Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esgotando IP da empresa


Posts recomendados

Amigos boa tarde,

 

Aqui onde trabalho usamos a faixa 192.168.0.0, o nosso Escopo é de 192.168.0.100-192.168.0.254, porém só temos 8 IP's livres e com certeza não vai durar muito tempo.

 

Nosso DHCP é no AD Windows Server 2012 R2, e usamos o roteador da TP-Link TL-WDR4300 para um Link (Gateway 192.168.0.3) e o outro TP-Link TL-WR340G/TL-WR340GD para outro link (Gateway 192.168.0.5).

 

Queria que vocês me dessem uma luz em como eu iria fazer a faixa 192.168.1.0 no escopo 192.168.1.100-192.168.1.254 e continuar se comunicando na mesma rede.

 

Eu pensei em fazer um novo escopo no DHCP do Windows Server 2012 R2 com o 192.168.1.0 igual fiz com a 192.168.0.0 mas não tinha certeza se era assim. Se for assim, e tiver algum video auxiliando, já ta de bom tamanho.

 

Att, Mateus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o escopo para clientes começando em 100, isso significa que ficaram 100 reservados. Normalmente os reservados são usados no endereçamento de impressoras e demais clientes que necessitam de IP fixo mas, precisa mesmo ter 100 reservados? Não tem como começar o escopo em 20? ganha mais 80 nessa jogada.

Uma outra forma é mudar a classe de enderaçamento. Pòr exempolo, com um endereçamento 10.0.X.X passa a ter mais de 1000 endereçamentoos, mas aí tem que mudar a mácara tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Com o escopo para clientes começando em 100, isso significa que ficaram 100 reservados. Normalmente os reservados são usados no endereçamento de impressoras e demais clientes que necessitam de IP fixo mas, precisa mesmo ter 100 reservados? Não tem como começar o escopo em 20? ganha mais 80 nessa jogada.

Uma outra forma é mudar a classe de enderaçamento. Pòr exempolo, com um endereçamento 10.0.X.X passa a ter mais de 1000 endereçamentoos, mas aí tem que mudar a mácara tb.

Pensei nisso também, porém nesse intervalo de 0.1-0.99 são impressoras/VMs/Roteadores/Switchs/PCs

 

Trocar para 10.0 daria muito trabalho?! Pois teria que parar tudo pra fazer isso, e não tenho muita experiência em fazer isso hehe, sempre trabalhei com 192.168.0

 

Se tiver algum tutorial ou alguma video-aula já me ajudaria.

 

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse endereçamento a capacidade vai para mais de 60 mil máquinas.

ip: 10.0.0.0 , significa que 10.0 é a rede e 0.0 é o identificador de cada máquina

Mascara 255.255.0.0 , informa ao computador que os 2 primeiros numeros identificam a rede e os 2 últimos identificam as máquinas

O IP 10.0.0.0 é reservado ao sistema

O escopo do DHCP passa a ser:

de 10.0.0.200  a  10.0.254.254 , isso resulta em 200 endereços reservados, o dobro do atual.

Nas máquinas com IP fixo (faixa reservada) alterar da seguinte forma:

de 192.168.0.8 para 10.0.0.8

Gateway: na  maioria das vezes é o segundo número, isto é, final 1

10.0.0.1

Vai ter que implantar essas mudanças nos PCs com end fixo e roteadores. Nos switchs simples (esse baratinho de 8 portas) nada é necessário fazer. Nos grandões, não sei, nunca tive um desses.

adicionado 3 minutos depois

Obs: entre a codificação suportar 60 mil máquinas e o gerente de DHCP dar conta de tanto serviço vai uma diferença. Na medida em que a empresa for crescendo talvez, algum dia, venha a ter que comprar um roteador mais bombado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Com esse endereçamento a capacidade vai para mais de 60 mil máquinas.

ip: 10.0.0.0 , significa que 10.0 é a rede e 0.0 é o identificador de cada máquina

Mascara 255.255.0.0 , informa ao computador que os 2 primeiros numeros identificam a rede e os 2 últimos identificam as máquinas

O IP 10.0.0.0 é reservado ao sistema

O escopo do DHCP passa a ser:

de 10.0.0.200  a  10.0.254.254 , isso resulta em 200 endereços reservados, o dobro do atual.

Nas máquinas com IP fixo (faixa reservada) alterar da seguinte forma:

de 192.168.0.8 para 10.0.0.8

Gateway: na  maioria das vezes é o segundo número, isto é, final 1

10.0.0.1

Vai ter que implantar essas mudanças nos PCs com end fixo e roteadores. Nos switchs simples (esse baratinho de 8 portas) nada é necessário fazer. Nos grandões, não sei, nunca tive um desses.

adicionado 3 minutos depois

Obs: entre a codificação suportar 60 mil máquinas e o gerente de DHCP dar conta de tanto serviço vai uma diferença. Na medida em que a empresa for crescendo talvez, algum dia, venha a ter que comprar um roteador mais bombado.

Então se eu parar tudo e alterar todos os equipamentos (Switchs/Routers/PCs e Impressoras com IP Fixo/Servidores) para a rede 10.0.0.0 na máscara correta, da certinho?! Ou tem alguma configuração que deve ser feita em específico?

 

Porque toda rede a qual configurei os equipamentos eram 192.168.0.0 hehe, por isso tenho esse receio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho dúvidas que o IP 192.168  aceite mais que 255 endereços, caso contrário bastaria alterar a máscara de rede dos atuais 255.255.255.0 para 255.255.0.0

adicionado 17 minutos depois

Pesquisando agora, com a rede em 192.168 o máximo são 255, vai ter que mudar tudo mesmo. Parabéns,  vai ter uma rede classe B. E já que está preparando a rede para grande crescimento, talvez seja mais interessante ter uma máscara de sub-rede 255.255.240.0. Com essa máscara o  número de máquinas cai de 65000 para 4000, mas te abre a possibilidade de criar outras máscaras de subrede. Isso é legal quando queremos dividir a rede da empresa por questões de segurança, isto é, tendo num futuro próximo uma condição onde não se deseja que um determinado grupo da empresa veja as máquinas do outro grupo, basta colocar cada grupo numa faixa de IP diferente sem a necessidade de cabeamentos distintos, isto é, usando a mesma estrutura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...