Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como economizar energia sem danificar a bomba


Tania Vieira

Posts recomendados

Pessoas, tenho um mini poço artesiano com uma vazão muito baixa de agua. Pensei em economizar na energia eletrica, então eu colocaria uma bomba ejetora de 1 cv e a ligaria a algum mecanismo para que ela ligasse e desligasse intermitentemente durante as 24 horas de um dia e a cada meia hora. Imagino quer ela ficando ligada 10 minutos a cada meia hora vou manter minha cisterna abastecida, meu poço está com o espelho dágua a 20 metros de profundidade e vai até a profundidade de 30 metros..

Minha dúvida e a seguinte: vou danificar a bomba por ligar e desligar tantas vezes consecutivas todos os dias??

obrigada desde já pela ajuda.

Tânia VIeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Tania Vieira disse:

Minha dúvida e a seguinte: vou danificar a bomba por ligar e desligar tantas vezes consecutivas todos os dias??

A bomba em si não. Quem precisará de manutenções periódicas será o automático da bomba. O controlador que será ligado nela para controle de quando ela ligará ou não.

Mas as bombas d'água são feitas para isto mesmo.

Mas não seria mais interessante ter uma bomba submersa?

Segue alguns links para apreciação.
controle-automatico-para-bomba-dagua

bomba-dagua-submersivel-para-agua-limpa-1-hp--11-2-220-volts-

bomba-dagua-autoaspirante-para-agua-limpa-3-4-hp--1-bivolt

Bomba Ejetora

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

Minha opinião :  

 

Como o nome diz, um motor elétrico transforma energia elétrica em trabalho, e isso pode ser dimensionado , comparado, etc.

 

Supondo que para encher a caixa dágua o motor gaste 2 horas, e o consumo dele em plena carga seja de 10 amperes.

 

Em uma tensão de 220V teremos um gasto de  2200 Watts por hora , como demora 2 horas então o consumo será de 4,4 kW  para cumprir a tarefa.

 

Independente de quantas vezes se queira  parcelar essa tarefa de encher a caixa dágua visando economizar energia elétrica eu penso que o consumo não tem como ser menor.

 

Até pelo contrário, pode aumentar porque certos dispositivos elétricos como motores e aquecedores requerem um pico inicial de consumo antes de atingir o regime de trabalho desejado.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso esta é a forma correta. Eu também tenho um poço e precisava controlar a bomba para que não puxasse o barro, então liguei um temporizador a uma boia elétrica.

Durante o tempo que a caixa estiver vazia a bomba fica ligada por 5 minutos e desligada por 10 minutos. Isto está funcionando desde 2009 sem nenhum problema com a bomba, exceto pelo fato do temporizador ter estragado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O amigo @Tito Fisher tem razão: caso queira manter o abastecimento 100% do tempo, nada que fizeres vai proporcionar economia de energia. A manutenção, evitar vazamentos, maus contatos, etc e o consumo consciente penso ser um bom caminho pra eco-nomia e logia

 

Apesar do custo inicial, uma opção minimamente curiosa é o bombeamento com energia solar. Cogite-se. É o futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as orientações foram muito valiosas, vou olhar com carinho todas as ideias e resolver se coloco a bomba submersa ou a bomba ejetora de 1cv.

meu cano e de  75mm, nao sei se encontro uma bomba submersa com esse tamanho.

minha região está enfrentado uma seca terrivel (Campos dos gGtacazes-RJ) e no meu sitio a coisa esta braba.

Obrigada a todos.

Tãnia Vieira

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Tania Vieira disse:

as orientações foram muito valiosas, vou olhar com carinho todas as ideias e resolver se coloco a bomba submersa ou a bomba ejetora de 1cv.

meu cano e de  75mm, nao sei se encontro uma bomba submersa com esse tamanho.

minha região está enfrentado uma seca terrivel (Campos dos gGtacazes-RJ) e no meu sitio a coisa esta braba.

Obrigada a todos.

Tãnia Vieira

 

Neste caso, bomba submersa está descartado. Use a tradicional mesmo através de sucção. Bombas submersas são muito grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Neste caso, bomba submersa está descartado. Use a tradicional mesmo através de sucção. Bombas submersas são muito grandes.

Se procurar, tem bomba submersa de 3" já pensada para poço artesiano. Um sistema de temporização para evitar de puxar barro não é difícil de ser construido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Se procurar, tem bomba submersa de 3" já pensada para poço artesiano. Um sistema de temporização para evitar de puxar barro não é difícil de ser construido.

No caso que eu citei acima a bomba é submersa dentro de um cano de 4". O temporizador que quebrou era mecânico, eu substitui por um astavel com o 555.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Bombas submersas são muito grandes.

A bomba sapo me pareceu não muito. Mas talvez não tenha capacidade de elevação...

20 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

temporização para evitar de puxar barro

Como funciona isso? Algo como: não deixa a captação baixar até o fundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz , não tem nada a ver com o fundo, até porque quem determina o fundo é a construção. A questão é: o nível do poço sempre tenderá a ser igual ao nível do lençol freático. Quando o poço é novo, é normal a primeira água ter alto nível de barro (varia de solo para  solo). Descartando os primeiros metros cúbicos de água todo o barro no entorno do poço é descartado e sobra apenas areia.  Na medida em que retira água, o lençol vai repondo o  nível. Se retirar muito rápido, a velocidade de reposição fica alta e a areia não consegue mais filtrar o barro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah e timer não deixa tirar a água toda, é isso? Não seria equivalente a retirar com menor vazão?

 

Por hora é só curiosidade mesmo. Graças a Deus (agradeço Senhor) onde moro tem água (diminuindo mas tem). Caso mingue muito cogitaria fortemente uma bomba movida a energia solar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso da@Tania Vieira o melhor será bomba de sucção mesmo. Trabalhei em uma empresa de mármores e granitos como Operador de Máquina CLP, e a minha máquina sugava do poço artesiano de 100 meros de profundidade, cerca de 15000 litros de água por hora e a bomba do poço que supria não somente a minha máquina mas as outra 15 serras ligava e desligava duas vezes por hora enchendo um caixa d'água externa de 10000 e outra subterrânea de 15000 litros que era da máquina que eu operava. E era bomba de sucção e não havia problemas no caso de sugar sujeira. Mas no caso da submersa, apesar de haver dispositivos filtrantes, é projetada para água limpa...

E a manutenção de bombas convencionais sempre sai mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ah e timer não deixa tirar a água toda, é isso? Não seria equivalente a retirar com menor vazão?

Sim. Mas existem bombas que não dá pra regular a vazão ou mesmo no mínimo o lençol ainda não dá conta, então o jeito é esperar encher novamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wagner Ruaro disse:

e a minha máquina sugava do poço artesiano de 100 meros de profundidade

Essa parte é que não consigo entender: como assim sugava a 100m? Para retirada de água a mais de 10m de coluna d'agua só conheço por colocação de bomba submersa e por injeção de ar comprimido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:
4 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

e a minha máquina sugava do poço artesiano de 100 meros de profundidade,

Essa parte é que não consigo entender: como assim sugava a 100m? Para retirada de água a mais de 10m de coluna d'agua só conheço por colocação de bomba submersa e por injeção de ar comprimido.

 

Eu também não entendi, mas imagino que como é nível industrial a bomba seja algo monstruoso. Ou que seja uma bomba diferente tipo um compressor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa bomba que puxa agua a 100m mts  de profundidade e uma bomba ejetora, essa e a bomba que acabamos de comprar. ejetora dancor de 1 cv. qd estiver tudo instalado e dou noticia, agora estamos a procura do temporizador. existem muitos modelos e precisamos do mais indicado .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, pretende deixar a bomba ligada por 10 minutos, depois ter um intervalo de 30 minutos para recarga do poço, depois começa tudo de novo. Com o temporizador desse anúncio consegue fazer isso tranquilamente. A loja tem de diversas escalas de tempo, peça a de 60 minutos então. Também vai ter que dizer se quer com 110V ou 220V. No aparelho tem 2 ajustes, um para o tempo de ligado e outro para o tempo de desligado, simples assim.

Não aconselho a ligar a bomba direto no temporizador. O mais prudente é fazer com que ele ligue um contator e este que suporte o tranco da bomba.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827265578-rele-temporizado-ciclico-tacd-escalas-ajust1224110ou220v-_JM

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...