Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

A evolução do Intel Core Ivy Bridge-E (i7-4820K 4.3GHz) ao Coffee Lake (i7-8700K stock) em um dos jogos mais puxadores em recursos do passado, Crysis 3:

Na minha opinião, Crysis 3 é referência de desempenho no sentido de que se o CPU e GPU roda bem neste jogo, especificamente nesta fase da selva, consegue rodar bem qualquer jogo lançado até hoje, e ainda segurar por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante sobre Intel 10 nm

 

TechInsights has found the long-awaited Cannon Lake - the Intel 10 nm logic process inside the i3-8121U CPU, used in the Lenovo IdeaPad330.

 

i3-8121U_88CLL_306356_TopMetalRemoved_Di 

This innovation boasts the following:

Logic transistor density of 100.8 mega transistors per mm2, increasing 10nm density 2.7X over the 14nm node
Utilizes third generation FinFET technology
Minimum gate pitch of Intel’s 10 nm process shrinks from 70 nm to 54 nm
Minimum metal pitch shrinks from 52 nm to 36 nm

Process Highlights:

Deepest scaled pitches of current 10 nm and upcoming 7 nm technologies
First Co metallization and Ru usage in BEOL
New self-aligned patterning schemes at contact and BEOL

Design Highlights:

Hyperscaling via 6.2-Track high density library
Contact on active gate (COAG) cell-level usage

Texto completo nos links:

 

http://www.techinsights.com/technology-intelligence/overview/latest-reports/intel-10-nm-logic-process/

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Evandro disse:

Estou começando a achar que estão debulhando todo funcionamento raiz destes processadores e em pouco tempo vão dizer que eles em si são spywares...

Em um futuro próximo teremos programas anti-vulnerable sendo comercializados ou teremos que ficar offline para sempre.

Sim, estou sendo sarcástico, mas não duvido de mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

Não confie em alguns testes no youtube, muita gente posta algo para provar opinião esse aí tá mal feito e duvidoso.

 

@Contiusa

 

Tenho um Xeon 2680 v2 o vcore padrão é baixíssimo menos de 1.0, além disso na bios ele é bastante frio mesmo eu morando em região quente.

 

@Evandro

 

Tá bombando isso aí, esses bugs dos Intel são que nem chifr*, quanto mais o corn* procura ele acha.

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CEO da Intel renuncia ao cargo (finalmente!).

A razão oficial da renúncia é por ele ter tido um caso com uma funcionária da Intel, o que é contra o regulamento da empresa. Mas quem sabe o real motivo tenha sido outro, algo comum nesses casos, como ter recebido o aviso prévio por causa do desempenho dele como CEO, e tenha preferido pular fora em vez de ser removido.

 

https://www.anandtech.com/show/13005/intels-brian-krzanich-resigns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brian Krzanich como CEO da Intel

 

Por que nós reivindicamos isto é uma cobertura? O processo de 10nm da Intel não funciona. A empresa está prestes a perder grandes partes do mercado de servidores para a AMD e não tem saída. Seus esforços atuais para manter a linha e sustentar as margens alienaram seriamente os clientes e não há fim à vista para o slide. Para piorar as coisas, seus roteiros são uma bagunça completa e mudam mais rápido do que a tinta pode secar. Alguns até sugeriram que o Sr. Krzanich sabia que o trem estava prestes a sair dos trilhos , com certeza.

 

Há muito mais nisso do que um simples caso consensual, quando as profundezas dos problemas da Intel se tornarem claras, assim serão as razões por trás dessa transição.

 

Texto completo no link:

 

https://semiaccurate.com/2018/06/21/brian-krzanich-out-as-ceo-of-intel/

Spoiler

Revisitando a enorme venda de ações da Intel CEO Brian Krzanich 

 

Parecia ruim antes, mas à luz dos desenvolvimentos recentes, é ainda pior do que eu pensava.

 

O que Krzanich sabia sobre 10 nanômetros?

 

Na teleconferência de resultados da Intel em 26 de outubro, Krzanich disse o seguinte sobre a próxima tecnologia de fabricação de chips de 10 nanômetros da empresa: "Estamos no caminho certo para enviar nossa primeira peça de 10 nanômetros de baixo volume até o final do ano. Isso será seguido pela rampa inicial no primeiro semestre de 2018, com alto volume e disponibilidade do sistema no segundo semestre de 2018. "

 

Dentro de seis meses, a mensagem de Krzanich vai de "10 nanômetros está no caminho certo" até "10 nanômetros está atrasada em 2019". Para piorar a situação, Krzanich se recusou a dizer se 10 nanômetros entrariam em produção em massa no primeiro semestre de 2019 ou no segundo semestre de 2019 em resposta a uma pergunta do analista:

 

Parece implausível que as coisas estejam "na trilha" para os 10 nanômetros da Intel em 26 de outubro e seis meses depois - após anos de atrasos - a Intel descobre que pode estar um ano atrás do que esperava. 

 

Expectativas de perda de participação de mercado da Krzanich

 

Esta afirmação parece sugerir que a Intel poderia esperar perder mais de 10% de participação de mercado em seus negócios de processadores de data center. Há quanto tempo a Intel mantém essa expectativa? Krzanich esperava isso quando vendeu quantidades substanciais de ações em 1º de dezembro de 2017? 

 

Uma última coisa que me preocupa é que, de acordo com a SemiAccurate, o primeiro processador de 10 nanômetros da Intel, conhecido como Ice Lake-SP, está previsto para chegar ao mercado em "meados de 2020". A AMD divulgou recentemente que seu primeiro processador de 7 nanômetros de data center (o de 10 nanômetros da Intel deveria ser aproximadamente equivalente em desempenho e eficiência para tecnologias de 7nm de fundição) seria lançado em algum momento de 2019.

 

Se a AMD lançar seu processador de data center de 7 nanômetros, chamado Rome, na segunda metade de 2019, enquanto o primeiro processador de data center de 10 nanômetros da Intel não chegar até "meados de 2020", a Intel poderá se encontrar em um substancial desvantagem de fabricação em relação à AMD.

 

Na verdade, a BlueFin Research Partners diz que está "ouvindo que os clientes estão muito empolgados com o desempenho da próxima geração da plataforma Rome" e que suas fontes "continuam confiantes de que a AMD pode alcançar uma parcela unitária de dois dígitos a longo prazo [AMD] Epyc atividade de design e roadmap de produtos robustos e transição agressiva para 7nm ". 

 

Talvez, com base em suas declarações, Krzanich também espere que a AMD atinja a "parcela unitária de dois dígitos" no mercado de processadores de data centers, a expensas da Intel. 

 

Remessa do investidor

 

Só Krzanich sabe por que ele vendeu as ações que ele fez. Durante a reunião de acionistas da Intel, ele alegou que a venda não estava relacionada à sua confiança no futuro da Intel e que sua "visão da empresa é mais forte hoje do que em meus 35 anos aqui".

 

Essas palavras soam vazias. Krzanich presumivelmente sabe melhor do que ninguém no planeta como o pipeline de produtos da Intel está progredindo, o posicionamento competitivo da empresa em seus principais mercados e o tipo de feedback que a Intel está obtendo dos clientes. Ele está dizendo em público que está confiante nas perspectivas da Intel, mas ao mesmo tempo está dizendo aos analistas que a Intel deve perder participação no segmento de mercado contra a AMD - aparentemente quantidades significativas - e ele está vendendo um monte de ações. 

 

Desculpe, Krzanich, mas sua história não se soma.

 

Texto completo no link:

 

https://www.fool.com/investing/2018/06/15/revisiting-intel-ceo-brian-krzanichs-huge-stock-sa.aspx

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender @Dick Trace @Lost Byte

 

Processador Intel de 8 núcleos / 16 Threads Coffee Lake-S aparece em listagem de benchmark SiSoft Sandra:

http://www.guru3d.com/news-story/intel-8-core16-thread-coffee-lake-s-cpu-spotted-again-lets-call-it-a-core-i7-8800k,2.html

 

@Atretador Lembra do que te falei que o novo octa da intel poderia ser inferior o i7 8700k, não faz sentido, mas até agora tudo indica e muito menos vai ser melhor em multi que octa i7 6900k, sempre duvidei e ainda duvido da Intel apresentar um octa tão potente em multi quanto i7 6900k e i7 7820x, o die bem menor não aguenta na litografia atual.

 

O novo octa-core pontuou 187.32 Gops:

intel-core-coffee-lake-s-8-16-rumor-siso

 

Um i7 8700k pontua 217.98 Gops:

big_core_i7-8700k_sandra.jpg.ashx?maxwid

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

@brender @Dick Trace @Lost Byte

 

Processador Intel de 8 núcleos / 16 Threads Coffee Lake-S aparece em listagem de benchmark SiSoft Sandra:

http://www.guru3d.com/news-story/intel-8-core16-thread-coffee-lake-s-cpu-spotted-again-lets-call-it-a-core-i7-8800k,2.html

 

@Atretador Lembra do que te falei que o novo octa da intel poderia ser inferior o i7 8700k, não faz sentido, mas até agora tudo indica e muito menos vai ser melhor em multi que octa i7 6900k, sempre duvidei e ainda duvido da Intel apresentar um octa tão potente em multi quanto i7 6900k e i7 7820x, o die bem menor não aguenta na litografia atual.

 

O novo octa-core pontuou 187.32 Gops:

intel-core-coffee-lake-s-8-16-rumor-siso

 

Um i7 8700k pontua 217.98 Gops:

big_core_i7-8700k_sandra.jpg.ashx?maxwid

 

O clock dele ta baixo, o ideal seria o i7 8700k com 2.59GHZ para comparação, é claro na minha opinião de leigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

No mesmo clock o octa-core se sai melhor por ter mais threads e ipc equivalente do i7 8700k, ambos são coffee lake.

 

Agora em stock o octa não terá clock alto usando all core e até o momento esse modelo ES não tá batendo 8700k e mesmo na versão final não vai bater o i7 6900k e 7820x em multi, com certeza pode bater em single, é só a AMD esticar o turbo usando 1 core nos 4.8ghz.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

@brender

 

No mesmo clock o octa-core se sai melhor por ter mais threads e ipc equivalente do i7 8700k, ambos são coffee lake.

 

Agora em stock o octa não terá clock alto usando all core e até o momento esse modelo ES não tá batendo 8700k e mesmo na versão final não vai bater o i7 6900k e 7820x em multi, com certeza pode bater em single, é só a AMD esticar o turbo usando 1 core nos 4.8ghz.

 

 

 

Problema da Intel é que o 10nm deles ta quebrado, e TSMC ja esta fabricando 7nm em grande escala nas VEGA,e em seguida vem os Zen2. Se conseguir 20% de IPC e 10% de clock ja vai passar voando do lado de um 7820X ou CF-S 8C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

em seguida vem os Zen2. Se conseguir 20% de IPC e 10% de clock ja vai passar voando do lado de um 7820X ou CF-S 8C.

 

Acho muito difícil. O Ryzen+ não teve muito ganho, sinal de que o Ryzen não foi lançado como o Bulldozer. Provavelmente eles vão acompanhar o ritmo da Intel, com 6-10% de ganho de média. Outra coisa é não subestimar a Intel, que ainda está com as melhores CPUs core por core, mesmo o Ryzen tendo melhor SMT.

 

A tendência é continuar a mesma coisa. Custo benefício vs produto premium. 

 

Também li um post em um desses rumores que diz:

-------

intel's 10nm, is actually a bit more denser than 7nm, and thus a bit more advanced. Namingis intentionally confusing, and a d_irty trick by samsung, tsmc, and gf, to make it look like their stuff is more advanced. In reality intel called for unified naming scheme, but the rest of manufacturers mentioned above have refused. same way amd 12nm, is more like intel 14++

 

O 10nm da Intel é, na verdade, um pouco mais denso que 7nm e, portanto, um pouco mais avançado. A nomenclatura é intencionalmente confusa e um truque sujo da Samsung, TSMC e GF para fazer parecer que o material deles é mais avançado. Na verdade, Intel pediu pela unificação da nomenclatura, mas o resto dos fabricantes mencionados acima se recusaram. Da mesma forma que o 12nm da AMD tem mais a ver com o Intel 14 ++.

-------

 

Eu não sei se é verdade, mas dá uma boa pesquisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa A Intel vem tendo ganhos de 5% no mesmo processo de 14nm, tirando esses 5% no clock e eficiencia. Sem ganhos de IPC desde Skylake, como sabemos. De Haswell\broadwell, se não me engano, conseguiram uns ~10% de IPC a mais na redução de litografia e twaks na arquitetura.

 

Diferença p/ core da Intel é muito pequena hoje em dia, na casa dos 5%. Com SMT tendo vantagem semelhante em MT.

10nm da Intel mira em 2.7x a densidade de 14nm > 10nm, 7nm TSMC\GloFo se não me engano é 2.5x de 14nm > 7nm. Parte do porque a Intel estar tendo tantos problemas é este aumento agressivo de densidade. 10nm vai ser melhor, mas por pouca coisa(muito menos do que o 14nm++++ deles atualmente vs 14nm+\12nm da Glofo\AMD), e só vai ser melhor se de fato conseguirem fabricar die' grandes. E se não me engano, havia um papo de 10nm ser inferior a 14nm++ em performance, precisando chegar ao 10nm++ para recuperar clocks, ou algo do genero....Lembram daquele i3 10nm? Com menos clock, sem iGPU mas mesmo TDP que o i3 da geração anterior em 14nm+++? pois então...algo parece bem errado ai

 

O Ryzen 12nm, não é bem 12nm, é um 14nm+ maquiado, como citado acima, não teve ganho de densidade, apenas um ganho semelhante ao incremental da Intel de aumentar clock e reduzir voltagens, além de melhorias no cache. Olhando os saltos da Intel do SandyBridge até Skylake(ultimo ganho de IPC), há uma margem de uns 20~30% se não me engano, e um aumento semelhante de densidade. Clock x Clock, +eficiencia.

 

Se a AMD conseguir perto desses 20% de 14nm para 7nm só do ganho de 2.5x de densidade de transistores, e tweaks na arquitetura. Com a Intel sofrendo para lançar qualquer coisa alem de um Dual-core em 10nm, vai ficar complicado para a Intel, provavelmente veremos 7nm Ryzen vs 14nm+++++++ pela Intel, ou seja, um Coffee Lake com +200Mhz.

 

A AMD esta falando sobre em torno de +35% de performance na VEGA só de ter reduzido de 14nm -> 7nm, mas, até termos testes, fica difícil de saber. porém, ultimos anos a AMD vem apostando baixo para "superar" as expectativas e por todo mundo no caminhão da hype, prometeram +40% de IPC com Zen, conseguiram +52%....etc

 

Então...vamos continuar na especulação que cada semana que passa fica mais divertido :lol:

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas rola um fanboyismo pesado da parte de uma delas. Eu diria que 70% dos posts relativos à AMD vem com informação distorcida e com ironia nos textos, o que poderia ser classificado como baiting. O que surpreende, já que a Intel ainda domina no segumento core por core e no quesito suporte (suites de estúdio) e refino do chip (vcore baixo e margem de clock alto mais precisamente).

 

O bafafá já passou, a Intel não afundou e a AMD não ganhou a coroa em games e em core por core. A questão das suites de estúdio também são um assunto complicado e ninguém sabe direito até que ponto os problemas de compatibilidade estão afetando a produtividade.

 

O que me leva a crer que vai continuar assim - quem tem grana sobrando ou é profissional com clientes pesados vai dar preferência aos Intel, quem está mais no orçamento vai comprar AMD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bem por ae mesmo. Qualquer vantagem pro lado da intel é desprezada ou diminuída, em contrapartida qualquer mínima vantagem da amd é superestimada e motivo pra amd ser sempre uma melhor escolha. O pior são os números fabricados, como se eles fossem a realidade na maioria dos casos. O que eu vejo é um intel 6/12 com 33% menos núcleos/threads do q um amd 8/16 ser entre 15~20% inferior em MT pesado, muitas vezes apenas em benchs. Quando o assunto é core por core ou jogos não vale nem a pena comentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Vegetto disse:

@Contiusa Bem por ae mesmo. Qualquer vantagem pro lado da intel é desprezada ou diminuída

Que vantagem a plataforma deles tem hoje? 1080p gaming? A que preço essa vantagem? Com todas as retrições que eles impõem com OC e XMP o custo para ter O MELHOR pc p/ games vai nas alturas.

 

34 minutos atrás, Vegetto disse:

em contrapartida qualquer mínima vantagem da amd é superestimada e motivo pra amd ser sempre uma melhor escolha.

Sim, em termos de valor, os Ryzens são a melhor escolha hoje. Isso é um no brainer, até o Jason do Tech Deals fala isso direto.

 

34 minutos atrás, Vegetto disse:

O pior são os números fabricados, como se eles fossem a realidade na maioria dos casos.

Onde?

 

34 minutos atrás, Vegetto disse:

O que eu vejo é um intel 6/12 com 33% menos núcleos/threads do q um amd 8/16 ser entre 15~20% inferior em MT pesado, muitas vezes apenas em benchs. Quando o assunto é core por core ou jogos não vale nem a pena comentar.

Clock. Você vem falar dos fanboys AMD, mas lendo os seus posts fica claro que você é fanboy Intel.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Atretador disse:

São as (mais ou menos)unicas empresas ativas no segmento X86\X64, assim é normal fazer comparações de tecnologia de fabricação e produtos futuros. :)

Mas no final rola aquela discussão de "empresa 1 VS empresa 2", coisa que os moderadores estão deixando passar, mas tem horas que fica explícito demais.

Poucos dias atrás postei um vídeo sobre um G4560 e o G5600, e então apareceu do nada a questão do Ryzen 2400G sem necessidade, seguindo então novamente aquela velha e interminável discussão do melhor custo/benefício, e por aí vai indo o looping.

Creio que o tópico do Coffee, assim como o do Zen+, são para discutirmos os processadores de maneira isolada, vendo os pontos fortes/fracos e saber se o valor deles compensa nas demandas atuais e em que situações seriam melhores indicados.

 

Se é para discutir qual o melhor custo/benefício e seus combos (mobo+cpu+ram+gpu), seria interessante criar um tópico somente para isto, mesclando tudo. E nesta situação sim, eu posso colocar minha opinião de maneira doa a quem doer. :P

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB Sou fanboy do meu bolso amigo. Eu SEMPRE deixei claro que eu falo exclusivamente d meu uso q é jogos em 1080p@144Hz e pra esse cenário vou de intel mesmo e recomendo intel pra quem tem o mesmo uso primário que o meu. Já cansei de recomendar ryzen por aqui, principalmente quando falam dos i5 6c/6t eu sempre recomendo o R5.

A questão aqui é que em TUDO tem q vim alguém falar de ryzen e isso já ta chato. Por exemplo, se o cara tiver um i5 4560 e falar que tem uns 300 contos pra dar um up para um i7 4770, vai vim cara falando que é melhor pegar um ryzen fuleira qualquer, vai fazer malabarismo pro cara vender o combo dele, pegar uma a320 + ryzen 4c/8t...ae é fod* né. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Vegetto disse:

em por ae mesmo. Qualquer vantagem pro lado da intel é desprezada ou diminuída, em contrapartida qualquer mínima vantagem da amd é superestimada e motivo pra amd ser sempre uma melhor escolha.

Eu apenas acho que, devido a falta de concorrência da AMD aliada a politica adotada pela Intel(Devido a falta de concorrência ¬¬) o público cobra mais inovação da Intel, não aceitando mais do mesmo, e acaba por supervalorizar a inovação da AMD, que ainda tem uma arquitetura que precisa evoluir muito pra chegar no nível de maturidade(mais do mesmo) da Intel.

 

Lembra da hyper/mega/super/blaster valorização do lançamento do 7700k, que faleceu menos de 1 ano depois?
Muitos diziam que não valia a pena trocar apenas de tivesse o 6700k, mas de resto valia super a pena  =/

 

E claro, não podemos esquecer que 99,9% dos programas(seja game,work e etc) são otimizados p/ Intel. E levando somente em consideração a otimização dos programas, não há arquitetura que se salve.

 

Mas quanto ao falar de Ryzen, não há que se feito pois temos apenas 2 opções, obviamente que serão comparadas. Da mesma maneira que no lançamento da arquitetura Zen, ela foi amplamente comparada(e depreciada) quanto ao IPC, Latência, capacidade de OC e etc...lembro até do slide da Intel zoando o Infinity Fabric dizendo que eram vários processadores colados um no outro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...