Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Delay na escrita da memória Flash do PIC


wBB

Posts recomendados

Olá Pessoal!
Estou precisando escrever na memória Flash de um PIC18F46K80 e estou com dúvida em relação ao tempo de delay para escrita. Já ví em alguns lugares que na EEPROM, por exemplo, o pessoal coloca algo em torno de 10ms de delay logo após a função de escrita (para microntroladores da família 16F e 18F). Supostamente para garantir a correta escrita. Penso que para escrita na memória Flash deva existir algo parecido também, mas não estou encontrando no datasheet essas informações nem da Flash nem da EEPROM.

 

PERGUNTA: afinal, é ou não é necessário este delay após executar a escrita da memória Flash (ou EEPROM também)?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me falha a memória, segundo datasheet o programa simplesmente para durante a escrita ou deletar os dados da memória... então não precisa de delay. você pode fazer testes para ver como funciona , você pode usar um led para indicar e fazer alguns testes para ver se escreve tudo corretamente. você pode também fazer um subprograma de teste para ver a leitura corresponde ao que foi mandado escrito se tiver mesmo em dúvida e mandar rescrever ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, wBB disse:

Olá Pessoal!
Estou precisando escrever na memória Flash de um PIC18F46K80 e estou com dúvida em relação ao tempo de delay para escrita. Já ví em alguns lugares que na EEPROM, por exemplo, o pessoal coloca algo em torno de 10ms de delay logo após a função de escrita (para microntroladores da família 16F e 18F). Supostamente para garantir a correta escrita. Penso que para escrita na memória Flash deva existir algo parecido também, mas não estou encontrando no datasheet essas informações nem da Flash nem da EEPROM.

 

PERGUNTA: afinal, é ou não é necessário este delay após executar a escrita da memória Flash (ou EEPROM também)?

 

Obrigado!

Olha o datasheet,verifica a errata  também.A eeprom normalmente demora alguns milisegundos(4ms typicamente depedendo do micro) para terminar de gravar,porém ao termino da gravação tem um bit que sinaliza isto,o delay não é necessário,pelo menos nos modelos de micro que já utilizei.Mais verificar o datasheet na seção que fala sobre memoria e na errata,as vez alguns micro tem alguns bugs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...