Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que compensa mais na hora de escolher o processador, clock ou cache?


Royals

Posts recomendados

16 minutos atrás, Royals disse:

Frequência ou Cachê? 

 

OBS: Pretendo usar para jogos.

 

Qual dos dois é melhor?

 

Processador Intel Core 2 Duo 2.26ghz Aw80577p8400 (3Mb de cachê)

X 

Processador Intel Core 2 Duo T7300 2.00 Ghz (4Mb de cachê)

Ambos são semelhantes em desempenho. Mas tudo é uma questão de análise de conjunto. Mas os dois CPUs em questão são de arquiteturas diferentes. O P8400 é mais atual e consequentemente melhor em potência e desempenho que o T7300.

adicionado 2 minutos depois

Tanto que seu barramento é de 1066MHZ, contra os 800MHZ do T7300. E nisto engloba também as RAM.

O T7300 aceita memórias de até 800MHZ e o P8400 aceita até 1066MHZ de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wagner Ruaro disse:

Ambos são semelhantes em desempenho. Mas tudo é uma questão de análise de conjunto. Mas os dois CPUs em questão são de arquiteturas diferentes. O P8400 é mais atual e consequentemente melhor em potência e desempenho que o T7300.

 Fazendo um comparativo desse P8400 com o meu atual processador, é possível dizer que eu terei uma maior performance em jogos, como por exemplo: Grand Chase? Veja a imagem abaixo. Lembrando que a minha memória ram atual é de 2gb, pretendo colocar mais 2gb, totalizando 4gb. Primeiro, compare apenas os processadores sem levar a memória ram em conta, depois, veja se a memória ram (4gb) mais o processador vencedor, trará algum benefício, por gentileza. Atualmente, com esse processador meu e 2gb de ram + windows7 32bit, eu rodo grand chase em 15 fps (quando tá só eu na sala), mas já cheguei a pegar 25 fps (não sei o que acontece pra variar tanto assim), e 9 fps (quando tem mais gente na sala). Será que eu ganho FPS? Queria jogar pelo menos no 25-30.

p 2.png

gc requisitos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º, seu note não aceita o P8400. Pois a família de seu atual processador é a série T.

2º, seu chipset tem que aceitar seu novo processador de acordo com o barramento que é aceito. Seu note é um Positivo antigo com chipset SIS. Acredito que só suportará memórias e processadores 667.

Eis uma tabela de processadores da família do seu. Mas nem todos são aceitos pela sua placa-mãe.

 

Screenshot-2017-9-24 CPU-Upgrade Intel Core 2 Duo T7300 (Socket P) CPU.png

adicionado 2 minutos depois

Tem que se analisar também a questão do cache do processador. Se um cache maior que 1MB será aceito por seu note. Se não, o seu máximo será o T3400.

adicionado 3 minutos depois

Ainda assim, seria melhor que o seu atual Celeron de um núcleo.

adicionado 6 minutos depois
17 minutos atrás, Royals disse:

Primeiro, compare apenas os processadores sem levar a memória ram em conta, depois, veja se a memória ram (4gb) mais o processador vencedor, trará algum benefício, por gentileza. Atualmente, com esse processador meu e 2gb de ram + windows7 32bit, eu rodo grand chase em 15 fps (quando tá só eu na sala), mas já cheguei a pegar 25 fps (não sei o que acontece pra variar tanto assim), e 9 fps (quando tem mais gente na sala). Será que eu ganho FPS? Queria jogar pelo menos no 25-30.

Se você diz que consegue jogar seus jogos no Celeron e 2GB de RAM, com incremento de CPU e mais 2GB de RAM, irá melhorar muito seu desempenho. Nos limites de seu note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O T7300 é compatível? E uma memória RAM DDr2 800mhz? Obs: meu slot é ddr2 

Estranho a P8400 não ser compatível mesmo tendo o mesmo socket. Então, tem que ser o socket e o chipset?

 

Especificações gerais do Processador Intel Core 2 Duo T7300 2.0 Ghz/4m/ Socket P 478
Microarquitetura:  core
Nome do núcleo:  Merom
Processo de manufatura:  0,065 mícron
Tipo de soquete:  Socket P
O número de núcleos:  2
O número de threads:  2
Freqüência:  2 GHz
Velocidade do ônibus:  800 MHz
Cache L1:  64 KB (código) 64 KB (dados)
Cache L2:  4 MB
Poder Dissip Térmico:  35 Watt 
Execute Disable Bit?  sim
Suporte de 64 bits?  sim
Turbo Boost?  sim
Virtualização?  sim
Enhanced SpeedStep?  sim
Extensões de conjunto de instruções: 
MMX 
SSE 
SSE2 
SSE3 
suplementar SSE3

adicionado 2 minutos depois

Mas meu celeron tem dois núcleos

adicionado 5 minutos depois

Esse upgrade é temporário até eu montar o meu PC, que provavelmente ocorrerá em janeiro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Royals disse:

O T7300 é compatível? E uma memória RAM DDr2 800mhz? Obs: meu slot é ddr2

Creio que não. Pois se a fabricante colocou um Celeron 667, é provável que seja seu máximo. E a mémória tem que seguir o barramento do processador neste caso específico de seu note.

Para tira a dúvida, passe o modelo de seu positivo.

3 minutos atrás, Royals disse:

Estranho a P8400 não ser compatível mesmo tendo o mesmo socket. Então, tem que ser o socket e o chipset?

São de famílias diferentes. O mesmo ocorre com a família Intel de desktop com soquete 775 que durou cerca de uma década mas com diversos chipsets.

adicionado 0 minutos depois

Compare as famílias destes processadores:

http://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_2_Duo_Mobile/T7300_(Socket_P).html

http://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_2_Duo_Mobile/P8400_(Socket_P).html

adicionado 3 minutos depois
7 minutos atrás, Royals disse:

Mas meu celeron tem dois núcleos

Mas seu cache é de 1MB no total. Ou seja de 512KB por núcleo. É baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então qual seria o melhor processador para o meu notebook? Imagine que fosse seu, qual você colocaria? Tem que ser o melhor possível.

adicionado 0 minutos depois

Todos que estão nessa lista que você passou é compatível com o meu notebook? ou tem outras coisas a considerar, como chipset etc .. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu P8400 é da mesma família. Mas seu barramento é de 1066MHZ.

Supostamente, os que serão aceitos por sua placa serão estes abaixo. Pois em memória seu note também aceita memórias de 800MHZ.

Screenshot-2017-9-24 CPU-Upgrade Intel Celeron T3300 CPU.png

adicionado 2 minutos depois

Eu tenho um Positivo que fiz upgrade nele e é da mesma família do seu.

Originalmente o meu tinha o T4200. Consegui um T4500 e coloquei nele, para mim ficou ótimo. Pois utilizo ele somente para vídeos e músicas.

adicionado 3 minutos depois

O difícil é conseguir por um bom preço as séries core 2 duo relacionadas na tabela. E mesmo no ML é difícil de achar estes processadores.

adicionado 9 minutos depois

Achei este T4500.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778904322-processador-notebook-intel-dual-core-t4500-1m-230ghz-5448-_JM

 

Achei este T8300

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-903169508-intel-core-2-duo-t8300-cache-3mb-240ghz-800mhz-fsb-laptop-_JM

 

Mas somente testando para ver se sua mobo aceitará.

O T4500 é certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei nada em matéria de informação a respeito do Chipset SIS 672+SIS968. Apenas estas informações de uma conversa entre comprador e vendedor:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-903169508-intel-core-2-duo-t8300-cache-3mb-240ghz-800mhz-fsb-laptop-_JM

 

Ou seja, você pode até comprar este que você achou, mas não se tem garantia que irá funcionar. Só testando para saber...

Screenshot-2017-9-24 Processador Intel Core 2 Duo T9400 2,53 Ghz 6mb Notebook - R$ 95,00.png

adicionado 0 minutos depois

Tente tirar a dúvida com o vendedor. Se ele tiver o conhecimento. De repente tem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, de acordo com a conversa do anúncio que te passei, segundo o vendedor que parece ter experiência no que fala. Este aí será reconhecido pelos Chipsets SIS. Para arriscar comprar e ver se funcionará, é mais barato que o outro.

Eu arriscaria.:thumbsup:

adicionado 3 minutos depois

@Royals De acordo com o jeito do vendedor falar com os clientes, ele sabe o que fala. Provavelmente é técnico. Ele saberá te recomendar se o processador será ou não reconhecido pelo seu note. Parece ter experiência no assunto.

adicionado 4 minutos depois

Na verdade é o mesmo vendedor do link que te passei...

https://perfil.mercadolivre.com.br/WEB-ELECTRONICS

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Royals disse:

Eu pego o T7700?

Arrisca.

Segundo as informações do vendedor, funcionará.

Mas antes de comprar, tire dúvidas com ele para não haver futuros problemas em relação à compra/venda.

Faça perguntas semelhantes em relação aos chipsets SIS 672 e 968.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for igualzinha a sua, sim.

O ideal para estes notes antigos é que sejam exatamente iguais os dois pentes.

adicionado 4 minutos depois

Pelo menos em quantidade de chips é igual.

Verifique a sua se é 667MHZ ou 800MHZ. É só utilizar o cpu-z e ver nas abas memory e SPD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...