Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mito: placas de vídeo da AMD apresentam cores mais "vivas" que as da NVidia?


KairanD

O que você achou da diferença nas cores?  

64 votos

  1. 1. Como você prefere a exibição de cores?

    • A modificação torna as cores mais "vivas" e assim é melhor.
      49
    • A configuração original da NVidia é neutra e melhor.
      15


Posts recomendados

  • Coordenador

E aí, pessoal?

 

O objetivo deste tópico será discutir um mito muito difundido por aí: será que as placas de vídeo da AMD realmente mostram cores mais "vivas" e vibrantes que as da NVidia? Esse mito é real? Sim e não.

 

Primeiramente, sim, é relativamente comum que as placas da AMD mostrem cores aparentemente mais vibrantes que as placas da NVidia. E, o ponto realmente importante: isso não tem nada a ver com a arquitetura usada nas placas. É uma configuração de software. Enquanto a NVidia tem o costume de usar uma configuração mais neutra, a AMD tende a calibrar as placas para exibir cores mais vibrantes.

 

A forma de exibição das cores é absolutamente dependente da preferência pessoal. Contudo, parece ocorrer frequentemente a preferência pela configuração usada pela AMD. Alterar essa configuração não causa qualquer impacto na performance. Para configurar a exibição de cores de uma placa de vídeo NVidia, clique com o botão direito na área de trabalho e abra o Painel de Controle da NVidia. Dentro da aba "Monitor", clique em "Ajustar as configurações de cor da área de trabalho". Nesse menu você poderá alterar diversas definições do modo de exibição com relação às cores.

 

A configuração que nos interessa é "Digital Vibrance". Por padrão, esse valor é neutro, configurado para 50. Aumentar deixa as cores mais "vivas", mas se for demais a imagem começa a ficar borrada e muito artificial. Considero interessante manter esse valor no máximo em 75. Por outro lado, diminuir esse valor deixa as cores mais acinzentadas, mas com contornos mais definidos. Não esqueça de clicar em "Aplicar".

 

Digital Vibrance.png

 

Adicionalmente, para quem usa monitor via cabo HDMI, outra configuração pode ser necessária. As placas são configuradas para interpretar que conexões HDMI significam que você usará uma TV, mas isso pode não ser verdade, já que há monitores com entrada HDMI. Se você tiver um monitor nessas condições, vá até a aba "Mudar resolução", em "Monitor", e altere o "Intervalo de saída dinâmica" para "Completo".

 

Saída dinâmica.png

 

Nota: alguns televisores também podem trabalhar melhor no modo "Completo". Você pode fazer o teste para verificar como fica melhor.

  • Curtir 9
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Coordenador
3 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Somente HDMI por ser digital? DVI não?

DVI geralmente não, apenas HDMI. Isso porque as placas de vídeo da NVidia são, em geral, programadas para entender automaticamente que se está conectado via HDMI, então é uma televisão. O que nem sempre é o caso. ;)

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 17/11/2017 às 16:54, Pietro Luigi disse:

@Foxwalt Valeo.

Por nada. No caso do DVI a placa já admite que é um monitor mesmo, daí não precisa configurar essa parte. Não é comum um televisor ter entrada DVI, só os monitores costumam ter isso como padrão.

 

Em 17/11/2017 às 16:54, Pietro Luigi disse:

PS: O Avatar antigo era mais legal.

Haha, obrigado pela colocação. Irei levar em consideração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não é mito, as Placas Ati/AMD sempre tiveram imagens mais nítidas e cores mais definidas.
Noto isso desde de uma ATI RAGE que eu tinha a muito tempo atrás.Tinha imagens mais bonitas que algumas Geforce 256, Voodoo 2 e 3 que eu tive.
Fora outras que eu tive. FX 5600, Radeon 8500/9500.
Aposentei minha Radeon HD 7950 e coloquei uma no GTX 1050 Ti, logo de cara deu diferença, as cores são mais opacas, esfumaçadas sei lá. Tem um brilho excessivo.Estou quase voltando pra ela kkkk.
Tenho também uma Nitro RX 460 que esta em outro micro, a diferença é perceptível.
Monitor Flatron E2241 LG HDMI.
 

adicionado 23 minutos depois

Bom comparativo.
A enquete não tem nenhuma opção para ATI.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se alguém pegar um colorímetro e fizer o diagnóstico das duas placa num painel calibrado e mostrar a diferença, eu acredito. Até lá,qualquer diferença é só uma questão de ajuste.

 

Isso é comum em televisores. Vai na loja você vê aquele monte de TV com saturação saindo do fiofó, feito só para chamar atenção do consumidor. A TV tem até o "Modo Loja" de fábrica para facilitar a enganação. Quando feito o ajuste fino, a imagem objetivamente boa (mais próxima do padrão Rec 709) é bem diferente disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 02/01/2018 às 14:15, geeknew disse:

Não é mito, as Placas Ati/AMD sempre tiveram imagens mais nítidas e cores mais definidas.

Isso ocorre simplesmente por questões de ajuste, como explicado no tópico. Dizer que as placas da AMD exibem imagens superiores, por questões de hardware, é sim um mito.

 

Em 02/01/2018 às 14:15, geeknew disse:

Aposentei minha Radeon HD 7950 e coloquei uma no GTX 1050 Ti, logo de cara deu diferença, as cores são mais opacas, esfumaçadas sei lá. Tem um brilho excessivo.Estou quase voltando pra ela kkkk.

Basta você alterar as configurações de exibição no driver até atingir o ponto desejado. Não há limitação em termos de hardware. As minhas aqui eu alterei até remover essa sensação de imagem "esfumaçada".

 

Em 02/01/2018 às 14:15, geeknew disse:

A enquete não tem nenhuma opção para ATI.

O mito em questão é direcionado para as placas da NVidia. As configurações que a AMD (a ATI não existe mais, foi comprada pela AMD há algum tempo) usa são, geralmente, consideradas mais confortáveis pela maioria das pessoas. Considerando que o tutorial é voltado a "consertar" o fato que ocorre apenas nas placas NVidia, não há como inserir uma opção para a AMD (ATI). Mas obrigado pela observação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais sinto falta no padrão de imagem da Nvidia não é exatamente as cores, mas sim o acinzamento. Na minha experiência, aumentar o Digital Vibrance, sim, melhora a visão das cores, mas não no "visual" delas, pois chega ficar até irreal e saturado demais quando coloco em 60% (usando o conector DVI).

Depois mexi no gama diminuindo um pouco,  ficou um pouco melhor, porém devo ter esquecido algo pois quando iniciava algum jogo, a mudança não ocorria.

Então procurei alguma outra solução e achei um meio termo que me agradou muito. Aumentei o contraste pelo painel de controle e o preto ficou mais perto de ser preto e as cores ficaram mais visíveis sem estarem sendo saturadas. Contudo, aumentando o contraste eu tive que diminuir o brilho, já que havia aumentado a claridade de forma significante. Coloquei contraste em 60 e o brilho em 40 por enquanto.

Mas no final das contas pode ser tudo questão de gosto pessoal e costume, além também que o display do monitor influencia muito no resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lost Byte disse:

além também que o display do monitor influencia muito no resultado.

Creio que isso é 90% da questão, não só o modelo e tipo de tecnologia do monitor/tv, mas também a limpeza. Esses dias limpei o meu monitor, e fiquei com vergonha da situação que chegou. Além da camada de poeira que tinha sobre a tela, tinha uma camada de sujeira, só percebi o que era realmente quando passei um pano umedecido com água, era uma "crosta" de sujeira, devia ser gordura+poeira, depois de terminar a limpeza completa melhorou uns 20% na percepção da imagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lost Byte @Pietro Luigi Claramente que o monitor é muito importante e também pode ser ajustado. Contudo, o foco do tópico é tratar o caso de pessoas que, com o mesmo monitor/TV, trocaram de placa de vídeo e sentiram a diferença explicada, além daqueles que simplesmente ouviram falar desse mito e acreditaram que era limitação de hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
Em 04/08/2018 às 22:41, Raphilaa disse:

Mas as placas de vídeo Nvidia são mais eficientes para jogos e as AMD para vídeos.

Melhor mesmo é as ATI pois elas são baratas e rodam muito jogo novo minimante low

Peraí, como assim as NVidia são "mais eficientes para jogos" e as AMD são "mais eficientes para vídeos"? Poderia explicar isso melhor?

 

Por sinal, a ATI não existe faz muito tempo, já que foi comprada pela AMD. E qualquer placa pode rodar "muito jogo novo minimamente no low" desde que tenha performance suficiente para tal, independentemente de ser NVidia ou AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente...o tópico está servindo para mostrar como se perpetuam mitos...:thumbsup:

 

Calibragem de monitor/TV é algo chato de fazer...não pela dificuldade/complexidade, mas pelo fato de que uma configuração que vai bem com um jogo/canal de TV, fica ruim em outro...

 

Não se pode esquecer que há todo um universo de coisas influenciando o aspecto do final do que é exibido no monitor e TV...

 

A imagem de um filme depende da câmera que foi usada para a filmagem, da lente, da iluminação do dia...e, mais importante de tudo: da pós edição entupida de filtros de tudo que se pode imaginar.

 

O mesmo vale para jogos...como foi feita a "colorização"? 

 

O que muitos confundem com "cor vibrante" é o contraste! O que mais vale em um monitor/TV é o contraste e o nível de preto!

 

A única diferença, nos produtos atualmente vendidos, ficaria por conta dos tipos de painéis nos monitores...e ainda assim, vai ter olho sensível para isso lá nos quintos...rsrsrsrs

 

Essa questão de "cores vibrantes" é outra situação chata...as pessoas estão pegando gosto por cores "berrantes" e demasiadamente saturadas...conclusão: monitores e GPUs calibrados e configurados para isso.

 

É a mesma situação do universo do áudio...o público em geral quer ouvir "gravão batendo no carro"...

Conclusão: discos equalizados com graves sobrando e fabricantes entregando "boom box" no mercado...até em micro-system furreca com caixas com falantinho de 5"...:mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • 7 meses depois...

Eu atualmente tenho 2 low fraquinhas da pc yes uma HD6450 2GB e GT 730 2GB com a mesma cfg da maquina um c2q 9950m+4gb e pelo menos no League of Legends a HD as cores são mais bonitas e nítidas comparadas com a GT730 porém já no geral com outros jogos o desempenho é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/04/2020 às 11:53, ShiroeAK disse:

Eu atualmente tenho 2 low fraquinhas da pc yes uma HD6450 2GB e GT 730 2GB com a mesma cfg da maquina um c2q 9950m+4gb e pelo menos no League of Legends a HD as cores são mais bonitas e nítidas comparadas com a GT730 porém já no geral com outros jogos o desempenho é outra história.

Também posso comprovar isso aqui em casa, tenho várias máquinas e consigo perceber as cores mais Nítidas nas placas AMD, e olha que já trabalho com Computadores a 25 anos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...