Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

@Lost Byte O problema não é comprar um 4c/4t, o problema é pagar R$R700~900 num 4c/4t. É evidente que o i3 atual e os R3 terão o mesmo problema, mas na faixa de preço deles é algo tolerável. Um carinha aqui no fórum estava com stuttering no fortnite quando liberava o FPS com um i3 7100, é bem o que você disse mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB  @Vegetto 

 

Tá vendo esse Xeon 2680 v2 da assinatura? Testei o jogo Tomb Raider 2016 1080p high, com 10C 20T e com 4C 4T usando uma RX 470 4GB e o resultado? 4C 4T entregou 100% de uso do gpu com frametime baixo igual 10C 20T e estou usando 8GB de memória ram em single channel e tá sendo suficiente.

 

Depende da vga se fosse usar uma 1060, 1070, 1080 aí não dava, são mais fortes o cpu ia  gargalar.

 

O problema da maioria dos reviews é que só testam processadores mais modestos com vgas fortes.

 

Com 4C 4T:

ROTTR_2018_06_26_22_29_45_373.jpg

 

Com 10C 20T:

 

ROTTR_2018_06_26_22_44_12_746.jpg

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT O problema é no gameplay, os stutters ficam muito mais frequentes quando o cpu ta em 100% de uso. Se você for jogar você ira notar diferença mas em benchs isso fica meio camuflado, pois, geralmente é so a câmera passeando pelo cenário sem nada acontecendo e sem controle do jogador. Estou jogando hellblade e o jogo é leve e liso, mesmo com o fps solto o uso do i5 fica aqui na casa dos 70%, porém, basta uma virada rápida de câmera q a cpu dispara pra 100% e os fps despencam, se o jogo tivesse um bench tipo esse do tomb raider não iria acontecer isso mas no gameplay é q o teste é real.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, OCCT disse:

O problema da maioria dos reviews é que só testam processadores mais modestos com vgas fortes.

Teste em processador deveria ser apenas com placas de vídeos bem fortes para puxar todo o potencial, na minha opinião é claro.

Não vejo sentido sendo testado um i3-8100 ou um G5400 com GTX 1050, já que praticamente eles vão empatar em jogos uns 80% dos casos. Isto não é teste de CPU, é um teste de combo.

 

Lembro de um review gringo onde testaram os novos coffee lake usando uma GTX 1080, e não havia quase diferença entre um i3-8350, i5-8400 e um i7-8700 quando usado resolução FullHD. Mas quando setaram 720p, o escalonamento foi bem visível, mostrando uma noção de potencia limitada na demanda atual. Enfim, o gargalo atual está na placa de vídeo.

 

11 horas atrás, RobertoGB disse:

O problema não é comprar um 4c/4t, o problema é pagar R$R700~900 num 4c/4t.

Concordo totalmente, mas não quis me referir em valores e nem se é negócio ou não investir nos novos i3 ou velhos i5.

O chato é ver sempre o mesmo discurso negativando um produto de quem já o tem faz tempo, parecendo que fez a pior escolha da vida. Para quem quer um PC novo, não consigo recomendar um i3 e nem um i5 atual pelo que cobram, porém mesmo se a pessoa insistir, não vai ser o fim do mundo para ela, já que são produtos que conseguem um bom desempenho.

Muito tempo atrás eu comentava no fórum de forma completamente negativa alguns processadores devido a minha própria experiência com um, mas aos poucos vi que se para mim não era legal o produto, não quer dizer que para os outros seja o mesmo, o que desde então passei a não apontar somente os pontos negativos dos produtos (fora casos de fontes bombas).

 

9 horas atrás, Vegetto disse:

basta uma virada rápida de câmera q a cpu dispara pra 100% e os fps despencam, se o jogo tivesse um bench tipo esse do tomb raider não iria acontecer isso mas no gameplay é q o teste é real.

Apenas complementando a situação, viradas de câmeras de forma brusca pegam de surpresa os processadores, já que tanto o CPU quanto a GPU precisam renderizar e processar as novas informações.

Usando um controle a movimentação da câmera fica mais suave devido a sensibilidade do mesmo, pesando bem menos, um dos motivos que fazem os consoles conseguirem rodar 30 FPS fluidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT e tem um detalhe, tu está usando a api DX12. Para mim, esse jogo em API DX11 é INJOGAVEL. Ele joga toda a carga em cima de um core, e tem muita queda de fps durante a jogatina.

 

Em DX12 é bem distribuido e o processador fica bem folgado.

 

Não recomendo 4/4 hoje em dia nem ao meu pior inimigo. Quando tinha meu i5 6400 com a 480, já tinha stutering e uso em 100%, imagina hoje em dia com os jogos utilizando mais processador...

 

Pra mim, recomendar algo caro para a pessoa trocar depois não é recomendar, e sim jogar numa armadilha kkk.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em coffee lake quais as vantagens em pegar esse processador?

 

Processador Intel® Core™ i7+8700 (cache de 12 M, até 4,60 GHz), inclui memória Intel® Optane™:

https://ark.intel.com/pt-br/products/140642/Intel-Core-i78700-Processor-12M-Cache-up-to-4_60-GHz-includes-Intel-Optane-Memory-16GB

 

 

 

@Vegetto  @Atretador

 

Testei no gameplay só não postei aqui achei mais prático postar o bench do jogo, também 4C 4T sempre entregando 100% do uso do gpu, frametimes bons etc.

 

Quando der certo vou fazer um gameplay ou tiro print de um mapa no mesmo momento.

 

@Lost Byte

 

O problema é que devido os reviews usarem só vgas tops com processadores mais fracos, passa aquela ideia para o público de que processadores x,y é ruim, não entrega fps, gargala etc. mas não é a verdade, pois usando vga mais modestas o resultado pode mudar drasticamente e aquele processador que ficou "ruim", pode entregar jogabilidade excelente equivalente o outro cpu "bom" usando vga mais fraca. Na minha singela opinião o teste tem que ser prático conforme os presets e resolução que o jogador vai usar com aquela vga + cpu, dificilmente vão jogar em 720p usando vga mid e high end e a prática é que vai valer na hora do cara comprar as peças, não resultados simbólicos para estressar o processador. Em resumo o que quero dizer é que seria bacana os reviews especificarem que cpu x, y apesar de não ter entregado bons com vga z high end, pode ser uma boa escolha ao usar vga  a, b low, mid.

 

Olha esse teste aqui, i7 2600k vs i7 8700k, usando GTX 1070 o cpu antigo ainda é uma ótima opção, mas talvez usando 1080 ou 1080 ti não seja e se o review usar elas? Vai ficar como se o processador estivesse ruim de forma generalizada, é assim que o público enxerga:

 

COFFEE-SANDY-47.jpg

 

COFFEE-SANDY-46.jpg

 

 

 

COFFEE-SANDY-40.jpg

 

@Flávio Santana Lima


Com certeza o DX 12 ajudou, mas vou tentar fazer algum gameplay com 10c e 20T e 4C 4T, eu já fiz os testes no gameplay só não gravei e os resultados foram que 4C 4T entregou 100% da RX 470.


Detalhe a RX 480 tem uma diferença boa para RX 470, pode ser que i5 6400 só "segure" vga até do nível de RX 470, GTX 970.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

Falando em coffee lake quais as vantagens em pegar esse processador?

 

Processador Intel® Core™ i7+8700 (cache de 12 M, até 4,60 GHz), inclui memória Intel® Optane™:

https://ark.intel.com/pt-br/products/140642/Intel-Core-i78700-Processor-12M-Cache-up-to-4_60-GHz-includes-Intel-Optane-Memory-16GB

você ta falando apenas da cpu ou desse "combo" cpu + optane?!

O cpu é o i7 "de entrada", bloqueado pra OC mas q em stock tem desempenho bem próximo do 8700k em stock tb, obvio. É o cpu q vou pegar por ser menos caro e por não montar um combo pra oc. Qto a memoria optane pelos reviews isso ae é uma bomba, uma gambiarra pra tentar acelerar um hd mecânico. Se quer hd rápido vai de ssd e pronto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi Pessoal esperando que o 8C\16T seria um 9700K para mim é iludido, i9 faz muito mais sentido pela segmentação que a Intel força, se duvidar seria i9-9800XE :lol:

 

@Vegetto @OCCT A Intel ta com tanto excesso de optane, mesmo depois de pagar dezenas de milhares de tempos em tempos em marketing, pagando tech tubers e ganhando nabas, que tão colocando em bundles para ver se sai essa desgraça do estoque

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Pietro Luigi disse:

https://wccftech.com/intel-core-i9-coming-to-z390-mainstream-platform-core-i9-9900k-flagship/

 

Intel Core i9-9900K (est: 8 Core / 16 Threads)

Intel Core i7-9700K (est: 6 Core / 12 Threads)

Intel Core i5-9600K (est: 6 Core / 6 Threads)

 

Intel com a palhaçada de i5 sem hyper-threading.

 

Enquanto isso a AMD...

 

adicionado 17 minutos depois

 

Primeiro, o Z390 não é grande evolução em relação ao Z370, algo que até já tínhamos mencionado em artigos passados. E em segundo lugar, este novo chipset traz exatamente as novas funcionalidades lançadas com os chipsets H310, H370 e B360! Que o Z370 lançado em 2017 não suporta.

Por isso, em princípio o rumor que indicava que a gigante dos processadores iria re-utilizar o Z370 para o lançamento da sua nova plataforma era falso.

Fonte: https://www.leak.pt/novo-intel-core-i9-9900k-prestes-a-chegar-a-plataforma-z390/

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, OCCT disse:

@brender

Esse i9 9900k 8C 16T será se bate em multi-threading i7 6900k? Tá difícil e o ipc do Broadwell-E só é 4% inferior ao Coffee lake...
O chipset Z390 só é um Z370 em 14nm.

 

Então fica a questão.

 

Os atuais Z370 serão compatíveis com os octa core ? 

 

H310, H370 e B360 serão compatíveis com os octa core ?

 

Somente essa Z390 será compatível com os octa core ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT não tem muito mistério. Foi igual com o i7-8700K, que foi um i7-7700K com 2 núcleos a mais. Se vier um i9-9900K para o soquete LGA 1151, vai ser um i8-8700K com 8 núcleos. Eles provavelmente vão baixar um pouco o clock, mas ainda acho que o eles vão manter uns 4.2Ghz em todos os núcleos (o i7-8700K acho que é 4.3Ghz).

 

Se vier no soquete 1151, esquece o i7 6900k. Não tem nada a ver, nem mesmo em relação ao preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender

 

E já pensou a Intel lançam os cpus listados/vazados no HEDT? Lembre-se que nos x299 a Intel lançou até i5 4C 4T e pouca gente aqui comenta sobre isso...fora duas arquiteturas no HEDT, os kabylakex e skylakex nada impede dela fazer o mesmo novamente nos sucessores dos x299.

 

@Contiusa


Não acredito que um suposto i9 8C 16T na mainstream venha stock com 4.2 ghz all core, visto que um i7 6900k em 14nm+ é all core 3.7 ghz, agora olha o tamanho do die. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, OCCT disse:

Não acredito que um suposto i9 8C 16T na mainstream venha stock com 4.2 ghz all core, visto que um i7 6900k em 14nm+ é all core 3.7 ghz, agora olha o tamanho do die. 

 

Como eu falei, esquece o i7 6900k. Você está misturando alhos com bugalhos, um erro que tem sido frequente e insistente na questão dos chips para o soquete 1151. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não tinha gente aqui falando que o i7-8700K não ia passar 4.4Ghz? Acabou que ele chega fácil nos 5.2Ghz com delid e overcloca melhor do que o Kaby Lake. 

 

Se for um refresh do Coffee Lake, deve vir outro monstrinho de over com oito núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

A questão que comparo é em relação eles em stock, a litografia vs clock alto vs tamanho do die e por ser um dos poucos 8C e 16T que a Intel já lançou em 14nm, depois dele só o i7 7820x e no final das contas, após lançado vamos debater de que vai adiantar um 8C 16T na mainstream inferior os outros octas intel e ryzen e multi-threading? Pode ser que a Intel só queira mesmo ter um octa na plataforma mainstream. Lendo este primeiro parágrafo eu acho que dá para ter uma ideia de onde quero chegar.

 

Pelos modelos ES que já vazaram é difícil a versão final dele chegar stock nos 4.2 ghz all core e vendo nesses teste o mesmo modelo ES ainda foi consideravelmente inferior o i7 8700k.

 

Agora quando a gente fala de overclock é outra história, obviamente ele vai passar dos 4.5 ghz  e o consumo deve passar fácil dos 250w.

 

Dá uma olhada nos testes, vou postar novamente.

 

i9 9900k ES pontuou 187.32 Gops:

intel-core-coffee-lake-s-8-16-rumor-siso

 

 

i7 8700k pontuou 217.98 Gops:

big_core_i7-8700k_sandra.jpg.ashx?maxwid

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Evandro disse:

Roubando comentário do Ziebert em outras terras, é capaz que os octa tenham TDP maior e por isso o chipset novo.

Olha, se tratando da Intel, talvez mesmo com um TDP menor é capaz de lançarem um novo.

 

Mas com a saída do CEO pode ser que tenham mudanças nessa filosofia da empresa, e claro, se o projeto atual permitir (o o Z270 poderia aceitar os Coffe-Lake segundo a "ASUS").

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT  A diferença de clock entre o 8700k e o 9700 é gigante nesse teste ae. O 2700x tem 33% a mais de cores e threads do q o 8700k, porém, a diferença media entre eles no MT é menos q 20%, ou seja, os núcleos do 8700 são mais fortes. Igualando a quantidade de núcleos é meio q esperado q o 9700 na pior das hipóteses se iguale ao 2700x, pra mim sera superior so resta saber o custo disso, tanto em se tratando de preço como em consumo mas em desempenho ficarão parelhos e ainda aposto numa leve superioridade do 9700. Ate porque seria um mico gigante a intel lançar um 8/16 na mainstream com um atraso de mais de 1 ano pra amd e ainda ser inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, OCCT disse:

Na minha singela opinião o teste tem que ser prático conforme os presets e resolução que o jogador vai usar com aquela vga + cpu, dificilmente vão jogar em 720p usando vga mid e high end e a prática é que vai valer na hora do cara comprar as peças, não resultados simbólicos para estressar o processador. Em resumo o que quero dizer é que seria bacana os reviews especificarem que cpu x, y apesar de não ter entregado bons com vga z high end, pode ser uma boa escolha ao usar vga  a, b low, mid.

Como disse antes, existem testes focados apenas no CPU, assim como testes para mostrar os melhores combos de peças (CPU + GPU). Infelizmente maior parte do pessoal não se dá ao trabalho de ler um review do início ao fim, já que apenas olha uma imagem dos resultados e já decide o que quer, ou seja, vão pelo método de indicação da C*ip*rt.

Tenho alguns conhecidos que nem querem saber se um processador tem X núcleos ou Y vantagens, apenas quantos FPS vai dar no CS:GO, e acabam por pegar um G4560 já fora de moda quando podiam investir em algo melhor.

Eu gosto de testes onde pode ver o possível potencial futuro das peças, então testes em 1080p no ultra não me serve como interesse quando sobre CPU. No final, cada um tem seu modo de pensar e organizar as ideias. Apesar de tudo, gosto de ver resultados nos mais diferentes casos, pois toda informação ajuda nas decisões e também em ajudar nas indicações.

 

 

23 horas atrás, OCCT disse:

Falando em coffee lake quais as vantagens em pegar esse processador?

 

Processador Intel® Core™ i7+8700 (cache de 12 M, até 4,60 GHz), inclui memória Intel® Optane™:

https://ark.intel.com/pt-br/products/140642/Intel-Core-i78700-Processor-12M-Cache-up-to-4_60-GHz-includes-Intel-Optane-Memory-16GB

Parece se tratar de um kit i7-8700 + memória Optane de 16Gb. Dependendo do valor aqui na nossa terra, pode significar algum desconto decente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto 

 

 

55 minutos atrás, Vegetto disse:

@OCCT  A diferença de clock entre o 8700k e o 9700 é gigante nesse teste ae. O 2700x tem 33% a mais de cores e threads do q o 8700k, porém, a diferença media entre eles no MT é menos q 20%, ou seja, os núcleos do 8700 são mais fortes.

Tem um detalhe é que a maioria dos reviews testam o 8700k com a opção multi-core enhancement ativada por padrão em diversas mobos que faz OC automático e o 8700k roda 4.7 ghz all core e isso melhora o rendimento multi-threading dele.

 

55 minutos atrás, Vegetto disse:

Igualando a quantidade de núcleos é meio q esperado q o 9700 na pior das hipóteses se iguale ao 2700x, pra mim sera superior so resta saber o custo disso, tanto em se tratando de preço como em consumo mas em desempenho ficarão parelhos e ainda aposto numa leve superioridade do 9700. Ate porque seria um mico gigante a intel lançar um 8/16 na mainstream com um atraso de mais de 1 ano pra amd e ainda ser inferior.

 

Maior expectativa mesmo é sobre o clock do i9 9900k 8C 16T na mainstream, pelo que pesquisei em sites gringos ninguém sabe o clock final, nos modelos ES o que temos é o clock especificado na faixa dos 2.6 ghz ~ 2.8 ghz só que na prática sempre o clock é maior, eu chuto que no teste do Sandra ele devia estar rodando uns 3ghz ~3.1 ghz all core por isso ele pontuou bem menos que 8700k mesmo ele sendo hexa core.

 

@Lost Byte

 

Com certeza quanto mais informação no review é melhor na hora de escolher as peças e/ou indicar ; analisando bem eu mudei meu ponto de vista,  é bom ter mesmo testes em 720p para processador.

 

E essas memórias optane parecem ter sido um fracasso em vendas, pois é raro a Intel dar descontos e promoções  boas kkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops

 

Eu comentei é com a hipótese do 8C 16T vir vídeo integrado e tdp 95w, no que vazou até agora sobre o chipset z390 diz suportar tdp 95w e pelo que também vazou ele é o mesmo z370.

 

Eu acho mais viável subir os clocks, tirar o vídeo integrado aí sim dava para especificar no tdp 95w e ter um octa forte com clock alto.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...