Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar 4 leds com Bateria 9V


Boride

Posts recomendados

Boa tarde, estou precisando ligar 4 leds em uma bateria 9V. Eu já havia feito com e ja tinha usada 2 baterias baterias mas como elas se esgotarão fui comprar a terceira e a mesma queimou os 4 leds. Então fui informado que n a ligação deveria ter um registor mas não sei como fazer e nem qual comprar e com isso venha aqui pedir ajuda a vocês. E logo abaixo tem uma foto de como eu fiz a ligação. (engraçado que ja tinha usado 2 baterias sem registor e estava tudo funcionando normalmente)

Capturar.PNG

adicionado 0 minutos depois

Esqueci de informar, são 4 lesuper-bright-LED.jpg.abb28fe45f1f6d3dd8de4a0c06b4b7cc.jpgds de alto brilho azul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em cada led de um lado tem um fio vermelho vindo da bateria e do outro lado um preto que vai para o botão e no outro lado da bateria.... a não ser que tenha algum led invertido todos estão em paralelo. Para alimentar precisa de uns 3V e você está alimentando com  9V e sem resistor, vai torrar mesmo.

 

http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas interessante é que ja tinha usado duas baterias e não queimou. Mas já que precisa, qual devo usar? Vi a calculadora Bommu Perneta mas não sou nenhum conhecedor de eletrônica, você poderia ver para mim qual registor devo usar e a onde devo colocar. Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhor ligar em série: o terminal comprido de um no curto do outro. tipo uma corrente. Assim vai ter, depois de ligar, um terminal comprido dum lado da corrente e curto do outro lado da corrente. O comprido/grande/longo no + e o curto no -

Se ligar 4 leds azuis eu deixo você ligar sem resistor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso também vale. Mas eu pensei em ligar os 4 em série e colocar sem reSistor nos 9V. Deve acender fraco mas a proposta é introduzir e acender uma [4] luz [azul] no inicio de carreira do amiguinho @Boride que ainda tem dificuldade no 'idioma' [técnico]

Mas de fato: com resistor como o amigo @Tito Fisher menciona introduz mais (ops) conceitos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Isadora Ferraz e @Tito Fisher. Vamos ver se entendi, ligar 2 pares em paralelo com um registor de 150 Ohms no lado negativo de cada "circuito" seria minha melhor opção? Ficaria algo mais confiável e que os leds acenderiam com uma bom brilho e o principal não iriam queimar? E obrigado novamente, pela ajuda e paciência XD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

é isso aí amigo @Boride . De fato leds 2 pares em série 'em paralelo' ok?. Num futuro você pode experimentar 3 leds em série  nos 9V. Também deve aprender que é resistor. 'registor' tá doendo um pouco kk

Obrigado pela ajuda. Irei comprar os resistores e montar o circuito.

adicionado 8 minutos depois
12 horas atrás, Tito Fisher disse:

Opa.

Ilustrando a ideia.

Considerando que o azul de alto brilho trabalha com 3V e 20mA ( para fazer jus ao nome ) então  o diagrama abaixo se aplica.

 

 

led_UB.jpg

Obrigado por ilustrar como deve ser o circuito, me ajudou demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...