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erique

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Como posso fazer para cada BITMAP, quando clicar com o mouse, no caso em anexo produto1 até produto9, abrir uma mensagem na tela, contendo informações com o comando abaixo, como posso proceder?

 

allegro_message("Sorry, missing game data!\n teste \n teste");

Projeto_sem_nome.zip

adicionado 6 minutos depois

@tysquare89

 

pAtMVOtDSuaEjQRQrg_XJw.png

adicionado 7 minutos depois

@Benjamin Breeg

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Pesquisei no manual como obter o x, y do mouse, é meio complicado, mas eles armazena em mouse_pos, sendo

16 bit up = x

16 bit down = y

 

segue:

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <allegro.h>
#include <conio.h>
//#include <winalleg.h>
//#include <windows.h>
BITMAP *produto1;
BITMAP *produto2;
BITMAP *produto3;
BITMAP *produto4;
BITMAP *produto5;
BITMAP *produto6;
BITMAP *produto7;
BITMAP *produto8;
BITMAP *produto9;
BITMAP *fundo;



int main()
{
    int x, y, tmp;

    allegro_init();
    //install_timer();
    //install_sound(int digi_card, int midi_card, char *cfg_path);
    install_mouse();
    //install_sound();
    set_color_depth(32);
    set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, 1080, 600, 0, 0);
    set_window_title("Pacotes de viagens");

      //MessageBox(0,"testando conteudo em várias linhas inclusive em teste \nteste em outra linha","Titulo",MB_OK|MB_ICONINFORMATION);

    show_mouse(screen);

    produto1 = load_bitmap("img/produto1.bmp",NULL);
    produto2 = load_bitmap("img/produto2.bmp",NULL);
    produto3 = load_bitmap("img/produto3.bmp",NULL);
    produto4 = load_bitmap("img/produto4.bmp",NULL);
    produto5 = load_bitmap("img/produto5.bmp",NULL);
    produto6 = load_bitmap("img/produto6.bmp",NULL);
    produto7 = load_bitmap("img/produto7.bmp",NULL);
    produto8 = load_bitmap("img/produto8.bmp",NULL);
    produto9 = load_bitmap("img/produto9.bmp",NULL);
    fundo = load_bitmap("img/fundo.bmp",NULL);

    //blit(produto1,buffer,0,0,NULL,NULL,NULL);
    draw_sprite(screen, fundo,0,0);
    //Linha 1
    draw_sprite(screen,produto1,30,30);

    draw_sprite(screen,produto2,390,30);
    draw_sprite(screen,produto3,750,30);

    //Linha 2
    draw_sprite(screen,produto4,30,220);
    draw_sprite(screen,produto5,390,220);
    draw_sprite(screen,produto6,750,220);

    //Linha 3
    draw_sprite(screen,produto7,30,410);
    draw_sprite(screen,produto8,390,410);
    draw_sprite(screen,produto9,750,410);

    //armazenar em struct facilita teste if em for
    while(1){
        if(mouse_b & 1){
            tmp = mouse_pos;
            x = tmp >> 16;
            y = tmp & 0x0000ffff;

            //1
            if(x < 30 + produto1->w &&
                x + 5 > 30 &&
                y < 30 + produto1->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 1\n");

            //2
            if(x < 390 + produto2->w &&
                x + 5 > 390 &&
                y < 30 + produto2->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 2\n");

            //3
            if(x < 750 + produto2->w &&
                x + 5 > 750 &&
                y < 30 + produto2->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 3\n");

            x = -1;
            y = -1;
            tmp = 0;
        }
        rest(500);
    }
    //allegro_message("Sorry, missing game data!\n teste \n teste");
    system("pause");
    //system("pause");

    return 0;
}
END_OF_MAIN()

 

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@TYSQUARE89 Entendi, muito legal, diminui o rest pra 70, pra ele ficar redondo.

 

    while(1){
        if(mouse_b & 1){
            tmp = mouse_pos;
            x = tmp >> 16;
            y = tmp & 0x0000ffff;

            //1
            if(x < 30 + produto1->w &&
                x + 5 > 30 &&
                y < 30 + produto1->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 1\n");

            //2
            if(x < 390 + produto2->w &&
                x + 5 > 390 &&
                y < 30 + produto2->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 2\n");

            //3
            if(x < 750 + produto2->w &&
                x + 5 > 750 &&
                y < 30 + produto2->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 3\n");

            x = -1;
            y = -1;
            tmp = 0;
        }
        rest(70);

 

adicionado 40 minutos depois

Fiz uns testes tmb, quando clica uma vez, com o rest 70, a mensagem aparece muitas vezes seguidas, parece meio aleatório, as vezes são 2 vezes, outras 3, outras 5...

 

07YlIuweQ6WPwxgCPEf2zg.png

 

Mas ta legalzin, curti.

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Em 10/10/2017 às 09:35, erique disse:

Fiz uns testes tmb, quando clica uma vez, com o rest 70, a mensagem aparece muitas vezes seguidas, parece meio aleatório, as vezes são 2 vezes, outras 3, outras 5...

  Se você utilizar um rest alto alguns cliques não serão identificados, se usar um baixo vários cliques serão identificados.

 

Para contornar essa situação você precisa implementar uma variável interruptor, para cada vez que um objeto for acionado, você ativa um delay maior.

1- Deixe um rest baixo, por volta de 20.

2 - Quando um clique for identificado, execute o que tem que ser executado e após isso adicione um delay extra de uns "200" ou um valor que mais te agrada.
 

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1 hora atrás, CiroboyBR disse:

  Se você utilizar um rest alto alguns cliques não serão identificados, se usar um baixo vários cliques serão identificados.

 

Para contornar essa situação você precisa implementar uma variável interruptor, para cada vez que um objeto for acionado, você ativa um delay maior.

1- Deixe um rest baixo, por volta de 20.

2 - Quando um clique for identificado, execute o que tem que ser executado e após isso adicione um delay extra de uns "200" ou um valor que mais te agrada.
 

 

Realmente, adicionando um rest(20), após apresentar a mensagem resolveu o problema pelo que parece.

adicionado 0 minutos depois

Já terminei a versão final dele, com a última alteração

adicionado 5 minutos depois

Inclusive fiz um vídeo zoado pra ele

 


Segue também o executável, é o código para fins de consulta, e ajuda para quem precisar :) 

 

Meu objetivo agora é fazer algo parecido, melhor, e somente na janela do CMD, sem utilizar o allegro, ou qualquer biblioteca gráfica.

Executavel.zip

Pacote_de_Viagens_-_Com_Allegro.zip

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