Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando quando eu rodo algo mais pesado


Posts recomendados

Boa noite ALL

 

O problema é o seguinte, eu tenho atualmente um processador FX6100 e uma placa-mãe m5a78l-m lx/br(NÃO COMPREM), essa placa está com muitos problemas de tensão desregulada para o processador. Eu comprei um watercooler para tentar resolver o superaquecimento que esse combo produz mas eu simplesmente não consigo jogar, e não faz nem 2 meses que eu limpei o computador, troquei pasta termica do processador e até da placa de vídeo.

 

Configurações atuais:

placa-mãe: m5a78l-m lx/br

Processador: FX6100

Memória: 1x2gb hyperX 1600mhz e 1x8gb hyperX 1600mhz

Fonte: Sentey 700w ERP700-SM

Watercooler: corsair h60 hydro series

Placa de vídeo: R9 280x

 

 

Eu queria uma dica de vocês, compro outra placa-mãe AM3+ ou abandono AMD e compro um processador Intel e uma placa-mãe nova???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia ter pego o dinheiro do watercooler e investido numa placa melhor, essa é tremenda dor de cabeça por não ter o chipset certo pra linha FX. Está desligando ou por super aquecimento, ou sua fonte que não está dando conta, já que a R9 280X requere um minimo de 750w de potência. Você vai precisar estudar o que é, iniciando o pc sem a placa de vídeo, por exemplo. Eu aposto em super aquecimento da mobo, por causa do dissipador do VRM. Seria a placa certa:

 

https://www.kabum.com.br/produto/79456/placa-mãe-asus-p-amd-am3-atx-m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback/?tag=Am3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo1110 Eu to passando muito nervoso com essa placa-mãe, mas eu não sabia dessa do chipset.

 

Eu tenho atualmente R$1640,00 para arrumar esse setup ou começar um Intel.

 

Se eu for arrumar essa configuração eu preciso de uma fonte e placa-mãe nova.

 

Se eu for para Intel eu preciso de um processador, placa-mãe e memória novas.

 

Se eu for para Rayzen eu preciso de um processador, placa-mãe e memória novas.

 

Preciso de recomendações!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa que você usa possui chipset 760 da AMD, quando ele foi lançado nem se quer existiam processadores FX, era um chipset feito originalmente para processadores phenom. Essa placa (como várias outras) acabou ganhando uma "gambiarra" pra fazer os FX rodarem na placa, tem gente que incrivelmente não tem problemas (talvez por usar ele com menos potência), tem outros que ficam com toda essa instabilidade. Ouvi uma vez que os problemas melhora quando se vai até a BIOS e desativa o modo turbo do FX e abaixa o clock do processador, mas aí você vai estar tirando potência do mesmo). Essa placa que te mandei possui o AMD 960, que é o chipset nativo dos FX, com ele não terá problema algum em usar ele. Vou te passar a recomendação e você pode optar por qual achar melhor:

 

Fonte minima especializada para todo seu SETUP: https://www.kabum.com.br/produto/76191/fonte-evga-700w-80-plus-bronze-100-b1-0700-k/?tag=Fonte 700w (347 R$)

 

Placa correta: https://www.kabum.com.br/produto/79456/placa-mãe-asus-p-amd-am3-atx-m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback/?tag=Am3+ (430)

 

TOTAL: 777 R$

 

Recomendação intel:

 

Placa: Z170M-PLUS (424 R$)

Memória: 2x4 GB DDR4 (380 R$)

Processador 1: Pentium G4560 (quase o mesmo que o i3 7100 7ª geração e bem mais barato)  (320 R$)

Processador 2: i5 7400k  (Caso queira algo bem melhor) (730 R$)

 

TOTAL: 1124 R$ (Pentium) / 1534 R$ (i5)

 

Eu recomendaria se fosse refazer o intel, vender as peças que possui agora, aí ficaria bem em conta, ou montar outro pc, você decide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo1110 Nossa, muito obrigado pela explicação. Eu tinha visto alguns comentarios na internet falando da gambiarra dessa placa mas nada tão completo assim.

 

Eu espero que alguem que tenha esse combo na cabeça leia esse post antes de gastar dinheiro, talvez a gente tenha ajudado alguem a comprar coisas melhores.

 

de novo muito obrigado pelo esclarecimento!!

 

Só esperar agora!

 

pc_novo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...