Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito pré-amplificador de sinal


Posts recomendados

Boa noite pessoal, sou novo no fórum, este é meu primeiro post, é um prazer estar aqui com vocês. Estou buscando conhecimentos na área de eletrônica. Tenho uma dúvida em relação ao circuito em anexo. A finalidade do circuito é captar um sinal por meio de um transdutor piezoelétrico e amplifica-lo até um alto-falante. Minha dúvida é na fase de pré-amplificação do sinal, antes de injetá-lo no amplificador operacional. 

 

Minha dúvida é em relação ao indutor ligado ao coletor do transistor, gostaria de entender a sua função quando ligado desta maneira. Também gostaria de entender também o papel do FET ligado à base do outro transistor, bem como a função dos capacitores C5, C11, C12 e C16. 

 

Se alguém puder ajudar fico agradecido.

Circuito esquemático MD10 da WEM.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sidnei Ângelo disse:

A finalidade do circuito é captar um sinal por meio de um transdutor piezoelétrico e amplifica-lo até um alto-falante.

Esse circuito me pareceu muito complexo pra fazer só isso. 

Isso parece algum aparelho de ultrassom ou algo do tipo, pois tem um transmissor e um receptor. 

3 horas atrás, Sidnei Ângelo disse:

Minha dúvida é em relação ao indutor ligado ao coletor do transistor, gostaria de entender a sua função quando ligado desta maneira.

O Indutor junto ao capacitor C5 forma um filtro passa faixa, deixa passar somente o sinal que é emitido pelo transmissor. É o mesmo tipo de circuito encontrado no rádio, que permite que uma única estação seja ouvida de cada vez. 

3 horas atrás, Sidnei Ângelo disse:

Também gostaria de entender também o papel do FET ligado à base do outro transistor, bem como a função dos capacitores C5, C11, C12 e C16. 

A função do fet é formar um amplificador de alta impedância para receber os pequenos sinais filtrados por L1 e C5. 

C11 e C12 eliminam os sinais de baixa frequência ao próximo estágio do circuito. 

C16 faz a mesma coisa no estágio da frente. 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Esse circuito me pareceu muito complexo pra fazer só isso. 

Isso parece algum aparelho de ultrassom ou algo do tipo, pois tem um transmissor e um receptor. 

 

Esse esquema pertence a um equipamento de detecção fetal, onde os sinais captados pelo receptor do transdutor piezoelétrico pelo efeito doppler é amplificado de forma a possibilitar escutar os batimentos cardíacos do feto.

7 horas atrás, Mestre88 disse:

A função do fet é formar um amplificador de alta impedância para receber os pequenos sinais filtrados por L1 e C5. 

C11 e C12 eliminam os sinais de baixa frequência ao próximo estágio do circuito. 

C16 faz a mesma coisa no estágio da frente. 

 Entendi. Por favor me corrija se meu raciocínio estiver errado. O capacitor C3 também é um capacitor de filtro, no caso destinado para filtragem de altas frequências. E os capacitores C13 e C15, ligados ao emissor do transistor são capacitores de desacoplamento.

Uma coisa que eu não entendi é a função de polarização do capacitor C14 ligado à base do transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sidnei Ângelo disse:

 

Esse esquema pertence a um equipamento de detecção fetal, onde os sinais captados pelo receptor do transdutor piezoelétrico pelo efeito doppler é amplificado de forma a possibilitar escutar os batimentos cardíacos do feto.

Sim, eu pensei que fosse pra isso mesmo. 

1 hora atrás, Sidnei Ângelo disse:

Entendi. Por favor me corrija se meu raciocínio estiver errado. O capacitor C3 também é um capacitor de filtro, no caso destinado para filtragem de altas frequências. E os capacitores C13 e C15, ligados ao emissor do transistor são capacitores de desacoplamento.

Uma coisa que eu não entendi é a função de polarização do capacitor C14 ligado à base do transistor.

Sim, C3 é para altas frequências. 

C13 e C15 fazem parte do pré amplificador, trabalham em conjunto com os transistores para amplificar o sinal. 

O objetivo de tanto capacitor independente do modo que está ligado é um só:

É permitir que somente o sinal modulado pelo transmissor/receptor seja captado, o sinal de alta frequência é ignorado permitindo que seja ouvida somente as variações, no caso os batimentos cardíacos que são de frequências muito baixas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Mestre88 disse:

É permitir que somente o sinal modulado pelo transmissor/receptor seja captado, o sinal de alta frequência é ignorado permitindo que seja ouvida somente as variações, no caso os batimentos cardíacos que são de frequências muito baixas. 

Maravilha, entendi a explicação. Realizei o cálculo da frequência do circuito ressonante LC com uma indutância ajustada em 56uH e capacitância de 68pF e foi confirmado o barramento de altas frequências. O uso de um indutor ajustável serve para modular estas frequências correto? Segue o cálculo descrito acima

image.png.1fd3d3772e25fe336f546c36759c7cab.png

 

A última duvida rsrs. O capacitor C4 está configurado como um capacitor de acoplamento na saída do amplificador de áudio LM380 correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira parte do circuito, é um circuito de sintonia igual a um rádio mesmo, retira a áudio frequência que vem junto com a rádio frequência. 

C4 tem a função de carga e descarga junto com o alto-falante, é peça principal do amplificador. Forma uma corrente alternada a partir dos "liga e desliga" feito pelos transistores internos do LM380. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O efeito doppler, neste caso, tem a ver com as medidas de variação da amplitude da onda de ultrasom.

O circuito do transmissor emite um trem de pulsos estreitos de onda quadrada de tensão, mas o circuito sintonizado C18 com L2, começa a filtrar este pulso e deixar passar a corrente quase senoidal para o secundário de L2. O piezo do transmissor tem a mesma característica elétrica dos cristais. Uma (principal) ressonância série e outra paralela. Ambas as frequências se encontram bem próximas e definidas. A ressonância série do Piezo do transmissor provoca a passagem de uma corrente senoidal em 2,5MHz. Quase toda esta energia é convertida em vibrações nesta frequência altíssima. A escolha desta frequência é baseada em fatores que não vêm ao caso. Os pulsos de energia produzidos no transmissor são idênticos e tem a forma de um trem de senoides amortecidas. O grau de amortecimento tem a ver com o Q (fator de qualidade) do circuito C18, L2, R23 e do piezo Tx.

O receptor tem o piezo como transdutor. Ele tem que estar sintonizado na mesma frequência do piezo do Tx. 

Com a mudança da geometria do organismo, provocada pelos batimentos cardíacos do feto (outras mudanças também seriam sentidas), o retorno das ondas de ultrasom alteram de potência. Tem a ver com reflexões, ângulos, atenuações etc. 

Ao longo do tempo, é notada a modulação EM AMPLITUDE (AM) do sinal em 2,5MHz, assim como o Mestre88 afirmou. Este sinal é amplificado por T3, que basicamente possui um circuito sintonizado no coletor, na mesma frequência dos dois piezos. Então ele amplifica apenas o sinal em 2,5MHz. O Q do circuito é determinado pelo resistor R8 de 4k7, já que o resistor R14 é de valor bem mais alto, não influenciando no Q deste estágio. O mesmo pode-se dizer com relação à impedância de entrada do fet T5. O detalhe aí, é que, para que o sinal de AM seja detectado, o fet tem que se comportar como detector e não como um filtro passa-baixas frequências. Em sinais AM, a modulante (sinal útil) se encontra em frequências próximas à frequência da portadora (2,5MHz). Um simples filtro passa baixas eliminaria todo o sinal, portadora e modulante. Por este motivo é que acredito que a junção gate dreno do fet, atue, em determinados instantes, como um diodo retificador, que juntamente com R18 e C12, recuperam o contorno do sinal modulante. Este sinal tem as características das variações geométricas do local por onde ele circula. Movimenta-se o transdutor de ultrasom à procura do coração do feto. Ao se apontar convenientemente para o coração do feto, observa-se a tal variação, que é o sinal modulante. A parte importante deste sinal são os componentes de baixa frequências. Algo como nas frequências de áudio. Os estágios seguintes são dois amplificadores transistorizados (T4 e T6) com alto ganho na faixa de áudio. Os capacitores C13 e C15 tem a função de provocar um ganho maior nas faixas de áudio. Os capacitores C8 e C10 são meros capacitores de acoplamento entre os estágios. R17, R12 e C14 formam um filtro passa baixas frequências, sendo que basicamente permite passar os sinais de mais baixa frequência e filtram sinais a partir de 140Hz. 

À partir daí tem o amplificador operacional, com um potenciômetro de volume. Sua função é a de ajustar o nível de tensão apropriado para o falante. A função de C14 é a de bloquear o nível cc existente na saída do amplificador operacional.

Com este instrumento pode-se ouvir os batimentos do feto.

MOR_AL

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

O circuito do transmissor emite um trem de pulsos estreitos de onda quadrada de tensão, mas o circuito sintonizado C18 com L2, começa a filtrar este pulso e deixar passar a corrente quase senoidal para o secundário de L2

Me surgiu outra duvida. O papel do transistor T7 é de realizar a comutação do sinal CC proveniente da pilha para que o transformador consiga realizar o seu papel, ou seja, de eleva ou abaixar a tensão?

Desculpe pelas dúvidas básicas, mas ainda estou em fase de aprendizado de eletrônica analógica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sidnei Ângelo disse:

Me surgiu outra duvida. O papel do transistor T7 é de realizar a comutação do sinal CC proveniente da pilha para que o transformador consiga realizar o seu papel, ou seja, de eleva ou abaixar a tensão?

Desculpe pelas dúvidas básicas, mas ainda estou em fase de aprendizado de eletrônica analógica...

A função do transformador:

1 - O primário possui um conector que vai ao Vcc, que é terra para sinais ac. Então o extremo oposto ao coletor do transistor T7 produz uma tensão inversa, que ao entrar pela base de T7 retorna ao coletor em fase. Isso é uma realimentação positiva, que faz o circuito oscilar. 

2 - O circuito de primário possui um capacitor C18, que com a indutância vista pelo primário prove alguma sintonia, que deve coincidir com a ressonância série do piezo. 

3 - Como há um resistor R23 em série com o secundário, ele deve servir como limitação de corrente, e consequentemente, de potência no piezo. Se a corrente é limitada, é porque ela deve ser alta. Em consequência o trafo tem tudo para ser um redutor de tensão. Outro fator é que observando o diagrama, em particular L2, nota-se que o secundário tem menos espiras. Isso não seria uma garantia, mas até hoje não vi nenhum projetista colocar o trafo invertido no diagrama.

4 - Como o piezo tem que estar recebendo corrente na frequência de sua ressonância série, sua impedância é baixa, o que justifica o resistor R23 de baixo valor. Na frequência de ressonância paralela do piezo, a sua impedância é muito alta, não havendo transferência de potência necessária para sensibilizar os órgãos. Não haveria trânsito de onda ultrasônica suficiente. 

5 - Com o oscilador oscilando na mesma frequência do piezo, o primário do trafo vê uma impedância de R23 somada a impedância do piezo na ressonância série, multiplicadas pelo quadrado da relação do número de espiras do primário pelo número de espiras do secundário. Isso aumenta a impedância vista pelo primário, o que permite um aumento do Q do circuito sintonizado L2, C18, contribuindo para que a forma de onda da corrente no primário de L2 tenda a ser senoidal. Cada pulso do trem de pulsos aparece como uma senoide amortecida.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...