Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de tela azul do Windows em uma ASUS M5A97 LE R2.0


Posts recomendados

Pessoal, por favor tirem essa duvida de mim!

 

Tenho tido dor de cabeça nas ultimas 3 semanas com telas azuis de erro (todo tipo que imaginar) com WIndows 10, mas também tive no 7, 8 e 8.1!

 

A mais ou menos 2 meses troquei minha placa-mãe por uma ASUS M5A97 LE R2.0 Apenas montei o restante dos componentes nela!

Funcionou tudo normal, sem nenhum problema. Mas de 3 semanas para cá, começou aparecer tela azul de erro logo quando entra no windows reiniciando a máquina, e as vezes desligando o PC. Alguns erros simplesmente aconteceram no carregamento do Windows, depois da tela do POST.

 

Já fiz de tudo: testei memórias, troquei HD, mudei fonte, olhei o gabinete para ver senão tinha nenhum metal encontado entre a placa e o gabinete, limpei contatos com borracha, e contatos com alcool isopropilico, atualizei drivers, tirei programas que poderiam ser a causa como de Overclock, e nada. O que pode ser então a continuidade deste problema? Problemas de drivers? Configurações da BIOS que precisam ser mudadas, ou simplesmente  a MOBO está com problemas?

 

Meu PC é a seguinte configuração:

 

M5A97 LE R2.0

AMD FX 6300 3.5Ghz

24GB RAM Kingston 1333mhz (2X4GB + 2X8GB)

video Sapphire R9 280X Vapor 3GB 384bit

HD WD 1Tera 64mb

Fonte Corsair CX750 Bronze (não modular)

 

Me ajudem, pois já estou perdendo o resto do meu cabelo com esse problema!....:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Tenho tido dor de cabeça nas ultimas 3 semanas com telas azuis de erro (todo tipo que imaginar) com WIndows 10, mas também tive no 7, 8 e 8.1!

Então quer dizer que tu formatou o sistema. Acho que dá para descartar erro no sistema operacional.

 

Como realizado o teste de memória RAM? testou individualmente e alternando de slot? Seria possível testar essa Mobo em outro lugar?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, edgar_ disse:

Então quer dizer que tu formatou o sistema. Acho que dá para descartar erro no sistema operacional.

 

Como realizado o teste de memória RAM? testou individualmente e alternando de slot? Seria possível testar essa Mobo em outro lugar?

 

testei cada pente individualmente utilizando o Memtest86+, demorou paca cada um e não acusou qualquer erro nelas! Antes deste programa também utilizei o diagnotstico de memoria do Windows e também nada. Depois que retirei os dois pentes de 4GB, deixando somente os dois de 8GB, as telas azuis pararam. Depois testei somente os dois de 4GB e também nada. Creio que teria que ser ligado todas as memórias do mesmo tamanho e velocidade. Quando se coloca uma menor entre elas, ai começa as telas azuis!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses erros relacionados normalmente são relacionados à memória RAM [pelo menos alguns]. O estranho é que as memórias são idênticas em relação à frequência, mas diferentes no tamanho/unidade de medida [GB]. Não era para ocorrer BSOD por causa disso.

 

Tente Clear_CMOS ou procura no SETUP/BIOS por Load Default Settings ou similar.

 

*Vou pesquisar para ver se encontro algo

*Esperar por mais respostas

*Também pode entrar em contato com o suporte: https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_LE_R20/HelpDesk/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, edgar_ disse:

Esses erros relacionados normalmente são relacionados à memória RAM [pelo menos alguns]. O estranho é que as memórias são idênticas em relação à frequência, mas diferentes no tamanho/unidade de medida [GB]. Não era para ocorrer BSOD por causa disso.

 

Tente Clear_CMOS ou procura no SETUP/BIOS por Load Default Settings ou similar.

 

*Vou pesquisar para ver se encontro algo

*Esperar por mais respostas

*Também pode entrar em contato com o suporte: https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_LE_R20/HelpDesk/ 

 

Lá tem "previous settings" e "optimized settings"!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho atualmente uma configuração bem parecida:

M5A97 LE R2.0

AMD Phenom II X6 1050T

32GB RAM Kingston 1333mhz (4X8GB)

4GB GeForce GTX 1050 Ti (Gigabyte)

1 SSD, um Bluray Rom e 4 Hds pendurados

Fonte Corsair CX750 Bronze (não modular)

 

Tive por uns dois anos, muito esporadicamente, problemas sempre que mexia em algo de hardware. Tinha que ficar feito louco reordenando os pentes de memória nos slots, até que em um momento, tudo funcionava novamente. Nunca tinha descoberto o problema, mas achava que era alguma incompatibilidade. Testava as placas, todo o hardware, peça por peça em outro micro exatamente igual aqui de casa, e nada, tudo funcionando perfeito.

 

Quando ano passado resolvi trocar 2 pentes de memória de 2Gb (antes eram 2 pentes de 2gb e 2 de 8gb, com 20Gb no total) por mais dois pentes de 8Gb, pra fazer 32Gb, a coisa piorou de vez. O computador não ligou NUNCA com os 4 pentes juntos. Com 3 dos pentes ele ligava e não conseguia ficar 2 dias seguidos sem resetar, dar tela azul, etc. Ficou completamente instável.

 

Algumas dicas na internet me levaram a olhar uns relatórios do Windows (no Event Viewer, em Administrative Tools), e lá via, ordenando por horário dos eventos, que sempre que o computador resetava ou dava tela azul, havia algo gravado relativo a energia / power, etc.

Retirei a fonte do meu micro, coloquei no outro computador igual que tem aqui e voilá, mesmo defeito. A fonte estava aos pontos, ao longo de alguns anos, morrendo, de certa forma. Comprei uma nova e resolvi o problema, ao menos aqui.

 

Já experimentou testar a fonte, ou trocar por uma, nem que seja emprestada rapidinho, pra ver como fica o micro com ela? Aqui eu tive sorte de ter dois micro idênticos e poder sambar com as peças de um lado pro outro, então consegui matar a charada, mesmo demorando uns 2 anos pra isso. Comprar os pentes novos só ajudou a matar o problema de vez, por coincidência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, edumartins disse:

Olha, eu tenho atualmente uma configuração bem parecida:

M5A97 LE R2.0

AMD Phenom II X6 1050T

32GB RAM Kingston 1333mhz (4X8GB)

4GB GeForce GTX 1050 Ti (Gigabyte)

1 SSD, um Bluray Rom e 4 Hds pendurados

Fonte Corsair CX750 Bronze (não modular)

 

Tive por uns dois anos, muito esporadicamente, problemas sempre que mexia em algo de hardware. Tinha que ficar feito louco reordenando os pentes de memória nos slots, até que em um momento, tudo funcionava novamente. Nunca tinha descoberto o problema, mas achava que era alguma incompatibilidade. Testava as placas, todo o hardware, peça por peça em outro micro exatamente igual aqui de casa, e nada, tudo funcionando perfeito.

 

Quando ano passado resolvi trocar 2 pentes de memória de 2Gb (antes eram 2 pentes de 2gb e 2 de 8gb, com 20Gb no total) por mais dois pentes de 8Gb, pra fazer 32Gb, a coisa piorou de vez. O computador não ligou NUNCA com os 4 pentes juntos. Com 3 dos pentes ele ligava e não conseguia ficar 2 dias seguidos sem resetar, dar tela azul, etc. Ficou completamente instável.

 

Algumas dicas na internet me levaram a olhar uns relatórios do Windows (no Event Viewer, em Administrative Tools), e lá via, ordenando por horário dos eventos, que sempre que o computador resetava ou dava tela azul, havia algo gravado relativo a energia / power, etc.

Retirei a fonte do meu micro, coloquei no outro computador igual que tem aqui e voilá, mesmo defeito. A fonte estava aos pontos, ao longo de alguns anos, morrendo, de certa forma. Comprei uma nova e resolvi o problema, ao menos aqui.

 

Já experimentou testar a fonte, ou trocar por uma, nem que seja emprestada rapidinho, pra ver como fica o micro com ela? Aqui eu tive sorte de ter dois micro idênticos e poder sambar com as peças de um lado pro outro, então consegui matar a charada, mesmo demorando uns 2 anos pra isso. Comprar os pentes novos só ajudou a matar o problema de vez, por coincidência.

 

A fonte é nova colega...1 Mês de uso. Parece que algumas placas mãe tem essa de não aceitar pentes de tamanhos diferentes, já vi outros casos com outros modelos de outros fabricantes. Depois de tirar as menores, deixando somente as de 8GB as telas azuis não apareceram mais. Dizem que no caso da ASUS, é talvez caso para atualização de BIOS, o que ainda não fiz. Mas vou fazer para ver como fica. É que infelizmente estou sem outro pente de 8GB para testar aqui, mas um amigo técnico disse que com um terceiro pente de 8GB igual não vai dar problema algum! Ele testou a placa-mãe com alguns aparelhos, e não apresenta problema algum também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, edgar_ disse:

Atualizou?

 

Era um dos pentes com problema a origem das telas azuis de erro! 1 de 4GB! Deixei os dois de 8GB com o outro de 4GB e parou as telas azuis! Perdi um pouco de memória, mas pelo ou menos agora sei que não vai mais acontecer!

 

Abs!

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, André Manzano disse:

 

Era um dos pentes com problema a origem das telas azuis de erro! 1 de 4GB! Deixei os dois de 8GB com o outro de 4GB e parou as telas azuis! Perdi um pouco de memória, mas pelo ou menos agora sei que não vai mais acontecer!

 

Abs!

 

André

Memtest86+ acusou erro neste módulo? Porque disse no post #7 e disse que não acusou erro. Estranho.

 

Citação

Esses erros relacionados normalmente são relacionados à memória RAM 

Que bom que resolveu. Depois você arruma outro módulo.

 

:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...