Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou precisando ligar 4 leds em uma bateria 9V. Eu já havia feito com e ja tinha usada 2 baterias baterias mas como elas se esgotarão fui comprar a terceira e a mesma queimou os 4 leds. Então fui informado que n a ligação deveria ter um registor mas não sei como fazer e nem qual comprar e com isso venha aqui pedir ajuda a vocês. E logo abaixo tem uma foto de como eu fiz a ligação. (engraçado que ja tinha usado 2 baterias sem registor e estava tudo funcionando normalmente)

Capturar.PNG

adicionado 0 minutos depois

Esqueci de informar, são 4 lesuper-bright-LED.jpg.abb28fe45f1f6d3dd8de4a0c06b4b7cc.jpgds de alto brilho azul

Postado

Em cada led de um lado tem um fio vermelho vindo da bateria e do outro lado um preto que vai para o botão e no outro lado da bateria.... a não ser que tenha algum led invertido todos estão em paralelo. Para alimentar precisa de uns 3V e você está alimentando com  9V e sem resistor, vai torrar mesmo.

http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

Postado

Mas interessante é que ja tinha usado duas baterias e não queimou. Mas já que precisa, qual devo usar? Vi a calculadora Bommu Perneta mas não sou nenhum conhecedor de eletrônica, você poderia ver para mim qual registor devo usar e a onde devo colocar. Obrigado desde já.

• Membro VIP
Postado

Melhor ligar em série: o terminal comprido de um no curto do outro. tipo uma corrente. Assim vai ter, depois de ligar, um terminal comprido dum lado da corrente e curto do outro lado da corrente. O comprido/grande/longo no + e o curto no -

Se ligar 4 leds azuis eu deixo você ligar sem resistor

• Membro VIP
Postado

Isso também vale. Mas eu pensei em ligar os 4 em série e colocar sem reSistor nos 9V. Deve acender fraco mas a proposta é introduzir e acender uma [4] luz [azul] no inicio de carreira do amiguinho @Boride que ainda tem dificuldade no 'idioma' [técnico]

Mas de fato: com resistor como o amigo @Tito Fisher menciona introduz mais (ops) conceitos

Postado

Obrigado @Isadora Ferraz e @Tito Fisher. Vamos ver se entendi, ligar 2 pares em paralelo com um registor de 150 Ohms no lado negativo de cada "circuito" seria minha melhor opção? Ficaria algo mais confiável e que os leds acenderiam com uma bom brilho e o principal não iriam queimar? E obrigado novamente, pela ajuda e paciência XD.

• Membro VIP
Postado

é isso aí amigo @Boride . De fato leds 2 pares em série 'em paralelo' ok?. Num futuro você pode experimentar 3 leds em série  nos 9V. Também deve aprender que é resistor. 'registor' tá doendo um pouco kk

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

é isso aí amigo @Boride . De fato leds 2 pares em série 'em paralelo' ok?. Num futuro você pode experimentar 3 leds em série  nos 9V. Também deve aprender que é resistor. 'registor' tá doendo um pouco kk

Obrigado pela ajuda. Irei comprar os resistores e montar o circuito.

adicionado 8 minutos depois
12 horas atrás, Tito Fisher disse:

Opa.

Ilustrando a ideia.

Considerando que o azul de alto brilho trabalha com 3V e 20mA ( para fazer jus ao nome ) então  o diagrama abaixo se aplica.

led_UB.jpg

Obrigado por ilustrar como deve ser o circuito, me ajudou demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!