Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

Só sei de uma coisa, se vier um hexacore e um octacore com IHS soldado e bom de over, como vieram os Coffe Lake, independentemente do consumo, vai vender igual água no deserto... E olha que o i7-8700K foi o queridinho de todo gamer entusiasta.

 

Até eu pensaria em fazer um upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Eu suponho que o novo 6C 12T vai ser o 9700k rodando all core 4.7ghz e turbo 5.2 ghz e o 8C 16T da mainstream vai ter clock all core menor que do 8700k e turbo 4.8ghz, tudo indica que vão vir com solda, minha aposta é que o 9700k vai ser o novo queridinho dos gamers e o i9 9900k aquele processador para quem quer ter 8C 16T na mainstream.

 

off*

Lembra do que te falei sobre o problema do sensor de temp no Xeon 2680 v2? O novo sensor de temperatura do gpuz conseguiu mostrar a temperatura real do die(que aparece na bios) em stress ele chega até 58 ºC e embora não mostra dos núcleos quase sempre são 10 ºC acima da temperatura do die, no site da Intel esse Xeon pode chegar até 85 ºC, top demais e o vcore padrão dele é 0.9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

@Contiusa

 

Eu suponho que o novo 6C 12T vai ser o 9700k rodando all core 4.7ghz e turbo 5.2 ghz e o 8C 16T da mainstream vai ter clock all core menor que do 8700k e turbo 4.8ghz, tudo indica que vão vir com solda, minha aposta é que o 9700k vai ser o novo queridinho dos gamers e o i9 9900k aquele processador para quem quer ter 8C 16T na mainstream.

 

off*

Lembra do que te falei sobre o problema do sensor de temp no Xeon 2680 v2? O novo sensor de temperatura do gpuz conseguiu mostrar a temperatura real do die(que aparece na bios) em stress ele chega até 58 ºC e embora não mostra dos núcleos quase sempre são 10 ºC acima da temperatura do die, no site da Intel esse Xeon pode chegar até 85 ºC, top demais e o vcore padrão dele é 0.9.

Talvez tenhamos na Mainstream o que se espera da Intel. Descer parte da "nata" da tecnologia dos servers p/ o mainstream. É uma resposta e tanto p/ a AMD, e a lógica da concorrência. Exemplo é o teu Xeon com tecnologia de 5 anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i9 9900k 450 dólares

Monitor Dell S2716DG - 27" WQHD 1440p 144Hz G-Sync 499 dólares

 

https://www.dell.com/en-us/shop/dell-27-gaming-monitor-s2716dg/apd/210-agjr/monitors-monitor-accessories

 

Sem condição

 

Processador com preço de monitor 1440p, 144hz e G-sync e no conjunto da obra é mais caro ainda

 

Isso sem colocar o WaterCooler...

Isso sem colocar a Z390 cara...

 

Para comprar o i9 9900k só em casos que dinheiro não for o problema e a pessoa já tem setup high-end (monitor g-sync e etc.) em relação a jogos

 

Porque o custo x benefício disso aí é abaixo de zero

 

Vamos esperar lançar né, mas se baseando no preço dos rumores já sabe

 

Agora em relação a workstation é outra história

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB

 

Acredito que vai ser aquele processador para quem quer ter mesmo 8C 16T na mainstream e o 9700k vai entregar mais fps em jogos que todos, pois com certeza vai ter clocks maiores que do i7 8086k que é 4.3 ghz all core e 5ghz turbo, eu aposto em um i7 9700k 4.7 ghz all core e 5.2 ghz turbo e em overclock vai alcançar os 5.5 ghz all core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RobertoGB disse:

E dependendo do clock, o i7 9XXX será mais rápido em games que esse i9.

Dependendo da quantidade de núcleos usados nos jogos, um i9 pode ser melhor pelos núcleos físicos a mais. Aumento de núcleo físico tem sido um grande ganho de desempenho nos processadores Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2018 às 15:15, Lost Byte disse:

Dependendo da quantidade de núcleos usados nos jogos, um i9 pode ser melhor pelos núcleos físicos a mais. Aumento de núcleo físico tem sido um grande ganho de desempenho nos processadores Intel.

Isso porque eles limitaram a 2 \ 4 threads no low-mid range, CPUs dessas linhas estão sobrecarregadas a tempos ja, i5s\i3s\pentiuns tiveram ganhos enormes por causa disso. As partes 4C\8T mainstream e 6C\12T series X de anel ja não devem muita coisa para os modelos com mais núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2018 às 15:15, Lost Byte disse:

Dependendo da quantidade de núcleos usados nos jogos, um i9 pode ser melhor pelos núcleos físicos a mais. Aumento de núcleo físico tem sido um grande ganho de desempenho nos processadores Intel.

Acho que só no Ashes of the Benchmark e Assassin's Creed Origins (ou algum outro jogo que escale com mais cores e eu esteja esquecendo).

Comparação de core scaling em games:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2018 às 21:08, Atretador disse:

Isso porque eles limitaram a 2 \ 4 threads no low-mid range, CPUs dessas linhas estão sobrecarregadas a tempos ja, i5s\i3s\pentiuns tiveram ganhos enormes por causa disso. As partes 4C\8T mainstream e 6C\12T series X de anel ja não devem muita coisa para os modelos com mais núcleos.

Existe a diferença, mas na prática não será uma vantagem sólida devido a demanda atual entre os núcleos de i7 e i9, principalmente no preço.

Os jogos meio que pararam no tempo e aproveitam bem os CPU medianos de agora, o que é uma excelente notícia. A não ser que o mercado force algum tipo de inovação no mundo dos jogos, o termo "CPU bound" pode acabar sendo coisa do passado ou o menor dos males.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Não é bem uma boa noticia, ja que limita a complexidade dos mundos destes jogos, mas facilita para rodar xD

 

10~15 anos de 4 threads foi quase que uma era das trevas, vai demorar um tempo ainda até termos boa utilização em CPUs com 8 núcleos ou mais. Com os Ryzen e os Skylake-X, que utilizam uma arc diferente da linha mainstream da Intel é até pior, por exemplo, em comparações de "uso" um 7800X ou um R5 1600\2600 mesmo tendo a mesma quantidade de threads que um 8700K normalmente tem bem menos uso que ele(o 8700K, que mesmo com clocks mais altos conseguem ser mais consumidos pelos jogos), entregando menos FPS, questão de otimização ou limitações da arquitetura destas CPUs.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Complementando: a tendência é a Intel lançar no futuro mais processadores na arquitetura dos Skylake-X, só que melhorando, adicionando features, reduzindo latência, melhorando boost, aumentando clocks igual a AMD está fazendo com os Ryzen, da mesma maneira que os Ryzen 1000 foi a primeira geração, os Skylake-X foram a primeira gen da Intel nessa nova arquitetura.

 

A arquitetura nova desses Intel só precisam de otimização em software, mas ela é bem mais escalável que a arquitetura do restante que é Ring. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho meio improvável um i7-9700K com 8/8, porque se levarmos em consideração que o i7-7700K bate o i5-8600K em algumas situações, por que lançar um i7-9700K de 8/8 que pode perder para o i7-8700K? Até porque não é todo mundo que vai fazer over. Muita gente usa a CPU em stock.

 

Eles deveriam manter o i7-9700K com 6/12 e diferenciar com o i9 com 8/16.

 

Sei lá, esses empresários só fazem besteira, então tudo é possível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Atretador disse:

 

 

I9 = 8C/16T

I7 = 8/8T

I5 = 6/6

I3 = 4/4

 

Nao é o primeiro leak, teve vários essa semana. Não entendi bem porque matar o 6/12 mas beleza

SMT só no flagship? Sério? Eu já acho a lineup deles injustificável (único CPU deles que eu acho que compensa são os 8700/8700K p/ uma máquina gaming high end) desde o lançamento dos ryzen ano passado e eles continuam castrando tudo, impondo restrições e oferecendo pelo mesmo preço. Mindshare é coisa triste mesmo.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eles matarem o 6/12 e não soldarem o IHS, eles vão ter problemas.

 

Acho que eles devem estar sondando o mercado. Também foi a maior gritaria quanto ao preço antes do lançamento do i7-8700K (porque viria com dois núcleos a mais). Foram meses de discussão e a maior gritaria de todo mundo dizendo que só compraria o i7-8700K se viesse com preço semelhante ao i7-7700K. Veio acho que 20$ a mais e ninguém reclamou. Os rumores que viria com preço de HEDT durou até uma semana antes do lançamento.

 

Pode ser isso. Mas não faz sentido. Só se for para manter o TDP baixo, mas aí é melhor soldar o IHS do que fazer harakiri na CPU, falo do i7-8700K, que provavelmente vai se tornar um i7-2600K para ser exposto em museu como um chip que deu certo, com pasta TIM e tudo.

 

Eu por exemplo vou ficar mais alguns anos com meu i7-3770K. Não tenho a menor necessidade de um 8/16 e não vou comprar um 6/6 capado com pasta TIM. Ou então eu compro um i7-8700K usado daqui a um ano ou dois.

adicionado 1 minuto depois

 

EDIT*: quem tem i7-8700K deve estar adorando. Vai ficar com uma CPU top por alguns anos e ainda vai vender por preço premium até a Intel lançar um 6/12 com IHS soldado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa 8C\8T deve entregar mais ou menos a mesma coisa que o 6C\12T,

 

HT da uns mais ou menos uns 30% de ganho, certo? Em MT, são 30% de núcleos a mais.(33%)

 

E núcleos físicos ao in vez de threads, deve ser melhor, se conseguir manter a mesma base(all-core turbo)

adicionado 0 minutos depois

(pra mim nao faz muito sentido, o i5 6C\6T entrega MT semelhante a um i7 4C\8T 7a gen, a situação vai ser semelhante com a atual, porém, imagino que um 8C\16T consuma mais que um 6C\12T)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador os dois cores a mais do i5-8600K não renderam da mesma forma que o HT do i7-7700K. Eu vi isso no lançamento, tanto em jogos como até em benchs. Não é sempre, mas, do que apareceu na época, não havia motivos para fazer upgrade do i7-7700K para o i5-8600K porque o i5 às vezes até perdia.

 

Acredito que o mercado se baseou tanto em HT por uma década que o núcleo físico sozinho da Intel está sendo subutilizado. Ou seja, eu prefiro um 6/12 com IHS soldado do que um 8/8 com pasta TIM.

 

Ou eles podem não estar querendo fazer um 6/12 sem núcleos desabilitados (porduzir só die de 8 núcleos). Então eles precisam colocar um i7 com os 8 núcleos, fazendo a diferenciação de HT para o i9 e sem HT para o i7.

 

Mas eu acho burrice. Vou comprar um i7-8700K usado daqui a um ano ou dois e não me preocupar mais com Intel por 10 anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Atretador disse:

 

 

I9 = 8C/16T

I7 = 8/8T

I5 = 6/6

I3 = 4/4

 

Nao é o primeiro leak, teve vários essa semana. Não entendi bem porque matar o 6/12 mas beleza

 

 

 

Que horrível isso.Rebaixaram o i9 para um i7 da vida.Quando vejo esta tabela o i9 tem cara de i7, i7 tem cara de i5, etc...

O i7 deveria ser o i9, o Ryzen já vai para 12 ou 16 núcleos no AM4 e o mesmo será octa-core sem HT?A Intel tem que entender que estes aumentos fajutos em cada geração não funciona mais.Quem tem a oitava geração pode ignorar totalmente a nona, de novo estão fazendo que nem a época da segunda geração,terceira, quarta até a sétima geração que não havia motivo para fazer atualização apenas por melhor desempenho de processamento.

Se fosse a Intel deixava o i9 como i7 e deixaria o i9 para lançamento posterior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...