Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

Sou novo no fórum, resolvi trazer uma dúvida até aqui pra ustedes tentarem me ajudar a resolver esse pepino.

Sou formando em sistemas de informação (terceiro período) e estou cursando CCNA Switing & Routing da cisco (primeiro módulo)

Trabalho com a área de redes, infra e suporte a usuários em um hospital no RJ.

O "problema" que enfrento aonde trabalho hoje em dia é o seguinte:

Tenho um link dedicado, que é fornecido via rádio lá pro hospital (usamos esse e especificamente a rádio porque o hospital se localiza num local bem precário de viabilidade, nenhuma empresa entrega net lá, net, tim, oi, nada), então usamos 10mb dedicado dessa empresa. Mas isso é só pra esclarecer!

O link desce pela antena e já vai direto pro router. Dele, jogo um cabo pra alimentar meu switch principal de 24 portas dentro do CPD e + 2 de 16 portas em outros setores maiores.

Até ai tudo bem, tudo ok. O problema começa quando começo a falar da configuração de minha LAN. 

Lá dentro do hospital a grande maioria dos setores utiliza desse link dedicado, só que temos um setor em específico que usa a sua própria banda, creio que outra empresa dessas, pois eles pagam aluguel ao hospital e arcam com seus próprios custos e serviços. E o problema está ai!

Esse setor, não utiliza nossa banda larga, mas ao mesmo tempo precisa enxergar a nossa rede, pois eles utilizam também, o software que gerencia o hospital "VISUAL ASA" pra gerir pacientes, exames, etc..   Ou seja, tenho ai agora, 2 links na mesma rede, aonde um setor só precisa enxergar a rede e mais nada.

Minha rede, do hospital, eu denominei com gateway principal o meu router 192.168.0.1 (um rv 130 da cisco) que dispara de 192.168.0.2 até 192.168.0.150 pras máquinas, com DHCP ligado. Do range 151 até 254 eu reservei pra impressoras e outras coisas caso fosse preciso, visto que não chegamos nem a ter 150 máquinas utilizando ips. Apenas fiz algumas filtragens URL e filtragem de mac para wifi para que só a gerencia próxima e o diretor usasse o wifi.

Dentre isso, quando acesso o meu DHCP leasing list, vejo além de outras máquinas indevidas disparando broadcast na rede, como também mais de 20 usuários androids conectados em minha rede, gerando atrasado, conflitos e lentidão.

O que acontece é o seguinte, eu fui a primeira vez até esse setor e setei o modem deles da oi, pra que operasse na faixa de ip 1 (192.168.1.1) e disparasse ip entre eles nessa faixa, diferente do meu roteador (192.168.0.1). Porém as vezes quando alguns pcs do próprio hospital ligavam ao invés deles enxergarem o meu router (192.168.0.1) eles enxergavam o modem da oi deles (192.168.1.1) e vice versa. E ai me gerava problemas. Após isso, pensei em colocar o modem da oi deles na mesma faixa de ip (192.168.0.200) pra disparar do 201 até 253 visto que eles tem poucos pcs, pensando que acabaria com meu problema. Porém ainda sim, vejo pcs da rede deles usando o meu router, pois além disso tudo, eles tem um router lá dentro que distribui wifi pra eles, com DHCP desligado por mim, somente pra distribuir wifi, mas que esse router enxerga meu router como gateway, e ai ele acaba jogando A MINHA BANDA pra eles, ao invés da banda da oi.

Resumindo essa história longa e louca, eu queria encontrar um meio que fosse com menos bugs e problemas aonde eles pudessem usar a internet deles e o hospital a nossa, e ao mesmo tempo, eles pudessem enxergar a minha rede pra ter acesso ao servidor.

Um amigo me indicou colocar em cada pc deles, individualmente e manualmente, o gateway do modem da oi deles, com ip na faixa 1 diferente do meu (192.168.1.1) e mudar a máscara de redes, pra 255.255.0.0, isso adiantaria? No que mudaria? Segundo ele após mudar isso, esse lance da máscara, a rede deles passaria a enxergar tanto a minha rede, quanto a deles, visualizando os ips do 192.168.0.1 até 192.168.1.254. Queria saber se isso procede, ou se existe uma forma melhor, etc. Pois antes de mexer e efetuar as alterações é melhor ter a certeza né? rs

Aguardo uma resposta positiva, obrigado.

Postado

Boa tarde.

Esta é uma solução que pode ser ser que funcione, não custará tentar. Porém creio que o ideal seria trabalhar com um switch que suporte VLANs. Se tiver um roteador TP-Link e puder testar, veja se isso ajuda:

https://coertvonk.com/technology/networking/dd-wrt-leading-two-seperate-networks-5829

No mais, vou ficar devendo e acompanhando o tópico para ver se alguém sugere algo.

Postado

Ciro, obrigado por se disponibilizar amigo. Vou ler o post..

Mas eu acho que VLANs são pra estruturar a rede, sei lá, quando você quer setorizar as coisas e subdividir sua lan.

Nesse caso, eles podem ter acesso total ao meu servidor, pois não tem nada mesmo, é só server de arquivo, nem domínio tem criado. Eu só queria mesmo é que eles usassem a internet deles e o hospital a minha, podendo também, ter acesso a rede. Ou seja, se comunicassem entre si, mas cada um com sua internet própria, sem interferir na do outro.

É, vamos aguardar alguém que dê uma luz!

Postado
Citação

Mas eu acho que VLANs são pra estruturar a rede, sei lá, quando você quer setorizar as coisas e subdividir sua lan.

Exatamente. Mas VLANs podem se comunicar entre elas, e como você em tese tem duas redes ai, esse seria o caso. Você precisaria para isso de um switch gerenciável.

Talvez isso aqui possa te ajudar, dá uma lida:

http://www.tp-link.com.br/faq-560.html

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!