Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

Pessoal, alguém tem benchmark confiável de 8700k x 8600k x 7600k x 7700k?  Não achei aqui... (de preferência video; Se não tiver, site serve :))

Estou achando mais comparação de AMD x Intel e de 8700k x 7700k, etc.

Queria ver o desempenho, principalmente em jogos e principalmente entre o 8600k e 7700k.

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, TheSnow disse:

Pessoal, alguém tem benchmark confiável de 8700k x 8600k x 7600k x 7700k?  Não achei aqui... (de preferência video; Se não tiver, site serve :))

Estou achando mais comparação de AMD x Intel e de 8700k x 7700k, etc.

Queria ver o desempenho, principalmente em jogos e principalmente entre o 8600k e 7700k.

Obrigado

 

DigitalFoundries ao resgate!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TheSnow disse:

Pessoal, alguém tem benchmark confiável de 8700k x 8600k x 7600k x 7700k?  Não achei aqui... (de preferência video; Se não tiver, site serve :))

Estou achando mais comparação de AMD x Intel e de 8700k x 7700k, etc.

Queria ver o desempenho, principalmente em jogos e principalmente entre o 8600k e 7700k.

Obrigado

 

Pelo que ja vi o 8600k tem desempenho equivalente ao 7700k em jogos, a diferença entre eles é irrisoria e tanto hora o 8600k estar na frente como tb o 7700k fica na dianteira mas sempre por margens despresiveis o que acaba sendo um empate tecnico entre eles. Outra coisa interessante é que no 7700k o uso de cpu é um pouco mais baixo (coisa de 10% na media) o que quer dizer que teoricamente é um cpu que ainda tem mais poder de fogo do que o 8600k em jogos. 

Ja o 8700k é cpu para nao se preocupar pelos proximos 5 anos, tem um desempenho ligeiramente supeior ao 8600k, pouca coisa mesmo, porém, tem a vantagem do HT o que lhe dara uma longevidade muito boa, afinal nada impede que daki uns 2 anos 6c/6t em jogos ja esteja meio que no limite como hj estar os cpus 4c/4t, o 7600k que o diga, é uma cpu muito forte mas ja enfrenta o gargalo de poucos cores/threads e uma cpu com 100% de uso em jogos é um prato cheio para stutters o que acaba com a fluidez mesmo estando com mais de 100fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Vegetto disse:

tem um desempenho ligeiramente supeior ao 8600k, pouca coisa mesmo

Discutível isso aí, vi vários jogos que o 8700k tem dezenas a mais de fps e frametime melhor em relação ao 8600k. The witcher 3, por exemplo.

Bom, pra mim, ele está fora de cogitação devido ao preço.  Já o 8600k, é uma proposta j interessante. Como ele está o mesmo preço que o 7700k, acredito que valha mais a pena comprar ele com uma z370 que um 7700k com uma z270... (possibilidade de upgrade)

Além do mais, tem que lembrar que estamos quase em época de transição de resolução, o que faz o processador um pouco "menos importante" por agora. Posso estar errado, mas acredito que esse 8600k leve as placas xx80 em 4k por alguns anos ainda. Mesmo em full hd, acredito que ele segure as xx70 por alguns anos também (Posso estar errado, pois as GPU também podem evoluir muito a partir das NVIDIA Volta, por exemplo).

 

adicionado 6 minutos depois

@Imakuni Como está a situação em benchmarks multithreading? (8600k x 7700k)

Li que o 8600k não está tão legal assim nessas tarefas, mas estou apertado agora e sem computador (muito ruim ver isso pelo celular) então não me aprofundei.

Outra coisa que não foi abordada, sabe dizer se o 8600k está com folga nos jogos ou também está trabalhando em 90/100%? Quero ver a vida útil dele e viabilidade de pegar ele em detrimento do 7700k. Apesar de terem desempenho bem parecido em jogos...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, TheSnow disse:

@Imakuni Como está a situação em benchmarks multithreading? (8600k x 7700k)

"Multithread" como por exemplo...?

 

34 minutos atrás, TheSnow disse:

Outra coisa que não foi abordada, sabe dizer se o 8600k está com folga nos jogos ou também está trabalhando em 90/100%? Quero ver a vida útil dele e viabilidade de pegar ele em detrimento do 7700k. Apesar de terem desempenho bem parecido em jogos...

Isso é uma medida meio infeliz... o uso de um processador 6t sempre vai ser maior que um 8t, pelo simples fato de ter menos threads para dividir o trabalho (muito embora o uso real seja menor).

 

 

De qualquer forma, minha sugestão é: não vá atrás de um 8600k, é caro de mais pelo que oferece. Vá para o 8400 mesmo, 3.8ghz já é mais que sobra. Ou então, vá atrás do 8700 sem K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, TheSnow disse:

Discutível isso aí, vi vários jogos que o 8700k tem dezenas a mais de fps e frametime melhor em relação ao 8600k. The witcher 3, por exemplo.

Bom, pra mim, ele está fora de cogitação devido ao preço.  Já o 8600k, é uma proposta j interessante. Como ele está o mesmo preço que o 7700k, acredito que valha mais a pena comprar ele com uma z370 que um 7700k com uma z270... (possibilidade de upgrade)

Além do mais, tem que lembrar que estamos quase em época de transição de resolução, o que faz o processador um pouco "menos importante" por agora. Posso estar errado, mas acredito que esse 8600k leve as placas xx80 em 4k por alguns anos ainda. Mesmo em full hd, acredito que ele segure as xx70 por alguns anos também (Posso estar errado, pois as GPU também podem evoluir muito a partir das NVIDIA Volta, por exemplo).

 

adicionado 6 minutos depois

@Imakuni Como está a situação em benchmarks multithreading? (8600k x 7700k)

Li que o 8600k não está tão legal assim nessas tarefas, mas estou apertado agora e sem computador (muito ruim ver isso pelo celular) então não me aprofundei.

Outra coisa que não foi abordada, sabe dizer se o 8600k está com folga nos jogos ou também está trabalhando em 90/100%? Quero ver a vida útil dele e viabilidade de pegar ele em detrimento do 7700k. Apesar de terem desempenho bem parecido em jogos...

Obrigado

O maximo que vi de vantagem do 8700k em cima do 8600k foi de uns 15%, isso num cenario de alta taxa de fps pode chegar a uns 20fps de diferença, porém, como a maioria foca em 60fps ambos os cpus dao conta disso facilmente. Quanto a resoluçao isso é bem pessoal mas se voce foca em 4k então tanto faz 8600k ou 8700k, pois, nessa resoluçao o gargalo ainda sera da vga, mesmo numa 1080ti. No meu caso que uso 1080p@144Hz ainda "valeria a loucura" de pegar um 8700k mas por esse preço sem chances e estou focando no 8600k mesmo, que pra mim mesmo usando 144Hz ja ta bom demais a performance dele.

Quanto ao uso de cpu o 8600k fica em media 10% a mais de uso em relaçao ao 7700k, porém, novamente isso depende do foco de fps, se o cara quer 60fps então o uso de cpu ficara bem baixo no 8600k, dificilmente deve passar de 50% de uso. Sempre procuro ver testes baseado na minha realidade, ou seja, usando a 1070 e pelo que vi o 8600k na 1070 com fps liberados fica na media 65% mas varia bastante de jogo pra jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi em um review algo bem interessante! Nos jogos testados, tanto o i5-8600K, i3-8350K, i7-8700K e o i7-7700K tiveram a mesma média de FPS (5 FPS de diferença no máximo), mas usando a resolução FullHD com uma GTX 1080.
No mesmo review fizeram testes em 720p, aí sim houve uma mudança legal nos FPS, onde em alguns casos o i5-8600K batia no i7-7700K, e outros perdia. Parece que qualquer Coffee Lake consegue levar placas de vídeo em 1080p ou mais, mas começa uma briga em resoluções menores.
Logicamente a diferença em alguns casos em 720p se deu na quantidade de threads do processador e a devida otimização do jogo usar eles. Como já disse num post a um tempo atrás, mesmo que o i5-8600K seja igual um i7-8700K/7700K nos jogos, vai chegar uma hora que os threads a mais serão valiosos.
Em alguns testes de multithread como 7zip ou Blender, o i5-8600K ficou colado no i7-7700K.
O que me impressionou foi o i3-8350K ser igual a um i7-4790K nos jogos, no entanto perde no Blender e parecidos.

Consegui achar o review:
Review do site Sweclockers (nem sabia que existia hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lost Byte disse:

Vi em um review algo bem interessante! Nos jogos testados, tanto o i5-8600K, i3-8350K, i7-8700K e o i7-7700K tiveram a mesma média de FPS (5 FPS de diferença no máximo), mas usando a resolução FullHD com uma GTX 1080.

BF1 e TW3, no Ultra, em FullHD, o fator limitante vira a 1080.. Olha o teste do vídeo da Digital Foundry, que usa uma Titan X Pascal com OC, pra ver a diferença.. Eles não testam o BF, mas TW3 tem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Imakuni disse:

"Multithread" como por exemplo...?

Cinebench, blender, descompactação, etc. Benchmark sintético, claro, mas...

Bom, a questão é que minha mobo morreu e vou enviar para a kabum segunda. Daí tenho 3 opções: eles não aceitarem meu RMA (nesse caso, devo comprar apenas uma placa-mãe piorzinha para o meu 6600k mesmo e esperar mais para abaixar os preços) eles me devolverem uma placa-mãe igual (nesse caso, vou pegar o 7700k) ou eles me derem o retorno em crédito no site (nos RMAs que já fiz com eles, deram essa opção. Nesse caso, vou pegar uma mobo 8gen e um coffee Lake, estou achando)

De qualquer forma, vou ter de comprar no início de novembro a cpu (não vou suportar ficar sem PC até a black friday e não acho que os preços diminuam muito lá)

Estava pensando no 8600k mesmo, para fazer overclock. Mas acredito que o 8700 non k valha mais a pena, não é? Já tem alguma previsão de preço para ele?

Uma pergunta: nessa geração, a diferença do clock base para o turbo está gigantesca, isso influencia de que forma? É para todos os núcleos mesmo esse boost?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

BF1 e TW3, no Ultra, em FullHD, o fator limitante vira a 1080.. Olha o teste do vídeo da Digital Foundry, que usa uma Titan X Pascal com OC, pra ver a diferença.. Eles não testam o BF, mas TW3 tem..

Realmente, pra testar cpu o ideal é uma 1080ti em fullhd

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, TheSnow disse:

Uma pergunta: nessa geração, a diferença do clock base para o turbo está gigantesca, isso influencia de que forma? É para todos os núcleos mesmo esse boost?

Ate onde sei o boost anunciado é para 1 núcleo. Para os 6 deve ser uns 300MHz a menos, eu acho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, TheSnow disse:

Cinebench, blender, descompactação, etc. Benchmark sintético, claro, mas...

http://wccftech.com/review/intel-core-i7-8700k-core-i5-8600k-core-i5-8400-cpu-review/7/

 

13 horas atrás, TheSnow disse:

Estava pensando no 8600k mesmo, para fazer overclock. Mas acredito que o 8700 non k valha mais a pena, não é? Já tem alguma previsão de preço para ele?

Black Friday? Talvez...

 

 

13 horas atrás, TheSnow disse:

Uma pergunta: nessa geração, a diferença do clock base para o turbo está gigantesca, isso influencia de que forma? É para todos os núcleos mesmo esse boost?

11 horas atrás, Vegetto disse:

Ate onde sei o boost anunciado é para 1 núcleo. Para os 6 deve ser uns 300MHz a menos, eu acho. 

https://www.gamersnexus.net/guides/3077-explaining-coffee-lake-turbo-8700k-8600k

 

11 horas atrás, Vegetto disse:

Realmente, pra testar cpu o ideal é uma 1080ti em fullhd

 

Depende... há quem argumente que o ideal é uma Gtx 1060, por exemplo, pois quem compra processador na casa dos 800R$ dificilmente vai comprar uma Gtx 1080ti, vai é comprar uma 1060. Olhando por esse ângulo, a 1060 é um teste mais realista, e portanto melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RS Faria disse:

BF1 e TW3, no Ultra, em FullHD, o fator limitante vira a 1080

Exatamente! Como havia dito, qualquer (ainda tenho as dúvidas sobre o i3) processador Coffee consegue segurar as principais placas de vídeo (RX570/580 e GTX1060/1070/1080) em FullHD sem problemas se tratando do processador em si, chegando a ter o mesmo desempenho nesta resolução.

 

13 horas atrás, RS Faria disse:

Olha o teste do vídeo da Digital Foundry, que usa uma Titan X Pascal com OC, pra ver a diferença

Titan X é covardia. Não é qualquer um que consegue uma delas, assim como já é certo que a pessoa que vai comprar uma deste nível vai se interessar em um i7-8700K ou R7 1800(X). Claro que ver a diferença de desempenho usando uma placa destas é legal de se ver, o que reforça ainda mais o que mencionei sobre que o i5-8600K não tem exatamente o mesmo desempenho em jogos em relação a um i7-7700K/8700K se considerar outros cenários.
 

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Olhando por esse ângulo, a 1060 é um teste mais realista, e portanto melhor.

Em testes de processadores não faz sentido a GTX 1060. Se for testes de placas de vídeo, já seria mais aproveitado, porém não seria o ideal, então o teste a qual se refere seria focado em custo/benefício e não do produto em si. Uma coisa é analisar teste de uma peça só, e outra é analisar testes onde se cheguem em um balanceamento ideal.

Só acho que um dos problema dos testes é a pessoa apenas ler o título, ver um ou 2 gráficos, não se importar com o procedimento usado e nem o que está propondo, então gerar uma ideia rápida e genérica sobre tal produto(s). Não me refiro a ninguém aqui, longe de mim, mas sim o que acaba acontecendo muitas vezes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Depende... há quem argumente que o ideal é uma Gtx 1060, por exemplo, pois quem compra processador na casa dos 800R$ dificilmente vai comprar uma Gtx 1080ti, vai é comprar uma 1060. Olhando por esse ângulo, a 1060 é um teste mais realista, e portanto melhor.

Eu defendo a metodologia que elimine ao maximo gargalos, porém, mantendo um cenario minimamente coerente com a realidade. No caso de testes de CPU em jogos eu sempre vejo os testes em fullhd com uma vga overkill para essa resoluçao, como é o caso da 1080ti. Tem quem goste dos testes em 720p que de fato estressa bastante a cpu, porém, ja nao vejo um cenario estão realista assim. Apos ver esses testes ae sim eu procuro testes que se encaixam na minha realidade, ou seja, fullhd com 1070, para ter uma ideia mais precisa do que eu terei em casa.

Outra coisa, quem vai jogar em 4k nao precisa ter cpu estão forte assim, pois, nessa resoluçao o gargalo sera a vga, logo nada impede o cara ter uma 1080ti e uma cpu mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Black Friday? Talvez...

Estava contanto com poder comprar um chipset H e economizar na mobo. Afinal de contas, creio que nenhum overclock em um 8600k deixe -o superior a um 8700 (com WC simples).

Mas estava lendo aqui que parece que só vai haver chipset Z. Procede isso? Se não, já sabem quando vai sair os processadores non k e o resto das mobos? (Não entendi se você se referiu a black Friday como data de lançamento ou como única chance viável de comprar um 8700 ao invés do 8600k)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheSnow disse:

Mas estava lendo aqui que parece que só vai haver chipset Z. Procede isso? Se não, já sabem quando vai sair os processadores non k e o resto das mobos?

Por enquanto, sim. Vão sair outros chipsets e mais processadores (os i3, por exemplo), mas isso é só para o ano que vem.

 

2 horas atrás, TheSnow disse:

Não entendi se você se referiu a black Friday como data de lançamento ou como única chance viável de comprar um 8700 ao invés do 8600

Era mais no sentido de ser viável, pelo preço não ser tão exorbitante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

Só como correção, a Terabyte estava vendendo o i7-8700K a R$ 1.700.

 

Só que até agora eu não estou acreditando no anúncio de baixo. Se bem que a Kabum não me surpreende.

Tá errado mesmo, seja de propósito ou por algum problema no site.

59e55dabc6bb9_Pinrka.thumb.png.ccfffc5fe1bd112e141bc9f1c48f9d83.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.bit-tech.net/features/tech/motherboards/asus-interview-andrew-wu-rog-motherboard-pm/1/

 

Citação

bit-tech: So if you wanted and Intel let you, you could make Z270 compatible?

Andrew: Yes, but you also require an upgrade from the ME [Management Engine] and a BIOS update. Intel somehow has locked the compatibility.

 

Não sei se postaram antes.

 

"Bit-tech: Então, se vocês quisessem e a Intel permitisse, você poderia fazer as Z270s compatíveis?

Andrew: Sim, mas você iria precisar de um update do controlador e da Bios. A Intel de alguma forma trancou a compatibilidade."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
35 minutos atrás, Atretador disse:

"Bit-tech: Então, se vocês quisessem e a Intel permitisse, você poderia fazer as Z270s compatíveis?

Andrew: Sim, mas você iria precisar de um update do controlador e da Bios. A Intel de alguma forma trancou a compatibilidade."

Típico... Essa daí não surpreende ninguém mais.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu estou dando uma lida e tem muita gente dizendo que esse cara da ASUS (e o estrevistador) foram muito vagos, já que são vários pinos a mais no Coffee Lake que foram habilitados. Outro usuário também disse que mexer no BIOS é uma coisa, mas que no ME o buraco é mais embaixo.

 

Então eu encontrei um post sobre o Linus, que diz:

 

Citação

Linus falou sobre isso no WAN show e disse que as conversas dele com gente da indústria indicaram basicamente que sim, eles poderiam ter dado um jeito na retrocompatibilidade, mas sacrificando em parte na confiabilidade e / ou causando problemas com overclock. [A retrocompatibilidade] causou problemas suficientes de confiabilidade que eles não estavam dispostos a arriscar a lealdade / imagem de marca da Intel ou o que fosse. / Linus talked about this on the WAN show and said from his conversations with people in the industry basically indicated that yes they could have made it work, but at the cost of some reliability and/or causing issues with overclocking. It caused enough issues with reliability that they weren't willing to risk Intel loyalty/ brand image or whatever.

 

Vale lembrar que o Linus embarcou na onda Ryzen e tem esculhambado com a Intel em vídeos recentes. Ele não tem interesse nenhum de molhar a mão de fanboys de nenhum dos dois lados.

 

E o próprio cara da ASUS disse que o objetivo não é buscar compradores que tem Z270, porque essas pessoas muito provavelmente não vão fazer upgrade. Quem faria, muito provavelmente vai vender a Z270 de qualquer maneira para comprar o Coffee Lake. O mercado para os Coffee Lake é quem tem Sandy Bridge, Ivy Bridge ou até um Haswell (ou gerações anteriores).

 

Como nota, sendo mercenária ou não, eu prefiro a Intel chutar o balde e não ficar fazendo gambiarra (que muita empresa faz para molhar a mão de meia dúzia) e lançar um produto nativo e 100% funcional para a tecnologia em mãos.

 

Senti um cheiro de sensacionalismo.

 

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, foi bem simples, a Intel tinha que lançar o Coffe-lake, por isso o adiantou e em 14nm. Como adiantou o lançamento, não foi por opção de manter TIM, e sim, como a Intel que fabrica os próprios processadores, em meados de 2012 no lançamento dos Ivy bridge, ela abandonou a solda, o mercado tava fácil, conquistou clientes, concorrência tinha um produto chulo, e nisso ela maximizou lucro. Porém com todo o alvoroço hoje por conta das temps do 7700k, ela não pode simplesmente mudar seu processo de fabricação, pois isso envolveria mudar equipamentos, pessoais etc... por isso manteve a Tim, a melhorando no 8700k para não ter throttling. 

 

Sobre o socket, é a mesma coisa, realmente, 6 cores puxam mais energia que 4, acredito que tem sim a necessidade de mudança nos pinos, porém porque manter o 1151? Custo e tempo, para não perder tempo e facilitar o trabalho, manteve o mesmo socket, mudou pinos, o que é mais fácil para fabricantes, usarem o estoque que já possuem e adequarem a placa para o novo chipset e tensões. 

 

Vendo sobre a ótica de uma empresa, isso faz sentido, e justifica a adoção ainda de TIM e do Socket, porém, duvido muito que o ice-lake vai ter o mesmo socket, já que se a Intel manter a "tradição" de mudar durante a mudança de litografia, seria a morte da z370, porém, isso é papo para daqui 6 meses a 1 ano.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...