Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível forno elétrico 127v/650W na bateria do carro?


Posts recomendados

Bom dia pessoal

Estou com uma dúvida quanto alimentar energia de um forno elétrico 127v/650W usando como fonte uma bateria de carro 12v;

a principio pensei utilizar um inversor que já tenho aqui porém vi que a potência do inversor é 150W

Minha dúvida; realmente é possível fazer isso ?! ; se comprar um inversor com potência 800W ou 1000W qual seria mais indicado para alimentar o forno, como poderia medir a autonomia de de uso , tipo por quanto tempo a bateria duraria

e por último, como realizar essa conexão - o inversor é ligado diretamente na bateria teria que abrir o capo fazer o contato? existe algum equipamento para realizar essa ligação mais facilmente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Para um determinado consumo em Watts os fabricantes de inversores recomendam normalmente o dobro, então voce precisaria um inversor de uns 1000 a  1200W.

Mas o problema não é esse, vamos ao consumo : 650W em 127V significa uns 5 ou 6 amperes. Para fornecer 650W  o inversor vai precisar de 54 Amperes da bateria ( precisa uma margem nisso porque o inversor BOM tem eficiencia de 80 a 90 % ) 

Uma  Bateria automotiva comum é de 60 ou 70 Ah e não se recomenda sua descarga além de 70%  sob pena de não conseguir dar partida no carro, então só vai poder tirar dela a metade, uns 20 A.

 

Se o consumo fosse 54Ah ( isso sem considerar o grau de eficiência ) para gerar os 650W e voce só pudesse usar 20Ah ( 30% da carga da bateria )  a autonomia seria de no máximo uns 10  ou 15 minutos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...