Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor processador para ambientes quentes?


Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Seguinte, estamos montando um computador aqui na minha empresa para operar uma máquina de corte a laser, a questão é que esse computador vai ficar  num ambiente muito quente.

Nos passaram na cotação uma placa intel LGA 1155, chipset B75.

 

As operações a serem feitas nesse computador não exigem algo muito superior, um i3 faria com sobra a função.

 

Gostaria de saber qual processador é mais recomendado para esse tipo de ambiente, um processador que não esquente muito.

 

Atenciosamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o foco deveria ser em refrigeração e não no processador.

O processador tem que suportar a carga de trabalho! O ambiente tem que estar devidamente refrigerado para atender aos requisitos do processador! Não estou falando em uma "câmara fria", por favor não interprete mal, só acredito que foco deverá ser reorientado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagolpv @LucasMachadoID Então pessoal, a questão é que não temos como adaptar nenhum sistema de ar condicionado por ser um computador no meio de uma linha de produção. Tentamos puxar a refrigeração da própria máquina de corte pra o totem onde fica o computador porém ficou inviável, estamos tentando montar algo funcional e que possamos confiar, o processador de baixo aquecimento seria algo "preventivo".

 

O uso do processador é bem baixo, os programas que serão usados são bem leves, rodam liso em máquinas bem antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for um computador que vai operar um equipamento de corte no chão de fábrica, e este não for refrigerado, imagina o custo para refrigerar este ambiente.

 

Pelo que entendi, o equipamento será adquirido ainda, correto? Então por que LGA 1155? Por que não pegar algo mais novo, e que com um poder de processamento um pouco maior, irá trabalhar com mais "folga"? 

 

Por que não um G4560, com TDP de 54 w e Tj de 100ºC? Ou um Ryzen 3 1200, com TDP de 65 w e Tj de 94ºC. Mesmo que o ambiente esteja com 40ºC (o que não acredito pois já seria insalubre), eles trabalhariam com folga, tanto no processamento quanto na temperatura de operação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Então, pra explicar melhor. Atualmente usamos uma placa-mãe bem antiga, Pentium III para fazer esse trabalho, pelo fato de que a comunicação entre a máquina de corte e o computador é feito por uma placa com SLOT ISA que recebe um cabo de fibra óptica, acontece que usamos isso como uma "gambiarra". Agora, solicitamos a compra com um representante da fabricante da máquina de corte de hardware próprio para esse fim, e a placa que ele cotou foi essa. Não faço ideia de como vai ser a adaptação do comunicador ISA nessa placa, a instalação é toda com ele. Outras empresas aqui da região do mesmo segmento compraram produtos similares e não se incomodaram o problema é que no verão o ambiente atinge 45º C e a minha maior preocupação não é com desempenho nem nada do tipo pois como eu disse os programas são muito leves, rodam num pentium III... Minha preocupação é selecionar o processador com menor temperatura, creio que é a única mudança que poderei fazer.

adicionado 1 minuto depois

@grievous Estamos falando de 45ºC, então, como eu disse analisamos as opções para refrigeração e nenhuma foi viável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GabrieelJoao Você tinha falado "ambiente super quente" eu estava pensando que fosse 80~120ºC...

 

A 45ºC você pode comprar o componente que quiser, sugiro comprar algum de uma linha um pouco mais resistente ou durável além de uma boa fonte de alimentação.

 

Placas-Mãe
Asus H110M

Gigabyte H110M


Fonte

CX450

 

Processador pode ser um Pentium G4560 como os colegas citaram anteriormente.

 

Memória escolha uma com dissipador de calor como a Hyper Fury da Kingston.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrieelJoao disse:

Outras empresas aqui da região do mesmo segmento compraram produtos similares e não se incomodaram o problema é que no verão o ambiente atinge 45º C e a minha maior preocupação não é com desempenho nem nada do tipo pois como eu disse os programas são muito leves, rodam num pentium III... Minha preocupação é selecionar o processador com menor temperatura, creio que é a única mudança que poderei fazer.

Se a carga é leve na CPU, poderia ser qualquer um, na verdade..

 

Usualmente, eles tem um limite na casa dos 100ºC.. 45ºC de temp. ambiente + funcionamento, devem deixar essa CPU longe do limite térmico dela..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GabrieelJoao Ambos são processadores que tem TDP de ~50W mas como a carga é leve, eles quase não irão gerar calor. Não acredito que existam processadores "mais duráveis" que outros, apenas processadores bem ou mal cuidados.

 

Imagino que em operação eles devam ficar por volta dos 60~70ºC, o que é aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrieelJoao exatamente como o @grievous disse ai em cima. Vá pelo TDP menor. A questão do I3 x G4560, enquanto um custa R$500,00 o outro custa R$300,00, e essa diferença não paga o desempenho que o I3 oferece a mais (alguns gigahertz a mais, mesmo cache e mesmos núcleos/threads).

 

Coloque uma fonte boa, um gabinete com um fluxo de ar bom, q não terá problemas. Já trabalhei em TI de "chão de fabrica", perto de um setor de pintura eletro-estática (dai você imagina o calor do forno), e os micros sofriam, mas foi em 2008, Pentiuns 3 da vida, gabinetes pequenos, esquentavam, sem cooler extra e por ai vai. Hoje, os tempos e tecnologias são outros, não terá problemas.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

G4560/G4600 vs i3-7100

Os Pentium G4560/G4600 são simplesmente i3 que (por pouco) não deram certo. São i3 com um clock levemente menor e algumas outras poucas funcionalidades desativadas, mas com mesma quantidade de núcleos, thread e cache. O desempenho fica só uns 7-10% atrás de um i3-7100, mas o preço é muito mais baixo (R$ 320 contra R$ 500). O G4600 é o mais próximo do i3-7100, tendo a mesma iGPU, mas custa R$ 30 mais caro que o G4560.

 

Se ainda for possível mudar a placa, eu recomendaria um Celeron G3930 (R$ 140) com uma placa H110. Se os programas rodavam num Pentium III, vão rodar com muita sobra num g3930. Se fossemos falar em desempenho por R$ gasto, o G3930 ganharia também. O G4560 é 2.3x mais caro que o G3930, com apenas 1.2x mais desempenho singlethread e 1.6x mais desempenho multithread (ou seja, 20% melhor em aplicações que usam só uma thread - provavelmente a que você usa, já que é tão antiga; e até 60% melhor em aplicações multithread).

 

Edit: o G4560 é melhor do que qualquer i3 de 2ª ou 3ª geração (que são os suportados pelas placas lga1155), e o g3930 não fica muito atrás de um i3-2100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa fábrica aí é em Ribeirão Preto? :D

 

Se você quiser extrapolar, existem alguns processadores da Intel com TDP bem reduzido, os da linha T, mas é duro de achar por aqui:

 

https://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=274-000A-000F4

https://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=9SIA98C5MK8904

 

45 graus não é tão quente assim, nada que um bom cooler resolva, ou até mesmo o cooler box deve segurar, já que a máquina não trabalhará muito e, portanto, o processador vai ficar nos estados de economia de energia, liberando bem pouco calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...