Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar led com motores DC


Posts recomendados

Boa tarde!

Como estou realizando um projeto na escola e estou fazendo curso técnico de eletrônica eu tenho ainda muitas dúvidas, estou fazendo um "guindaste" e ele consiste em um motor e 2 led, um acende quando está pro sentido horário e outro pro sentido anti horário, ou seja, só vai ficar aceso um led, independente do motor. Fazendo os cálculos, o meu motor é de 5V e 90mA e o led 1,7v de 10mA, deu o seguinte: um resistor de 58 ohms em série com tudo, não sei se está correto, pra uma fonte de 12v. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso conseguir girar não vai ter torque máximo nem ferrando. O normal sem carga é 90mA, com carga isso sobe bem mais. Com o resistor que você colocou vai limitar a uns 10mA e isso não é os 90mA sem carga necessário para rodar o motor. Como a resistência que você está colocando é pequena vai fazer um divisor de corrente, e dependendo da resistência do teu motor a tensão pode ser igualda em 5V que você quer, mas com corrente miseravelmente baixa.

 

O uso de motor se faz você ligando ele diretamente a energia sem resistências e na tensão recomendada pelo fabricante. 

 

 

Use simuladores para você ter ideia de como sua aplicação vai ser mais ou menos... com eles dá para ver corrente e tensão. Tem o Multisim, Proteus e por ai vai...

 

Não vai dar certo, o motor tem corrente mínima e máxima, esses 90mA pode ser a corrente mínima, a corrente máxima vai queimar o led se você tentar colocar essa corrente em série.

 

Você tem que colocar tudo em paralelo, motor, led+resistor... Como o led é um diodo ele só liga para em  um sentido da corrente, lembre-se disso...

 

Agora para colocar tudo em paralelo você vai precisa reduzir a tensão... ai você como você vai fazer... utilizar um regulador de 5V e de uns 1 a 2A... usar algum zener de potencia alta ou colocar ele junto com um transistor.

 

Para movimentar o motor para os dois lados você pode fazer na mão zona mesmo, pegar os fios e inverter você mesmo ou fazer uma "ponte H" que também tem várias formas de fazer...

 

Boa pesquisa e estudos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

Fiz o rascunho de uma opção para implementar. Veja o diagrama.

U1 ( 7805 ) baixará a tensão para 5V por 1A , depois isso passa por uma chave "H" que fará a inversão da rotação fornecendo quando o motor precisar .

 

A cada inversão de rotação um dos transistores BC548 recebe tensão na base e conduz para alimentar o respectivo LED.

 

fácil, né ?

 

Mas não tá tudo mastigado, voce vai precisar pesquisar para colocar os valores adequados dos 4 resistores desse circuito, mãos à obra !

 

REPITO :

Eu deixei valores aleatórios nos resistores, se fizer como está no diagrama pode fritar os transistores e os LEDS, mas com os valores corretos estará pronta a tarefa.

 

cg-motorled.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher

 

Você está mal acostumando os estudantes huahuahuaahu Mas se quiser comunidade é livre ^^

 

Acredito que o led junto com o resistor se conecta no coletor e não no emissor do transistor ^^ (devido o transistor ter um diodo interno e causa queda de tensão e pode dar problema na luminosidade).

Além disso como ele é um diodo o led e é 5V daria para colocar um numa direção e outro na outra em paralelo com o motor assim ele ligaria um led em um sentido e outro ficaria desligado... e quando inverter inverte o estado do led.

 

^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
11 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

@Tito Fisher

 

Você está mal acostumando os estudantes huahuahuaahu Mas se quiser comunidade é livre ^^

 

Acredito que o led junto com o resistor se conecta no coletor e não no emissor do transistor ^^ (devido o transistor ter um diodo interno e causa queda de tensão e pode dar problema na luminosidade).

Além disso como ele é um diodo o led e é 5V daria para colocar um numa direção e outro na outra em paralelo com o motor assim ele ligaria um led em um sentido e outro ficaria desligado... e quando inverter inverte o estado do led.

 

^^

 

hehehe, concordo contigo sobre isso de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe frito , por isso fiz apenas um esboço rápido para ele ter um ponto de partida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Lucas Semedo disse:

um acende quando está pro sentido horário e outro pro sentido anti horário

circuito do @Sérgio Lembo : óbvio ululante kk (talvez não pro autor) por isso meu voto vai pra ele

@Ricardo S Ferreira tmj. Mas se pode complicar, pra quê facilitar? kk

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...