei... e aí começou o mistério: Deu esse BSOD.

 

Meu PC:
A890GXM-A V1.0

XFX HD 6870 1GB

Phenom II X4 965 3,4GHz

Corsair CX500

8GB Ram

W7 x64


Resumindo:

Sempre que ligo o PC na onboard com o driver dela instalado dá esse BSOD. Mas se entrar em modo de segurança o PC funciona.
Sempre que ligo o PC na HD 6870 com o driver dela instalado o PC trava quando era para aparecer a área de trabalho. Mas se entrar em modo de segurança o PC funciona.

 

O que já tentei fazer:

Já tentei outro driver, já tentei instalar tudo passando o Driver Sweeper antes, já fiz restauração do sistema e até chdsk. Memtest não acusou nada de errado com a RAM.

Por desencarno já testei outro cabo DVI e outro monitor também.

Só não tentei a mesma placa em outro PC e nem outra placa nesse computador porque não tenho outro PC e nem outra placa haha

 

O que acham que pode ser? No momento parece que a HD 6870 morreu mesmo. Já a onboard... será que morreu enquanto não era usada? Se sim isso indica que a mobo está morrendo. Ou será que algum curto pode estar causando isso? Se for possível de ser um curto talvez a HD 6870 ainda tenha salvação.

 

Thoughts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eolaz Então, muito provavelmente sua placa ECS está no fim de vida. E de repente sua VGA está até bem.

Pois se ela estiver com problema no chipset de vídeo ou no controlador do Crossfire, poderá e dará problemas na PCI express da VGA.

Tente testar sua VGA em um PC de um conhecido... Creio que ela está boa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom, só para atualizar o caso: Fiz o procedimento do forno e ela voltou a funcionar normalmente (sem nenhum artefato em momento algum) por 1 mês, só que aparentemente agora ela morreu de vez.

 

Testado outra placa de vídeo no meu PC e ele ligou normal, já a minha placa de vídeo em outro PC deu ruim.

 

Vou abrir um novo tópico na área de Recomendação de Hardware pra encomendar a nova VGA. Obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...