Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que usar sistemas com Linux?


Vugocabeça

Posts recomendados

Bom dia, boa noite, boa tarde, boa madrugada...

 

Bem o fato é o seguinte, só quero saber a opinião de vocês a respeito de Linux. Por que usar?

Por que não usar?

Vale a pena?

Em relação.ao Windows, em que ele ganha e perde?

 

 

Critérios:

Segurança

Estabilidade

Beleza

Leveza

 

Desde já obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é bom para computadores mais antigos; o sistema em geral é mais leve pois não precisa de anti-vírus.

Ele possui muitos drivers por padrão; o problema é quando algum não funciona (e é bem comum isso) e aí você precisa garimpar pacotes e perder horas ou dias ou semanas buscando uma solução em linha de comando.

Vale para multifuncionais, módulos de segurança para acessar home banking, certificados digitais, programa de imposto de renda, etc.

Em resumo, ele funciona bem desde que tudo dê certo de primeira; se não der se prepare.

Mas depois de tudo arrumado, dificilmente dá pau. O sistema se comporta bem solidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vugocabeça Em questão de tudo isso ele ganha, mas se você quiser jogar vá de windows.

 

@T1000_2015 E em questão de drivers não é bem assim, depois da steam os as empresas começaram a trabalhar mais em drivers e dificilmente você vai ter um driver com problema.

 

Ubuntu e Deepin são ótimas distribuições e nunca me deu problema. E em questão da linha de comando, usa quem quer. Hoje em dia já é possivel fazer qualquer coisa sem usar o terminal. Deepin por exemplo é o grande exemplo disso.

 

No começo vai ter dificuldade, mas depois que se acustumar com o sistema vai ser muito bom;

 

Eu uso ubuntu 16.04 com o tema Numix59d22534550f5_Capturadetelade2017-10-0208-30-15.thumb.png.48dc45fc846b7171739062443daf64f6.png

 

Sem falar que se você quiser, pode mudar o sistema para gnome, e outras. A do print é o padrão do ubuntu "unity" (na versão 17.10 vai mudar para gnome)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, vou te dizer porque eu uso, ok?

 

Eu não uso anti-virus há muito tempo. Em windows, eu uso o malwarebytes... em linux eu esqueço. Uso torrent, direto, e não me preocupo

2) distribuições com o ubuntu, o fedora, tentam trazer uma boa relação ao usuário. Quando vem um pacote novo, elas são as primeiras a disponibilizar. No caso dos bancos, como disse o colega acima, essa premissa é valida. 

 

Eu uso linux, principalmente, pelo controle do sistema. Eu atualizo quando eu quero, e não fico me deparando, antes de fazer um trabalho de vida ou morte, com uma maldita tela de "instalando atualizações, aguarde".

 

O que pesa é... não confundir driver com motor de funcionamento. Exemplo: a lexmard e250dn é detectada pelo linux, mas ela precisa de um plugin proprietário. Sem ele, não funciona. A hp p1005 é outro exemplo, detecta, mas requer plugin.

 

O que pesa, ainda: Driver AMD. Meu deus o que a amd é lerda para driver de vídeo. A cada 3 meses vem um kernel novo, uma vez por ano ela cria driveres novos. 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o deepin, iniciei com o Ubuntu e não troco o Linux por nada. O sistema é muito mais rápido e estável que o Windows. Como o @MyNameIsMechdisse, linha de comando é opcional na maioria dos casos, hoje em dia. Tudo tem interface gráfica, mas claro, sempre é valido aprender os principais comandos para se algum dia precisar saber, já tem eles na mão. 

 

Uma vantagem enorme que o Linux tem em relação ao Windows é justamente pelo código ser livre. Não que o Linux não tenha bug, claro que tem mas a probabilidade de este bug ser solucionado em curto espaço de tempo é simplesmente altíssima levando em consideração que há milhares de programadores mundo afora apenas em cima de solucionar bugs do sistema.

Já o Windows, por ser código fechado e apenas a equipe deles para resolver, demora bem mais tempo para até mesmo detectar o problema, solucionar e tudo mais.

 

Vale destacar que o Linux aos pouquinhos vem ganhando notoriedade entre as empresas de game, ainda falta muito, mas muito para bater o windows neste quesito, mas uma hora vai. Eu tenho dual boot justamente para o usar o linux em tudo o que faço, exceto quando jogo, que aí logo no windows apenas para este fim.

 

Uma vez que você conhece o sistema e o entende, não troca mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tem a questão do $$$. Para a comparação ser justa, tem que colocar o valor da licença de uso de software do Windows. Uso ambos no meu PC, tal qual o @Felipe Paz , Linux para trabalho/navegação e windows para jogo,  sendo que o driver de rede nem está instalado no Windows para eu não cair em tentação e navegar por ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, T1000_2015 disse:

 

Aí está a questão. Veja por exemplo o fedora. Você baixa um rpm e ele vai instalar. Contudo, se tu baixar um pacote que está no "rpm fusion" ele não instala, e não acusa nenhum erro.

 

e em outras situações, tu clicas em algo no menu, e também não abre e não dá erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Vugocabeça disse:

Bom dia, boa noite, boa tarde, boa madrugada...

 

Bem o fato é o seguinte, só quero saber a opinião de vocês a respeito de Linux. Por que usar?

Por que não usar?

Vale a pena?

Em relação.ao Windows, em que ele ganha e perde?

 

 

Critérios:

Segurança

Estabilidade

Beleza

Leveza

 

Desde já obrigado...

 

Fica no teu Windows que o Linux vai te dar muito trabalho e tomar todo o teu tempo.

 

Com o Windows você faz tudo.

 

Com o Linux não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Fica no teu Windows que o Linux vai te dar muito trabalho e tomar todo o teu tempo.

 

Com o Windows você faz tudo.

 

Com o Linux não.

Windows = Vírus pra todo lado, Ccleaner e mais "pragas" do tipo que infelizmente são necessárias... Baidu... É caro ($), dá pra crackear, mas é o mesmo que tirar um vírus velho e instalar um novo... só presta pra jogos... Não dá pra fazer nada com ele, o usuário é extremamente limitado se for comparar com Linux.

 

Linux = Os sistemas feitos a partir dele podem ser altamente personalizados... Existem excelentes distros já prontas também, onde o usuário só precisa instalar e usar. exemplo: Manjaro, Mint, Ubuntu...

Linux é opensource, possui pouquíssimos malwares, tem pra todos os gostos...

 

 

Obrigado a todos pelas respostas, infelizmente não tive tempo de dar uma passada aqui mais cedo para discutir em "tempo real"... É novamente valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 02/10/2017 às 08:59, ilkyest disse:

O que pesa é... não confundir driver com motor de funcionamento. Exemplo: a lexmard e250dn é detectada pelo linux, mas ela precisa de um plugin proprietário. Sem ele, não funciona. A hp p1005 é outro exemplo, detecta, mas requer plugin.

 

O CUPS tem a vantagem de ser usado em todos sistemas Unix-like, em especial no macOS. Se o mundo fosse perfeito, os "drivers" serviriam para qualquer Unix-like: arquivos PPD são meramente descritivos (só abrir num editor de texto para ver). Contudo, para serem realmente multiplataforma, a impressora (hardware) precisa entender algum formato suportado nativamente pelo CUPS, como PostScript ou PDF. E muitas impressoras usam formatos diferentes. Daí é necessário, além do PPD, um binário ("filtro" na terminologia do CUPS) que faça a conversão. Esse binário dificilmente é multiplataforma.

 

Depois do formato, tem o protocolo usado para comunicar-se com a impressora. Via cabo é tranquilo, pois o CUPS fala com o hardware através do kernel (com ajuda da libusb).

 

No caso de impressoras de rede, as minimamente recentes suportam mDNS/DNS-SD, requisito para compatibilidade com o macOS (chamado nele de "Bonjour"). A implementação mais usada nos demais Unix-like é o Avahi. O CUPS usa-o para descoberta de impressoras compatíveis e funciona bem.

 

Até me espantei como foi fácil colocar minha Epson XP-214 a funcionar via rede depois que instalei o driver epson-inkjet-printer-escpr...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Esse binário dificilmente é multiplataforma.

Exato... no caso da lexmark, o tal binário é nativo para debian, redhat e centos, mas dos antigos. Para dar uma ideia, para o debian 6 é o mais recente. Mas eu uso arch.... daí o que o pessoal do arch fez? usa o alien e cria o pacote para arch, daí o plugin funciona.

 

A única coisa que ainda não consegui foi imprimir brochura, ou encadernado, no pinguim. Mas isso é para outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O computador que uso não tem uma configuração boa e o Windows acumula ao longo do tempo de uso muitos arquivos desnecessários, tornando o sistema lento. Já no Linux posso ter uma maior variedade de opções, com muitas me satisfazendo muito bem. 

Já testei algumas distribuições, mas de todas a que mais chamou minha atenção foi o Lubuntu, uma derivação do Ubuntu com interface LXDE - o que torna o sistema extremamente leve, rodando até em máquinas mais antigas que a minha tranquilamente. 

A questão da filosofia do Software livre pra mim não teve muita importância quando comecei a usar o sistema. O que me marcou foi o fato de um software tão completo ser totalmente grátis. 

 

Faz algo em torno de um ano que passei a usar Linux - diretamente, pois usamos linux indiretamente todos os dias - e não sinto nenhuma necessidade de voltar a usar o Windows - tenho necessidade de usar alguns programas que só estão disponíveis pra ele, mas posso resolver esse problema como o Wine ou com um dual boot mesmo....

 

Esse é o LXDE

 

YIn3ciD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho máquinas aqui com Windows e com Linux. Se eu pudesse rodaria apenas Linux, mas infelizmente devido ao trabalho e games, preciso do PC com Windows.

O Linux mudou bastante e hoje tem diversos usos como já mencionaram acima.
Vou dar um exemplo:
Meus pais utilizam PC para trabalhar, basicamente o uso é internet, email, planilhas, impressão. 
Eles utilizaram Windows, mas como são totalmente leigos e não manjam NADA de PC, mas NADA MESMO, eles nem sabem o que é Windows, o que eles sabem é ver email, preencher planilha através de atalho, e navegar nos favoritos deles e clicar em imprimir, só isto.
São leigos que não sabem sequer mudar um papel de parede.
Devido a isto eles SEMPRE caiam naqueles GOLPES (clique bait) de email, que enviam dizendo "depositei dinheiro na sua conta clique aqui para ver comprovante" e etc..que enviam SPAM direto, vocês devem ter recebido algo parecido.
Com isso sempre eu tinha que ir la, ou formatar ou limpar o Windows dessas pragas.

Um dia cansei disso e coloquei LINUX MINT com XFCE em ambas máquinas...
Resultado: estou a 1 ano sem precisar fazer QUALQUER MANUTENÇÃO no PC deles.
De vem em quando só vou lá para atualizar mesmo, mais NADA.
Ou seja, com Linux Mint, meus problemas (e os deles) acabaram KKK

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Para mim, a ideia do software livre é a maior das vantagens do GNU/Linux. As 4 liberdades te permitem uma autonomia imensa para trabalhar dentro desta distribuição que agrega todas as características agregadoras destes dois projetos (GNU e Linux). 

Para entender as 4 liberdades:

Liberdade 0 - A liberdade de executar o programa, para qualquer que seja a finalidade deste programa.

Liberdade 1 - A liberdade de estudar como o programa funciona ; altamente adaptável às suas necessidades.

Liberdade 2 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

Liberdade 3 - A liberdade de aperfeiçoamento dos software, e liberar os seus aperfeiçoamentos, para que todos se beneficiem.
Ou, seja a maior vantagem desta distribuição é a grande liberdade que ela oferece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linux é Linux, não precisa se preocupar com drivers e arquivos desnecessários, uso Linux a muito tempo, acho muito Bom! Rápido prático, o Windows, se eu pode-Se eu nem usava mais, linux é o futuro no presente, o Windows tem muitos vírus, muitos problemas para se preocupar, já o Linux poucos, uso o Linux Mint 17.3 KDE, ótimo sistema, o KDE, é lindo, muito bonito! O bom do KDE, tem poucos bugs, também gosto do Cinnamon, mais tem muito bug infelizmente, mais é bonito também, o Windows nem sempre funciona num PC ruim, já o Linux tem: Lxde, Xfce entre outras interfaces bem leves , que pegaria até no pior PC, do mundo, o raspiberry pi é um exemplo disso, no linux tem Steam, da para jogar normalmente, ainda com mais  desempenho que o Windows, jogos no linux leves SauerBraten e Teewordls- Roda no pior PC, que existir, e são bons jogos, lembro que fiquei viciado no Teewordls por um bom tempo! Mais é isso o Linux sempre vai ganhar, gosta do Mac Os?, sabia que sem o Linux, a Apple nen existiria! Pois é o sistema da Mac os, é baseado no Linux, sem o Linux também não existiria o Android, pois o android é baseado no Linux, sem o Linux os computadores não teriam evoluídos tanto e nem os celulares android/Apple,  O LINUX,  mudou a história e sempre mudará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou repetir os colegas, mas tem um detalhe de experiência pessoal: há uns sete anos instalei um ubuntu temporariamente, para testar a máquina que estava montando enquanto o HD novo não chegava. Nunca mais larguei.

Eu faço a manutenção dos pcs da família toda e não aguento mais o tempo que perco com isso: atualizar drivers, atualizar programas, limpar temporários, limpar restos de programas desinstalados, brigar com os sobrinhos por causa de malwares e bloatwares às pencas, convencer o windows a desativar todos os seus mordomos e não usar toda a banda de internet para suas firulas nem enviar os dados do usuário para tudo quanto é canto, fora ficar horas sem poder usar o pc cada vez que o windows update tem uma atualização grande (você precisa reiniciar, aguarde um momento mais, etc etc), na maior angústia se não vai engasgar e parar nos não sei quantos por cento em tela azul... Em comparação, em 2014 instalei a versão 14.04 do Ubuntu (de manutenção longa) e só fui trocar no fim do ano passado no pc principal, o secundário continua com ela. Sem nunca ter tido um pau feio, nunca precisei reinstalar, formatar, etc. Na minha experiência, uma novidade espantosa rssss

 

Cada qual com sua preferência, eu não brigo com ninguém. Pra mim, linux é mais tempo para usar de fato o pc e menos angústia no dia a dia rssss

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...