Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso utilizar uma fonte de menor potência só para teste ?


Posts recomendados

Recentemente minha fonte de 500W queimou, e meu PC foi montado, então acredito que essa fonte foi instalada "sobre medida", pensando no bom funcionamento dos outros dispositivos.

Só que agora preciso testar se meus outros hardwares não foram danificados pela queima da fonte, então consegui uma fonte de 220W.
Teria algum problema inicializar o PC com essa fonte de 220W, só para ver se tudo funciona corretamente ? E aí, posteriormente, compro uma fonte de 500W real ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Deivid Gomes Silva disse:

Recentemente minha fonte de 500W queimou, e meu PC foi montado, então acredito que essa fonte foi instalada "sobre medida", pensando no bom funcionamento dos outros dispositivos.

Só que agora preciso testar se meus outros hardwares não foram danificados pela queima da fonte, então consegui uma fonte de 220W.
Teria algum problema inicializar o PC com essa fonte de 220W, só para ver se tudo funciona corretamente ? E aí, posteriormente, compro uma fonte de 500W real ...

Só para ver o funcionamento, não há problema.

E que não haja uma VGA envolvida que necessite de alimentação em conectores extra. Pois esta fonte não possui tais conectores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deivid Gomes Silva , só para normalizar... não existe watt real. Ou a fonte tem 500w ou não tem. E se ela custar menos de 150,00, não tem!.

Sobre o teste, pode utilizar, mas se tiver VGA dedicada, mesmo que não precise de conexão extra, como o colega @Wagner Ruaro citou, recomendo que retire ela durante o teste. Pode dar problema? Sim, desde um simples "não ligar" do sistema até mesmo danificar a fonte e outros componentes por overload.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma "VGA envolvida" seria uma placa de vídeo ?
Porque tenho uma, mas ela não exige conectores de energia ...

adicionado 5 minutos depois

@Kleber Peters Então se a fonte diz que oferece 500W e está por menos de 150 reais, ela não oferece isso mesmo ?
(Já perguntei ai em cima) Minha placa de vídeo não tem conectores de energia, preciso desconecta-la da placa-mãe pra inicializar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deivid Gomes Silva 

 

Na verdade é dedução pelo preço. Aquelas fonte 'baratecas' não vão oferecer isso, mas não vá apenas pelo preço, a Cougar é uma ótima fonte de 400w e custa 160.. porém, uma de 500w acredito que nunca vai ser esse preço, é só raciocionar, uma EVGA 500w com todos os componentes de qualidade fica na faixa dos 220, enquanto uma ATX power generica por aí custa 70. Sempre verifique se a fonte de PFC ativo e selo 80 plus, marcas como XFX, Corsair, EVGA, Pcyes para fontes são bem recomendadas, veja o tópico postado acima, vai te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo tudo, todo mundo usa o termo "REAL" ou "REAIS".

 

Na verdade é RMS para a potência dita "real". E PMPO para a potência de pico. Este pico na maior parte das vezes é de alguns segundos e eles, os fabricantes ou revendedores de produtos ching ling, Se valem disto.

E tanto as fontes verdadeiras quanto as falsas usam esta terminologia errada.

 

E não é só em fontes, é em tudo que se refere à potência: Amplificadores com W reais, alto falantes com W reais, tudo Real, mas nada verdadeiro.

Eu e os mais velhos; antigamente para comprarmos fontes, tinhamos o hábito de comprar fontes por quilo. Se era pesada a fonte, era mais provável de ter a potência informada.

 

Hoje em dia as ditas Gamers, possuem em seus nomes XPower, Xtreme, Over alguma coisa e por aí vai.

Em amplificadores e alto falantes colocam a mesma coisa. Coisas que nos remetem à potencia e destruição para enganar os leigos em eletrônica.

 

E hoje gastam-se milhares de reais para se montar ou comprar um PC que deveria ser High End, mas querem comprar fontes de R$100,00 ou menos.

 

NOTA: As fontes de hoje, falsas Gamers, pesam menos que o conjunto de seus cabos que alimentam o PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Na verdade é RMS para a potência dita "real". E PMPO para a potência de pico. Este pico na maior parte das vezes é de alguns segundos e eles, os fabricantes ou revendedores de produtos ching ling, Se valem disto.

É... esta analogia não está beeeeemmm correta mas valeu como exemplo. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Kleber Peters disse:

É... esta analogia não está beeeeemmm correta mas valeu como exemplo. :thumbsup:

Sim, só comentei para que os leigos comecem a ter uma noção do que é a realidade.

Pois quando estudamos eletrônica, existiam e existem muitos parâmetros e cálculos até para se achar RMS e PMPO em expressões de cálculos de circuitos eletrônicos.

 

Mas como dizia um personagem da TV, o povão enche a boca para falar em""Watttssssss Reaus"".

adicionado 14 minutos depois

Segue alguns links informativos sobre o assunto RMS e PMPO tanto de fontes como da área de áudio.

Pois se referem aos mesmos parâmetros.

E enganos...

fontes

potencias-pmpo-e-rms-em-audio

real-fonte

potência Sonora

como-funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...