Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha e entendimento de peças para PC "gamer"?


Posts recomendados

Oi, vi alguns dos tópicos que explicam sobre processadores e fontes, mas ainda não entendi como funciona bem... 

Porque honestamente, não dá para um leigo entender com tanto número e nome bonito chamativo numa caixinha a preço de 800R$ - 1k num produto.

Falo isso por mim desde o dia em que quis montar meu atual computador e babava por aqueles anúncios tendenciosos no MercadoLivre vendendo

aquele ***** computador com gabinete lindão que parece até árvore de natal repleto de LED.

 

Quanto aos processadores/placas de vídeo e mãe, como saber quais necessidades atendem? Até porque a única coisa que se fala quando

pensa em componentes bons é AMD, Intel, GTX num sei lá o que, Nvidia bla blabla e poucos outros...

 

E do que tanto falo.. Não é só um nome que dá pra entender o porque dele, ex: "AMD Geração X uso profissional",

tem que ter uma nomeclatura que não dá pra entender nada. o que montei há anos:

AMD FX 6300 Six Core

AMD Radeon R9 270   *R.I.P.*

ASRock 970 Pro3 R2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde.

Pra entender melhor só acompanhando diariamente os tópicos, novidades da tecnologia, etc.

Essa configuração era muito boa há 4 anos, mas atualmente está defasada. Mesmo assim ainda roda bastante jogo.

A placa-mãe é boa. Geralmente quem não entende coloca a mais barata, sendo que desse socket as mais baratas são bem lixos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pyiso Vou tentar te explicar de uma forma simples.

 

31 minutos atrás, pyiso disse:

Quanto aos processadores, como saber quais necessidades atendem?

Primeiro você precisa determinar o seu uso. O PC vai servir somente para usar internet, apenas jogar, ou para trabalho?

 

O melhore custo benefício para os dois primeiros quesitos que citei, é o Pentium G4560, pois ele tem 4 núcleos na prática e gráfico integrado, que dispensa a necessidade de uma placa de vídeo dedicada por um curto período. 

 

43 minutos atrás, pyiso disse:

Quanto a placas-mãe, como saber quais necessidades atendem?

Tenha em mente o que você precisa em uma placa-mãe.

 

- Quantos módulos de memória RAM você vai usar?

Se for usar dois, tenha mais dois slots livres para futuros upgrades.

 

- Quantas portas SATA irei usar?

Aconselho ter pelo menos 4 portas SATA na placa-mãe.

 

- Precisa de quantos slots PCI-E?

Recomendo ter pelo manos uma PCI-E para placa de vídeo, e mais dois PCI-Em ou PCI.

 

- Verifique se o socket e o processador é compatível com a placa-mãe (requisito óbvio).

 

1 hora atrás, pyiso disse:

Quanto as placas de vídeo, como saber quais necessidades atendem? 

Está disposto à pagar quanto em uma placa de vídeo? Você precisa uma placa para jogar em 1080p, 2K ou 4K? Você utiliza muitos filtros no jogo?

 

Minhas indicações: 

R$800 - NVIDIA GTX 1050Ti (para 1080p);

R$1200 - NVIDIA GTX 1060 ou AMD RX580 (para 1080p e 2K);

R$1800/2000 - NVIDIA GTX 1070 (para 2K);

R$2500/3000 - NVIDIA GTX 1080 (para 2K e alguns jogos em 4K);

R$3500/4000 - NVIDIA GTX 1080Ti (para 4K). 

 

O principal que você precisa saber é isso. Espero que tenha entendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous , já vi esse vídeo mas ainda assim não esclareceu minhas dúvidas. Dá um geral sobre o que vendedores pilantras chamam de "gamer" e especifica em algumas coisas. Mas gostaria de saber qual diferença de um processador X com nome ABCD e o outro Y que se chama DCBA, nomes próprios difíceis para mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@pyiso Cada fabricante dá o nome que quer para seus componentes mas costumam seguir alguma lógica:


Processadores:
Intel usa i3, i5 i7. Cada um possui mais núcleos e desempenho que os outros. O número que consta depois refere ao modelo e geração, um i5 2500k é um processador de segunda geração enquanto um i5 7600k é um da sétima.

 

A AMD a mesma Coisa, Ryzen R3, R5 e R7. Desconsidero os FX, A8, A10 porque são plataformas descontinuadas.

 

Placas de Vídeo:
Nvidia usa GTX 1060, 1070, 1080...

AMD RX550, RX560, RX570, RX580...

Placas mãe devem atender as necessidades do processador, quanto maior o desempenho de um processador, mais energia ele demanda consequentemente seria melhor combiná-lo a uma placa-mãe de maior qualidade. O mesmo serve para usuários que querem fazer overclock.

 

Eu não costumo levar a sério o que vendedores falam a respeito de nada, verifique as informações dos componentes apenas com os fabricantes dos mesmos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...