Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar memória RAM: Capacidade máxima 16 ou 32???


Posts recomendados

Caríssimos,

 

Tenho um desktop com as seguintes configurações:

Link para mais detalhes (http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-S3 FX/#Specification)

 

Placa-mãe: ASRock N68-S3 FX

CPU: AMD Phenom II X6 1065T

RAM: Dual Channel DDR3 (2 slots DIMM DDR3)

 

Atualmente, a memória RAM instalada é 2 x 4GB (8GB). Gostaria de "reviver" este meu velho e bom amigo

atualizando a quantidade de memória RAM. Em um dos vários sites chineses de compra encontrei a seguinte

oferta (https://pt.aliexpress.com/item/New-Sealed-DDR3-1600-PC3-12800-2GB-4GB-8GB-Desktop-RAM-Memory-compatible-with-DDR3-1333/32279960813.html?isOrigTitle=true)

Além deste, encontrei outro que disponibiliza bancos de 16GB (não consigo encontrar a URL agora).

 

Bem, gostaria de atualizar para 16GB (2 x 8GB) ou, preferencialmente, 32GB (2 x 16GB), mas estou em dúvida,

pois no link das configurações acima me deixou confuso quanto à real capacidade máxima que pode ser instalada.

Eis os dizeres:

 

<texto>

- Dual Channel DDR3 memory technology
- 2 x DDR3 DIMM slots
- Supports DDR3 1600/1333/1066/800 non-ECC, un-buffered memory
- Max. capacity of system memory: 16GB*
 

*Due to the operating system limitation, the actual memory size may be less than 4GB for the reservation for system usage under Windows® 32-bit OS. For Windows® 64-bit OS with 64-bit CPU, there is no such limitation.

</texto>

 

O item sobre a capacidade máxima diz 16GB, porém, o texto do asterisco diz que não há limite se o sistema operacional

for Windows 64bits, que é o meu caso: Windows 10 Pro 64bits, uma vez que o AMD Phenom II X6 suporta 64bits, conforme

atestado em http://www.amd.com/pt-br/products/processors/desktop/phenom-ii (aba "Features").

 

Assim, minha dúvida é: posso instalar 2 x 16GB ou devo ficar com 2 x 8GB ???

 

P.S. para continuar no processo de "revivê-lo" também penso em instalar um SSD:

https://www.lightinthebox.com/samsung-850-evo-250-g-sata3-solid-state-drives_p5619920.html?prm=1.5.1.1

(podem comentar a respeito, caso se interessem em fazê-lo)

 

Abraços,

Romualdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Atretador,

 

Apenas não quero comprar outro desktop e quero ter um em casa para mantê-lo ligado, preparar minhas aulas e exercícios, ou

seja, uma máquina para acesso rápido, não ficar (des)ligando o notebook sempre que quiser usar um computador. Neste desktop tenho um monitor Samsung T22C310 de 22", 2 HDs (um de 500GB, atual boot, e um de 1TB), placa de vídeo NVidia GForce GT 630 (acho) de 2GB, que atende bem minhas necessidades (não tenho o hábito de jogar, pelo menos, não mais ;-) ). Assim, dar um "up", aumentando a memória e instalando um SSD o manteria "vivo" por um booooom tempo, pois, afinal, preciso de um desktop mediano para tarefas que já mencionei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta 2 ao Atretador,

 

Esqueci de mencionar que quero beeeem mais memória, pois uso o VirtualBox com várias máquinas virtuais (Linux e Windows) para realizar teste de instalação de programas de programação e teste de execução de programas. Por isso, os 32GB e o SSD me dariam um máquina "top" para o que eu preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A todos,

 

Tenho certeza que gastar com essa máquina pode não parecer uma boa ideia, a princípio, mas eu quero fazê-lo. Assim, gostaria que me ajudassem no entendimento das especificações da placa/CPU: ao mesmo tempo que é dito que 16GB é a capacidade máxima, o texto do asterisco diz que com um SO de 64bits essa capacidade pode ser excecida, ou seja, os 32GB que quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 minutos atrás, Romualdo Rubens de Freitas disse:

Assim, gostaria que me ajudassem no entendimento das especificações da placa/CPU: ao mesmo tempo que é dito que 16GB é a capacidade máxima, o texto do asterisco diz que com um SO de 64bits essa capacidade pode ser excecida, ou seja, os 32GB que quero.

O sistema de 64 bits pode trabalhar com mais de 16GB de memória, mas sua placa-mãe não. Ou seja, você está limitado a 16GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, PedraX disse:

Pode  olhar na especificação da MB que o limite é mesmo 16GB.

Nesse caso recomendo dois pentes de 8GB de 1600 MHZ( que é o especificado).

Sistemas 64 bits suportam até  192GB RAM, mas essa quantidade é só para servidores que tem hardware especial para suportar mais slots.

PedraX,

 

Muito obrigado, acatarei sua sugestão, mesmo porque 2 x 16G estão com preço convidativo: USD$ 73,08 (aproximadamente R$ 237,44).

 

Abraços e meu muitíssimo obrigado a todos.

Cheers!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Romualdo Rubens de Freitas disse:

Muito obrigado, acatarei sua sugestão, mesmo porque 2 x 16G estão com preço convidativo: USD$ 73,08 (aproximadamente R$ 237,44).

 

Abraços e meu muitíssimo obrigado a todos.

Cheers!!!!

Cuidado!!! Se comprar mesmo 2X16 GB sua placa não reconhecerá essas  RAM.

Se quis dizer 2X8GB=16 GB então OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PedraX disse:

Cuidado!!! Se comprar mesmo 2X16 GB sua placa não reconhecerá essas  RAM.

Se quis dizer 2X8GB=16 GB então OK.

Caramba, você está certo, eu digitei incorretamente o valor, que, na verdade, são 2 x 8GB = 16GB.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro entrar nesse site da Kingston:

https://www.kingston.com/BR/memory/search/Options

Lá você entra e ve a compatibilidade. Quando você compra nesses sites chineses é complicadíssima a troca de produto.

adicionado 9 minutos depois

Acabei de verificar que essa memória que você viu é ECC e só serve para servidores. No seu caso tem que ser unbuffered.

Também ví que segundo a tabela da Kingston só aceita de 4GB e então acho melhor consultar o fabricante da placa ou pesquisar melhor essa compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...