Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

2 horas atrás, Vegetto disse:

@OCCT  A diferença de clock entre o 8700k e o 9700 é gigante nesse teste ae. O 2700x tem 33% a mais de cores e threads do q o 8700k, porém, a diferença media entre eles no MT é menos q 20%, ou seja, os núcleos do 8700 são mais fortes. Igualando a quantidade de núcleos é meio q esperado q o 9700 na pior das hipóteses se iguale ao 2700x, pra mim sera superior so resta saber o custo disso, tanto em se tratando de preço como em consumo mas em desempenho ficarão parelhos e ainda aposto numa leve superioridade do 9700. Ate porque seria um mico gigante a intel lançar um 8/16 na mainstream com um atraso de mais de 1 ano pra amd e ainda ser inferior.

Também não seria la muito bom ela bater o 7820X da linha HEDT dela, que ja não vende muito bem, de 140W de TDP, e que mesmo custando bem mais, ainda perde para o 2700X em MT em varios casos, levando em consideração o quão proximo do 7800X o 8700, provável que a historia não seja muito diferente entre 7820X vs 9900K.

 

4 horas atrás, Evandro disse:

Roubando comentário do Ziebert em outras terras, é capaz que os octa tenham TDP maior e por isso o chipset novo.

Olha, levando em consideração  Z270 vs Z370, e que mobo capenga (*MSI*) 4+2 fases leva OC de 8700K a 5.0Ghz puxando quase 200W, meio difícil.

 

Lembrando que a Intel trata Z370 como chipset serie 200, não 300 como ela trata H310\B360.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Ela não vai limitar a performance mainstream pr conta da HEDT dela, o publico os caras querem quad Chanel, trocentas linhas PCI-e e trocentos núcleos, acho q ninguém da HEDT se importa com a performance da mainstream, principalmente se a comparação for entre o cpu top da mainstream versus um cpu "de entrada" da hedt. Seria muita burrice da intel limitar seu futuro 9700 por conta do 7820 e aposto q ela não fara isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vegetto disse:

@Atretador Ela não vai limitar a performance mainstream pr conta da HEDT dela, o publico os caras querem quad Chanel, trocentas linhas PCI-e e trocentos núcleos, acho q ninguém da HEDT se importa com a performance da mainstream, principalmente se a comparação for entre o cpu top da mainstream versus um cpu "de entrada" da hedt. Seria muita burrice da intel limitar seu futuro 9700 por conta do 7820 e aposto q ela não fara isso.

Não é bem essa a questão, HEDT é Skylake-X, que tem a mesma performance p/ núcleo, até por ser tudo Skylake melhorado. HEDT da Intel é mais empurrado por AVX512, AMD só da suporte até AVX256, e o pessoal do "oh buh mah single core" que não quer pegar um TR.

 

Em stock bem provável que em multthreading vão ser bem semelhantes mesmo que tenha 100-200Mhz a mais ou a menos e provável que tenha menos cache, em OC ambos estarão limitados pelo TIM até rolar um delid, talvez seja limitado em questão de energia(acho difícil, talvez para as mobos mais baratas de problema em OC, mas as Z370 mid-range para cima devem aguentar tranquilamente, se tiverem suporte). Provavelmente vai ser algo como 2.2~2.8Ghz base para manter o TDP  baixo, e um "boost maximo possivel variando com sorte e qualidade" como o dos Coffee Lake para uns 4.0~4.3.

 

Mesmo indo até os X99 5###\6### a diferença é minima no mesmo clock e contagem de núcleos, até por eles usarem ring-bus.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vegetto disse:

@Atretador Ela não vai limitar a performance mainstream pr conta da HEDT dela, o publico os caras querem quad Chanel, trocentas linhas PCI-e e trocentos núcleos, acho q ninguém da HEDT se importa com a performance da mainstream, principalmente se a comparação for entre o cpu top da mainstream versus um cpu "de entrada" da hedt. Seria muita burrice da intel limitar seu futuro 9700 por conta do 7820 e aposto q ela não fara isso.

 

O pessoal não entende, especialmente porque não entende de Intel. Desde o lançamento do Coffee Lake que a turma da AMD vem aqui misturar HEDT com mainstream meio que de brincadeira / sem muita informação.

 

Eles podem até não querer lançar um octacore, mas acho que o mercado vai forçar a Intel a lançar um octacore e remanejar a linha e os preços da plataforma HEDT. Eles estão fazendo isso desde o lançamento do Ryzen. Estão um pouco lentos no processo porque o Ryzen não ameaçou em core por core e clock, vcore, então eles sabem que ainda têm os melhores chips do mercado em muitos segmentos e vão jogar com isso também.

 

1 hora atrás, Atretador disse:

em OC ambos estarão limitados pelo TIM

 

Limitado onde? Eles chegam nos 4.8Ghz sem delid. Tem gente nos 5Ghz sem delid. Ou você quis dizer "limitados pelo TIM para overclock de 5Ghz para cima"?

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Contiusa disse:

Limitado onde? Eles chegam nos 4.8Ghz sem delid. Tem gente nos 5Ghz sem delid. Ou você quis dizer "limitados pelo TIM para overclock de 5Ghz para cima"?

 

 

 

Maioria dos reviews que vi capavam em 4.5Ghz devido a temperaturas de +90C e +300W de consumo(até reconfirmei vendo o review da TechShowdown com o H115i 4.5Ghz a +90c...com um consumo real tão proximo do 7900X não é de se estranhar), com H115i \ H110i. Mas, pesquisando pelo reddit vi pessoal comentando sobre 4.7 sendo viável - para quem não vai estar em fullload -

E 4.7~5.0 com delid + custom loop

 

Spoiler

SiliconLotery

7% reach 4.9Ghz or greater at 1.275v

37% reach 4.8+

68% reach 4.7+

 

Mas, sim, em 14nm+++++ com voltagens menores temp deve cair.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Pois e, misturam alhos com bugalhos. O 8700k tem uma desvantagem percentual em mt menor que sua desvantagem em numero de cores/threads, então fica meio obvio q basta a intel igualar em cores/threads que retoma a dianteira no mainstream, isso falando única e exclusivamente em processamento bruto em mt q é basicamente a única deficiência atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Atretador disse:

Maioria dos reviews que vi capavam em 4.5Ghz devido a temperaturas de +90C e +300W de consumo(até reconfirmei vendo o review da TechShowdown com o H115i 4.5Ghz a +90c...com um consumo real tão proximo do 7900X não é de se estranhar), com H115i \ H110i. Mas, pesquisando pelo reddit vi pessoal comentando sobre 4.7 sendo viável - para quem não vai estar em fullload -

E 4.7~5.0 com delid + custom loop

 

Você está vendo nos lugares errados, então. 4.5Ghz é apenas 200Mhz acima do stock em todos os núcleos :D :P :lol:

 

No primeiro resultado do Google que eu fiz (i7-8700K 4.6Ghz) apareceu este post. i7-8700K a 4.6Ghz e vocre de 1.180V.

 

Bateu nos 78ºC de média e máxima de 80ºC no Prime95 (não recomendo, muito forte, a menos que seja para oficializar o over em algum fórum) por 1 hora com um air cooler muito vagabundo. Ou seja, você deve ter se confundido ou pegado alguém com um chip batendo nos 1.4V de core voltage (sinal de que a pessoa não sabe fazer overclock ou estava usando os settings da placa-mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Pessoas já reclamavam da temperatura ano passado usando o 7700K em stock, isso foi quando o pessoal debochou da Intel quando ela disse para as pessoas não overclocarem o chip. Quanto ao 8700K, você está correto, as coisas esquentam pra valer mesmo a partir de 5Ghz, Steve pegou 10 8700K retail pra ver a diferença entre eles:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Atretador disse:

Não é bem essa a questão, HEDT é Skylake-X, que tem a mesma performance p/ núcleo, até por ser tudo Skylake melhorado. HEDT da Intel é mais empurrado por AVX512, AMD só da suporte até AVX256, e o pessoal do "oh buh mah single core" que não quer pegar um TR.

 

Em stock bem provável que em multthreading vão ser bem semelhantes mesmo que tenha 100-200Mhz a mais ou a menos e provável que tenha menos cache, em OC ambos estarão limitados pelo TIM até rolar um delid, talvez seja limitado em questão de energia(acho difícil, talvez para as mobos mais baratas de problema em OC, mas as Z370 mid-range para cima devem aguentar tranquilamente, se tiverem suporte). Provavelmente vai ser algo como 2.2~2.8Ghz base para manter o TDP  baixo, e um "boost maximo possivel variando com sorte e qualidade" como o dos Coffee Lake para uns 4.0~4.3.=

 

Não estava falando dos HEDT não, colega. Você está falando da Intel em geral :D Só que essa história já cansou, pois não é verdadeira. Os chips mainstream, se forem bem ajustados, fazem um over bem decente com um cooler decente. Quem quiser extrapolar faz o delid e compra um water cooler custom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não estava falando dos HEDT não, colega. Você está falando da Intel em geral :D Só que essa história já cansou, pois não é verdadeira. Os chips mainstream, se forem bem ajustados, fazem um over bem decente com um cooler decente. Quem quiser extrapolar faz o delid e compra um water cooler custom.

Comparando o atual 8C\16T 14nm da Intel, da linha HEDT em relação ao futuro 8C\16T 14nm da Intel, com base do atual mainstream 6C\12T mainstream vs o atual HEDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Atretador disse:

Comparando o atual 8C\16T 14nm da Intel, da linha HEDT em relação ao futuro 8C\16T 14nm da Intel, com base do atual mainstream 6C\12T mainstream vs o atual HEDT.

 

Foi exatamente o que eu disse. Você está usando o HEDT para prever como será um provável octacore mainstream, ainda citando margem de over, clock e temperatura, que são completamente diferentes.

 

Assim fica difícil de levar a sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Mas com a saída do CEO pode ser que tenham mudanças nessa filosofia da empresa, e claro, se o projeto atual permitir (o o Z270 poderia aceitar os Coffe-Lake segundo a "ASUS").

 

O novo CEo vai ter impacto daqui uns anos, empresas grandes assim são como navios, não se manobra tão facilmente, e uma decisão errada é complicada de se reverter. ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

 

Foi exatamente o que eu disse. Você está usando o HEDT para prever como será um provável octacore mainstream, ainda citando margem de over, clock e temperatura, que são completamente diferentes.

 

Assim fica difícil de levar a sério.

Porque? Em comparações o consumo e temperaturas do 7800X são bem similares, consumo em especial é basicamente o mesmo, alem de pontuações semelhantes em multithreading e single threading, por núcleo eles são basicamente a mesma coisa, o que muda mais é a estrutura de cache e interconnect Mesh vs Ring bus, e claro, o 7800X ter acesso a AVX512 vs AVX256 no 8700K.

 

Vou por o 8C\16T CF-S a uns 100pts a mais que o 7820X atual. Vai ser "next gen", mas vai ser "apenas" um 8700K com +2 núcleos. 7800X marca por volta dos 1280~1370pts no MT R15, 8700K MT 1350~1450(Sem MCE), com 300Mhz de diferença de clocks all-core, porém, com o 7800X tendo vantagem em MT devido a arquitetura, ambos puxando facilmente +200W com OC, mas com o 8700K puxando uns 200Mhz em media a mais no OC, 4.7~4.9Ghz vs 4.9~5.0 -- excluindo Golden 5.1~5.2 e os azarados no 4.7~4.8(como a amostra que a GN recebeu). 7820X puxando +300W fácil a 4.4~4.6Ghz, então 4.7~4.8Ghz parece viavel para um refresh feito no CF(se não usarem um processo anterior, para melhorar taxa de aproveitamento em um chip "grande" para mainstream, como o 14nm++(?) dos Kaby, que ja seria bom o bastante, CF para KB da uns 100Mhz a mais apenas, Golden KB bate 5.2\5.1, Golden CF bate 5.2~5.3), mas, quem sabe 4.9Ghz seja viavel, --- isso após delid --- nessa faixa vai estar puxando uns 300~350W. Esses clocks altos certamente vão deixar um R7 2700X para tras, levando em consideração OC maximo 4.2~4.3 vs 4.7~4.9, mas, a concorrencia dele não vai ser o 2700X, mas um 3700X-bem mais barato e em um processo melhor, até 10nm sair-, não que preço importa para a grande parte dos usuarios que não se importa com custo x beneficio. E não, não estou considerando TDP extra da iGPU, honestamente preferiria que a Intel cortasse fora, com 8C para permitir OCs que o processo de fabricação suporta, cada gota Watt conta, se bem que aumentaria o tamanho do die, melhorando minimamente mas melhorando, a dissipação.

 

Independente de levar a serio ou não, especulo para meu próprio entretenimento -acho divertido-, se eu acertar é só um bonus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So sei q o 8700k é uns 10% mais rápido q o 7800x, ambos 6/12, ou seja, intel não ta nem ae pra comparação mainstream vs hedt dela. O 7820x é uns 25% mais rápido do q o 8700k e com certeza o 9700k vai tirar essa diferença e ainda abrir um pouco de vantagem assim como o 8700k fez contra seu primo rico 7800x. A verdade é q esses i7 78XXx e 77XXx são uma piada, esses cpus nunca deveriam fazer parte da linha hedt, os i5 hedt então é de chorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador você está comentendo os mesmos erros de quem previu que o i7-8700K viria igual os hexacore da linha HEDT. Acontece que ele superou o i7-7700K tanto em vcore (temperatura) como em clock (overclock). Ele veio como quem conhece esperava - um i7-7700K com dois núcleos a mais. A surpresa positiva foi que ele veio superestabilizado em vcore. Foi a cereja do bolo e a festa de todo overclocker / delider.

 

Então usar a linha HEDT para prever alguma coisa é um erro meio crasso. O linha mainstream também é ring bus, diferente da linha HEDT até onde eu sei. Em jogos dá diferença.

 

Ou seja, eu não entendo você fazer essas comparações. Se fosse um iniciante, eu até entenderia. Por isso que essa insistência começa a passar a impressão de que você está spamming o tópico com esses posts com vídeos do YouTube e comparações sem sentido, sempre falando de pasta TIM e temperatura, que virou o seu chavão para propagandear os seus posts de Ryzen.

 

Eu fico só vendo, mas pela falta de sentido e pela insistência, a gente acaba tendo que retrucar, porque o leigo que vem aqui checar alguma coisa acaba acreditando e achando que um possível octacore da Intel da linha mainstream vai precisar de um ar refrigerado, vai ter clock base de 2.6Ghz e turbo de 3.2Ghz (exagerando aqui, mas você entendeu o que eu quis dizer).

 

Você gosta do Ryzen, maravilha, mas jogue limpo. Não é legal trazer desisnformação para o tópico porque tem gente que se baseia pelos posts para fazer compras, e dá trabalho para quem está realmente pesquisando ficar retrucando e provando o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Lembre-se que o x da questão é: o die dos cpus na mainstream são menores que no HEDT e existe limitação se vai suportar  8C 16T + igpu + clock alto maior/igual que i7 8700k + tdp 95w( specs chipset z370 z390). 

Em resumo falamos tanto em HEDT por a litografia usada neles ser a mesma do mainstream e comparamos se o 8C 16T  vai ter rendimento satisfatório(clock alto) em um die bem menor que é usado na mainstream.

 

Eu acredito que se fosse tão fácil assim subir os clocks no mainstream a Intel já teria lançado o 8C 16T nos mesmos clocks do i7 8700k para bater 1800x desde que os Ryzen foram lançados.

 

@Evandro

 

O Z270 suporta coffeelake até modder com gambiarra fez funcionar, óbvio que a Intel poderia ter mantido retrocompatibilidade mesmo que fosse com uma parcela x dos coffee lake. Foi erro estratégico, dava para ganhar mais grana, lançado o chipset novo e mantendo retrocompatibilidade com alguns coffee lake no antigo.

 

O novo CEO pode trazer uma nova visão nessa parte, a última vez que a Intel investiu em retro compatibilidade  foi no soquete 775, era compatível com Celeron, Pentium 4, Pentium D, até Core 2 Quad, Core 2 Extreme e por "coincidência" lucrou bem mais na geração Core 2 usando o mesmo soquete dos cpus da arquitetura antiga.

 

Muito do que já se viu, vê e veremos em Intel, Nvidia, AMD é decisão de marketing estratégica, a melhor decisão na visão do CEO e sua equipe para o lançamento do produto x.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Não estou falando de performance em jogos, apenas performance bruta em MT.

7800X é bem inferior a um 8700K, em jogos, por isso usei o R15 como base de comparação, no qual eles são bem proximos, e é algo que escala linearmente com núcleos X clocks. Da mesma forma que são bem similares em questão de consumo e temperaturas, mas o 8700K clocka mais alto, devido a seu processo melhor, usando 14nm++(ou +++?) enquanto Skylake-X usa 14nm+, Skylake-X clocka como um Skylake(14nm+) que fica na casa dos 4.7~4.9Ghz. Um Octa deve ficar meio limitado em questão de energia nessa faixa de OC, mesmo em 14nm++\+++ ja que vai estar puxando na casa dos 300~350W, e termicamente por usar TIM - Isso é um fato, afeta as temperaturas, todos sabemos disso, independente de Ryzen existir e usar Solda - ja que coolers vão sofrer mais devido a transferência inferior comparado a solda ou Metal Liquido.

 

E sim, deve ter base bem baixa, para manter o TDP, algo completamente irrelevante ja que quem rege a performance é o turbo, tanto para AMD quanto Intel. Exemplo disso o 2700X que puxa 140~150W mas tem TDP de 105, para sua base de 3.7, ou o 8400 que tem base de 2.8Ghz e TDP de 65W mas puxa perto dos 90W com seu all-core 3.8~3.9.

 

Ou o proprio 8700K, seu TDP é para sua base de 3.7Ghz, porém, ele opera a 4.3Ghz.

 

E quem apostou que o 8700K seria como o 7800X em multithreading, não errou muito, no R15 que estou usando como base o 8700K é levemente melhor, com uns 50~100pts a mais ou 200~250pts com MCE ativado, clock all-core do 8700K é maior, então era de se esperar.

 

Em jogos o 9900K ou seja la qual ser o nome, deve se comportar mais como um 6900K que usa Ring bus do que um 7820X que usa mesh, porém que clocke mais alto e com uns 8% a mais de IPC.

 

Performance em jogos varia de mais de engine para engine para valer a pena usar como base de comparação.

 

E em nenhum ponto fui desonesto no que falei, usei numeros bem realistas para comparação -baseado nos modelos atuais e seus processos de fabricação-, e nenhum momento falei que o 8C\16T R7 2#00 seria melhor que o 8C\16T i9 a seguir, muito menos nos cenarios em que o 8700K atual ganha(jogos e aplicações mais dependentes de single-threading), pelo menos não com ambos no seu maximo, mas, como disse, o 2700X não é o problema que o 8C\16T i9 para mainstream vai enfrentar, até pelo preço que deve vir, vai estar competindo em outra faixa de preço, e dependendo de quando chegar competindo com outra geração.

 

Apenas especulação.

 

 

Spoiler

Vou até chutar um score, ficara na faixa de 1750~1850Pts, levemente melhor que um 7820X(por ter clocks melhores, porém uma arquitetura inferior para MT) e em par com um 2700X ou minimamente melhor(por SMT ser melhor que HT). Se fazer mais que isso out-of-the-box @Contiusa mando um "vale"-gelada para você, por "desinformar" os usuários com a minha "propaganda". -mas, me lembre, pois minha memoria é ruim-

 

 

20 minutos atrás, OCCT disse:

 

 tdp 95w( specs chipset z370 z390). 

 

 

 

TDP não importa, ninguem respeita TDP hoje em dia e mesmo um VRM meia boca 4+2(*mobo high end da MSI* *cof cof*) ja aguenta uns 200W(mas não da para fazer milagre com ITX e mobo H310\B360 de 3 fases e sem dissipador), só OEMs que deliberadamente limitam os componentes a seus TDPs, o que resultam muitas vezes nestes produtos terem desempenho inferior(um 8700 limitado a seus 65W vai ser bem mais lento que um a 95W, tem um video do Steve da HardwareUnboxed comparando usando um prebuilt da AsRock, se não me engano).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

A referência do tdp é só com o clock padrão especificado mesmo que é sempre menor que o clock all core e turbo, estes que sendo usados vão dissipar mais obviamente.

 

Meu palpite é mais pessimista, eu aposto em um coffeelake 8C 16T com multi-threading entre 8700k e 7820x e espero que ele venha especificado 3.3 ghz no clock padrão e rode all core na faixa dos 3.7 ghz com 4.7 ghz turbo 1C.

 

Se o 7820x e coffeelake tem o mesmo ipc e mesmo rendimento multi-threading clock  vs clock. Para o coffee lake 8C 16T ser melhor ele teria que ter clock acima de 4.0 ghz  all core que é onde o 7820x trabalha. Sem mais!

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

O Z270 suporta coffeelake até modder com gambiarra fez funcionar, óbvio que a Intel poderia ter mantido retrocompatibilidade mesmo que fosse com uma parcela x dos coffee lake. Foi erro estratégico, dava para ganhar mais grana, lançado o chipset novo e mantendo retrocompatibilidade com alguns coffee lake no antigo.

O novo CEO pode trazer uma nova visão nessa parte, a última vez que a Intel investiu em retro compatibilidade  foi no soquete 775, era compatível com Celeron, Pentium 4, Pentium D, até Core 2 Quad, Core 2 Extreme e por "coincidência" lucrou bem mais na geração Core 2 usando o mesmo soquete dos cpus da arquitetura antiga.

Muito do que já se viu, vê e veremos em Intel, Nvidia, AMD é decisão de marketing estratégica, a melhor decisão na visão do CEO e sua equipe para o lançamento do produto x.

 

Não basta mudar o CEO, tem a cultura da empresa também.

 

Olha o atraso do 10 nm pelo o que foi dito do antigo engenheiro da Intel, era tudo relacionado a cultura arrogante e de superioridade dos colaboradores da Intel.

 

https://forums.anandtech.com/threads/david-schor-intel-10nm-in-big-problems.2544009/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

Eu acredito que se fosse tão fácil assim subir os clocks no mainstream a Intel já teria lançado o 8C 16T nos mesmos clocks do i7 8700k para bater 1800x desde que os Ryzen foram lançados.

 

O refino da Intel, pelo que tudo indica, faz com que os die sejam muito caros. Por isso que ela só vai lançar um octacore se o mercado realmente não perdoar. Acredito que não tenha nada a ver com clock e vcore, vide os i7-8700K que tem dois núcleos a mais e deram de chocolate nos i7-7700K em vcore e overclock.

 

Se eles quiserem, acredito que eles podem lançar um octacore que vai ser tão bom de over quanto o i7-8700K. Talvez eles percam uns 200Mhz por causa do calor / consumo dos dois núcleos a mais, mas ainda assim acho que eles vão chegar fácil nos 5Ghz com delid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...