Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal do Clube do Hardware, em 2019 eu terei uma Feira Cultural na minha escola, e como todo ano eu irei participar o trabalho de física. Esse ano fizemos uma usina termoelétrica e eu gostaria de fazer uma Bobina de Tesla que tocasse musica para 2019.

Já tem uma bobina de tesla que foi feita em 2015 por 2 professores de física e alguns alunos do trabalho, mas ela foi feita para acender lampadas fluorecentes (aquelas em tubo), e eu não sei qual é o tipo dela (se ela é SSCT,SGTC,SRSSTC,DRSSTC..). Ela tem aproximadamente 1 metro, mas pelo o que eu saiba ela não é capaz de "fazer musica", então eu gostaria de reaproveitá-la para fazer uma DRSSTC, porque, pelo o que eu li, as DRSSTC são as melhores para fazer música.

Eu já dei uma baita de uma procurada na internet mas não conseguir achar nenhum vídeo que mostre como fazer uma como essa. Alguém sabe se há em algum fórum/vídeo/livro, etc.. instruções completas para construir uma dessas? Eu vou ter a ajuda de 2 professores de física e tenho 2 anos para concluir o projeto.

Agradeço toda a ajuda.

Obs: tenho apenas 16 anos
Obs 2: Gostaria de fazer o mais próximo dessa possível, não quero uma PLL Class E SSTC.

Tesla-Coil.jpg

• 6 meses depois...
Postado

Primeiramente queria me desculpar pelo atraso nessa resposta.

As bobinas de tesla basicamente aumentam a tensão a ponto da eletricidade ultrapassar a barreira do ar, elas fazem isso ligando e desligando rapidamente a bobina primaria gerando um eletroímã e induzindo a secundaria a produzir descargas de alta tensão.

os modelos só se diferenciam em como aumentar essa tensão.

Para fazer música você basicamente tem que controlar essas descargas para que vibrem o ar ao tom da música.

bobinas SGTC (spark gap tesla coil) são as mais simples e as clássicas inventadas por tesla, elas utilizam um spark gap (dai que vem o nome) para ligar e desligar a bobina primaria. Geralmente essas você não tem controle das oscilações, por isso utilizamos as SSTC (state solid tesla coil) que apresentam uma potencia melhor e de da um controle dessas oscilações, as DRSSTC são a mesma coisa, a diferença é que elas apresentam ressonância dupla, ou seja uma maior potencia.

Existem outras versões mas essas são as mais básicas e usadas.

Eu recomendo esses sites caso esteja a fim.

https://athoselectronics.com/como-fazer-uma-bobina-de-tesla/  (português)

http://www.instructables.com/id/Build-a-Musical-Tesla-Coil-like-a-Pro/ (inglês)

http://www.loneoceans.com/labs/ (inglês)

PS: esse ultimo você tem que acessar a aba "Tesla Coils" na parte superior do site.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!