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Dell Inspiron 15-7559 derruba WiFi


i32leo

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Olá pessoal!

 

Recentemente adquiri um notebook da Dell, modelo Inspiron 15-7559 (Gaming), com Windows 10 Home.

Observei que ao conectá-lo na rede, de alguma maneira ele faz com que o sinal do roteador seja derrubado.

 

O roteador é um TP Link TL-WR840n. Já fiz alguns testes como trocar o canal, colocar a largura para 20MHz e atualizar o firmware.

Também já atualizei o Windows, inclusive os drivers.

 

Hardware: Qualcomm QCA61x4A 801.11ac Wireless Adapter

 

Existe alguma maneira de monitorar a rede para descobrir o problema? O que pode ser?

 

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- Eu não consegui absorver bem quando você menciona o seguinte:

 

Fiz mais alguns testes com outros roteadores e tudo funcionou normalmente.

 

- Poderia detalhar o que você quis dizer com isso ?

- Testou com outros Roteadores ? - Qual(is) Marcas e Modelos ? E funcionou normalmente ?

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Claro!

O que fiz foi conectar o notebook em outras redes Wi-Fi para ver como o sinal se comportava.

O resultado foi que tudo funcionou perfeitamente. Um dos modelos que testei foi o D-Link DIR-615 N.

 

Depois, testei num segundo roteador do mesmo modelo TL-WR840n e adivinha: também derrubou o sinal!

Aparentemente, o problema ocorre apenas com essa combinação TpLink TL-WR840n + Notebook Dell.

 

Inclusive, acabei pesquisando e descobrindo que outras pessoas tiveram problemas semelhantes. Alguns simplesmente trocaram de roteador. Outros falaram que os técnicos da Dell não conseguiram resolver o problema, e indicaram entrar em contato diretamente com a Tp Link.

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Fiquei com receio de instalar pois na própria página de download há uma advertência, avisando que não é recomendado pois o aparelho possui baixa flash/ram. Estive vendo os logs do roteador mas não consegui extrair informações importantes. Mas acredito que seja um bug da Tp-Link, que por algum motivo placas de rede específicas conseguem provocá-lo.

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Pessoal, um amigo deu o seguinte palpite: "Pode ser que haja algum defeito na placa de rede, que pode estar transmitindo requisições fora do padrão (com bits a mais ou a menos, por exemplo). Talvez o roteador não consegue interpretar e entra em colapso, desligando o Wi-Fi. Neste caso, seria tanto defeito da placa quanto um bug no firmware do roteador."

 

O que vocês acham? Existe alguma maneira de comprovar isso?

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Bit a mais ou a menos tanto o S.O quanto o roteador deveriam rejeitar o pacote e pedir reenvio (ao menos no melhor e correto cenário). Para matar um problema de hardware, somente como citei acima, usando um outro firmware, já que na outra ponta você testou dois aparelhos diferentes.

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O roteador ainda não se foi. O ideal é que a interface gráfica seja instalada porém é possível instalar a interface LUCI separadamente.

 

Conecte via SSH (use o Putty para isso), e insira os comandos:

 

opkg update
opkg install luci

/etc/init.d/uhttpd start
/etc/init.d/uhttpd enable

 

Feito isso já deverá ser possível acessar a interface gráfica.

 

https://sorenpoulsen.com/install-lede-on-a-linksys-wrt1200ac-router

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Falei com o suporte da Dell. O técnico ajustou alguns drivers mas não adiantou, e indicou que eu procurasse um especialista em redes.

 

Logo depois me rendi e instalei o Lede Project. Mesmo com a internet funcionando normalmente, o comando opkg update não funcionava, e aparecia o erro "Failed to establish connection". Sobre esse erro, tudo que a documentação oficial recomenda é verificar a conexão e tentar novamente.

 

Tentei fazer o procedimento de outras maneiras, mas nada funcionou. Aí tive a ideia de instalar novamente o firmware da Tp-Link. Conectei no roteador via FTP e joguei o arquivo na pasta /tmp. Como não tinha conhecimento, resolvi simplesmente testar. O problema é que o comando sysupgrade não instala efetivamente uma imagem de firmware, o que acabou corrompendo de vez o chip.

 

Resumo: comprei o modelo TL-WR941HP e está funcionando.

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- Seu caso foi muito estranho...Estou acompanhando desde o começo...

 

- Eu particularmente não recomendo a utilização de Firmwares alternativos como: DD-WRT, Gargoyle, etc, a menos que seja a última tentativa de Recuperar o Equipamento...

 

- Tive um problema parecido e quando fui verificar, simplesmente a NET Vírtua havia habilitado Conectividade para IPv6, com isso minha Conexão ficava Instável e derrubava toda a Rede, me obrigando a desativar Conectividade IPv6 no Modem e no Roteador, passando assim a ser solucionada...

 

- Bom saber que adquirindo um Novo Equipamento o Problema foi: Resolvido :thumbsup:

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Ainda acredito que dava para ter salvo seu roteador e o LEDE deveria resolver o problema. O que ocorreu com o opkg foi devido a ter perdido a conexão e com isso não foi possível fazer o download/update do pacote, se você tivesse utilizado um segundo roteador com conexão ativa e ligado nele o WR840N, o download deveria ocorrer. Enfim... Triste por não termos conseguido achar a causa.

 

Não entro no mérito do uso ou não do firmware alternativo, afinal se resume a uma questão de escolha. Eu uso há cerca de 7 meses e tudo funciona muito bem, inclusive a falha Krack foi corrigida no dia seguinte (DD-WRT) a confirmação do problema, além da adição de uma função que protege a rede de dispositivos que não receberão atualizações para corrigir. Acho os firmware alternativos opções muito mais estáveis e com adicional de funções muito melhores do que os firmware padrão (a exceção do firmware Asus).

 

Se alguém conseguir no futuro fazer este teste, poderia então repassar a quem de direito para corrigir o problema, seja a Dell via drivers ou a TP-Link. E claro, nos informar aqui.

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  • 3 meses depois...

Olá pessoal. Estou tendo exatamente o mesmo problema do amigo que criou o tópico

 

tenho um notebook DELL INSPIRON 15 5000 i5 5578A20C... e também utilizo o roteador Tp-Link TL-WR840N.

 

Tudo funciona normalmente... ao conectar o notebook ele derruba o sinal do wifi para todos os aparelhos. Se desconectar o notebook e reiniciar o roteador tudo volta ao normal.

 

Pelo jeito acredito que vou ter que trocar de roteador também...

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  • 2 meses depois...

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