Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

@Pietro Luigi Mas o problema não é a comparação e sim o momento e local de faze-la. Ninguem pode falar nada da intel q já vem nego falar de ryzen sem ter nada a ver com o assunto, parece ate q muita gente aqui ta ganhando comissão da amd e ta chato já. A essa altura do campeonato já estar muito claro os pros e contras de cada cpu, o publico de cada cpu e eu vejo muito mais pessoas incomodadas com quem tem alguma preferência por intel do q por amd.

Obvio que coisas absurdas o cara intervém para ajudar, tipo o cara querer um combo de i3 pra streamar, gerar conteúdo ae nada mais natural de alguém chegar e falar pro cara que seria melhor um ryzen, isso ae beleza mas tem coisas que não cabem esse tipo de intervenção e isso acontece direto por aqui. Alguem aqui preferir um i7, por exemplo, o cara sera caçado no fórum, a primeira coisa que terá é nego perguntando porque n pegou um r7, dizendo q um r7 é melhor, bla bla bla.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Vegetto disse:

@Pietro Luigi Mas o problema não é a comparação e sim o momento e local de faze-la. Ninguem pode falar nada da intel q já vem nego falar de ryzen sem ter nada a ver com o assunto, parece ate q muita gente aqui ta ganhando comissão da amd e ta chato já. A essa altura do campeonato já estar muito claro os pros e contras de cada cpu, o publico de cada cpu e eu vejo muito mais pessoas incomodadas com quem tem alguma preferência por intel do q por amd.

Obvio que coisas absurdas o cara intervém para ajudar, tipo o cara querer um combo de i3 pra streamar, gerar conteúdo ae nada mais natural de alguém chegar e falar pro cara que seria melhor um ryzen, isso ae beleza mas tem coisas que não cabem esse tipo de intervenção e isso acontece direto por aqui. Alguem aqui preferir um i7, por exemplo, o cara sera caçado no fórum, a primeira coisa que terá é nego perguntando porque n pegou um r7, dizendo q um r7 é melhor, bla bla bla.

 

A uns 2 anos atrás só se recomendava Intel por aqui, e teve gente falando que os membros ganhavam comissão da Intel. ;)

 

O mesmo se aplica às placas de vídeo, onde é esmagadora maioria a recomendação de placas da NVIDIA, já que as alternativas da AMD são menos interessantes.

 

Feliz ou infelizmente, hoje a situação está diferente, e mesmo nos reviews gringos é unanimidade que a compra de um concorrente é mais interessante, considerando os preços atuais.

 

Se o cara quiser comprar um i7 e não mudar isso de jeito nenhum, o direito é dele, a grana é dele, mas se pedir dica do que comprar..

 

6 horas atrás, OCCT disse:

 

Refinado ou remarcado?

  • Curtir 5
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Evandro disse:

Se o cara quiser comprar um i7 e não mudar isso de jeito nenhum, o direito é dele, a grana é dele, mas se pedir dica do que comprar..

Exatamente essa "generalização" q é errado. Dependendo do uso um i7 ainda é sim melhor do q um r7, so que tem uma turma q não aceita isso sabe-se la porque. Meu up já estar em andamento e depois de muito pesquisar decidi pelo 8700 ao invés do 2700.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, OCCT disse:

Só sei que o chipset z390 vai usar litografia 14nm e o z370 usa 22nm.

Pelo jeito vai ser apenas remarcado mesmo, os 14nm vão ser tipo o facelift que vemos nos carros aqui no BR, trocam faróis, parachoques e alguns refinos, mas no geral continuam com a msma engenharia.

Pelo que entendi a Intel vai jogar o Z390 na esteira da fábrica de 14nm e já era, os upgrades de verdade ficam por conta das OEM's mesmo.

Mas isso possa ter um lado bom, existe a possibilidade de aparecer alguma Z390 custo/benefício por ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, Vegetto disse:

Exatamente essa "generalização" q é errado. Dependendo do uso um i7 ainda é sim melhor do q um r7, so que tem uma turma q não aceita isso sabe-se la porque. Meu up já estar em andamento e depois de muito pesquisar decidi pelo 8700 ao invés do 2700.

 

Porque o i7 é um pouco melhor em algumas coisas, e o R7 é bem melhor em outras.
Na média final, acaba dando R7, ainda mais porque a tendência é que estas outras sejam, cada vez mais,dominantes.

 

O i7 é um processador ruim?

Não.

 

O R7 é o mais rápido do mercado?

Não.

 

É o conjunto da obra. ;)

 

Em 2005 quem dominava o mercado eram os Athlons, logo depois vieram os Core 2, que até tinham uma certa concorrência da AMD, e depois com os Phenom, mas quando veio o FX nem mesmo os fanboys mais roxos o indicavam, nem para os casos onde eles eram interessantes frente aos i7 série 2000.

 

Motivo?

O conjunto da obra. ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Vegetto disse:

Exatamente essa "generalização" q é errado. Dependendo do uso um i7 ainda é sim melhor do q um r7, so que tem uma turma q não aceita isso sabe-se la porque. Meu up já estar em andamento e depois de muito pesquisar decidi pelo 8700 ao invés do 2700.

Mas aí cai de novo no que o @Evandro disse, preferência pessoal X "value for the money (por N motivos)". Na hora de recomendar algo deve ser considerado o que vale a pena, não preferência pessoal. Eu recomendo GTX 1050 ao invés de RX 560 porque acho que é um negócio melhor, mesmo odiando a Nvidia. Minha preferência pessoal afeta apenas as minhas próprias decisões de compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Evandro disse:

 

Porque o i7 é um pouco melhor em algumas coisas, e o R7 é bem melhor em outras.

Sera mesmo?! Isso q eu falo dos números fabricados, as famosas medias. Existem programas de geração de conteúdo onde o i7 supera o r7!! Existem casos isolados de jogos q o i7 destrói o r7. Se brincar, existem mais casos reais onde o i7 é bem melhor do q r7 do q o inverso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Vegetto disse:

Sera mesmo?! Isso q eu falo dos números fabricados, as famosas medias. Existem programas de geração de conteúdo onde o i7 supera o r7!! Existem casos isolados de jogos q o i7 destrói o r7. Se brincar, existem mais casos reais onde o i7 é bem melhor do q r7 do q o inverso.

 

Eu consulto sempre os mesmos sites, faz anos, e acho muito pouco provável que eles todos tenham combinado resultados, que sempre foram parelhos ao longo destes anos todos.

 

O CdH, inclusive, apesar de uma metodologia mais simples, nunca fugiu do resultado geral do resto do mundo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RobertoGB disse:

Mas aí cai de novo no que o @Evandro disse, preferência pessoal X "value for the money (por N motivos)". Na hora de recomendar algo deve ser considerado o que vale a pena, não preferência pessoal. Eu recomendo GTX 1050 ao invés de RX 560 porque acho que é um negócio melhor, mesmo odiando a Nvidia. Minha preferência pessoal afeta apenas as minhas próprias decisões de compra.

Pra mim é tudo uma questão de uso primário. Por isso mesmo eu aprendi a pesquisar testes exatamente do q vou usar em casa e não testes "genéricos". Meu uso primário são jogos mas mesmo isso é muito genérico, afinal não jogo todos os jogos, não gosto de fps mp, não gosto de mundo aberto, ou seja, tem gente que joga basicamente 1 ou 2 jogos e esses jogos podem fazer parte de uma exceção. Nesse caso especifico criou-se uma media de q i7 rende 10fps a mais mas isso como o próprio nome diz é uma media, tem jogo q eles rendem a mesma coisa, jogo ate q o r7 rende mais e jogo onde o i7 rende MUITO mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Vegetto disse:

Nesse caso especifico criou-se uma media de q i7 rende 10fps a mais mas isso como o próprio nome diz é uma media, tem jogo q eles rendem a mesma coisa, jogo ate q o r7 rende mais e jogo onde o i7 rende MUITO mais.

 

E a cadência destes quadros, é nesta média também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Evandro disse:

 

E a cadência destes quadros, é nesta média também?

Não entendi. você fala do frametime?! Se for isso foi outro "mito" inventado ae de q ryzen tem mais fluidez devido a um melhor frametime, vários testes já mostraram que isso varia muito entre os jogos e ambos cpu sofrem com isso e fica meio q elas por elas. Se num jogo o ryzen tem melhor fluidez em outro já passa a ser o i7.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Vegetto disse:

Não entendi. você fala do frametime?! Se for isso foi outro "mito" inventado ae de q ryzen tem mais fluidez devido a um melhor frametime, vários testes já mostraram que isso varia muito entre os jogos e ambos cpu sofrem com isso e fica meio q elas por elas. Se num jogo o ryzen tem melhor fluidez em outro já passa a ser o i7.

Dependendo do jogo, não é um mito, pricipalmente para quem comprou os Kaby Lake ano passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma teoria do aumento de preços dos INTEL e da razão dos RYZEN não aumentar junto aqui no Brasil.

 

A questão é que a compra dos processadores INTEL pelos lojistas é algo próximo do Just In Time. Quando ocorre o aumento do dólar em pouco tempo já sobe os preços dos processadores INTEL.

Já quem for comprar os processadores RYZEN direto da fábrica em grandes quantidades acaba recebendo desconto, por esse motivo lojas grandes escolhem essa opção.

Apenas 3 grandes lojas no Brasil conseguem fazer isso: Kabum - Pichau - TeraByte.

Como a compra foi realizada quando o dólar estava baixo e ainda em grandes quantidades, os RYZEN não sobem de preço já que o estoque é grande.

 

adicionado 6 minutos depois
Em 24/06/2018 às 16:06, Contiusa disse:

Também li um post em um desses rumores que diz:

-------

intel's 10nm, is actually a bit more denser than 7nm, and thus a bit more advanced. Namingis intentionally confusing, and a d_irty trick by samsung, tsmc, and gf, to make it look like their stuff is more advanced. In reality intel called for unified naming scheme, but the rest of manufacturers mentioned above have refused. same way amd 12nm, is more like intel 14++

 

O 10nm da Intel é, na verdade, um pouco mais denso que 7nm e, portanto, um pouco mais avançado. A nomenclatura é intencionalmente confusa e um truque sujo da Samsung, TSMC e GF para fazer parecer que o material deles é mais avançado. Na verdade, Intel pediu pela unificação da nomenclatura, mas o resto dos fabricantes mencionados acima se recusaram. Da mesma forma que o 12nm da AMD tem mais a ver com o Intel 14 ++.

-------

Eu não sei se é verdade, mas dá uma boa pesquisa.

 

Dê um site conceituado no assunto, já tinha postado sobre isso.

 

https://fuse.wikichip.org/news/525/iedm-2017-isscc-2018-intels-10nm-switching-to-cobalt-interconnects/7/

 

2019 será a primeira vez em muito tempo que todas as quatro fundições de ponta (Intel, Samsung, TSMC e GlobalFoundries) estarão em igualdade de condições. Em última análise, não é nossa análise, mas os produtos finais, que comprovarão de forma demonstrativa o que essas tecnologias de processo têm a oferecer e quem está liderando a indústria de semicondutores.

 

Resumo: A Intel atrasou tanto que todos estão no páreo, só vamos saber quem está na frente quando lançarem seus produtos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há dúvida que a Intel meio que parou no tempo quanto aos processadores. Pelo menos na linha para processadores de mesa, da 1ª até a 4ª geração Core, houve um gigantesco salto, porém a partir daí a coisa só ficou se reciclando, tanto que com o passar das gerações teve sim algum aumento de desempenho, porém custando alguma coisa, como temperatura e consumo. Mesmo  com o aumento de núcleos na 8ª geração, simplesmente fizeram uma extensão do produto clássico, então nada que se diga realmente novo.

 

Apesar desta paralisação, no meu ponto de vista, é interessante ver como um produto que está se relançando a tantos anos ainda consegue atender as demandas de forma satisfatória. Claro que linhas como Pentium e i3 tiveram uma queda significativa, mas nada que os fizessem sair de moda.

Como exemplo, já tive um Pentium 4, Core2Duo e atualmente uso o i5 de 4ª geração, e certamente este i5 foi o único que nunca senti necessidade real de troca.

 

Provavelmente só teremos mudanças na Intel quando largarem os Core i* ou mudarem de "Lake" para "Ocean". Um outro fator que pode mudar o rumo das coisas é o lançamento de memórias DDR5, já que talvez facilite o aumento de desempenho geral sem sacrificar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Lost Byte disse:

Não há dúvida que a Intel meio que parou no tempo quanto aos processadores. Pelo menos na linha para processadores de mesa, da 1ª até a 4ª geração Core, houve um gigantesco salto, porém a partir daí a coisa só ficou se reciclando, tanto que com o passar das gerações teve sim algum aumento de desempenho, porém custando alguma coisa, como temperatura e consumo. Mesmo  com o aumento de núcleos na 8ª geração, simplesmente fizeram uma extensão do produto clássico, então nada que se diga realmente novo.

 

Apesar desta paralisação, no meu ponto de vista, é interessante ver como um produto que está se relançando a tantos anos ainda consegue atender as demandas de forma satisfatória. Claro que linhas como Pentium e i3 tiveram uma queda significativa, mas nada que os fizessem sair de moda.

Como exemplo, já tive um Pentium 4, Core2Duo e atualmente uso o i5 de 4ª geração, e certamente este i5 foi o único que nunca senti necessidade real de troca.

 

Provavelmente só teremos mudanças na Intel quando largarem os Core i* ou mudarem de "Lake" para "Ocean". Um outro fator que pode mudar o rumo das coisas é o lançamento de memórias DDR5, já que talvez facilite o aumento de desempenho geral sem sacrificar muito.

Os FX vieram em 2011, sendo que os Intel de 3° Gen em 2012 e 4°Gen em 2013.

Talvez o lançamento tenha ocorrido devido ao investimento na fábrica de 22nm e os chips já estavam produzidos(3°) e/ou já tinham investido todo o valor do custo de produção(4°), acho eu.

Tanto é a 5° gen praticamente não existiu, e a 6°e 7° saíram porque a fábrica dos 14nm já estava pronta.

 

Já a 8° Gen, ao meu ver foi a única realmente necessária por conta da concorrência.

 

Enfim viva a concorrência, e que tenhamos mais players neste mercado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Vegetto disse:

Não entendi. você fala do frametime?! Se for isso foi outro "mito" inventado ae de q ryzen tem mais fluidez devido a um melhor frametime, vários testes já mostraram que isso varia muito entre os jogos e ambos cpu sofrem com isso e fica meio q elas por elas. Se num jogo o ryzen tem melhor fluidez em outro já passa a ser o i7.

 

O i7 não era o bem o alvo dessa questão, mas os i5, 4C\4T a 100% de uso forçando quedas bruscas mesmo com FPS medio alto. Por ter HT o i7(6700/7700, epoca da historia dos frametimes) não sofre do mesmo, normalmente.

 

Esse video da DigitalFoundry mostra o efeito bem:

 

Algo mais recente, Assassins Creed Origins, dependendo do Review, i5-7600K se saia muito bem, nas areas iniciais...Chegava no mid game, stuttering para todo lado, ComputerBase testando em Alexandria colocou o 7600K no nivel do R3 1300X. É da "Bugsoft" e tudo mais, mas, é um jogo com um "mundo" bem grande, e objetos para todo lado, que escala bem até 12 núcleos até onde lembro, impressionante para DX11, e essa é tendência, tanto AMD quanto Intel estão investindo em multithreading em suas parcerias com estúdios, o papo de "ah, vou pegar esse proc X que vai durar 10 anos porque o ultimo proc Y que tive durou isso" provavelmente não vai colar mais, até por o proc Y ter vivido quase uma década de estagnação, e o proc X estar em uma zona de guerra, "The Core Wars".

 

---------------

 

A questão atual é o que voce tinha falado antes, de um R5 para um i5, o R5 tem o dobro de threads. É a mesma questão do i7 vs i5, dobro de threads. Ja se comparar o R5 com o R7, você leva "menos" diferença, mas no fim ganha mais com o R5 do que você perde, ao contrario do i5 vs i7. Seria uma situação bem diferente se fosse 6C\6T R5 vs 8C\16T R7.

 

O extra, de R$600~900 que você esta pagando no i7, sob o i5 para pegar o que o R5 2600 te da no mesmo preço do i5 -performance melhor em multithreading-, é meio difícil de justificar. Até porque se o R7 te da uma margem de uns 10FPS para o i7, o R5 vai estar dentro dessa margem, ou a 1~5% de variação dela, ja que de 12 para 16 threads, em jogos você basicamente não tem ganhos, e o custo x beneficio do i7 cai bastante quando comparado ao i5 ou R5.

 

Não faz muito sentido pegar o R7 nesse caso, ou comparar ele.

 

Mesmo para stream, o R5 2600 ja leva, de boas. Mesmo em situações exageradas, o R7 é mais para quem quer forçar mesmo no multithreading, render, stream, jogos, etc.

 

R7 vs i7, você vai gastar +100R$ no i7 devido ao TIM ruim e em excesso e o cooler anemico que a Intel manda que da throttling no processador limitando performance, o R7 vem com um cooler bom e dependendo do seu gosto, bonito, alem de silencioso. Até por usar solda ao in vez do chicletão. E você ainda tem que pagar um extra no 8700K para poder fazer overclock, e uns 250~300R$ em um cooler capaz de tirar proveito dele, e mesmo assim, vai bater +80c se você fizar um OC "leve", ja que ele ja vem com turbo a 4.3Ghz. Enquanto seu concorrente, o 2700X vem com um Cooler de 140W de TDP, e meio que faz OC em si mesmo - o que meio que tira a graça da coisa, mas beleza-, e como o 2700 é desbloqueado, pode simplesmente pegar ele + cooler, porém, o 2700X para jogos é melhor que ele, devido ao 4.25~4.45Ghz boost.

 

Fora a questão da longevidade que todo mundo conhece, 7nm vai mais do que dobrar a densidade e se a Intel não sair do 14nm, só vai restar tacar o clock la em cima e lidar com as temps de alguma forma. E se sair dos 14nm, bem provavel que troque de socket de novo....

 

Como o Evandro disse, talvez não nesse sentido, o conjunto importa.

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Eu lembro desse vídeo do Crysis 3, isso é uma análise que nunca teremos nesses canais br amadores.  O que você diz pra um cara que gastou R$700~800 num 4c/4t ano passado(ainda tem gente comprando hoje) que o CPU dele pede água no Assassin's Creed Origins, BF1 e Crysis 3 (e o número tende a aumentar cada vez mais)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Sim, 4c/4t morreu faz tempo a amd apenas nos fez o favor de enterra-los. Frametime do i5 é horrível por conta disso, cpu bate 100% fácil hj em dia. E esse foi o motivo de ter desistido do i5 8400 q mesmo sendo 6c/6t logo logo estará na mesma situação dos atuais 4c/4t. Após desistir do 8400 passei a olhar o 2600 e após pesquisas tb desisti do mesmo e preferi um 8700 bloqueado mesmo. Na minha opinião e para meu uso, quando um cpu pede arrego não tem oc q salve ele, no máximo ameniza alguma coisa em alguns cenários mas no geral não adianta, por isso não faço questão de OC, quando era mais novo eu pirava nisso mas hj não vejo necessidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiência, o i5 (4c/4t) apresenta problemas de frametimes devido ao seu uso 100% de forma brutal.

Já realizei vários testes e posso dizer que uma solução fácil é usar algum tipo de limitador de FPS. Jogos recentes tenho tido uma média de 70~80 FPS e em alguns cenários acontece quedas bruscas, porém quando limito para 60 (cujo não preciso mais do que isto devido aos Hz do monitor) simplesmente não presencio estas quedas. O mesmo deve acontecer com os novos i3.

Os processadores da Intel não sofrem de frametimes por serem Intel, mas devido a demanda que já extrapolou sua capacidade. Infelizmente por causa destes erros de interpretações, nascem os mitos.

 

Existe o problema de frametimes? Existe, mas não é uma doença crônica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...