Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem?

Estou fazendo um projeto de uma máquina na empresa em que trabalho, para o protótipo estou usando um Arduíno mega, se der certo mais pra frente coloco um CLP ou outro processador confiável, mas a questão é o seguinte, a máquina trabalha com líquidos e preciso medir a densidade deste líquido, no momento tenho um sensor de densidade que me fornece um sinal de 4 à 20mA, funciona bem porém só este sensor custa quase 20 mil, é mais caro que o resto da máquina, preciso de uma solução que não seja com este sensor para poder melhorar o custo da máquina e gostaria de saber se alguém já usou algum sensor deste tipo e possa me indicar.

Valeu pessoal.

• Membro VIP
Postado

Desconheço tal sensor ... apesar que cá usamos densímetro ... bem.. acho que vi um trem deste rodando por cá...

Bacana. Sua empresa parece ser bem flexível ao admitir arduíno. Neste caso ela pode admitir também alguma solução made in home pra sua problemática. Dei uma googlada em densímetro e até que tem algumas soluções no mínimo divertidas, o que faz coro com o arduíno. você pode estudar seu funcionamento e incorporar um sinal elétrico em algum, o que  parece não ser muito difícil. Hás de usar de alguma habilidade e imaginação. P.ex. você pode calibrar usando um líquido com densidade conhecida. Com duas conhecidas, melhor ainda...

Agora, se precisar de precisão absoluta (e não quer sair do conforto) o negócio é meter a mão no bolso mesmo. Tróço caro sô.

Como sempre, foi só um ponto de vista do meu lado "confortável". Aguarde alternativas...

abç

Postado

Usando a imaginação: densidade pode gerar 2 grandezas de fácil mensuração por célula de carga: peso em um volume conhecido ou empuxo num conhecido corpo submerso. Célula de carga não é cara, na verdade trata-se de uma resistência variável, normalmente lida por ponte de Whetstone  (é assim mesmo que se escreve? 40 anos que fugi da escola). Mas é um pouco chata de se usar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

boa Serjão...

HX711 faz a ponte entre a ponte da célula de carga e o mc, ... digital, biblioteca pronta (de fato dei uma otimizada)  sem ajustes (pero no mucho) nem nada. Tem até módulo pronto. Mamão com açúcar...

8b07357be0.jpg

... me fez remeter a uma minimicronano ambígua filosofia ambígua de segunda de sexta... Pontes e fontes... nossa filosofia.

Acho que nem eu me entendi...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!