Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei a pasta térmica e continua com superaquecimento


Posts recomendados

E aí galera!

Recentemente com esse calor quem usa amd sofre um pouco com os processadores esquentando, então eu troquei a pasta térmica do meu processador que é um (AMD FX 8350) e limpei o gabinete inteiro pra ter uma melhor refrigeração. Porém, mesmo depois de ter feito isso, ele continua chegando á 80º Graus e desligando, eu uso SpeedFan e fico acompanhando sempre o "Core" atinge 80º graus e simplesmente desliga, o resto das peças fica tudo ok.
Eu uso um cooler Blizzard T2, e mesmo limpando ele inteiro continua esse desligamento. Alguém tem alguma solução do problema ?
Eu penso que pode ser problema no processador, cooler ou placa-mãe talvez. Ou o jeito é comprar um WaterCooler mesmo

 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Léo Giant disse:

E aí galera!

Recentemente com esse calor quem usa amd sofre um pouco com os processadores esquentando, então eu troquei a pasta térmica do meu processador que é um (AMD FX 8350) e limpei o gabinete inteiro pra ter uma melhor refrigeração. Porém, mesmo depois de ter feito isso, ele continua chegando á 80º Graus e desligando, eu uso SpeedFan e fico acompanhando sempre o "Core" atinge 80º graus e simplesmente desliga, o resto das peças fica tudo ok.
Eu uso um cooler Blizzard T2, e mesmo limpando ele inteiro continua esse desligamento. Alguém tem alguma solução do problema ?
Eu penso que pode ser problema no processador, cooler ou placa-mãe talvez. Ou o jeito é comprar um WaterCooler mesmo

 

Capturar.PNG

Quais os processos que estão em execução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo1110 Quando eu comprei o processador há muito tempo atrás ele veio só com o cooler box né ? Com o cooler box já tava esquentando, ai eu troquei pra esse novo, ai tava dando conta e tal, ai agora só que entrou o verão que começou dar esse problema quando eu começo a jogar algo mais pesado, antes segurava com 70 graus e tal, ai agora que começou a desligar e eu formatei recentemente o pc então ta tudo liso.

adicionado 1 minuto depois
5 horas atrás, M.B.M Computers disse:

Quais os processos que estão em execução?

Cara desculpa, eu não entendi muito bem sua pergunta, então mandei uma foto dos processos atuais que estavam abertos, sempre que eu vou jogar também eu fecho tudo que não é essencial e continua com o desligamento 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Léo Giant disse:

@Marcelo1110 Quando eu comprei o processador há muito tempo atrás ele veio só com o cooler box né ? Com o cooler box já tava esquentando, ai eu troquei pra esse novo, ai tava dando conta e tal, ai agora só que entrou o verão que começou dar esse problema quando eu começo a jogar algo mais pesado, antes segurava com 70 graus e tal, ai agora que começou a desligar e eu formatei recentemente o pc então ta tudo liso.

adicionado 1 minuto depois

Cara desculpa, eu não entendi muito bem sua pergunta, então mandei uma foto dos processos atuais que estavam abertos, sempre que eu vou jogar também eu fecho tudo que não é essencial e continua com o desligamento 

Capturar.PNG

baixa esse programa  http://filehippo.com/download_process_explorer/ , depois abre ele e clique em file e depois save as... e mande o arquivo que salvou para o forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Giant o primeiro de tudo e você instalar o AMD Overdrive, que é um aplicativo proprietário da AMD. Os FX só indicam margem térmica no AMD Overdrive. Em todos os outros programas as temperaturas são erradas, inclusive esse SpeedFan, que já é um aplicativo ultrapassado.

 

Se puder, me reponda essas perguntas:

 

1 - Usou qual pasta térmica?

2 - O Blizzard está perfeitamente encaixado? Os quatro pinos?

3 - Como fica o uso da CPU em repouso no Gerenciador de Tarefas (em %).

4 - Está usando a opção "Desempenho" na aba "Opções de Energia"? Se estiver, retorne para "Equilibrado".

5 - tire um print do AMD Overdrive com a margem térmica (foto abaixo). Tire um print com ele em repouso e outro print rodando o teste de estresse do AIDA64 apenas com "CPU" marcado. No teste do AIDA, se a margem passar de 0ºC e o número ficar vermelho, desligue o teste.

 

Ve aí que a gente dá um retorno.

 

overdrive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Léo Giant o primeiro de tudo e você instalar o AMD Overdrive, que é um aplicativo proprietário da AMD. Os FX só indicam margem térmica no AMD Overdrive. Em todos os outros programas as temperaturas são erradas, inclusive esse SpeedFan, que já é um aplicativo ultrapassado.

 

Se puder, me reponda essas perguntas:

 

1 - Usou qual pasta térmica?

2 - O Blizzard está perfeitamente encaixado? Os quatro pinos?

3 - Como fica o uso da CPU em repouso no Gerenciador de Tarefas (em %).

4 - Está usando a opção "Desempenho" na aba "Opções de Energia"? Se estiver, retorne para "Equilibrado".

5 - tire um print do AMD Overdrive com a margem térmica (foto abaixo). Tire um print com ele em repouso e outro print rodando o teste de estresse do AIDA64 apenas com "CPU" marcado. No teste do AIDA, se a margem passar de 0ºC e o número ficar vermelho, desligue o teste.

 

Ve aí que a gente dá um retorno.

 

overdrive.jpg

E aí!
Respondendo suas perguntas:
1 - Pasta Térmica DeepCool Z5
2 - Está sim, os quatros pinos corretamente 

3 - Fica entre 3% e 5% em repouso 

4 - Estou usando Equilibrado mesmo
5 - A Margem Térmica da foto sem o teste de estresse se oscila entre 20º à 49º 
6 - E na outra imagem o teste como você pediu 
(Nesse exato momento que eu to te mandando as respostas e fazendo os testes está nublado o tempo e fazendo frio, então geralmente a temperatura fica tranquila, mas nos dias que fazem muito calor sobe loucamente em qualquer jogo simples como o cs:go que minha máquina consegue tranquilo, porém sempre atingi 80º e desliga automático.

valeu!!Capturar.thumb.PNG.07a798e819ffc6ca90c7593fcb7d676e.PNGCapturar.thumb.PNG.dc16d62364b5b25bd7670d7f871cbd71.PNG

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, M.B.M Computers disse:

baixa esse programa  http://filehippo.com/download_process_explorer/ , depois abre ele e clique em file e depois save as... e mande o arquivo que salvou para o forum

Está ai mano, como você pediu

 

System Idle Process.txt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Giant valeu, cara, bem explicadinho.

 

Essa pasta térmica é boa e a sua CPU não está com vírus nem nada (o uso da CPU em repouso ficaria alto). O resto está legal. O vcore também está legal para o turbo de 4.1Ghz.

 

Mas a margem térmica com o teste de estresse do AIDA está muito pequena. Porque quando chega no 0ºC é o limite recomendado. Abaixo de 0ºC já está no vermelho. Então você está ali no limite, e o teste de apenas CPU é fraquinho. Provavelmente em jogos vai abaixar de 0ºC, e em jogos a VGA também vai estar trabalhando e aumentando o aquecimento no gabinete. Talvez por isso esteja desligando. Pode estar passando mais de 10ºC do limite nessas condições. Mas ele não vai desligar se chegar a -5ºC (pelo menos eu imagino). 

 

No segundo print, com a CPU ali nos 15-20%, o clock está em 4.1Ghz, que é o turbo máximo. Ele abaixa ou fica sempre em 4.1Ghz? Porque ele precisa abaixar. Se estiver colado nos 4.1Ghz, deve ser uma opção no BIOS que não está habilitada.

 

Você está usando o Cool 'n Quiet no BIOS? Não me lembro bem, mas acho que é o Cool 'n Quiet que gerencia o clock da CPU. Se não estiver habilitado, a CPU vai superaquecer. Dá uma olhada. Se não estiver habilitado, habilite e veja como fica.

 

Porque fora isso, está estranho. O Blizzard é um bom cooler para o FX-6300 (eu tenho um). E os FX são bem frios, contrário ao mito popular.

 

Se não resolver com o Cool 'n Quiet ou se ele já estiver habilitado, abra o gabinete, deite o gabinete e refaça o teste do AIDA e veja se melhora. Se melhorar muito, o seu gabinete é mal ventilado. Se melhorar 3-5ºC, é normal e o gabinete não está influenciando.

 

Aí depois tem que ver se as tensões da fonte estão boas, se as temperaturas da placa-mãe estão boas, remontar o Blizzard, mas isso você pode fazer depois. Agora eu acho melhor conferir o Cool 'n Quiet e refazer o teste do AIDA com o gabinete aberto e deitado (para o ar quente subir e não influenciar no teste).

 

Outra pessoa também pode ver alguma coisa que eu perdi nos testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Contiusa disse:

@Léo Giant valeu, cara, bem explicadinho.

 

Essa pasta térmica é boa e a sua CPU não está com vírus nem nada (o uso da CPU em repouso ficaria alto). O resto está legal. O vcore também está legal para o turbo de 4.1Ghz.

 

Mas a margem térmica com o teste de estresse do AIDA está muito pequena. Porque quando chega no 0ºC é o limite recomendado. Abaixo de 0ºC já está no vermelho. Então você está ali no limite, e o teste de apenas CPU é fraquinho. Provavelmente em jogos vai abaixar de 0ºC, e em jogos a VGA também vai estar trabalhando e aumentando o aquecimento no gabinete. Talvez por isso esteja desligando. Pode estar passando mais de 10ºC do limite nessas condições. Mas ele não vai desligar se chegar a -5ºC (pelo menos eu imagino). 

 

No segundo print, com a CPU ali nos 15-20%, o clock está em 4.1Ghz, que é o turbo máximo. Ele abaixa ou fica sempre em 4.1Ghz? Porque ele precisa abaixar. Se estiver colado nos 4.1Ghz, deve ser uma opção no BIOS que não está habilitada.

 

Você está usando o Cool 'n Quiet no BIOS? Não me lembro bem, mas acho que é o Cool 'n Quiet que gerencia o clock da CPU. Se não estiver habilitado, a CPU vai superaquecer. Dá uma olhada. Se não estiver habilitado, habilite e veja como fica.

 

Porque fora isso, está estranho. O Blizzard é um bom cooler para o FX-6300 (eu tenho um). E os FX são bem frios, contrário ao mito popular.

 

Se não resolver com o Cool 'n Quiet ou se ele já estiver habilitado, abra o gabinete, deite o gabinete e refaça o teste do AIDA e veja se melhora. Se melhorar muito, o seu gabinete é mal ventilado. Se melhorar 3-5ºC, é normal e o gabinete não está influenciando.

 

Aí depois tem que ver se as tensões da fonte estão boas, se as temperaturas da placa-mãe estão boas, remontar o Blizzard, mas isso você pode fazer depois. Agora eu acho melhor conferir o Cool 'n Quiet e refazer o teste do AIDA com o gabinete aberto e deitado (para o ar quente subir e não influenciar no teste).

 

Outra pessoa também pode ver alguma coisa que eu perdi nos testes.

 

Vou dar uma olhada nisso na BIOS cara, vou te mandar uma foto de como ta meu cooler atualmente, eu acho que vou mudar o lado dele, pois como você pode ver na imagem ele ta puxando o ar quente da placa e jogando no dissipador, pode ser isso talvez, engraçado que antes não tinha esse problema, mesmo ele instalado desse lado. Mas na dúvida vou fazer pra garantir 

59e3ba9a9bae6_WhatsAppImage2017-10-15at17_42_21.thumb.jpeg.368aebde5417690560523565aa261047.jpeg

adicionado 13 minutos depois
18 minutos atrás, Léo Giant disse:

@Contiusa Sobre a BIOS eu olhei lá e segue as fotos sobre.
A qualidade ficou meio ruim, mas está habilitado sim.
Tem outra opção que eu entro na bios que na hora que eu clico e quando entra nessa aba ela simplesmente trava, não funciona teclado nem mouse, tenho que reiniciar o pc pra sair dessa tela. Vou mandar a foto também da aba que tem. Eu queria desativar tecnologia turbo core, dizem que ela as vezes esquenta e ferra o desempenho do processador. Se souber mais sobre essa opção e puder falar sobre a mesma valeu!

59e3bd4a2aa90_WhatsAppImage2017-10-15at17_47_04.thumb.jpeg.93be5e3f824937e9b9c088449a49429e.jpeg59e3bdb4174a2_WhatsAppImage2017-10-15at17_48_34.thumb.jpeg.a0898d41d0851bd938ab7fcf79bb9481.jpeg

@Contiusa Sobre estar em 4.1ghz ele abaixa, as vezes fica médio e as vezes sobe no máximo, basicamente fica oscilando mesmo a cpu não estando sendo muito usada 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Giant ah, foi o que eu imaginei. Coincidiu de os dois prints pegarem o vcore em 4.1Ghz. Então deixa assim mesmo. Eu só desabilitaria o turbo se você não encontrar solução, porque o turbo é de fábrica e não atrapalha em nada.

 

Sobre a posição do Blizzard, você não vai conseguir trocar. Ele só monta assim mesmo. Os heatpipes são assimétricos, então não dá para fazer como o TX3, que você coloca a presilha entre os heatpipes e monta em pé. Pelo menos o seu gabinete tem abertura em cima, mas a placa de vídeo vai jogar ar quente direto no dissipador do Blizzard. 

 

Você pode tentar improvisar um fan entre a placa e o cooler, jogando ar frio da frente. 

 

Se puder tirar um print do HWmonitor com a primeira parte, que pega tensões da fonte, vcore, temperaturas da placa-mãe (TMPIN), dá para ver o resto do sistema. 

 

Fora isso, é melhor você remontar o Blizzard, porque pode ter alguma coisa errada. Nem o cooler box estaria tão ruim como está agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...