Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questões Rede Cabeada e Banda Larga


Tiagp

Posts recomendados

Olá Pessoal, primeiramente bom dia. essa é a primeira vez que posto, Desculpe se não estiver na area certa.

 

Bom é o seguinte, Eu gostaria de compartilhar minha banda larga com mais usuários.

vão ser 15 roteadores. 

mas quero fazer o controle de banda para cada roteador contendo um numero X de banda.

Minhas questões são:

Consigo Limitar banda para cada roteador usando o endereço MAC de cada? Exemplo: Limito 5MB para o MAC do roteador X e o roteador por sua vez distribui para cada individuo conectado esses mesmos 5mb.

 

Questão 2

Como configurar cada roteador para que os mesmos não se batam na rede lutando por ip causando a queda de internet?

 

Questão 3

Existe algum aparelho pelo qual eu possa fazer o controle de banda para cada individuo sem ser preciso configurar o roteador em cada casa ?

 

O esquema que pensei em fazer seria o seguinte:

Modem>Controlador de Banda>Swicth>Roteador.

 

Desde já Agradeço a ajuda de Todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Consigo Limitar banda para cada roteador usando o endereço MAC de cada? Exemplo: Limito 5MB para o MAC do roteador X e o roteador por sua vez distribui para cada individuo conectado esses mesmos 5mb.

 

Citação

 

Questão 3

Existe algum aparelho pelo qual eu possa fazer o controle de banda para cada individuo sem ser preciso configurar o roteador em cada casa ?

 

 

Via Mikrotik você consegue estas duas funções.
 

Citação

 

Questão 2

Como configurar cada roteador para que os mesmos não se batam na rede lutando por ip causando a queda de internet?

 

 

Estando conectados via porta WAN, não deverá haver problemas deste tipo. Porém você pode segmentar a rede, EX:

 

Roteador 1 - Static IP - Porta WAN 10.1.1.x (digamos que 10.1.1.5 (sinal que sai do seu switch para o cliente)).

Roteador 1 - DHCP Server - Portas LAN 192.168.x.1 (digamos que 192.168.1.1 (sinal que sai do roteador do cliente para os aparelhos do próprio cliente)).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado ciro-mota, me ajudou muito.

Mas se não for abusar e puder me ajudar em mais duas questões eu lhe agradeceria muito.

 

Questão4:

Se eu colocar o mikrotik nesse esquema assim, ficaria correto?

Modelo1

Modem>Controlador>Switch>Roteador

Cisco>Mikrotik>Intelbrasf800>Multilaser

ou 

assim:

Cisco>TPlink>Mikrotik>Intelbrasf800>Multilaser

 

Questão5:

Qual Modelo de mikrotik me indicaria?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Mikrotik será o gerenciador da sua rede com os QoS, ele deverá ficar imediatamente após o modem. EX:

 

Modem -> Mikrotik-> Switch -> Clientes.

 

Com relação ao modelo, depende de quanto está interessado em pagar.

 

https://informatica.mercadolivre.com.br/routerboards/rb-2011

https://informatica.mercadolivre.com.br/routerboards/rb-750gl

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Boa Noite Pessoal. Hoje tenho mais uma questão se alguem puder me ajudar, eu agradeceria imensamente.

 

Comprei 3 switchs da marca multilaser modelo Re118 com alimentação POE.

 

Minha questão é sobre alimentação, bom consigo ligar dois deles via cabo de rede utilizando a Porta 1.

Sendo Eles assim: Alimentado por fonte Switch1> Cabo de Rede Porta 1 sai para > Switch 2 Recebendo Alimentação via porta1. 

 

Minha duvida é: Pensei em por um duplicador Rj45 no switch2 conectado na porta1. Ai viria o cabo do switch1 para o duplicador que por sua vez iria para a porta1 do switch2, alimentando ele. Por fim sairia do duplicador um cabo que iria até a porta1 do switch3 alimentando ele. Mas receio que o duplicador faça a carga de energia diminuir muito fazendo o switch3 não funcionar. Será que haverá a perca de carga de energia por conta disso ?

 

Teria uma opção melhor que o duplicador?

 

Bom para especificar melhor a distancia percorrida no total seria de 120m.

Sendo nesse esquema:

Switch1[Central] > Pós 50m[Switch2] e pós 50m  switch3.

 

A alimentação de cada um: Power Supply:12V/0.5A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...