Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação em mini system Toshiba


SkyFire161
Ir à solução Resolvido por SkyFire161,

Posts recomendados

Entendido! Irei medir as tensões e volto com os resultados.

 

Outra coisa, ao ser conectado o cabo no conector CW401 na placa principal ambos os pinos (POWER_ON, FSCL e FSDL) entram em curto com o GND, isso seria normal?

 

Esse conector quando conectado faz com que nenhuma informações seja exibida no display e quando removido a "DEMO" aparece e caindo para o stand by após qualquer comando. Em ambos os casos o aparelho permanece sem som e sem respostas aos comandos do painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse curto em todos os pinos do CW401 aparece apenas com o conector conectado a placa principal. Na verdade com ele conectado, colocando a ponta de prova vermelha do multímetro no GND ambos pinos acusam curto, porém, se eu coloco a ponta de prova preta no GND apenas o pino POWER_ON acusa curto.

Agora,  com o cabo desconectado com a ponta de prova vermelha no GND os pinos FSCL e FSDL apresentam valor em torno dos 800 (em escala de diodo) e com a ponta de prova preta no GND não acusa nada.

 

Existe então diferença ao intercalar as ponteiras do multiteste? Talvez seja desconhecimento meu sobre como utilizar o aparelho.

 

Quanto aos valores do transistores (medi as tensões em alguns outros):

HQ819: C=8,87V, B=0V, C e B= 8,38V, C e E= 8,87V, B e E=0V.

HQ903: C= 8,77V, B= 0V, C e B= 8,75V, C e E= 8,77V, B e E= 0V.

HQ902: C= 6,69V, B= 0V, C e B= 6,68, C e E= 6,69V.

HQ806: C= 8,17V, B= 0,70V, E= 8,21V, C e E= 0,03V, B e E= 7,50V, B e C= 7,46V.

HQ818: C= 0,03V, B= 8,88V, E= 8,90V, C e B= 8,16V, C e E= 8,15, B e E= 0V.

HQ807: C= 7,44V, E= 7,44V, C e B= 7,44, B e E= 7,48V, C e E= 0,02V.

 

Medi o Q902 também:  E= 8,89V, C= 0,70V, B= 8,81V, C e E= 8,19, C e B= 8,10V, B e E= 0V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz essas medições direto nos componentes com a fonte ligada. Foi isso que me perguntou?

Caso seja esse CI, tenho como fazer algum tipo de medição para saber? Remove-lo poderia ser uma maneira de saber?

 

Tenho outras informações que talvez ajude. Medindo na placa do painel de controle na linha do conector CW401 mais especificamente nos reguladores de tensão IC 102 e IC 704 (SA1117H) notei algo que pode não ser normal. Nesse caso preferi colocar as informações em uma imagem para facilitar.

O curto no IC102 é constante independente se o cabo esta conectado ou não. Notei também que o GND da placa principal só acusa continuidade com e área da placa do painel se o cabo esta conectado ao CW401. Segue a imagem...

 

df.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fiz o que você disse, substitui o IC102, revisei os capacitores e fiquei em cima desse aparelho mas não fui capaz de descobrir o problema então resolvi usa-lo de outra forma.

Estava pensando em usar apenas o circuito amplificador dele (a placa principal juntamente com o trafo), montar dentro de outra carcaça menor e instalar potenciômetro para o volume, jack in etc... Então quais modificações eu terei de fazer na placa pra realizar isso?

 

A ideia é injetar a saída de som do pc direto nas entradas dos TDA7292 e utilizando as caixas de som do próprio aparelho, funcionando apenas como amplificador, sem utilizar nenhuma das outras funções do aparelho.

Acredito que o circuito amplificador deva estar em stand by ao ser ligado na rede elétrica. 

 

Creio que já tenham captado a ideia. 

 

No primeiro post deixei o esquema elétrico mas anexarei aqui apenas as partes referentes ao amplificador e a fonte.

Amplificador.JPG

Fonte.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Instale o potenciômetro (cursor), na entrada dos resistores HR803 e HR804, os transistores de MUTE podem ser removidos, HQ802 e HQ803, a alimentação é normal, +Vcc pega no capacitor CE900 e -Vcc no CE901, o terra (Comum), será a junção dos dois capacitores, e todo o resto da fonte pode ser desligado...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Deu certo!

Um detalhe, na placa existem dois TDA7292 que são duplos somando as quatro saídas para as caixas de som, posso ligar as saídas de áudio do computador L e R direto nos resistores mencionados no esquema abaixo ou preciso instalar algum outro resistor? Fico com receio de queimar as saídas de som do computador. Fiz um pequeno esquema... (na imagem não consta o potenciômetro mas irei instala-lo após fazer todos os testes. Usarei um duplo). 

 

Outra dúvida, percebi certa diferença entre os componentes de ambos circuitos amplificadores, no circuito referente ao IC801 existem dois capacitores CE8015 e CE816 e foram nessas saídas que os alto falantes maiores funcionaram bem com bass normal no som. No IC800 não existem os capacitores nessa região. Cheguei a ligar os alto falantes grandes mas o som ficou com bem menos bass, acredito que nas saídas do IC800 devo ligar os falantes menores já que são twitters. Resumindo, a ligação que fiz no esquema esta correta? 

Untitled.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim esta correto sua ligação, se você quiser adicionar uma proteção maior para a saída do PC, coloque em série com os resistores de entrada, um capacitor para cada canal de 470uF/35V. dessa forma você desacopla o PC do amplificador de qualquer tensão DC que possa estar presente na entrada do circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@Mestre88 Foi só para garantir que as frequências mais baixas não focem barradas, Não tenho noção da impedância de saída do PC, mas se for alta, realmente um de 10uF funcionará muito bem!...

Ontem eu estava ligando o osciloscópio na saída do PC e medi um sinal de 150mV.

Então creio que seja alta, até porque uso na entrada auxiliar de um velho aparelho de som e funciona muito bem. 

20 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Então seria um capacitor de 10uF para cada saída do PC?

Sim, eu já fiz com outros amplificadores aqui e não perde os graves. 

Coloque o seu potenciômetro duplo depois deles. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, eu já fiz com outros amplificadores aqui e não perde os graves. 

Coloque o seu potenciômetro duplo depois deles. 

Estava pensando na possibilidade de que fosse alterar o som mas que bom que não.

Já instalei os dois capacitores de 10uF antes de potenciômetro. Tudo funcionando muito bem até agora. Som bem limpo e com um ótimo grave.

 

Outras duas pequenas dúvidas, estou montando o trafo em outra caixa já que não coube na mesma do amplificador. Pois bem, o circuito retificador de +24v e -24v esta na placa principal junto com o circuito amplificador então pretendo estender apenas os três fios quem vêm do trafo ate o conector na placa principal. Existe problema em usar fios mais finos do tipo A/V ?

 

A outra dúvida, qual a melhor forma de ligar um LED alto brilho na saída de +24v sem perder intensidade do brilho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SkyFire161 disse:

Existe problema em usar fios mais finos do tipo A/V ?

Use fios de pelo menos 0,75mm².

Não use fios de cabos de som porque´é muito fino, pode derreter.

3 minutos atrás, SkyFire161 disse:

A outra dúvida, qual a melhor forma de ligar um LED alto brilho na saída de +24v sem perder intensidade do brilho?

Ligue em série com um resistor de 4,7Kohm.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom pessoal, fiz todas as ligações e recomendações de vocês e esta tudo funcionando perfeitamente. A única coisa que aconteceu foi o super aquecimento do dissipador de calor fazendo com que o amplificador cortasse o som, o que é estranho já que estou utilizando o dissipador original do aparelho... talvez seja por falta de ventilação, mas resolvi isso instalando um cooler diretamente no dissipador e alimentado por uma fonte externa de 12v/0.5A para não consumir a tensão do amplificador. Agora esta tudo certo.

 

Muito obrigado pela ajuda e boa vontade :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...