Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ayron Matos

VisualG Exercício 6 - Vetores - (Introdução aos Algoritmos)

Posts recomendados

Exercício 6

Escreva um algoritmo que gera os 10 primeiros números primos acima de 100 e os armazena em um

vetor X(10) escrevendo, no final, o vetor X.

algoritmo "10PrimeirosPrimos"

var
   primo: vetor[1..10] de inteiro
   c, div, i, j: inteiro
inicio
    Para j <- 1 ate 10 faca
      Para c <- 1 ate 149 faca
          div <- 0
        Para i <- 1 ate 149 faca
          Se (c%i=0) então
            div <- div + 1
          FimSe
        FimPara
          Se (div = 2) e (c > 100) então
            primo[j] <- c
          FimSe
      FimPara
    FimPara
      
      Para j <- 1 ate 10 faca
        Escreva(primo[j]:4)

fimalgoritmo

O visualg não informa qual o problema mas eu suponho que seja as variaveis..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Ayron Matos.

 

4 horas atrás, Ayron Matos disse:

O visualg não informa qual o problema mas eu suponho que seja as variaveis..

Tá, mais o que está acontecendo de errado? quais sintomas tem para que precise de intervenção?

 

obs.: qual compilador está utilizando? caso não esteja, sugiro atualizar para versão mais recente (3.0.6.5).

 

Vamos lá:

 

1) PALAVRAS RESERVADAS PELA LINGUAGEM

Aqui, ao compilar deu erro na terceira linha. Perceba que o div é azul, ou seja, é uma palavra reservada (no Visualg é chamado de "palavras-chave")... daí não pode ser utilizada para outro fim além do seu de origem. Sugeriria usar qtdDivisores, por exemplo.

 

 

 

2) NÚMEROS PRIMOS

A primeira coisa a se fazer é dar uma aprofundada no assunto... tentar entender o que é um número primo e descobrir forma de como achar um. Essa pesquisa já dará uma experiência sobre o tema. Enquanto aprende a programar, também vai aprendendo mais afundo conhecimentos gerais.

 

Identificar se um número é primo ou não é a base do algoritmo. Verificar números acima de 100 e os 10 em sequência são as restrições e requisitos. Deixa pra depois esses detalhes. A foco aqui é os primos!!!

 

 

Tente inicialmente apenas identificar se um número é primo ou não...  algo como você informar um número, e retornar se ele é primo ou não. Revise a lógica necessária para isso. Faça isso (relativamente bem feito) e o restante é será apenas pequenos ajustes... posta o código aqui para analisarmos...

 

Pronto! quando conseguir verificar um número específico, tente verificar uma faixa de números. Não precisa armazenar nada, por exemplo, só retorne os números primos entre 100 e 200. Mais pra frente vai fazendo modificações até chegar nos requisitos finais...

 

 

No aguardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Simon Viegas eu acho que não fiz exatamente como a questão queria mas pelo menos consegui chegar no mesmo resultado. A sintaxe segue abaixo:

algoritmo "10PrimeirosPrimosDepoisde100"
 
var
   primo: vetor[101..149] de inteiro
   c, divisor: inteiro
inicio
      Para c <- 101 ate 149 faca
        divisor <- 0
        Se (c%2=0) então
          divisor <- divisor + 1
        FimSe
        Se (c%3=0) então
          divisor <- divisor + 1
        FimSe
        Se (c%5=0) então
          divisor <- divisor + 1
        FimSe
        Se (c%11=0) então
          divisor <- divisor + 1
        FimSe
        Se (c%12=0) então
          divisor <- divisor + 1
        FimSe
        Se (c%c=0) então
          divisor <- divisor + 1
        FimSe
        Se (divisor=1) então
          primo[c] <- c
          Escreva(primo[c]:4)
        FimSe
      FimPara

fimalgoritmo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Ayron Matos.

 

 

 

1) RESULTADO APRESENTANDO x RESULTADO ESPERADO

 

1 hora atrás, Ayron Matos disse:

Simon Viegas eu acho que não fiz exatamente como a questão queria mas pelo menos consegui chegar no mesmo resultado.

 

Então, pelo meus testes não chegou ainda...

 

Resultado ao executar o seu código:

1 hora atrás, Ayron Matos disse:

101 103 107 109 113 119 127 131 133 137 139 149

 

 

Lista dos 10 primeiros primos acima de 100 segundo a internet:

101 103 107 109 113 127 131 137 139 149

Fonte: http://www.hypatiamat.com/apoiopdf/numerosprimosate1000-hypatiamat.pdf

 

Ou seja, a conta não está batendo.

 

 

 

2) LÓGICA PARA IDENTIFICAR NÚMEROS PRIMOS

Mesmo que o resultado estivesse batendo (que não está), como você mesmo sugere, não necessariamente queria dizer que está "certo!". É necessário ter uma metodologia por traz.... caso contrário, para exemplificar, poderia simplesmente fazer seu código assim:

algoritmo "10PrimeirosPrimosDepoisde100"
inicio
escrevaL("Segue os 10 primeiros números primos acima de 100")
escrevaL()
escrevaL("101 103 107 109 113 127 131 137 139 149")
fimalgoritmo

Entende? a resposta está certa, mas o método para achar não! O problema não é para apenas "exibir uma lista", mas sim "gera essa lista e exibir".

 

Então, alguns pontos que precisamos esclarecer:

2.1) Por que fazer a verificação dos restos da divisão por especificamente esses números (2, 3, 5, 11, 12 e 0)?

 

2.2) Por que ir de 101 a 149?

 

A partir da sua resposta podemos analisar o que pode ser corrigido ou melhorado.

 

 

 

3) SOBRE MINHA SUGESTÃO

Assim como é muito comum quando ainda não temos experiência, você está focando no resultado final... e já está tentando fazer tudo de uma vez... É como tentar aprender a correr antes de tentar aprender a andar... Eu entendo que isso não é uma boa ideia... como já citado:

 

21 horas atrás, Simon Viegas disse:

Tente inicialmente apenas identificar se um número é primo ou não...  algo como você informar um número, e retornar se ele é primo ou não. Revise a lógica necessária para isso. Faça isso (relativamente bem feito) e o restante é será apenas pequenos ajustes... posta o código aqui para analisarmos...

 

Veja, é mais difícil verificar uma sequência de números é primos, sem antes ter a base para conseguir verificar apenas de um número específico antes! ou seja, foque apenas na verificação de um número específico. Quando conseguir resolver para um número, conseguirá facilmente para N números..

 

 

***

 

No aguardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algoritmo de número primo específico:

algoritmo "Primo"

var
   n, i, divisor: inteiro
inicio
      Leia(n)
      LimpaTela
      Para i <-1 ate n faca
       Se (n%i=0) então
         divisor <- divisor + 1
       FimSe
      FimPara
      Se (divisor=2) então
         Escreva(n, " é um número primo.")
      SeNao
         Escreva(n, " não é um número primo.")
      FimSe
fimalgoritmo

 

adicionado 9 minutos depois

Algoritmo dos números primos de 100 a 200:

algoritmo "Primosde100a200"

var
   i,j, divisor: inteiro
inicio
     Para i <- 100 ate 200 faca
        divisor <- 0
      Para j <-1 ate i faca
       Se (i%j=0) então
         divisor <- divisor + 1
       FimSe
      FimPara
       Se (divisor=2) então
         Escreva(i)
       FimSe
     FimPara

fimalgoritmo

 

adicionado 28 minutos depois

Consegui!

algoritmo "10PrimeirosPrimosDepoisde100"

var
   primo: vetor[1..10] de inteiro
   c, i, j, divisor: inteiro
inicio
     i <- 100
     c <- 0
     Repita
     i <- i + 1
        divisor <- 0
      Para j <-1 ate i faca
       Se (i%j=0) então
         divisor <- divisor + 1
       FimSe
      FimPara
       Se (divisor=2) então
         c <- c + 1
         primo[c] <- i
         Escreva(primo[c])
       FimSe
     Ate (c = 10)

Muito obrigado!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Ayron Matos.

 

Seu código ficou muito bom!!!

 

 

Segue algumas sugestões:

 

1) MELHOR USO DO VETOR

Em 22/10/2017 às 16:48, Ayron Matos disse:

         primo[c] <- i
         Escreva(primo[c])

Nesse trecho acima, logo após copiar o valor na posição do vetor, essa posição está sendo impressa... o que seria o mesmo que fazer:

escreve(i)

Ou seja, o vetor deixaria de ser necessário... Acho que seria melhor primeiro cadastrar os números no vetor, e após imprimir todo o vetor de uma vez.

 

 

 

 

2) NOMENCLATURA DE VARIÁVEIS

Aqui mais servindo como demonstração e também poder servir de exemplo para você e outros usuários, segue sugestão para nomenclatura das variáveis, assim como inserido comentário para cada linha do código.

 

algoritmo "10PrimeirosPrimosDepoisde100"
var
   primos      :vetor[1..10] de inteiro //vetor que armazenará os números primos
   numero      :inteiro //número a ser analisado (dividendo)
   divisor     :inteiro //usado para as divisões sucessivas
   qtdPrimos   :inteiro //quantidade de primos já encontrados
   qtdDivisores:inteiro //quantidade de divisores que o número tem
inicio
numero <- 100 //inicializa com o valor anterior ao primeiro número da sequência
qtdPrimos <- 0 //inicializa a quantidade de primos já encontrados
Repita
   numero <- numero + 1 //atribui para o próximo número a ser verificado
   qtdDivisores <- 0 //zera a quantidade para o número atual
   Para divisor <-1 ate numero faca //para as divisões do 1 até o N
      Se (numero % divisor=0) ENTÃO //se divisão tem resto 0 ("é divisor")
         qtdDivisores <- qtdDivisores + 1 //atualiza a quantidade de divisores que esse númeto tem
      FimSe
   FimPara
   Se (qtdDivisores=2) ENTÃO //se número tem exatamente 2 divisores
      qtdPrimos <- qtdPrimos + 1 //atualiza a quantidade de primos já encontrados
      primos[qtdPrimos] <- numero //armazena o número no vetor
      Escreva(primos[qtdPrimos]) //*escreve a número contido no vetor
   FimSe
Ate (qtdPrimos = 10) //até chegar a quantidade primos desejados
fimAlgoritmo

Perceba como tentei deixar a nomenclatura das variáveis o mais próximo de sua utilidade..

 

 

***

 

Abraços

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!