Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

Alguém aí tem algum roadmap da Intel do que vai ser lançado depois dos Coffeelake?

 

 

@Pietro Luigi @Atretador  Por um lado ele usa bem as threads e por outro usa mais memória ram principal do que vram da placa de vídeo, não importa se você tem uma GTX 1080 TI 11GB rodando em 4K ultra, vai consumir nem metade dessa vram e extrapolar horrores na ram principal, tem alguns tópicos aqui no CDH onde usuários gravaram gameplay e tiraram prints com o msi afterburner de fundo, dá para perceber isto claramente, outro detalhe que eu pesquisei é que as vezes deixar os detalhes de geometria no máximo em algumas engines da ubisoft pode usar mais cpu.

 

Não sei qual engine é usada no AC origins e se for a mesma do Watch Dogs 2, o problema está entre o uso de ram, vram e memória alocada sendo assim sobrecarregando o processador e como os jogos são portados do console para pc, nessa engine da ubisoft os ports saem assim, pois os devs não querem perder tempo e lançar o jogo( Vi isto em um vídeo no youtube explicando, só não me recordo onde).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vegetto disse:

So eu acho q por enquanto a intel estar apenas pegando os Xeons de 2016 e rebatizando como i9?! Tem xeon 24/48 de 2016!!

Eles estão renomeando os novos Xeons que lançaram para competir com os Epycs.

 

Esse 28C "Cascade-X" que mostraram na Computex agora a pouco é um Skylake-X 8176 ou um 8180 Xeon Platinum que roda a 2.5Ghz all-core a 200~ W de TDP com multiplicador desbloqueado, puxando uns 1000~1200W com OC a 5Ghz e usando um Cooler industrial com capacidade de dissipação de 1600W com liquido sub-ambiente, o socket é o mesmo destes Xeons tambem. Custa 10.500 dolares e são muito difíceis para a Intel fabricar. Socket LGA3647. Havia um outro sistema usando um Custom loop, com um OC para aproximadamente 4Ghz no evento. É o maximo que a Intel consegue fabricar atualmente, super raro com 600mm² de area.

 

Basicamente uma fantasia para roubar a cena de um produto real que o consumidor vai poder comprar, e usar em placa-mãe X399 atuais.

 

E eles ainda "esqueceram" de avisar que os 5Ghz eram com OC e refrigeração exótica

 

Pelo visto a midia não gostou muito da jogada de marketing da Intel

 

 

Em contraste, o TR com 32C que vai sair, é super fácil de fabricar, ja que é composto de 4x dies menores com quase 100% de die's intactos em um waffer para uso. Opera a 3.0Ghz base e 3.4Ghz all-core boost, e foi demonstrado na Computex com um Air cooler, o "Wraith Ripper" que tem "apenas" um fan de 120~140mm em baixa rotação até onde vi, super silencioso

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

 

Esse 28C "Cascade-X" que mostraram na Computex agora a pouco é um Skylake-X 8176 ou um 8180 Xeon Platinum que roda a 2.5Ghz all-core a 200~ W de TDP com multiplicador desbloqueado, puxando uns 1000~1200W com OC a 5Ghz e usando um Cooler industrial com capacidade de dissipação de 1600W com liquido sub-ambiente, o socket é o mesmo destes Xeons tambem. Custa 10.500 dolares e são muito difíceis para a Intel fabricar. Socket LGA3647. Havia um outro sistema usando um Custom loop, com um OC para aproximadamente 4Ghz no evento. É o maximo que a Intel consegue fabricar atualmente, super raro com 600mm² de area.

 

Em contraste, o TR com 32C que vai sair, é super fácil de fabricar, ja que é composto de 4x dies menores com quase 100% de die's intactos em um waffer para uso. Opera a 3.0Ghz base e 3.4Ghz all-core boost, e foi demonstrado na Computex com um Air cooler, o "Wraith Ripper" que tem "apenas" um fan de 120~140mm em baixa rotação até onde vi, super silencioso

 

Depois desse cooler industrial só no2 mesmo, a Intel tá tentando fazer marketing de overclock nesse 28C, mas o consumo dele em OC é uma usina.

 

Só em 10nm é que a Intel vai apresentar um 32C 64T.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT  Se eles conseguirem por 32C em um Die de tamanho viável para fabricação

Eles mal conseguem fazer dual-cores em 10nm atualmente, e 28C no seu processo altamente refinado de 14nm+++++ ainda são super raros.

 

Jim tem uma analise "profunda" sobre yields de waffers comparando MCM(Epyc\Zen) vs Monolitico(Xeon\Skylake-X)

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lost Byte disse:

Pentium G4560 VS G5600

 

O velho e novo i3 ainda consegue bons resultados em jogos com seus 2c/4t. Infelizmente o valor pedido não é justificável.

 

Comparação do HardwareUnboxed vs o 2200G, do G5400:

 

 

Não faz muito sentido esses pentiums a quase 100 doletas, com mobos caras, coolers ruins, iGPUs semi-inuteis e bloqueados para overclock. Só para poder competir com o 2200G é preciso gastar +100 doletas em uma GPU de entrada.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Atretador disse:

Você quer dizer Pentium D?

Não. Que eu lembre o core 2 quad foi uma gambiarra q a intel fez por conta dos phenom X4. A intel simplesmente pegou dois core 2 duo e juntou eles, exatamente a mesma ideia q a amd usa com os epycs. Na época isso foi visto como gambiarra, a amd dizia q o único quad core real era o dela e q o da intel era apenas dois dual core. Hj a amd usa a mesma logica so q agora ela tem orgulho disso. Como dizem, o mundo dá voltas e, nada se cria tudo se copia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto Pentium D foi o primeiro, dois Pentium single-core "colados" juntos, barramento limitava horrores, lançado para competir com a AMD que lançou o primeiro dual core ao mercado.

Spoiler

engraçado como a AMD ganhou a corrida do dual-core e do triple\Quad-core, mas a Intel dando chip de graça, basicamente subornando empresas, foi o bastante para acabar com essa vantagem de performance

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador eu nem sabia q Pentium d já foi feito via gambiarra kkkkk. Na época dos phenoms II so comprava intel quem era realmente leigo. Eu tive um phenom II x3 720 BE q catei pelo serial pra ter certeza que o quarto núcleo era integro. Tinha ate x2 com os 4 núcleos funcionais mas esses eram um achado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Olha aí com estou certo ao dizer que a Intel está correndo atrás da AMD, antes dos Ryzen(2017) o top de linha da Intel era 6950x deca-core, em 2018(pós ryzen)  vai lançar o processador mais rápido com o melhor da tecnologia que ela tem, Intel tá correndo atrás não? "O pior cego é aquele que não quer ver." Eu já acordei e a Intel primeiro que todos os consumidores dela.

 

Lembrando que o Jim Keller liderou a equipe que projetou os Athlon XP, 64 e Zen, coincidência? Agora ele foi contratado pela Intel, assim como 2 outros ex-engenheiros da  empresa. Meu palpite é que a Intel vai colocar eles para trabalharem em cima da arquitetura Intel Core Malha 2D introduzida em 2017 e nos CPUs Intel com gráficos integrados RX Vega, Navi etc. vão aprimorar a arquitetura malha 2d dos skylakex, pois assim como os Ryzen teve sua primeira geração em 2017.

 

Quanto ao modo como a Intel e AMD fabricam seus hardwares visando reduzir custos eu não tenho do que reclamar, o importante para mim como usuário é o desempenho final e preço, o qual, a AMD surpreendeu até mesmo a Intel.

 

Agora partindo para a finalidade do tópico que é sobre os Coffeelake eu ainda sou cético de que a Intel vai lançar um 8C 16T na mainstream este ano, meu palpite é que saia só em 2019 e com performance multi-threading abaixo de um 2700x.

 

@Vegetto


Se não me falha a memória o Pentium D era 2xP4 em 65nm, bem inferior um Core 2 Duo.

 

@Pietro Luigi


Ações caíram bastante, a Intel apresentou nada menos o melhor que ela pode produzir na litografia atual e ainda por cima em overclock máximo.

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, OCCT disse:

Agora partindo para a finalidade do tópico que é sobre os Coffeelake eu ainda sou cético de que a Intel vai lançar um 8C 16T na mainstream este ano, meu palpite é que saia só em 2019 e com performance multi-threading abaixo de um 2700x.

 

@Vegetto


Se não me falha a memória o Pentium D era 2xP4 em 65nm, bem inferior um Core 2 Duo.

 

@Pietro Luigi


Ações caíram bastante, a Intel apresentou nada menos o melhor que ela pode produzir na litografia atual e ainda por cima em overclock máximo.

 

Se não bater um 2700X em multithreading, não tem por que lançar ficaria perto de mais de um 8700K em OC :v

 

@Vegetto @OCCT Intel normalmente larga uns "monstro" quando fica encurralada

Pentium D, Core 2 Quad, Kabylake-X\Skylake-X

 

49 minutos atrás, OCCT disse:

Quanto ao modo como a Intel e AMD fabricam seus hardwares visando reduzir custos eu não tenho do que reclamar, o importante para mim como usuário é o desempenho final e preço, o qual, a AMD surpreendeu até mesmo a Intel.

Sobre fabricação, me refiro a...No mesmo custo que a Intel consegue fabricar 3~5 8180s 28C\56T, com grandes perdas, e tendo que vender a 11Mil dolares, a AMD faz 20 Epycs 7601 32C\64T e vende pela metade do preço.

 

Cara, ela vende 24C\48T por 1200 Dolares e o Modelo "basico" dos 32C\64T tem por U$2300, esse é o preço que a Intel cobra em um 7980XE de 18C\36T

adicionado 20 minutos depois
2 horas atrás, Vegetto disse:

Na época isso foi visto como gambiarra, a amd dizia q o único quad core real era o dela e q o da intel era apenas dois dual core.

aaah, nao sei se voce estava por aqui na epoca...mas foi o que a Intel falou dos Epycs em uma apresentação sobre os Xeons Platinum, "são só processadores de desktop colados juntos" em uma apresentação para investidores

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Se duvidar ele empata com 8086k, Ryzen tem SMT melhor rodando no mesmo clock dos Intel, logo em clock vs clock multi-threading melhor, além disto um 2700x é especificado em 3.7ghz, não tenho certeza se na prática usando all core ele sobe. 

 

A AMD fabrica mais barato e pode vender mais barato.

 

No site da Intel já tem o i7 8086k:

https://ark.intel.com/products/148263/Intel-Core-i7-8086K-Processor-12M-Cache-up-to-5_00-GHz

 

Tenta vê por este ponto de vista: agora adiciona 2C e 4T no mesmo die dele e calcula aí os clock que ele pode alcançar all core, para melhor resultado compara com i7 6900k e i7 7820x que tem die maior e são 8C 16T.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2018 às 17:15, Contiusa disse:

Acho mais fácil eles lançarem uma arquitetura nova e mais eficiente.

 

O ex-engenheiro chefe da Intel mencionou a um tempo atrás que o grande erro da Intel foi não ter trazido o Icelake de 10nm para 14nm para eles terem uma maior margem de segurança caso o processo de 10nm sofresse atraso, o que acabou ocorrendo.

 

14 horas atrás, Contiusa disse:

Mas eu acho que os objetivos das duas empresas não são os mesmos.

 

O atual objetivo da AMD é sobreviver, já o atual objetivo da Intel é manter as margens de lucro apesar dos problemas.

A Intel poderia oferecer melhor custo/benefício do que a AMD se ela realmente quisesse, mas aí as margens de lucro sofreriam.

Não sei como está atualmente pois não acompanho mais essas coisas, mas até a alguns anos atrás a Intel era uma das poucas empresas que obtiveram lucros em todos os trimestres desde sua fundação a quase meio século atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace

 

Intel ainda vai lançar: Icelake, Tigerlake, Cannonlake, CascadalakeX, sem mencionar os derivados deles.

 

Intel tem no mínimo 10 vezes mais dinheiro que a AMD, os Ryzen são o começo da AMD voltar ao saldo positivo e pelo desempenho vs custo que os Ryzen proporcionam, a Intel está correndo atrás para não perder lucros, não perder na corrida dos núcleos e para não ter prejuízos futuros.

 

Nas notícias recentes as ações da Intel caíram, após o anúncio do 28C 56T @ 5ghz dá uma subida no tópico.

 

 

@Atretador 

 

Eu tenho certeza que dessa vez bateu não só 2700x, mas i7 6950x, TR 1920x kkkk, 8086k nada menos que 7.2ghz:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, OCCT disse:

Intel ainda vai lançar: Icelake, Tigerlake, Cannonlake, CascadalakeX, sem mencionar os derivados deles.

 

Sim, mas pelo visto os Skylake, Kabylake, Coffeelake, Cannonlake e Cascadelake tem núcleos iguais, são da mesma arquitetura.
Já o Icelake e Tigerlake são da próxima arquitetura, e se os nomes "lake" indicam algo então eles devem ser ainda melhoramentos da arquitetura atual.
E pela mesma lógica o Sapphire Rapids e Granite Rapids então seriam da arquitetura realmente nova da Intel para a próxima década.

Mas vai saber.

 

Citação

Nas notícias recentes as ações da Intel caíram, após o anúncio do 28C 56T @ 5ghz dá uma subida no tópico.

 

As ações da Intel já subiram e caíram muitas vezes no passado.

Intel (INTC) - 38 Year Stock Price History

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é q a intel so fica atrás da amd se ela quiser. O máximo que acontece é o q estar acontecendo atualmente, a amd dá um "pulo do gato" fica na dianteira momentaneamente e depois a intel crava novamente.

Ainda assim temos q agradecer a amd por fazer isso, pois, a diferença de $$$ entre elas é abissal. Credito isso ao marketing da amd q trabalha muitíssimo bem, eles atacam os pontos fracos da intel porque sabem q não tem como bater de frente, parece obvio a estratégia mas muitas empresas não aceitam suas limitações e ficam dando murro em ponta de faca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto

A AMD agora acertou e está bem promissora, começando uma guerra de titãs no mundo dos processadores. Intel infelizmente apesar de produtos excelentes, possuem um custo/benefício não tão atrativo em vista da concorrência, eis o grande problema atual dela.

 

13 horas atrás, Atretador disse:

Não faz muito sentido esses pentiums a quase 100 doletas, com mobos caras, coolers ruins, iGPUs semi-inuteis e bloqueados para overclock. Só para poder competir com o 2200G é preciso gastar +100 doletas em uma GPU de entrada.

Isto é, mas não tira o mérito do avanço do Pentium considerando as especificações.

Intel já devia estar com estes modelos planejados desde cedo, e até porque se trata de uma linha de uso simples. Vai casar bem com PC pronto em lojas tipo Casas Bahia e Shoptime.

Nesta questão se vale ou não a pena investir, aí é outra história e finalidade de assunto completamente diferente. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vegetto disse:

A verdade é q a intel so fica atrás da amd se ela quiser. O máximo que acontece é o q estar acontecendo atualmente, a amd dá um "pulo do gato" fica na dianteira momentaneamente e depois a intel crava novamente.

Ainda assim temos q agradecer a amd por fazer isso, pois, a diferença de $$$ entre elas é abissal. Credito isso ao marketing da amd q trabalha muitíssimo bem, eles atacam os pontos fracos da intel porque sabem q não tem como bater de frente, parece obvio a estratégia mas muitas empresas não aceitam suas limitações e ficam dando murro em ponta de faca.

Mas é mais ou menos assim que tem que ser, ficar passando a batata quente. Se não monopolio pega...E dai ja viu né...

Pascal a 2 anos e nada de GPU nova(por culpa da AMD mesmo, ja que as R9 200 e 7000 eram muito forte, eles se empolgaram na historia de ficar mudando o nome)...Quad-Core por 20 anos...8Gb DDR4 a 550R$...etc

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vegetto disse:

A verdade é q a intel so fica atrás da amd se ela quiser. O máximo que acontece é o q estar acontecendo atualmente, a amd dá um "pulo do gato" fica na dianteira momentaneamente e depois a intel crava novamente.

Ainda assim temos q agradecer a amd por fazer isso, pois, a diferença de $$$ entre elas é abissal. Credito isso ao marketing da amd q trabalha muitíssimo bem, eles atacam os pontos fracos da intel porque sabem q não tem como bater de frente, parece obvio a estratégia mas muitas empresas não aceitam suas limitações e ficam dando murro em ponta de faca.

 

A partir de 2019 com o 7 nm da TSMC e GLOFO no mercado mainstream, o problema da INTEL vai ser na fábrica com os 10 nm e não por vontade própria.

 

https://www.semiwiki.com/forum/content/6552-another-interesting-thing-tsmc-e.html

 

18988d1478637951-standard-node-value.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vegetto disse:

A verdade é q a intel so fica atrás da amd se ela quiser.

 

Eles também eram maioires que a AMD na época dos Netburst e estavam atrás. Eles não queriam ficar atrás em core count no HEDT, por isso fizeram aquele teatro a 5Ghz. Com todo o $ que eles têm, o processo de 10nm ainda está problemático. Eles podem sim, mesmo contra a vontade, ficarem consideravelmente atrás até o processo de 10nm entrar nos eixos. Como o Jim do AdoredTV falou, eles estão pagando o preço pela falta de inovação e estagnação tecnológica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...